A Chama de Ember

A Chama de Ember Colleen Houck

Resenhas - A Chama de Amber

@cris.books_ 01/09/2021

Bem-vindo ao Outro mundo, onde reinam criaturas aterrorizantes...

Jack fez um pacto com o demônio quinhentos anos atrás e foi condenado a uma eternidade de servidão, sendo assim, um lanterna. Seu dever é proteger um dos portais que levam até o Outro Mundo, onde vivem os seres imortais. Jack precisa vigiar o portal o tempo inteiro, para que, os imortais nem os mortais atravessem e se infiltre um no mundo do outro. Jack seguia seu compromisso a risca, até a pequena bruxinha aparecer.

Desde pequena, Jack vem tomando conta de Ember, sem que ela o veja, mas ela sempre sentia quando ele estava por perto. Aos 17 anos Ember descide que quer a todo custo, ir ao Outro Mundo, e vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Como é teimosa e insistente, enfim consegue atravessar sem que Jack percebesse e chegar a dimensão proibida com ajuda de Dev, um vampiro que inicialmente estava tentando enganá-la, mas Ember com seu desejo de ir ao Outro mundo que ela tanto sonhava, não se importava com quem estava indo.

Quando Jack descobre a desobediência de Ember, precisa o mais rápido possível resgatar a bruxa dos perigos que corre no Outro mundo.

?Minha opinião: Sendo meu primeiro livro de fantasia, eu amei o livro e a história. Porém, o único defeito que achei, foi o final. E também um pouco a história, porque pela sinopse, parecia ser uma outra coisa. Mas o livro em si é muito bom, eu gostei muito.

byaladydead 29/08/2021

A chama de Ember
A Colleen é definitivamente minha autora preferida do gênero fantasia, apesar de minha afeição pelas obras dela me fazerem perdoar alguns pontos que me chateiam, aqui não posso fechar os olhos.
Ela é genial em criar enredos e em desenvolver a trama de suas histórias em torno de mitologias, no entanto, ela cria tantos personagens que talvez isso a impeça de desenvolver todos eles de forma satisfatória.
Aqui, ela não erra na criação de um mundo mágico que se entrelaça com a nossa realidade de forma muito convincente, contudo, o desfecho fica para as últimas páginas o que torna o grande o ápice corrido demais e não dá nem tempo do leitor, eu pelo menos, desfrutar.
Quem a acompanha sabe que ela tem um grande apego a triângulos amorosos e isso dá até certo em suas outras obras, pois se tratam de séries com três ou mais livros, aqui, isso deixa muito a desejar por se tratar de um livro único com apenas 300 e poucas páginas. Não existe mistério, a gente sabe desde o primeiro momento com quem Ember vai ficar e isso torna a existência dos outros personagens sem propósito na história além de formar o triângulo amoroso.
A sensação que tive foi a de estar faminta, e apesar de ter sido alimentada, ainda estar com fome.
Mesmo assim, recomendo a leitura. É um ótimo livro, leve e fluido, daqueles que mantém a chama do fantasioso acesa dentro de nós.

@naluentrepaginas 24/08/2021

Até que eu gostei viu?!
Conheci a escrita da Colleen com a série A Maldição do Tigre, minha entrada nas fantasias românticas e confesso que apesar de não ser fã de triângulos amorosos, eu gostei muito da história; tanto que quando ela lançou uma nova trilogia, O Despertar do Príncipe, abordando a cultura egípcia, eu fiquei super empolgada e me joguei de cabeça... belo erro. A história não funcionou pra mim, e fiquei levemente traumatizada com a autora.

Por esse motivo, quando vi o lançamento de A Chama de Ember a indecisão me invadiu. Metade de mim queria tirar a prova, saber se essa experiência seria positiva como a primeira ou negativa como a segunda, mas a outra metade não queria se arriscar com a autora novamente. Fiquei exatamente um ano com o livro na estante esperando o momento certo de lê-lo, e esse momento finalmente chegou. Ainda bem que eu esperei, e ainda bem que eu li!

Diferente das publicações anteriores da autora, A Chama de Ember é um livro único, o que já foi um ponto positivo. A autora criou um universo onde existem dois mundos, o dos humanos e o "outro lado", onde moram todas as criaturas mágicas como lobisomens, vampiros, bruxas e etc; esse outro mundo é uma mistura steampunk com a mitologia do Halloween, o que foi algo bem inusitado pra mim.

Para quem não conhece, Steampunk é definido como "um subgênero da ficção científica que se tornou conhecido entre o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990. O estilo se trata de obras ambientadas no passado, ou num universo fictício semelhante a uma determinada época real da história humana, onde os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, porém foram produzidos através da ciência disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. O subgênero é frequentemente associado ao futurista cyberpunk." (Fonte: Infoescola).

Nesse universo conhecemos Jack, um lanterna que tem a missão de vigiar uma encruzilhada onde esses dois mundos se encontram, e não deixar ninguém atravessar para que os mundos não se misturem. Acontece que Jack identifica uma bruxa muito poderosa no mundo dos humanos, a criança de nome Ember, mas Jack se afeiçoa a ela e não consegue mandá-la para o outro mundo. Assim, ele começa a acompanhar a vida de Ember, até que ela completa 17 anos.

