A Chama de Ember

A Chama de Ember Colleen Houck

Resenhas - A Chama de Amber

_lmuller_ 12/08/2020

Adorei
Eu gostei muito da história, teve partes em que eu me perdi, mas gostei bastante.

Brunet 05/08/2020

A chama de Ember e sua falta de construção.
Sendo sincera, já li bastantes livros, dos quais muitos abandonei e muito concluí, mas A chama de Ember, de fato foi um dos mais tediosos que já li, a história não tem uma boa contrução, até pelo menos metade do livro você não consegue identificar o rumo deles, parece que eles só estão vagando e a escritora narra a viajem.
Outro fato que me incomodou, foi os diversos pretendentes que Ember tem, não havia necessidade nenhuma, não acrescentou quase nada para a história.
Falando agora dos personagens, eles poderiam ser melhor construídos, tanto suas personalidades como suas atitudes.
Bom, em meu ponto de vista, é um mero livro para atrair atenção de jovens pré adolescentes, não é um livro pra se pensar profundamente
Em meu ver, o único ponto positivo para o livro seria a capa, que foi o motivo principal para eu ler.

Robs - @biblioteca.paralela 31/07/2020

Quando você lê um livro de uma das suas autoras favoritas as expectativas são altas, e de fato não posso negar que a Colleen sempre faz uma pesquisa de campo incrível para criar seus personagens e dar corpo aos seus enredos, para esse livro ela se baseou no folclore do Dia das Bruxas, em especial na Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e no mito que originou os rostos esculpidos nas abóboras, porém A Chama de Ember não ganhou o meu coração como foi em A Maldição do Tigre.

Apesar de ter uma escrita muito fluida, infelizmente acho que a Colleen está seguindo uma mesma receitinha de bolo com o romance entres os personagens o que acabou me desanimando um pouco. Mas se você gosta de romances com fantasia e não conhece ainda o trabalho da autora, vale a leitura.

Crisálidas de Papel 28/07/2020

Um Hallowen Steampunk
Após realizar um pacto, Jack foi transformado em lanterna e designado a guardar uma encruzilhada, impedindo que seres do mundo mortal e do Outro Mundo atravessassem um para o lado do outro.
Bruxas, em especial, recebem uma atenção redobrada quando surgem, sendo necessário que o lanterna notifique prontamente o seu aparecimento. Porém, quando o vento de bruxaria sopra na encruzilhada de Jack, ele decide identificar a bruxa por si mesmo, e então, resguarda-la.
Ember era apenas uma garotinha quando vê Jack pela primeira vez e, desde então, é capaz se sentir sua presença ao longo de seu crescimento, zelando por ela; mas ele atua a distância, como um guardião secreto.
Quando Ember enfim consegue fazê-lo se apresentar devidamente e conversar com ela, a bruxinha se vê deslumbrada com o Outro Mundo e todas as possibilidades ofertadas por aquela realidade.
Jack se nega a permitir a travessia, pois conhece todos os perigos que lá espreitam. Entretanto, quando menos esperavam, um vampiro bastante charmoso surge e leva Ember consigo ao Outro Mundo, obrigando o lanterna a deixar o seu posto para procurá-la, e é aí que toda a aventura começa.
O Halloween sempre exerceu um efeito especial sobre mim, acho que desde que eu assisti "O Estranho Mundo de Jack" quando criança. Na primeira parte da história, eu senti o Halloween em cada parágrafo, as folhas laranjas cobrindo o chão, o clima outonal, o cheiro de maçã, as abóboras e os gatos pretos.
Ao avançar até o Outro Mundo, me surpreendi a encontrar a temática Steampunk. O universo criado por Colleen foi muito bem feito. Cada mínima coisinha vinha com uma descrição de seu funcionamento, com as engrenagens e a luz de bruxa, assegurando que desempenhassem sua função. As descrições e explicações não me incomodaram e não tornaram a leitura maçante, em realidade, a construção daquele universo é o grande trunfo do livro, tanto que por vezes tive a impressão que a autora se apaixonou mais pelo mundo criado do que pelo enredo.
É uma característica da Colleen pegar lendas e transformá-las em coisas totalmente novas. Aqui temos a história do Cavalheiro sem Cabeça repaginada, bem como Frankenstein, o homem invisível, os vampiros e até a o fato de as vassouras serem ligadas as bruxas. E tudo é feito de um jeito tão leve, que dá gosto de ficarmos procurando as "referências".
Agora vamos falar sobre os personagens, primeiramente, fiquei comparando-os o tempo inteiro com os que eu já havia lido em outros livros da autora, e não achei justo, então passei a avaliá-los pelo que eles são.
Jack é bastante interessante, mas não tive muito tempo com ele quanto gostaria. Ember é teimosa, um pouco infantil demais; os outros personagens a tratam como uma bruxa poderosa, contudo os poderes não são explorados nem por ela e nem na narrativa, nos deixando com gosto de quero mais. Na verdade, eu senti isso sobre TODOS os personagens. Creio que por se tratar de um volume único, não havia tempo para aprofundar cada um deles, mas a gente fica com a sensação de que falta algo.
Gostei do final, apesar de achar a resolução das coisas um tanto corridas. É um bom livro. Ele é direcionado a um público juvenil, ainda mais jovem do que as outras obras dela, e talvez seja por isso que não me senti completamente satisfeita, pessoalmente eu queria mais intensidade, tanto nas cenas de romance, quanto nas subcamadas dos personagens. Parecia que havia algo separando a superfície, do que havia em baixo, uma parte não explorada pela Colleen e que tornaria o livro mais interessante.
B. C.

