A Maldição do Cigano

Stephen King
Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Biblioteca Álvaro Guerra 09/09/2019

Com uma rotina tranquila, bem casado, o advogado Bill Halleck não tinha muitos problemas na vida. A não ser o peso. Mas por nada no mundo dispensaria os dois ovos com bacon do café da manhã ou os pacotes de Doritos diariamente devorados. Tudo iria mudar drasticamente naquele maldito dia. A velha cigana se pôs em seu caminho e Bill não conseguiu parar o carro. Ao mesmo tempo em que as rodas esmagavam a velha, a vida de Halleck começava a ser destruída. Considerado inocente pela justiça humana, não pôde fugir à maldição soprada por Taduz Lemke, o patriarca dos ciganos, na saída do tribunal. 'Emagrecido', praguejou o velho. A partir desta dia, os 111 quilos de Bill passam a ser sugados vertiginosamente. Se não conseguir deter a maldição cigana, em pouco tempo Bill não será mais do que um feixe de ossos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8574796603

Larissa | @paragrafocult 20/09/2019

"O medo se impôs novamente, esgueirando-se como fumaça através de seus vazios - agora pareciam existir muitos vazios nele."

O autor Stephen King é uma máquina de escrever livros e isso não é novidade para nenhum leitor que conhece as suas obras. Conhecido como o maior autor com obras já adaptadas, com toda certeza você já se deparou com algum filme inspirado nele sem nem ao menos saber.
Li poucos livros dele ainda. Se for comparar ao tanto de coisa que ele publica desde os anos 70, quase que anualmente ele lançou ao menos um livro ou dois. Então coloquei na minha cabeça que leria todos os seus livros. Todos mesmo. Comecei com essa doideira na semana passada e esse foi o primeiro que li depois desse desafio que lancei para mim mesma (mas não é o primeiro livro dele que li na vida).O livro A Maldição foi lançado originalmente como A Maldição do Cigano. Você o encontra em sebos edições antigas com esse nome e foi lançado originalmente sob o pseudônimo do autor, o Richard Bachman, uma face do autor que possui uma crueza ainda maior em suas obras, uma aura mais pesada e psicológica.
A história gira em torno de Bill/William Halleck, um advogado bem sucedido e consideravelmente acima do peso que vive uma vida pacata e normal com sua esposa Heidi e Linda, sua filha de 14 anos. Sua vida era tranquila e o relacionamento com a esposa também, exceto talvez por reclamações raras dela sobre seu peso, estando preocupada com a sua saúde já que o mesmo comia muito e se cuidava pouco, já tendo sido alertado antes pelo seu médico.
O personagem Bill no começo do livro é completamente neutro. Não é ruim porém não inspira muita simpatia. Ama sua família e é cercado de amigos ricos que não parecem se importar muito com os limites entre certo e errado, coisas das quais ele finge não ver.Um dia, ao voltar para casa após uma saída, sua esposa decide tentar algo mais "quente" para apimentar o relacionamento. Como sempre fora uma mulher mais comportada e nunca tentara nada de diferente fora do quarto, Bill foi pego de surpresa enquanto dirigia, o que o fez perder completamente o foco na estrada, onde uma velha cigana atravessava calma e despreocupadamente sem se importar de olhar para os lados.

E é aí que a história realmente começa.

A cigana morre com o acidente e Bill, que deveria pagar pelo crime é absolvido pelo juiz que é um velho amigo. O policial que investigou o caso também ajudou para que isso acontecesse já que não pediu teste do bafômetro nem nada do tipo, afinal, era apenas uma cigana indesejada. E o livro deixa bem claro o quanto os ciganos são indesejados nas cidades quando chegam.
Quando está saindo do tribunal, um velho cigano com o que parece um câncer corroendo a ponta de seu nariz - marido da velha que falecera, talvez? Bill não sabe - para na sua frente e toca seu rosto de forma suave, dizendo apenas duas palavras: "Mais magro"...
Essas palavras apesar de o assustarem, logo são esquecidas e a vida segue. Até os números da balança começarem a diminuir drasticamente. Não demora para que perceba que o velho cigano lhe jogara uma maldição, o condenando a perder peso e ir definhando assim até a morte.O livro vai todo em um ritmo constante. Não achei que teve momentos encalhados e a escrita é bem característica do autor, onde vez ou outra o mesmo para para descrever um fato sem importância de forma mais detalhada sem deixar o tédio tomar conta. Adoro isso em sua escrita. Ele divaga em meio a acontecimentos tensos, deixando o clima mais pesado ainda.
O que mais me prendeu com toda certeza foi a clara mudança do personagem Bill no decorrer do livro. Vemos um cara tranquilo que amava a esposa se tornar um homem obcecado por sobreviver e que começa a nutrir ódio pela mulher, já que achava que a culpa era dela, afinal, ele não havia pedido para ela tentar fazer o que fez. Na verdade, ele começa a culpar não só a esposa, como também a cigana que atravessou para a morte ou até mesmo a sua família que deixara uma mulher tão velha vagar sozinha à noite. Nunca assumiu totalmente a culpa no que fez, achando assim, sua sentença injusta.Os personagens não são muito aprofundados mas isso não atrapalha a história, até porque não era necessário que soubéssemos de todos os detalhes da vida deles. Vemos que tanto Heidi quanto Linda amam Bill, o que faz a esposa tomar decisões precipitadas. Um personagem que amei foi o Ginelli, o único que acreditou em Bill e o ajudou na sua saga para encontrar os ciganos. Acho que por ter gostado do personagem que era um completo louco de princípios polidos e duvidosos, senti falta de um pouco mais de aprofundamento na história do mesmo. Só dele mesmo.
O final é surpreendente de uma forma muito boa. É bem ao estilo King e me deixou parada por um momento digerindo sobre o que realmente tinha acabado de ler. Foi um livro que devorei em pouquíssimo tempo e com toda a certeza o meu preferido do autor até agora.
Existe uma adaptação do livro do ano de 1996 mas ainda não assisti então não posso dizer se é tão boa quanto ou se é fiel a obra original. Vou assistir e venho contar para vocês.

