Thinner

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Coxinha 30/03/2024

"Todo mundo paga, mesmo por coisa que não fez."
Mais um livraço de Stephen King. Este foi escrito pelo pseudônimo Richard Bachman, e narra a história do advogado Bill Halleck, que após atropelar e matar uma cigana, é amaldiçoado pelo pai dela, e líder do "bando" Taduz Lenke. Com duas palavras -"Mais magro", o velho cigano impôs sua "justiça " ao antes obeso Bill, agora está emagrecendo vertiginosamente, fazendo se esvaziar se peso, e também sua sanidade. King nos faz se sentir extremamente angústia com sua narrativa, descrevendo a perda de peso do protagonista de modo a quase nos fezermos sentir na pele o que se está passando com Halleck. Um livro tenso, do início ao fim, (e que fim foda), traz novamente o sobrenatural típico do autor, o qual não posso negar, adoro quase tudo que escreve. A toda uma segunda camada sobre o preconceito com os ciganos, a qual nos é mostrado como sub-humanos pela visão do protagonista e todos o brancos e como a "maldição" já vem de muito tempo, principalmente a do ódio, e como ela atinge até inocentes que não tem há haver com ela.
Leituras Da Mih 30/03/2024minha estante
Adoro esse, um dos meus livros favoritos do tio King.

cami chaurais 22/03/2024

Não gostei...
Infelizmente achei o pior livro do King, dentre os que eu ja li ? achei enrolado demais para um livro pequeno, o problema principal da história foi resolvido por um cara X e não pelo personagem que estava de fato passando pelo problema (?????) e o final não foi nada surpreendente. Mesmo assim, sigo amando o King e recomendo a leitura, principalmente pra quem tem medo dos livros de terror dele, esse é extremamente tranquilo!!

Miranda 21/03/2024

Sensacional
Uma leitura que te prende muito, queria a todo momento saber o que iria acontecer com billy. Foi tudo bastante surpreendente. Tiveram partes um pouco arrastadas que me cansaram, mas o final foi muito intenso e não acreditei que terminou assim. Realmente intenso

Romane.Cristine 20/03/2024

A maldição
Mais um do King, e contrariando todas as outras resenhas sobre esse livro eu gostei. E eu não costumo gostar dos livros dele por toda a lenga lenga que ele põe nos livros, no geral eu acho muiiiiiiiiiiiito chatos, mas eu realmente gostei desse e queria que alguém fizesse outra adaptação. Acredito que com os recursos de hoje seria possível uma adaptação excelente e eu queria ver.

@babi.teixeira 18/03/2024

3°King
Primeiro, os ciganos foram retratados de forma preconceituosa, independente da época em que o livro foi escrito, eu não gostei. Sobre a narrativa, ela começa lenta e demora a se desenrolar, se torna mais fluída com a perseguição, mas apenas para ter um final totalmente anticlimático. Não achei os personagens carismáticos, não consegui sentir pena e ter empatia pelo personagem principal, porque a forma que ele falava da filha me deu repulsa.

Não recomendo a leitura, apesar de amar o King, esse não foi um bom trabalho.

Pe. Jeferson 11/03/2024

Culpa e conseqüência
Gostei bastante do livro, a premissa é muito boa e a execução é eficaz. Ele conta a história de Bill Halleck, um advogado obeso que, após atropelar e matar um velha cigana, é amaldiçoado e passa a emagrecer descontroladamente.
Gosto como King aborda temas sociais como plano de fundo (neste caso o preconceito com os ciganos), mas sem ser panfletário. Ele faz isso mostrando uma sociedade sórdida e corrupta onde parece não haver inocentes.
Isso não significa que não nos importemos com certos personagens, alguns deles com atitudes bastante questionáveis pra dizer o mínimo. É aquela empatia que sentimos por certos anti-heróis.
A maior questão abordada, no entanto, é a relação entre culpa e conseqüência, o que de certa forma é uma temática bastante cara ao cristianismo. Nossas atitudes geram conseqüências e muitas vezes estas são partilhadas, ou melhor, sofridas por quem não deveria. Do ponto de vista da fé, sabemos que o pecado prejudica não só o pecador, mas de alguma maneira às outras pessoas e até mesmo a toda a comunidade humana.

