Hyperion

Hyperion Dan Simmons

Resenhas - Hyperion

FremenJeff 10/04/2024

Meio arrastado
Vi que esse livro é meio que uma introdução, porém que coisa arrastada. Os personagens são bem interessantes, porém o desenvolver é bem arrastado.

Uma odisseia literária pelo tempo e espaço, Hyperion conta a história de uma galáxia à beira de uma grande mudança. Sete peregrinos que não se conhecem compartilharão uma viagem inesperada a um planeta hostil.

A história de cada um é um microcosmo da experiência humana, e um convite para uma aventura que toca em temas como o amor, perdas, a passagem implacável do tempo, a mortalidade, e como as escolhas definem cada um.

Neste épico magistral, Dan Simmons desenvolve uma narrativa intricada, com personagens muito bem desenvolvidos, e uma ficção especulativa que mescla elementos de fantasia, ficção científica e filosofia literária.
Uma meditação sobre o tempo, o espaço, e a capacidade humana de contar histórias, essa é uma daquelas leituras imersivas que prendem o leitor até o final. Prepare-se para uma jornada como nenhuma outra.

Henry 14/04/2024

É um livro que me deixou maravilhado com sua riqueza de detalhes e a profundidade dos personagens. A maneira como se entrelaçam as histórias dos peregrinos é majestoso. Cada história por si só é única e emocionante, mas juntas, elas formam o fascinante universo de Hyperion

Vitor.Marques 29/01/2024

Antes da resenha, preciso contar a história de outra pessoa
Referências a parte (Quem já leu, vai entender o título), preciso mesmo contar a história do pequeno Vitor.

Era manhã dos anos 90, o pequeno Vitor estava sentado na frente da TV, matando o tempo numa maratona de desenhos animados, e entre ele estava o de Street Fighter. O desenho nunca caiu nas graças dos adultos hoje nostálgicos, e pra falar a verdade, nem do adulto Vitor. Porém, há um episódio que nunca saiu de sua cabeça... No episódio em si, era os dois protagonistas (Ryu e Ken) treinando para seja lá o que fosse, e a última etapa deste treinamento era entrar numa temida caverna e coletar um precioso tesouro nela. Obviamente os dois protagonistas sofreram muito, mas contrariando o clichê, não conseguiram o tesouro. No final, o ancião envia uma criança para a caverna, que volta segundos depois com o tesouro em mãos. Os protagonistas ficam embasbacados, e perguntam como. O ancião então ri e diz: "A caverna reflete os medos de quem, e a criança é pura...".

Por que estou contando isso? Porque Hyperion é sobre os medos refletidos. Sim: Há uma construção estrutural de ficção científica, terror e diversos outros gêneros. Sim: O protagonista parece aqueles com tantas habilidades que parece impossível detê-lo. Mas a maior mensagem de Hyperion para mim é o poder que o próprio medo exerce sobre nós. E essa é uma mensagem que o adulto Vitor vai compartilhar com o pequeno Vitor.

Raphael.Prista 25/01/2024

Poesia
Antes de tudo, que PÉSSIMA propaganda da aleph. E eu amo a aleph mas pqp. O livro é vendido como uma aventura de space opera animada e cheia de coisa acontecendo mas não é. Nunca foi e não foi escrito pra ser isso.
É uma ficção científica de space opera mas completamente diferente da space opera clássica. É cadenciado e com muita reflexão pois é isso que o autor quer passar.

É incrível a capacidade do Dan Simmons de criar cada narrativa dos personagens com uma autoria fenomenal. Cada um dos sete tem muita personalidade e o autor usa de suas inspirações pra agregar ainda mais a gente na obra.
Uma história é contada como uma carta de amor a poesia, outra como um space opera clássica, outra com uma capacidade de emocionar incrível e vai longe.
É um livro cansativo não vou mentir. É lento, longo e muitas vezes eu me perguntava, crl qual intuito disso??
Calma meu jovem. Nas últimas 30 páginas você entenderá. Não que o autor vá responder todas as suas perguntas ( ele não vai) mas essas últimas páginas são de um reflexão/crítica absurda sobre nosso papel aqui, quem somos, pq somos, mandar colonizador ir pra merda e fazer a gente questionar a nossa realidade e duvidar da própria vida real e ainda de tudo lá no fundo um profundo amor a poesia e a arte de escrever.

Muito bom. Não é atoa ser um clássico.