site: https://www.instagram.com/p/CCtFy1xDWzk/?utm_source=ig_web_copy_link

SarahMenatti 26/07/2020

Fantástico
Sou suspeita a falar da autora,pois é minha preferida,e ela sabe criar uma boa história não importa o assunto.
Este livro confesso que me deixou um pouco com receio de começar a ler,vi vários comentários maldosos que detonaram o livro,e como gosto muito da autora não queria passar por isso,creio que cada um tem um gosto e você não precisa desvalorizar a obra,só porque não foi como queria,mais me surpreendi,foi uma história muito surreal!
Se você curte um bom livro com Vampiros,Lobisomem,lanternas,bruxa entre outros,este com certeza vai prender sua atenção,além de citar algumas características da "A maldição do tigre",o que foi maravilhoso,uma história rica em detalhes,e a forma de pensar em relação a energia,foi simplesmente surreal,nunca teria pensado nessa ideia,de que uma bruxa que gerava energia para tudo mundo.
O que me chamou atenção também foi uma parte do livro em seus capítulos finais.
- [...] Homens como você e eu são como bigornas.Outros homens são moldados a afiados sobre as nossas costas fortes...
Essa parte me fez lembrar do quanto tipo de gente que são assim,que preferem ter sucesso nas costas do outro,sem mecher se quer um dedo do lugar,não quer passar pelo que o outro passou para poder estar ali,então o que você esta sendo? A pessoa em que passou por todas as etapas e agora é coluna ou você é a qual que fica dependendo do esforço do outro pra chamar de seu? .
Este livro é fantástico,eu amei a história,e com certeza tirei uma lição dela.

Lara Heloize 16/07/2020

Decepcionante
O livro é uma mistureba de diversos esteriótipos, com um enredo sofrível, personagens rasos, um quarteto amoroso (sim, você leu certo) totalmente forçado e um mundo muito mal construído.

Dulce 16/03/2020

Não me cativou!
Estava cheia de espectativas por esse livro! Mas, confesso que não me pegou. Achei a leitura arrastada e cansativa, confusa e desconexa. A idéia da história é maravilhosa, mas não foi bem construída, e os personagens? O único que me despertou interesse foi o Jack.
Confesso, que afirmar isso é difícil. Sou muito fã da Colleen e já li todas as suas sagas, mas este livro, me decepcionou!

Sinopse:

"Quinhentos anos atrás, Jack fez um pacto com o demônio e acabou condenado a uma eternidade de servidão. Como um lanterna, seu único dever é guardar um dos portais que levam ao reino imortal, garantindo que nenhuma alma se infiltre onde não é bem-vinda. Jack sempre fez um excelente trabalho... até conhecer a bela Ember O'Dare.

Há tempos, a bruxa de 17 anos vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Insistente, sem temer os alertas dele, Ember enfim consegue adentrar a dimensão proibida com a ajuda de um vampiro afável e misterioso, e então tem início uma perseguição frenética através de um mundo tão deslumbrante quanto perigoso.

Agora Jack precisa resgatar Ember antes que o universo terreno e sobrenatural entre em colapso."