site: https://paragrafocult.blogspot.com/2019/08/resenha-maldicao-de-stephen-king.html

Carla 04/01/2020

Ótima história que foi perdendo o fôlego...
A história contada nessa obra de King tem elementos muito interessantes. Um bem sucedido advogado atropela uma idosa cigana e é amaldiçoado. Diante da incredulidade de todos a sua volta, sai atrás dos nômades ciganos para tentar desfazer a maldição.
Premissa ótima, no entanto, do meio do livro para frente, King enche a história de detalhes sobre o litoral do Maine, conta e reconta sonhos do protagonista, se perde em particularidades e o desfecho aguardado acaba por se tornar previsível devido à ênfase que King dá a alguns diálogos do velho cigano.
O desfecho é interessante, mas não surpreende e, no fim de tudo, os justos pagarão pelos pecadores.

Anna 11/01/2020

A Maldição
Gostei do livro, achei que teve um desfecho bem realista, sem fantasia apesar do título . Entretanto foi uma leitura que não me prendeu muito e bastante lenta

Mourão 05/02/2020

"Mais magro"
Billy envolve-se em um acidente automobilístico, no qual atropela e mata uma cigana que atravessou a rua de forma inesperada, no julgamento ele é inocentado mas, o cigano parente da vítima achando o resultado do tribunal uma
injustiça, resolve punir Billy lançando uma maldição: "mais magro", e assim Billy começa perder peso rapidamente nao importando o quanto come.
Mais um bom livro do King com o enredo intrigante e algumas reflexões sobre culpa, além do desfecho interessante, vale a leitura.

Giovana Chauh 12/02/2020

null
Livro de domingo a tarde, é bom, mas não é um dos melhores.

jeffernandss 14/03/2020

Mais magro
Um livro bem engraçado e bem diferente do que o king gosta de escrever.

lucasrespindola 23/03/2020

Uau, neste eu posso rasgar elogios ao King... Adorei o desenvolvimento, os personagens, a trama e o desfecho. Tudo muito bem interligado e bem pensado. Muito mais que recomendado.

Geovane69 18/04/2020

Gostei muito deste livro, uma história que te prende, e com um final que gostei bastante também, acho que tinha material para mais algumas páginas em certos capítulos, alguns acontecimentos aconteceram em muito rápidos ou mesmo nem foram descritos.

amanda 26/04/2020

karma is a bitch.
todo mundo paga, mesmo por coisas que não fizemos

esccrita - 4
premissa - 4
personagens - 4.5
andamento - 3.5
final - 5

o livro é basicamente uma jornada do Billy atrás do que ele diz "justiça", mesmo não sabendo exatamente como vai conseguir isso; ele só queria se livrar da maldição.

no decorrer vão acontecendo diversas coisas - além da perda de peso - que vão o desestabilizando cada vez mais, e o Stephen vai tecendo essa crescente loucura iminente no personagem.

quando os personagens Billy e Ginelli se encontram, pra mim, o livro só ficou melhor; antes disso foi o que o Stephen sempre faz, muitas situações(onde nesse livro eu achei maçante, e fiquei com ódio de algumas coisas bem aleatórias que o autor resolveu colocar na história; como os sonhos, que depois do primeiroeu saí pulando) que vão construindo um sentimento de enlouquecimento, e culminam no ápice do livro.

no mais, sempre tenho essa experiência quando lei livros do King, quando chega depois dos 50% sempre melhora imensamente.

Rodrigo.Artioli 28/04/2020

mais magro...
bom ritmo até próximo do fim, no qual surtou...

Beatriz 11/05/2020

No começo não estava gostando muito, achei que não era meu tipo de leitura. Depois me envolvi com a história, fiquei com vontade de saber onde terminaria. Fiquei em partes surpresa com o final, porque foi uma mistura das três teorias que eu tive.

Karina_ 12/05/2020

Curto mas cansativo
Esperava mais do King. A história é legal, mas o livro é cansativo e a construção dos personagens é ruim.

Rafael.Nagao 16/05/2020

O gosto amargo da culpa
Esse é mais um livro do autor que NÃO decepciona. Nessa história inventiva vemos um homem obeso (115kg) definhar devido uma maldição cigana.
O livro ironicamente dizendo tem uma barriguinha, mas não atrapalha muito, pois é um livro curto.
Recomendo bastante.