Leticia 17/01/2024

Um mundo muito bem construído e explicado sem pressa. Se você não tem paciência, não gosta de não entender de primeira as coisas, melhor não ler.
A linguagem do livro em si é fácil, dificil é entender o funcionamento do universo apresentado. Eu entendi apenas no final, após ouvir todas as historias e ouvir de cada personagem como o mundo funciona. Foi aos pouco e por isso achei tão bom. Não tenha pressa de entender tudo.
Os personagens são bem construído, então vc vai odiar aquele satiro poeta maldito .Os personagens têm historias muito boas, algumas são cansativas mas é legal quando vc começa a entender a ligação de cada um com hyperion.
Pena que o livro 2 não foi lançado aqui, eu começaria hj mesmo.

Wynícius 12/01/2024

Hyperion é um longo e grande prólogo para a obra que vem depois. É isso. A obra não deixa de ter o seu valor devido a esse detalhe, mas ao fim da obra você fica com gosto de quero mais.

Lucsaulykos 08/01/2024

O começo de um épico
Desde que voltei a ter o hábito de leitura, hyperion era um dos meu sonhos de consumo, e finalmente foi lançado aqui no Brasil. Fui com a expectativa lá em cima, em certas partes foi melhor do que eu esperava e em outras foi pior( as cenas descritivas de local passam do ponto). Uma grande obra de espace ópera que logo te mostra o porquê de ter um dos pilares da ficção científica, porém, fique atento. A obra é uma grande introdução a algo grandioso que está por vir, o que pra mim, atrapalhou um pouco no final, mas, que logo você entende os motivos, então é bom ajustar a expectativa pra este ponto.

Rodrigo 04/01/2024

Leitura obrigatória
Dan Simmons não é um escritor muito conhecido no Brasil, o que é uma pena e vergonha. É um escritor espetacular. Este primeiro livro de uma tetralogia nos introduz uma galáxia 800 anos no futuro, onde a raça humana se espalhou por centenas de planetas e que vive um momento de mudança crucial. O cerne desta mudança encontra-se em um planeta da periferia chamado Hyperion que guarda um fenômeno que desafia o espaço-tempo. Sete peregrinos são convocados a viajar até Hyperion e, através de suas histórias, começamos a conhecer o que está acontecendo. Adorei o livro e cada vez admiro mais este escritor. Recomendo outros dois livros dele que li A Canção de Kali e o outro O Terror. Ambos intrigantes e impressionantes, assim como este. Agora começa a ansiosa espera pela tradução dos próximos volumes da série Hyperion.

Leonardo.Campos 31/12/2023

O livro funciona em partes...
Hyperion é um grande prólogo de uma saga em 4 livros. Através da narrativa de 6 peregrinos, você vai conhecendo os mistérios do universo criado pelo autor. Como um livro de contos. E sendo assim, você vai gostar de uns e desgostar de outros. Por isso o livro funciona em partes e deixa muitas dúvidas, que imagino, serão esclarecidas nos próximos livros. É um dos grandes sci-fis de todos os tempos, então vale a pena seguir em frente!

cherry_motth 21/12/2023

As vezes uma linha fina separa o zelo ortodoxo da apostasia
Hyperion foi o achado mais feliz da minha vida, uma obra prima do gênero ópera espacial. A história orquestrada por Dan Simmons é emocionante, dolorosa e extremamente gratificante de se presenciar. Um dos pontos que mais me maravilhou foi a expertise em relacionar o existencialismo religioso com tantos outros temas dessa odisseia astral.

Definitivamente vou ler os outros livros!

Octavio 12/12/2023

Esse livro só chegou no Brasil em 2023 ??
Um Clássico incomparável que mudou minha vida, tirou meu sono, me aterrorizou, emocionou e ainda entrou para o meu Top 5. Estou sem palavras (figurativamente claro)

Aline | @42.books 20/11/2023

No princípio era o Verbo
Dan Simmons toma a liberdade de mesclar gêneros em um livro que parece abranger um mundo de possibilidades narrativas. Cada personagem flerta com formas variadas de contar a própria jornada, e isso enriquece a experiência do leitor, que não se confronta somente com as hipóteses de um futuro espacial e mundos fantásticos, mas também aprecia um entrelaçado de eventos intrigantes que compõem o prólogo estendido dessa aventura.
É bacana o percurso que Hyperion faz para consolidar seus personagens e abrir espaço para finalmente seguir adiante em sua odisseia espacial. Estou animada para ler a continuação!