lestatdelioncourt 27/02/2024

decepcionante
pelas avaliações, pensei que iria encontrar um ótimo suspense, mas a história só foi se tornando mais desinteresse a cada capítulo...

me vi de cara com personagens chatos e detestáveis que eu já não me importava com o que fosse acontecer, só queria era que se f*d*ss*m muito, ainda somando com os inúmeros esteriótipos do povo roma, racismo e afins... melhor esquecer que esse livro existe
lestatdelioncourt 19/03/2024minha estante
o que tenho para falar de positivo é a escrita do king, que por mais que não tenha gostado do rumo da história, ainda mantém a qualidade de construção e imersão dos outros livros

o final também é HAHAHAH

Ricc 26/02/2024

Genial (mais uma vez)
Bill Halleck é um advogado de sucesso e tem uma linda família. Um dia, em uma viagem em família, ele acaba atropelando e matando uma cigana. Meses depois, ele é absolvido e, ao sair do tribunal, é amaldiçoado por um cigano.

***CONTÉM SPOILERS***

Sou fã de Stephen King e esse livro só reforça mais uma vez isso.

A premissa é simples mas a história é tão envolvente e fluida que fica difícil largar o livro até o término.

Bill emagrece tragicamente até praticamente definhar. Tudo isso porque sua mulher teve a brilhante ideia de fazer uma peripécia sexual bem na hora que ele estava ao volante, o que culminou no atropelamento da velha cigana.

O desenrolar da história é intrigante porque vemos que o personagem se divide entre amor e ódio à mulher enquanto busca desesperadamente uma solução pra se livrar da maldição. Mais tarde, enfim, ele consegue um encontro com o cigano que o amaldiçoou.

Por fim, o desfecho surpreende ao mostrar que maldição foi revertida da pior maneira possível: sua mulher e filha acabaram por absorver a maldição através da torta e, Bill acaba optando por fazer o mesmo.

Original e genial. O Mestre ratificando MAIS UMA VEZ o porquê é tão reconhecido.

hianzito 21/02/2024

Uau?
Sinceramente, o king tinha um estoque mto grande de substâncias do lado dele escrevendo esse livro. é um ótimo livro? não. é um bom livro? sim. mas é doido. maluco, faz a gente pensar muito? vale a pena ler. adorei

Amanda.Braun 17/02/2024

Billy, Billy, Billy...
"Não há maldições, apenas espelhos que são erguidos para as almas dos homens e das mulheres."

Tal frase pode servir como guia pra pensar sobre esse livro e a jornada de Billy. Achei bem interessante como tudo se desenrolou (cadelinha de King como sou) mas acredito que o final deixou a desejar. Me pareceu uma solução sem graça só pra ter um "troco final" por parte do cigano. Bem, posso estar equivocada e talvez valha refletir mais pra frente pra ter um veredito.

Por fim, acredito que vale a leitura! Gostei dos personagens (em especial Billy e Ginelli - que me surpreendeu bastante por sinal).

hk.liv 16/02/2024

Essa aqui é uma pedrada!
O livro é super tranquilo, com começo, meio e fim; não é muito enrolado, é bem de boa. A história basicamente envolve um homem obeso, que atropela uma mulher cigana, e seu marido o amaldiçoa a perder peso todos os dias. Com isso, acompanhamos a trajetória de Billy. O final é bom, gostei. Já estava esperando esse desfecho, pois ao longo da história já dá para o leitor imaginar um pouco no que vai acontecer para ele se livrar dessa maldição. Enfim, acho que vou dar uma nota de 4.5 de 5.