Esboço

Esboço Rachel Cusk




Resenhas - Esboço


116 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Karol 01/03/2023

Esse foi uma decepção, pois havia altas expectativas. Por mais que eu consiga reconhecer como o livro é bem escrito, a inteção de dar importância ao local de escuta não conseguiu se sobrepor a tantas hostórias irrelevantes.
Ramilla.Souza 11/03/2023minha estante
Siiim. Os personagens são muito chatos.




Clarispectiana 12/04/2023

"Esboço" é exatamente o que o titulo propõe. Aqui a narrativa e a sequência de fatos não é uma prioridade, nada de começo meio e fim bem definidos. O primordial nessa história é a memória, ela não é linear e precisa... A nossa protagonista (escritora e esta dando um oficina de escrita literária) vaga pelas suas memórias de viagem a Atenas.

Nos deparamos com encontros, trocas, conversas, desejos. É um livro despreocupado, daqueles que são bons para dar de presente. Sinto que ele é gostoso de ler em viagem, de férias, ou naqueles dias em que tudo está tão pesado e complicado.

"Eu, por minha parte, só confio em gatos"
comentários(0)comente



Jéssica 29/04/2023

Primeiro a capa, depois o título, a editora e por fim, a premissa. ?Esboço? prendeu a minha atenção desde a primeira vez que o vi por aí.

A capa: fotografia de uma concha posicionada verticalmente em areia de praia;
O título: Esboço. Traços iniciais de obra de arte; indefinido; desenho em estado inicial;
A editora: tenho encontrado na todavia literatura contemporânea nacional e mundial. Até aqui nunca me arrependi do investimento;
A premissa - um romance em dez conversas.


De tom intimista.
Do tema banal.
Sem grandes acontecimentos.
Sem fechamento e moral.

?Esboço? é um romance tecido em estrutura singular. Não tem uma definição de início, apenas meios sem fins. É como a vida? se desenrola. Faz do banal uma forma incomum de contar boas histórias.

Quem nos fala são os outros. Da personagem principal sabemos pouco. Ela é como uma concha: a levamos ao ouvido para ouvir os ruídos do mar - que são os outros.


Talvez ?Esboço? e eu tenhamos nos encontrado em um momento propício para o encantamento. O fato é que eu amei o estilo narrativo de Cusk e já estou mergulhada na continuação desta trilogia.
comentários(0)comente



Ticiana 15/05/2023

Não existe uma pessoa rasa nesse livro né. O sentimento de ter apenas conversas que te abrem e te mudam de alguma forma é raro, mas quando acontecem podem construir que você é ou até mesmo destruir. Pretendo ler os outros da trilogia.
comentários(0)comente



Helen247 24/05/2023

Vou precisar de um tempo para pensar sobre
Fiquei sabendo desse livro após uma pessoa indicar por ser parecido com a trilogia de filmes Before (before sunrise, before midnight, before sunset). E realmente é bastante parecido.

Mesmo gostando dos filmes, achei o livro arrastado. Todos os diálogos pareciam ter saído de uma sessão de terapia, principalmente as aulas que a protagonista ministrou (ironicamente minhas partes favoritas da história).

De qualquer forma, achei o livro bom e talvez continue a trilogia.
comentários(0)comente



Leticia 07/12/2023

Engraçado que esse livro simplesmente me arrebatou completamente pelo mesmo motivo que alguns por aqui detestam. Eu acho incrível poder ver várias lógicas diferentes, belezas e feiuras em narrações do cotidiano.
Esse livro é absolutamente sutil, gostoso e sem ápice. Como um sorvete em dias quentes. Amei!
comentários(0)comente



juliabarros 15/01/2024

Nada acontece (e isto é lindo)
Gostei porque meu cérebro funciona exatamente assim 24/7.
sem compromisso nenhum com um enredo ou coisa do tipo, me trouxe umas reflexões profundas que eu não tava esperando.
comentários(0)comente



Gabi 31/03/2024

Eu demorei a pegar o ritmo da leitura, como se eu própria fosse uma das personagens que desembarca em Atenas, com as quais a protagonista se encontra e demora um pouco pra se localizar em terras estrangeiras.

