Hiperfoco

Hiperfoco Chris Bailey

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Carla 20/03/2021

A primeira parte é interessante, já a segunda, não foi tão proveitosa para mim. No geral, é legal, mas esperava mais.

Gabriela.Baumam 31/01/2021

Ótimo livro que ensina alguns conceitos sobre foco e sobre como o nosso cérebro funciona, dicas para conseguirmos focar melhor em tarefas essenciais e não essenciais e a importância de deixar a mente divagar de forma estratégica.

Marta Araújo 12/10/2020

O autor revela como o cérebro alterna entre o modo hiperfoco (um estado de profunda concentração) e o modo foco disperso (ideal para despertar a criatividade), e que o caminho para sermos mais eficientes e criativos é saber combinar os dois na medida certa. O livro e de fácil leitura, buscando mudar o modo como você trabalha. Várias dicas de como conseguir permanecer no modo hiperfoco e disperso.

Leonardo 15/09/2020

Este livro fala que nunca estivemos tão propensos a desatenção como atualmente, credita isso a quantidade de tecnologias que estão disponíveis a nós.
Chris incentiva muito a prática da meditação para se alcançar o hiperfoco com mais facilidade, indo mais a fundo, ele compara o hiperfoco com a meditação.

Início: 31-07-2020.
Conclusão: 06-08-2020.

Isabel.Souza 31/08/2020

Hiperfoco, escrito por Chris Bailey, traz uma proposta um tanto quanto interessante. O livro se divide em duas partes: na primeira parte o autor vai trabalhar o que é a atenção, que tipos de atividades são distrativas, quais não são. O que é produtividade de verdade, aborda o conceito de Hiperfoco e Espaço Atencional. Na segunda parte ele desenvolve outro conceito, que é o de “foco disperso”, fala sobre o motivo pelo qual o foco disperso é tão importante para o cérebro, tanto quanto o Hiperfoco, e de que forma podemos combinar os dois. O autor traz diversas pesquisas da área da neurociência e psicologia para dar embasamento teórico para o conteúdo exposto no livro. Confesso que essa leitura foi desafiadora, saí da minha zona de conforto, fiquei curiosa com a premissa do livro e resolvi encarar. Eu gosto de me aperfeiçoar, acho que estamos aqui para aprender e se o livro me ensinou algo novo, já está valendo muito. Tenho percebido que meu gosto literário vem se modificando bastante no decorrer dos anos, e através das experiências que venho acumulando, cada dia tenho me aventurado mais nas diversas áreas do saber e isso tem sido maravilhoso, mas esse é tópico para outro post rsrs. Enfim, eu gostei da leitura, acho que algumas coisas eu já tinha consciência na minha rotina e vivência, mas em geral, o livro aborda temas e conceitos totalmente novos para mim, e isso foi um ganho gigantesco. A única coisa que me incomodou foi o começo um pouco enrolado e alguns momentos que o autor se torna repetitivo, mas são detalhes. Abaixo vou listar algumas informações que me chamaram a atenção: ⁣⁣
⁣⁣
⁣⁣📌No mundo informatizado de hoje, nossas atividades são realizadas praticamente no piloto automático, quando foi a última vez que você tomou consciência do que está sugando sua atenção? Parar de viver no piloto automático e descobrir quais atividades são realmente importantes é o primeiro passo para uma vida mais produtiva e feliz. ⁣⁣
⁣⁣
📌 Nossa atenção é o recurso mais limitado e restrito. É preciso ter a percepção do que está tomando seu tempo e atenção. Como são poucas as coisas em que conseguimos nos concentrar precisamos trabalhar com INTENÇÃO.⁣⁣

📌Reflexões que devem ser feitas todos os dias: Quanto do seu tempo é gasto intencionalmente? Quanto tempo você consegue manter o foco em uma atividade? Quanto tempo sua mente devaneia até você perceber que perdeu o foco? ⁣⁣
⁣⁣
📌Ativar o modo Hiperfoco do seu cérebro é se concentrar totalmente em uma única atividade sem distrações. Intenção + Tarefas complexas = preenche totalmente seu ESPAÇO ATENCIONAL (capacidade mental que temos disponível para nos concentrar e processar informações). ⁣⁣
📌Como entrar no modo Hiperfoco: ⁣⁣
⁣⁣
🗣️ Intenção: é o que dá significado para a ação, se você não tem um objetivo claro com aquela atividade, provavelmente você não deveria estar fazendo ela. ⁣⁣
⁣⁣
👀 Eliminar distrações: internas e externas, com antecedência, isso é, refletir sobre o que pode te tirar do foco. Exemplo: atividades pendentes que ficam martelando na cabeça, as listas de tarefa são uma ótima forma de limpar a mente. As distrações externas são as já conhecidas: redes sociais, celular, tv e etc. No livro o autor dá diversas dicas de como eliminar essas distrações. ⁣⁣
⁣⁣
🧠Concentração no objeto de atenção. ⁣⁣
⁣⁣
💭 Observar quando sua mente divaga e voltar a atenção. ⁣⁣
⁣⁣
📌 Ser produtivo não é fazer o maior número de tarefas possíveis em um número pequeno de tempo. É realizar o que se pretende, sair da procrastinação rsrs. Fazer o certo na hora certa. ⁣⁣
⁣⁣
📌As pausas, durante os períodos de concentração no hiperfoco, são muito importantes, é o que limpa se espaço atencional, é a manutenção da mente. Mas essa “limpeza” não deve ser feita em atividades que incluem tela, dê sempre preferência às atividades práticas e rotineiras. É aqui que entra o FOCO DISPERSO, além de ser aliado da criatividade o F.D vai fazer a limpeza do seu espaço atencional quando ele está sobrecarregado e você já não consegue mais focar. ⁣⁣
⁣⁣
📌 O Foco disperso, diferente do hiperfoco que mira a atividade externa, direciona a atenção para o INTERIOR. É uma grande ferramenta para quando você precisa resolver aquele problemão e não consegue sair do lugar, se permita 15 minutos no F.D. É deixar sua mente divagar e ver para onde ela pode ir, formar conexões entre ideias e informações.⁣
Felipe.Duraes 03/05/2024minha estante
Show Isabela! Ótimo resumo. Muito obg!

Alice - Avesso do Caos 07/08/2020

Atenção e equilíbrio
Muito interessante e importante a visão complementar sobre o foco e a dispersão/descanso intencionais. A intenção na verdade é o mais importante e juntos os dois formatos de atenção e uso da mente ajudam a manter uma vida produtiva e criativa. Os dois lados se ajudando no caminho de uma vida mais leve. Bem explicado e didático com exemplos práticos para aplicar.

Rafael Augustto 02/08/2020

Esperava mais
Não é muito diferente dos outros livros sobre FOCO. Mas aborda algumas coisas legais, quem gosta do gênero vale a pena ler.

Tatah 25/06/2020

Gostei bastante. Me trouxe insights sobre a forma de trabalhar e me fez rever a maneira que eu acreditava ser mais a produtiva para o trabalho.

Hoje sim posso dizer que trabalho de mais produtiva e ao mesmo tempo feliz.

Damiris 27/06/2020minha estante
Muito obrigada por esta resenha bem detalhada??

rperesperes 28/06/2020minha estante
Damiris, fico feliz que tenha gostado!

1 | 2 | 3 | 4