Ember é uma bruxa poderosa, porém sem treinamento. Viveu desde sempre no mundo dos humanos, mas sempre sentiu a presença de Jack e teve curiosidade para conhecer o outro lado, coisa que ele nunca permitiu. Mas a curiosidade e o "chamado" que ela sente pelo outro lado se tornam cada vez mais forte, e quando um belo vampiro misterioso aparece no mundo dos humanos e se oferece para levá-la ao outro lado, Ember não pensa duas vezes e resolve embarcar nessa aventura.

Em primeiro lugar gostaria de salientar que esse é um livro juvenil, então não demos esperar romances densos, personagens profundos, a história não é assim. Da mesma forma, seria pedir muito esperar que um livro da Colleen não tivesse um triangulo amoroso, parece ser a marca registrada dela. Colocando todas essas ressalvas e lendo a obra como ela é, uma fantasia juvenil, posso dizer que gostei da leitura.

Jack é a representação do cavaleiro sem cabeça. Quando novo fez um pacto e vendeu a sua alma para salvar seu vilarejo, e ele "trabalha" como guardião da encruzilhada. Acompanhar a vida de Ember faz com que ele desenvolva sentimentos por ela, mas ele leva seu trabalho muito a sério e demonstra seus sentimentos bem pouco, de forma mais carinhosa que apaixonada.

Já Ember foi um pouco decepcionante. Ela é poderosa mas não tem ciência ou controle do seu poder, e apesar de ter 17 anos parece ter bem menos, tem muitas atitudes infantis ao longo da história, e não consegue ser uma protagonista muito forte.

Dev, o vampiro bonitão e terceiro membro do nosso triangulo consegue ser charmoso, ter planos obscuros mas sem ser o badboy sabe? Esse é o outro ponto diferente nesse triangulo, temos dois personagens masculinos que apesar de ter suas diferenças lutam pela atenção da Ember de forma gentil, o que torna a história mais leve.

O universo fantástico e os personagens secundários roubam a cena na história. Principalmente o melhor amigo de Ember, que é outro que tem uma quedinha pela Ember, mas sua inteligência e imaginação roubam a cena.

O início do livro tem um ritmo mais lento, são muitas descrições para que possamos entender todo o contexto, e devo ressaltar que a imaginação da autora foi longe viu? Mas do meio em diante o ritmo dos acontecimentos acelera muito e a conclusão é até surpreendente.

Colleen ainda não é uma das minhas autoras preferidas, mas com certeza A Chama de Ember tirou a má impressão que a trilogia dos príncipes deixou, e com certeza lerei outras obras da autora.

site: www.entrepaginas.com.br

Deza Farias 24/08/2021

A chama de Ember
Esse livro tinha tudo para ser favorito logo que iniciei. Uma narrativa que prende, personagens maravilhos e elementos muito bons.

Mas eu achei que a autora foi se perdendo, principalmente quandoP inventou de criar um triângulo amoroso, coisa que eu detesto. O enredo é bem bacana, gostei muito do Jack e a abóbora dele. Já a Ember, eu gostava dela no começo, mas tenho aversão por personagens que todos os MACHOS do livro parecem se apaixonar, e ela óbvio não se enxerga bonita, tão clichê. Sem falar que a teimosia dela é irritante. Gostei muito do plot do final, e também curti o final, só teve uma coisa que meio que me emcabulou que foi o fato do misterioso envolvendo a árvore genealógica de Finey, porque no final a gente não sabe de onde ele tirava tantas idéias massas, queria saber se ele tinha sangue mágico.

Tanto o enrendo quanto os dramas eu gostei bastante. Mas, achei que o desenvolvimento dos personagens foi fraco, principalmente da Ember. A escrita da Houck é boa, mas ela enrolou demais e o livro tem muitas partes desnecessárias. A capa é linda, meio holográfica. Um amor.
Aaah, e eu me apaixonei tanto pelo vampiro quanto pelo lanterna. É, sou dessas!!!

Drys 19/08/2021

Ember e o lanterninha haha
Esse livro foi meu primeiro contato com a autora, gostei da escrita embora ela seja um pouco confusa por não conter "separações" das visões de personagem, muitas vezes tive que voltar o parágrafo e tentar entender quem estava na vez ?.
A estória é muito boa, bem detalhada, rica em "raças" de personagens temos desde humanos a bicho papão (daí já pode imaginar o quão rica a estória é em seres de outro mundo) os dois mundos foram bem completos.
Adorei o Dev meu mais novo vampiro audacioso preferido haha.
Jack PERFEITO!
Ember minha bruxinha adorável.

