O Espião que Saiu do Frio

O Espião que Saiu do Frio John le Carré

Resenhas - O Espião Que Saiu do Frio

Samir 23/10/2021

que livro louco
o final foi frenético. a parte anterior - o julgamento - e o começo foram bem arrastadas. algumas partes do meio foram até que boas. mas, de modo geral, foi um livro difícil de me prender

Kamilla 17/06/2020

Gostei, mas esperava um pouco mais de ação
Alec Leams é um espião britânico que atua na Alemanha Ocidental em plena Guerra Fria, ele é um espião infiltrado. Vive no frio, ou seja, trabalhando como espião e não podendo ser ele mesmo. Quando o último agente infiltrado morre, sobrando apenas o próprio Leams na missão, ele volta para Londres. Ao invés de finalmente sair do frio, o Control - chefe responsável por toda a rede de espionagem - o manda para uma nova missão, que tem tudo a ver com a missão anterior.

O Espião Que Saiu do Frio tem uma trama bem diferente de tudo que eu já havia lido, apesar do livro tratar sobre espionagem, não há nada de ação, brigas e tiros. A experiência foi satisfatória, mas alguns pontos me incomodaram.

A obra foi publicada pela primeira vez em 1963, então o tipo de escrita é bem formal e robusta e isso no começo foi um pouco desconfortável, depois me acostumei. Mas juntando isso ao fato do inicio do livro ser extremamente monótono e lento, foi um pouco difícil... no entanto isso só foi no começo, depois a história começa a ficar interessante.

Alec Leams é um personagem bem intrigante, ele aparenta ser um cara profissional e leal, mas no final foi bem claro pra mim que faltou um pouco de personalidade, do tipo que faz o que mandam porque é o melhor. Mas será que é? Vale tudo pra ter aquele resultado? Fiquei com esses questionamentos, apesar de ter gostado bastante dele, só teve umas falas machistas bem babacas vindas dele, que me deixaram bem irritada.

“Somos o preço, o preço ínfimo… Mas em toda parte acontece o mesmo, pessoas ludibriadas e iludidas, vidas inteiras desperdiçadas, pessoas fuziladas e presas, grupos e classes de homens eliminados por nada…”

O livro trás muito essas questões, sabe? Se passa durante uma guerra e nos foi apresentado alguns tipos de pessoas bem repugnantes: fascistas e preconceituosos. Então a obra nos faz questionar muitas coisas, apesar de antiga e fictícia, agrega muito. No entanto, não esperem uma obra cheia de ação, o foco é totalmente no jogo de espionagem, mentiras, intrigas e até traições. Não irei me adentrar, porque é uma teia tão complexa, que se falar algo pode estragar a leitura.

John Le Carré nos presenteia com uma obra curtinha, mas com um grande conteúdo. Os personagens são bem construídos, sem dúvidas o Leams foi um personagem bem singular e interessante de conhecer, mas destaco muito a Liz que acabou sendo jogado no meio desse esquema sem saber, mas que foi até o fim foi fiel com suas opiniões e ideologias. O final foi totalmente surpreendente e um pouco decepcionante, mas válido. Recomendo que leiam esse clássico, e ah, vale lembrar que o autor foi espião de verdade.

site: https://www.lendoeapreciando.com/2020/06/resenha-o-espiao-que-saiu-do-frio-john-le-carre.html

Jeff.Rodrigues 03/12/2017

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Romances de espionagem nunca estiveram entre os meus preferidos e este best-seller internacional de John Le Carré acabou sendo minha primeira leitura do gênero. Considerado como o maior romance de espionagem já escrito, O Espião que saiu do Frio me surpreendeu de variadas formas, sendo a primeira delas que ele se mostrou um livro completamente diferente do que eu esperava. Minha leitura acabou sendo com altos e baixos, mas no balanço geral o livro me convenceu do porquê de sua gigantesca fama.

A trama de Le Carré acompanha o agente Alec Leamas na guerra de espionagem entre os dois lados do Muro de Berlim, sendo que Leamas pertence à parte Ocidental. A obra tem zero componentes de ação, fato este que me surpreendeu já que eu esperava uma história com intensa movimentação. Puro engano. Este é um livro focado no jogo de inteligência, explorando bastidores e estratégias dos grupos de espionagem na Guerra Fria.

Entrar em detalhes do enredo de O Espião que saiu do Frio é perder tempo. É impossível descrever esta história aos leitores sem falar de pontos que esbarram no spoiler. Basta dizer que é um livro inteligente e que exige atenção. As explicações que nos ajudam a elucidar o quem é quem estão presentes desde os primeiros capítulos, mas facilmente passam despercebidas até o momento em que ficamos totalmente confusos sobre em quem realmente acreditar. Embora as sequências inicias não prendam a atenção e soem bem arrastadas, é nelas que se encontram alguns dos diálogos que trazem a chave da missão de Leamas. Ao se aproximar do fim, o livro ganha ritmo e os episódios vão se sucedendo de forma ágil até um desfecho bem soco no estômago.

Sendo Le Carré um conhecedor da área de espionagem, por mais que tenha tratado as situações a seu modo ficcional, ele consegue nos envolver facilmente nos joguetes de poderes na luta pela informação privilegiada que dominou o mundo durante décadas. Isso não faz de O Espião que saiu do Frio uma obra inesquecível, mas sim uma obra sagaz em que os altos comandos jogam xadrez e as peças, os espiões, são manipuladas em um jogo de gato e rato em que o mais importante é manter os segredos bem guardados. Custe o que custar!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2017/12/01/resenha-o-espiao-que-saiu-do-frio-john-le-carre/