Alessandro232 19/11/2023

Um épico da ficção científica como você nunca viu
Finalmente, depois de muito tempo, "Hyperion" é publicado no Brasil. Inicialmente, chama atenção sua estrutura narrativa peculiar inspirada em uma obra clássica da literatura inglesa, "Cantos da Cantuária" de Geoffey Chaucer - isso não é spoiller. Sendo assim, "Hyperion" começa com sete pessoas que não se conhecem que são convidadas para fazer uma peregrinação até um misterioso planeta chamado "Hyperion". Eles têm a missão de tentar descobrir que acontece neste lugar, onde ocorre estranhos fenômenos relacionados com uma estranha criatura mítica e perigosa.
Sendo assim, enquanto eles estão indo para Hyperion, os peregrinos começam a contar histórias, que podem ajuda-los a entender o que acontece nesse planeta e ajuda-los a enfrentar a criatura que habita nele. É partir daí que Simmons demonstra sua maestria como escritor. Cada uma das histórias desses personagens têm um estilo narrativo diferente, tais como: o relato de viagens, narrativa policial de suspense/ mistério e terror gótico.
Simmons também estabelece uma relação intertextual com as obras do poeta inglês romântico John Keats - um poema épico de sua autoria é chamado "Hyperion" e está relacionado com a trama do livro de Simmons. O autor também em muitos trechos de "Hyperion", nos quais são descritos os cenários naturais do planeta, emula o estilo de escrita e Keats, dando a eles uma conotação poética. Como se não bastasse isso, Simmons também faz com que Keats participe da trama, de maneira inesperada e surpreendente.
Também gostei muito como o livro gradativamente assume uma dimensão épica. Ou seja, "Hyperion" é um épico de FC bastante complexo. Assim como outras obras de FC, em "Hyperion" há ênfase na construção de outros mundos. O autor descreve detalhadamente a geografia dos planetas, costumes e culturas de diferentes povos e equipamentos tecnológicos fazendo uso de neologismos. Também em "Hyperion", Simmons explora muito bem temáticas recorrentes no universo da FC, tais como fanatismo religioso, ecologia, a colonização de planetas, ideologias políticas, -neste aspecto, o livro se aproxima de outro épico de FC, "Duna". Mas, em "Hyperion" é a temática da Inteligência Artificial que se destaca e ganha novos contornos, com uma exploração diferenciada, inovadora e até mesmo com pinceladas filosóficas.
"Hyperion" um livro fascinante. É sem dúvidas, por suas qualidades, uma das obras mais importantes da literatura fantástica do século XX. Fiquei mais empolgado para ler sua continuação "The fall of Hyperion" que me parece tão boa como o primeiro livro.
Comentários sobre a tradução "Hyperion":
Reconheço que traduzir uma obra como essa não uma tarefa fácil, principalmente os neologismos criados por Simmons para se referir às invenções tecnológicas. Nisso, o tradutor Leonardo Alves se saiu muito bem. No entanto, algumas escolhas de Alves para mim são polêmicas. Traduzir o nome do monstro mítico (Shrike, no original), como "Picanço" me pareceu um tanto forçado. Também "Ousters" - algo mais próximo de bárbaros para "desterros" não me parece ter sido uma boa escolha e dificulta a compreensão do termo original. Mas, o pior é "jagunços" - me veio na cabeça a imagem de homens vestidos de couro, com facões na mão! Felizmente, isso não prejudicou a minha leitura até agora a melhor de FC/ Fantasia de 2023. "Hyperion" demonstra a genialidade de Dan Simmons, um autor com um estilo muito envolvente e peculiar de escrita, cujas obras inéditas deveriam ser publicadas no Brasil. Do mesmo autor, recomendo "O Terror" outro bem interessante e muito assustador que saiu em uma edição da editora Rocco.
Sobre a edição publicada pela Aleph: é capa dura, com folhas amareladas. A imagem da capa para mim não combina com a obra. Achei muito feia. Teria sido melhor publicar o livro com a capa da edição americana, que chama mais a atenção.
A Aleph também optou por colocar o texto de apresentação de "Hyperion" no site. Sendo assim, ele somente pode ser lido por meio QR Code.

Dante 28/09/2022

Livro muito interessante, particularmente as partes do poeta, do professor e do Consul fluiram muito bem, e a construção de mundo é realmente bem feita. A historia do Coronel foi extremamente arrastada e quase me fez parar de ler, e as descrições longas são muito chatas (apesar de talvez isso ser por causa do meu inglês não ser suficiente), mas num geral valeu a pena ler e pretendo começar o segundo assim que possível

Cibeli Sebajes 27/03/2022

O final é apenas o começo
Foi interessante a estrutura de escrita que apresenta o universo de Hyperion a partir de cada peregrino contando uma história, o que ajuda a entender mais como a humanidade chegou no ponto que está e como é esse universo e a forças políticas que o movem. Boa parte desse livro que não me fez abandonar a leitura foi justamente a curiosidade sobre esse universo universo suas tecnologias porque não consegui me conectar tanto os alguns personagens que contam seus primeiros contos, mas valeu a pena continuar a leitura. Mal posso esperar para ver mais do Shrike e dos Ousters nas próximas leituras de Hyperion.