Rosylene.Portela 17/08/2021

Que livro bom mds, perfeito, eu tô apaixonada por esse livro, pela escrita da Colleen Houk, sério se vc gosta do Halloween, de histórias de bruxas, vampiros, lobisomens e até de esqueletos amaldiçoados gostosos vc vai amar esse livro (principalmente o última parte, aai Jack), leiam, vale super a pena. E sim, ele vale todo o hype q dão*. Com certeza favoritado ??

*Não q eu tenha visto muito hype, mas os q eu vi smp falaram muito bem

Wukng_Shadw77 16/08/2021

De fazer cabeças explodirem ( ou abóboras)
A leitura em si foi muito boa, o universo criado pela autora sendo uma mistura de steampunk com a mitologia do Halloween.
O ritmo da história começa um pouco devagar e depois vai numa velocidade incrível como o Phantom Airbus, e talvez, ouso dizer que os capítulos finais tenham ficado um tanto corridos.
Uma coisa que eu não posso deixar de citar e que foi um problema para mim é que no começo ( se não na maior parte do livro), a protagonista só toma decisões idiotas, e é claro a indecisão dela sobre quem ficar
Já estava bem óbvio que provavelmente haveria um triângulo amoroso, porém nós tivemos um quadrado amoroso se é que isso é possível. ( Até por que é óbvio que o Jack era o melhor pretendente, talvez até o melhor personagem do livro.)
Fora isso a história inteira é muito bem construída e a autora usou muito bem os princípios de plant and payoff, principalmente no final do livro fechando a história de maneira bastante satisfatória.
Portanto indico para quem queira um livro isolado e com uma boa história.

Mari 16/08/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Foi uma mistura de sentimentos, teve partes que gostei e partes que não gostei.

O final do livro meio que te recompensa pela raiva que você passa no meio da história.

Teve umas coisas meio mirabolantes, meio sem sentido que te deixa desanimado pra continuar a ler.

Mas amei o final.

Bruna3810 15/08/2021

Gostei muito
Foi minha primeira experiência com a autora. Simplesmente amei a história. É muito envolvente e rapidinho de ler. Recomendo.

Sabrina758 15/08/2021

Achei que a história foi muito enrolada, estava bem cansativo no começo, só conseguir ler rápido no final mesmo. Tô em dúvida se gostei ou não kkkkk foram muitas informações, acho que isso pesou um pouco, mas gostei do fim

Bre 14/08/2021

O livro é mais ou menos, mas o final é incrível
O livro é bom mas passei muita raiva com a Ember. Para falar a verdade o livro não é bom, o final sim que é muito bom. As várias coisas que me fez ter muita raiva é o fato de todos se apaixonarem por Ember e sempre terem de protegê-la sendo que ela é uma bruxa muito poderosa. Os melhores personagens na minha opinião é Jack, A abóbora de Jack e o Finney. Ember é uma garota muito inocente, mesmo que ela tenha apenas 17 anos ainda sim é muito chato uma protagonista ingênua, inocente, e que faz tudo que lhe mandam sem questionar.
Acho este mundo que Colleen Houck nos trouxe é incrível, a trama é incrível e no final quando você junta todos os pedaços fica grata e feliz de ter continuado (pelo menos fiquei assim).
Acho que Colleen poderia ter tratado melhor a amizade ao invés de colocar todos como um possível par romântico para Ember.
Universo incrível e trama muito interessante.

SPOLER ABAIXO!!!????????????????????????

Não entendi o porquê do sonho de Jack, mas me deu medo porque achei que era uma profecia.

Jota Oliver 11/08/2021

Pra quem acha que triângulo amoroso é pouco....
A autora apresenta um rico universo baseado no Halloween, bem como personagens interessantes e divertidos. O melhor deles é Jack, o Lanterna (e não o estiprador), um eterno jovem preso a uma condição entre a Vida e a Morte, tendo que ser o guardião que mantém separado o nosso mundo e o Outro Mundo. So isso já seria o suficiente para me fazer querer ler, imaginando suas aventuras, só que...

A protagonista aqui é a Ember, uma típica adolescente de livros que "questiona as normas e padrões sociais do lugar que vive" e achei que ela está na medida, não é ruim a ponto de comprometer a qualidade da trama mas também não é excelente. Eu diria mediana. Muitos podem achá-la inconsequente demais, mas eu relevei esse ponto pois além de ela ser muito jovem (16-17 anos), há também um fator místico na atração dela com o Outro Mundo.

O restantes dos personagens são muito divertidos de acompanhar, principalmente a Délia, a Pirata Vampira (ou seria a Vampira Pirata?), com seu jeitinho bem sarcástico.

Só não dou uma nota maior para este livro pois a autora dedica tempo demais formando um quadrado amoroso completamente desnecessário, uma vez que fica claro de quem a prota gosta, sendo que ela nem tem uma personalidade tão fascinante assim que justifique 2 desses marmanjos fiquem de quatro por ela.

Kihazy 11/08/2021

bom.
Eu confesso que comprei esse livro somente pela capa, nem tinha lido a sinopse, mas foi uma boa leitura, apesar de eu ter achado a história em certas partes bem lenta e maçante, com muita informação pra um livro único, recomendo caso você goste de fantasia mais juvenil