Flavia Pedroso 31/03/2020

Sensacional
Um livro sensacional, tendo tudo aquilo que eu mais amo ler. Magia, sobrenatural, intriga, jogo de poder, vingança, amor, um banquete para quem gosta de livros de fantasia com essa pegada. Temos bruxas, vampiros, lanternas, lobisomens, trolls, gnomos, bicho-papão, e tantos mais.

Nesse livro conhecemos Jack, um lanterna que precisa cuidar de uma encruzilhada (que é o ponto de ligação entre o Mundo Mortal e o Outro Mundo), enviando os habitantes do outro mundo de volta e não deixando que os mortais atravessem para o lado de lá.

Só que uma das coisas que Jack deveria informar era se no seu vilarejo tinha alguma bruxa e ele por ter se afeiçoado à bruxa local, já que conviveu com ela desde pequena, não fez isso. E ela por sua vez, sabia que tinha um "protetor" invisível e a cada dia que passava sua vontade para ir ao Outro Mundo aumentava. Até que um dia um belo Vampiro aparece e a leva ao Outro Mundo. A partir daqui é aventura atrás de aventura. Simplesmente fantástico, a forma como a autora mescla todos esses personagens e também as reviravoltas na história, que realmente te prendem e te faz sempre querer continuar lendo para saber o que vem pela frente. Esse livro tem tudo para ser o meu favorito esse ano. Se você tiver a oportunidade de ler, não desperdice, porque você vai simplesmente amar.

P.S. E a autora ainda nos conta o surgimento do Halloween e o porquê do uso de abóboras. 😍😍😍

@osilenciodoslivros 04/07/2020

Te amo Colleen Houck
Esse livro é de MUITA fantasia e ficção e, claro, nosso bom e velho romance. E gente, OLHEM ESSA CAPAAAAA! COM CERTEZA UMA DAS MAIS BONITAS DA MINHA ESTANTE!!!

Todos os tipos de seres míticos estão nesse livro: bruxas, vampiros, lobisomens, trolls, kraken, gnomos, espectros, gremlins, etc.

Você viaja para um novo mundo que nos proporciona grandes imaginações e eu amo a Colleen Houck por isso, pois ela descreve de forma bem detalhada, sem rodeios e que você não se perde.

Eu amo protagonistas femininas que são fortes e independentes, que tomam decisões por si só, é o caso da Ember.

Bom, pelo livro conter tantos personagens e nomes de objetos, poções e feitiços, ele deve ser lido com máxima atenção, já que todos os personagens citados são importantes.

Eu super indico esse livro para quem gosta do gênero, realmente ele é uma viagem deliciosa de se fazer.

Enfim, eu já amava a Colleen pela saga da Maldição do Tigre, então minha expectativa com esse livro estava bem alta e foi suprida. Terminei a leitura amando ainda mais a Colleen Houck e amaria se A Chama de Ember se tornasse uma trilogia, seria legal se fosse explorado a história de outros personagens também!

AndyinhA 28/02/2020

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Estava agarrada nesse livro e demorou um pouco para sair/finalizar ele. Confesso que fiquei surpresa com a nota ser tão positiva. Me pergunto se não é devido as outras séries da autora, principalmente aquela do Tigre e como consequência, tudo que o autor escreve seus fãs avaliam positivamente.

A ideia geral de ‘A CHAMA DE EMBER’ é boa, mas carece de aprofundamento, a autora cria um mundo novo, chamado aqui de Outro Mundo, mas o descreve de forma bem simples, o que é uma pena, pois percebi que tinha tanta coisa a explorar. Vale também para os personagens e até a própria história.

A narrativa foi muito chata e arrastada, tive muitos problemas para conseguir dar sequência na história, lia poucas páginas e ou estava dormindo e precisava reler algumas coisas ou não estava animada para seguir em frente. Talvez um fã da autora tire isso de letra, para os outros recomendo atenção...

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2019/10/EmberPoison.html

Naty 17/11/2019

PER-FEI-TOOOOOO!!!!!!
GENTE DO CEU O QUE FOI ISSO?! ESSE LIVRO É TAO BOM DE LER E DE SE APEGAR, ADOREI!!!!

É mais um daqueles livros q vc quando termina de ler fica olhando a capa e dá aquele suspiro satisfeito e seu coracao se aquece por causa do conteúdo que ele guarda. O final é tao fechadinho e merecido e MEU DEUS QUE UNIVERSO MARAVILHOSO E PERSONAGENS BEM CONSTRUIDOS E AAAAAAHHHH ??????????????????????????????????????????