Em cada encontro, consegui esboçar um pouco mais os traços da mulher da qual inicialmente sabia apenas a profissão e o destino geográfico: uma escritora que foi à Grécia facilitar uma oficina de escrita criativa. Junto com ela, fui esboçando também cada pessoa com quem ela se encontrou, sempre a partir de sua perspectiva fragmentária, até que ela própria fosse substituída por uma outra em sua posição, uma espécie de duplo: a escritora que facilitaria a oficina de escrita criativa seguinte.

Seu último encontro é de certa forma consigo mesma, uma imagem especular, um esboço de si, que, como ela, inicia sua viagem entabulando uma conversa com "seu vizinho" de assento aéreo, fechando assim um ciclo que se iniciou nas primeiras páginas do romance.
anna 03/04/2024minha estante
aii comecei esse faz dois dias!!!


Gabi 04/04/2024minha estante
Depois diz o que você tá achando!!




gab 11/02/2024

Lindo.
Acho que a história mostra muito bem o que realmente é ouvir. A falta de conhecimento que temos da narradora e a maneira como ela se apresenta a partir de pensamentos e lembranças que obtêm de falas de outras pessoas desenha muito bem um perfil real de um verdadeiro ouvinte que, no fim, está sempre passando pelo processo de auto descobrimento. É interessantíssimo como a história da personagem principal vai sendo lentamente construída, de maneira delicada e muito sutil, com uma escrita extremamente cativante que torna o livro uma delícia de se ler.
Os diferentes relatos apresentados em cada capítulo são extremamente verdadeiros e cumprem o sentimento que eu, pelo menos, sempre tenho: contar minha vida inteira, coisas íntimas e tenebrosas para uma pessoa mais afastada, que você não conhece tão bem a ponto de se importar com o julgamento dela. Mas também, a maneira como os relatos são contados mostra os diferentes intuitos que as pessoas têm ao revelar suas histórias.
A maioria das falas sempre voltam para um lado familiar da vida, e todas as reflexões vindas a partir delas são lindas e me fizeram pensar bastante. Li o livro tão depressa que fiquei triste porque não sei se conseguirei escolher um outro tão bom quanto para ler e ter a mesma satisfação.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@elasqueleiam 18/03/2021

Uma narrativa diferente
Uma escritora "amo ou odeio" e um estilo de narrativa em que a personagem principal se esconde nas sombras dos diálogos e das histórias secundárias que a cercam. Intrigante, reflexivo e autoral, Esboço é o primeiro livro de uma trilogia aclamada pela crítica internacional da autora canadense Rachel Cusk, que já publicou 7 livros. Um presente ou uma carga - você quem decide, depois de ler.

site: https://www.instagram.com/p/CMMz__gCp84/
comentários(0)comente



natalia.pratt 13/07/2021

lupa no cotidiano
é uma leitura fácil, nos faz refletir e reparar mais nas coisas que acontecem a nossa volta, são em conversas do dia a dia que podemos extrair grandes ensinamentos. nos instiga a tentar conhecer estranhos ao nosso redor, seja numa conversa de avião ou numa sala de aula. confesso que mais pro final achei a leitura um pouco cansativa e repetitiva.
comentários(0)comente



victor.victor.victor 04/12/2021

Confort book
O livro é apenas imagem. Ao esboçar estéticas, a autora permite que o leitor complete a escrita por si mesmo. Por isso é bem pessoal — funciona ou não funciona. Para mim, que gosto também da parte mecânica da leitura (de passar os olhos em uma página e encontrar palavras), funcionou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Nay__ 09/01/2022minha estante
Tem como dar spoiler de um livro sem climax?




eduarda batista 04/05/2023

3/5
?mas a única esperança de encontrar alguma coisa é ficar exatamente onde se está, no lugar combinado. é apenas uma questão de quanto tempo você consegue aguentar?
comentários(0)comente



116 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR