A Maldição do Cigano

Richard Bachman

Resenhas - A Maldição Do Cigano

Lucas T 05/01/2023

Mais magro

"Emagrecido", sussurra o velho cigano de nariz carcomido para William Halleck, quando ele e sua esposa Heidi saem do tribunal. "Emagrecido". E antes que Halleck possa recuar, o velho cigano estira o braço e acaricia-lhe a face com um dedo retorcido.

Foi dessa forma que Stephen King iniciou A Maldição do Cigano (1984), embora tenha sido publicado originalmente sob o pseudônimo de Richard Bachman, esse romance juntou todas as características que também podem ser encontradas em obras mais clássicas do autor, portanto, poderia facilmente ser identificada como sendo um livro do King.

Trata-se de uma história bastante peculiar e muito criativa. Aqui o autor vai falar dos ciganos e suas maldições. Mais precisamente, uma maldição que fará nosso obeso protagonista emagrecer compulsivamente, não importando o quanto ele consuma calorias, seu peso vai diminuindo gradativamente até chegar ao 'peso zero'. E quando isso acontecer, bom, ele morrerá.

"William Halleck estava dirigindo tranquilamente com sua esposa Heidi no banco ao lado. Quando repentinamente uma velha cigana apareceu em seu caminho e o fez perder o controle do carro. Ele não pôde parar a tempo e a acertou em cheio, matando a velha cigana na mesma hora. Aproveitando-se de sua condição de advogado, William foi absolvido de qualquer acusação, saindo do tribunal completamente ileso. Mas, no mesmo dia, um velho cigano cruzou seu caminho e lhe lançou uma terrível maldição "emagrecido"; que o fará perder peso descontroladamente, até a morte".

O que nos temos é uma intensa corrida contra o tempo, pois William precisará encontrar o velho cigano onde ele estiver e o convencer a retirar essa maldição. Mas não será tão fácil quanto ele pensa, pois os ciganos são ardilosos e sabem quais são as intenções de Billy. Eles o desprezam profundamente por atropelar a matriarca cigana, mesmo que acidentalmente. Portanto, convencê-los a retirar a maldição não será uma tarefa tão fácil assim.

O interessante é que Billy não foi o único amaldiçoado, pois houveram muitas pessoas envolvidas no atropelamento da velha; o advogado que o defendeu recebeu um castigo tão ruim quanto, pois sua pele começou a virar uma espécie de couro animal, com escamas brancas e rígidas; o juiz que o inocentou recebeu um castigo ainda mais doloroso, sua maldição foi ter a pele completamente destruída por espinhas e furúnculos purulentos. Algo totalmente repulsivo.

E nesse cenário trash King vai construindo sua narrativa, colocando o protagonista sob uma situação completamente desesperadora: ele vai morrendo (emagrecendo) mais a cada dia. E ainda tem a incerteza em relação aos ciganos e suas maldições, pois ele em nenhum momento sabe se de fato irá encontrar os ciganos e nem se conseguirá livrar-se desse terrível castigo.

É um ótimo livro pra quem gosta de terror e realismo fantástico.
Martins 06/01/2023minha estante
Bom dia, meu amigo! E que bela resenha, hein... mas onde foi que vc comprou esse título?

Lucas T 15/01/2023minha estante
Olá, meu amigo. Muito obrigado! Comprei esse exemplar em um sebo através do aplicativo Shopee. Fico de olho e sempre acabo encontrando algumas raridades iguais a essa.

Carol 13/04/2022

Bill Halleck, um homem acima do peso e com uma família feliz, tinha uma vida tranquila até o dia em que atropelou e matou uma velha cigana. Com muitos amigos e conhecido na cidade, inclusive do juiz, Billy acaba saindo ileso de qualquer acusação. Porém, ao sair do tribunal um velho cigano toca seu rosto e pronuncia as palavras “mais magro”. A partir daí, Bill começa a emagrecer de forma assustadora. Convencido de que o velho cigano o amaldiçoou e sem ter alguém que acredite nisso, Bill sai em busca no velho cigano para que ele retire a maldição e salve sua vida.

A história é bem desenvolvida e a leitura é fluída, porém a história perde o ritmo em dado momento. Porém, quando um novo personagem entra em cena para ajudar Bill, conseguimos nos transportar para as páginas e vamos ficando ansiosos com o desenrolar da história e o desespero dos personagens, já que tudo parece dar errado. A escrita do King sob o pseudônimo de Richard Bachman é violenta e sangrenta na medida certa. O final é surpreendente e com uma ironia brilhante!

Karen.Daphiny 16/06/2021

Mais um livro do mestre que me prendeu, me apeguei aos personagens, gostaria de saber o que aconteceu depois.

Pamella Letícia 16/10/2022

A forma como nos vemos depende muito mais da ideia que fazemos de nosso volume físico do que pensamos.

Giovana Chauh 12/02/2020

null
Livro de domingo a tarde, é bom, mas não é um dos melhores.

Ratinha da Biblioteca 12/02/2020

Resenha
Billy é um advogado bem sucedido no seu ramo, agora sócio da empresa que trabalha há anos, não deseja mais nada na sua vida, talvez perder uns quilinhos dos seus cento e poucos.

Mas ao retornar para a casa com sua esposa e ela decidir ser "saidinha" enquanto ele dirigia, Billy atropela uma cigana, matando-a.

Ao ir a julgamento, por ser quem é, ser da cidade e a vítima ser uma cigana, o juiz inocenta Billy e diante dessa injustiça, o idoso e líder do bando de ciganos, Taduz Lemke, resolve fazer sua própria justiça.

"Emagrecido", essa é a palavra com a qual amaldiçoa Billy.

E a partir do dia em que seu peso começa a cair, mesmo comendo muito, Billy se lembra do cigano, da palavra e da maldição. Começando assim uma caçada pelo cigano e quem sabe pela própria vida..
__
História angustiante e muito bem desenvolvida. A forma com que tratam os ciganos, de cidade em cidade é uma ótima crítica social, como se fossem escórias da sociedade. O desespero do protagonista em se ver "sumindo" a cada dia, é uma aflição que sentimos junto com ele, mesmo que saibamos que a justiça falhou, ver Billy pagando por isso de uma forma bem cruel é um pouco incomodo. Até onde a justiça pelas próprias mãos é válida?

Esse livro trás um questionamento importantíssimo a respeito de impunidade, injustiça e preconceito. Mestre King arrasando como sempre!

site: https://www.instagram.com/p/B79fxXUJDuc/

Nena Flores 12/03/2023

Emagrecido
Um advogado, o ?grande? Billy Halleck, após se safar do atropelamento seguido de homicídio de uma velha cigana, é amaldiçoado pelo pai da mesma, o cigano mor, o chefão, THE BIG FUCKING BOSS dos ciganos, A emagrecer sei que muitos de vocês não encaram isso como maldição, eu inclusive, quando comecei a ler, mas acreditem? apesar do Billizão estar bem precisado de uma emagrecidinha básica, o negócio meio que toma proporções assustadoras e deixa o cara bem encagaçado. O cigano Lemke mostra que se pode sim fazer justiça com as próprias mãos, e o que é melhor, sem sujá-las. A obra que o nosso queridão escreveu sob o pseudônimo de Bachman é recheada de adrenalina, não só aquela fantasia assustadora que conhecemos e amamos, mas uma verdadeira corrida contra o tempo, em que cada segundo é precioso. A gente vê que as pessoas são sujas em tudo que é lugar, não só na vida real. Claro que o cara não atropelou de propósito, mas foi imprudente pacas e não sofreu nem uma puniçãozinha da justiça? claro, ter costas quentes é o segredo do sucesso, e uma esposa peituda, não podemos esquecer. O cara tem um bom casamento, uma filha adolescente com bastante juízo, e quilos de sobra. Não consigo entender como é que a criatura consegue comer tanto e não se cuidar, e ainda assim ter uma mulher linda que (pasmem) o ama de verdade e não tá com ele pelo dinheiro e carreira bem-sucedida. Depois de todo o sufoco, o confronto com o velho na saída do tribunal, Halleck pensa que tudo voltará a sua normalidade, que este foi um desagradável fato isolado. Tsc, tsc? Cara, eu gosto realmente desse livro, é bom demais, por várias razões. Uma delas é que tu lê se mexendo, não tem como ficar parado. É demais. Temos personagens durões, o Ginelli é o máximo, ofusca todas as atenções com suas tiradas sarcásticas e maldosas. Sem contar que ele não perde a piada nem em meio a um ataque terrorista. Bachman errou feio com ele no final, mas no fundo o compreendo (dessa vez).É bom demais quando um escritor sabe os caminhos que pode tomar em relação a suas histórias e as consequências dos mesmos. Esse negócio de escrever se deixando levar não me convence de jeito nenhum: no momento em se decide escrever algo, seja romance, novela ou conto, tu és Deus. Não dá pra deixar tudo se resolver por si. Discordem de mim, podemos discutir essa questão durante horas, mas SK tem sérios problemas em finalizar suas obras. Aqui, ele soube mexer as peças no tabuleiro super bem, consegui ver nitidamente isso. Bom, espero que vocês tenham ( não vou dizer explicitamente ?gostado?) se sentido informados quanto à obra. Vale mais do que a pena ler, é curtinho? Primeiro que li dele como Bachman. De resto, vai uma torta de morangos aí assisti o filme tem alguma diferenças mas gostei tb.

Ariana85 08/05/2023

A ideia do livro é muito boa. Boa mesmo!
Porém tem um desenrolar MUITO lento. Muitos detalhes e desdobramentos desnecessários, que deixam a leitura arrastada e chata.
É um livro okay, o que me deixou chateada, já que sou grande fã de Stephen King e fui com grande sede ao pote pra essa leitura. Sigo com sede ?

AryaA 17/08/2020

Sobre injustiças
A premissa do livro é realmente muito boa, já o desenrolar....
O início é bem rápido você logo de cara se vê preso na história e sente a necessidade de continuar a leitura pra descobrir até onde vai. Porém, a partir da metade do livro ele se torna extremamente cansativo e enrolado, me vi diversas vezes com vontade de abandonar a leitura. Mas bem perto do desfecho final, as coisas engrenam novamente e a história se torna surreal. O final é bem estilo do rei King.

Rayza.Figueiredo 29/08/2023

Chato
Era pra ser um super terror psicológico, mas não deu muito certo ?
acho q esse é o pior livro do King q eu já li ?
o inicio foi promissor, teve um suspense legal;
o meio foi chato, arrastado, sem graça, soooonoooo eterno!
e o fim foi tipo: WTF???

?Todo mundo paga, homem branco da cidade ? mesmo por coisas que não fez. Porque é assim que tem que ser?.

quem não paga pelos seus erros, acaba fazendo com que outros paguem; e no fim, o carma sempre volta pra voc.

Morena.Santos 13/09/2020

Obra sensacional, o autor como sempre brilhante conseguiu mais uma vez capturar uma essência espetacular de cada personagem, e nos deixar com gostinho de quero mais. Adoreiiiiiii

Andréia 23/03/2022

Uma história estilo King.
Na história temos um acidente coloca Bill Halleck em maus lençóis. No tribunal onde Bill tem seu julgamento, ele é inocentado. Porém,o pai da vítima se encontra no local,e não fica nada feliz com a  decisão do juiz. Bill escapou da justiça americana,mas há a justiça cigana. A vítima e seu pai,pertencem ao povo cigano.

Na saída do tribunal,uma única frase "mais magro" sussurrada para Bill,pelo cigano,faz a vida de obeso de Bill,mudar. Não na mesma hora,mas à do outro dia. Até então, Bill não se espantou,porém com os dias passando,seu peso foi diminuindo,mesmo comendo tudo que via pela frente.

Bill acha que a única solução,é encontrar o velho cigano que lhe jogou essa "maldição",assim conseguindo desfazer isso. Mas será tão fácil assim ? Será mesmo que existe essa tal "maldição" ?

Uma trama intrigante,instigante e com muitas cenas pelo meio da história,impressionante. Outras pessoas que estavam no dia do julgamento também,sofrem algumas mudanças. Seria a tal "maldição" ? Quem sabe !

Uma história que tem uma mistura de terror e suspense, do nosso King. Não deixando nada a desejar,a não ser pelo final. Que final é aquele. Fiquei em choque com esse final. Não esperava um fim assim.  Será que Bill conseguiu reverter a maldição? Se sim,como? E porque o velho cigano voltou atrás?

Leiam e se surpreendam com a história de Bill e sua saga para resolver seu  problema.

Já leram esse livro ? Gostam do autor?