Vânia 25/09/2019

Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Young-adult)
Esta história é bem apropriada para a época que nos aproximamos: o Halloween.
A lenda do Cavaleiro sem Cabeça, conhece? Pois bem, a autora fez uma adaptação bem young-adult, com um romance bem gostosinho.

*Hallowell, Nova Inglaterra*

Jack, o nosso cavalheiro, fez um pacto com o demônio para salvar uma cidadezinha. Por conta disso, ele iria ficar como uma espécie de porteiro, cuidando para que nenhuma alma "desavisada" passasse para o outro lado (mais precisamente, atravessasse a ponte), ou Outro Mundo.
Jack pode sempre ser visto em companhia de uma abóbora. Essa foi a forma que ele escolheu para manter sua "chama". Essa abóbora nunca envelhecia ou se decompunha, mas poderia quebrar, o que deixaria sua alma vulnerável.
Jack não estava morto, mas também não estava vivo.

Fazer com que pessoas normais ficassem longe de sua ponte era fácil. No entanto, o "vento" poderia trazer um tipo de pessoa que significaria encrenca: uma bruxa.
Para isso, o vento soprava 3x, indicando que havia uma bruxa nas redondezas.
Esses ventos poderiam trazer algum bruxo poderoso demais até mesmo para os padrões do Outro Mundo, por isso, precisavam ser vigiados de perto.

A 1ª vez que isso aconteceu com Jack foi em 1587. Uma tal de Eleanor Dare apareceu. Ela era boa e não parecia interessada em atravessar a ponte.
Pouco tempo depois, ela deu à luz uma menininha. Então, as duas desapareceram... e a cidade enlouqueceu.
Jack teve que pedir ajuda a Rune, um demônio, para se livrar de todos os loucos, de uma forma ou de outra.

A 2ª vez foi em 1692, em Salém.
Dessa vez Jack quem foi ajudar Rune.
Muitas mulheres não bruxas estavam sendo enforcadas como se fossem, o que deixou Jack cismado com o jeito de ser de Rune... e o fez tomar a decisão de não mais precisar da ajuda do outro.

E agora, pela 3ª vez, o vento trouxe uma bruxa muito inofensiva. Ember O'Dare.

Ember havia ido à cidade para morar com uma tia-avó. Por ser a única, não tinha quem lhe ensinasse feitiços, assim, vivia cometendo erros. Jack ficou fascinado e passou a observá-la de longe.

Aos 17 anos, Ember tornara-se uma bela jovem, o que chamava atenção dos rapazes da cidade e fazia com que todos tivessem planos de se casar com ela. Mas Ember não estava interessada neles, mas em alguém que ela "sentia" a presença.
E foi na festa de Samhain que Ember e Jack se viram frente a frente pela primeira vez. E ela soube qual era o trabalho dele... e quis atravessar a ponte.

O trabalho de Jack era impedir isso (além de esconder a presença de Ember para Rune), mas ele não contava que além da teimosia da jovem, ela iria ter a ajuda de um vampiro.

Deverell Christopher Blackbourne fora enviado para buscar Ember e levar para o Outro Mundo... e é aí que começa a nossa aventura.
Quem contratou Deverell para levá-la? Qual era o real poder de uma bruxa no Outro Mundo? Qual o perigo que Ember corria ao ponto de fazer Jack abandonar o seu posto para ir atrás da jovem?

Fundindo lenda, romance, aventura e uma pitada de mistério, Colleen nos leva a uma nova aventura - sem cliffhanger - e com um final inesperado.

Existe um pouco de magia na esperança

5 estrelas

Eita Já Li 11/11/2019

Mais uma vez a Colleen me ganhou com sua história
Eu adoro a Colleen e estava muito ansioso para ler esse livro, mas, eu não estava pondo tanta expectativa nele porque esse é primeiro livro dela que sai dos moldes de mitologia e eu não sabia bem o que esperar e estava com medo de acaber me decepcionando com a leitura, mas claro que não houve arrependimentos estamos falando de Colleen e ela sempre entrega uma boa história.

A leitura foi simplesmente maravilhosa e me deixou encantado como sempre fico em todos os livros escrito por ela. A história começa de forma tão despretensiosa e toma caminhos que eu nem sequer imaginava e o final me deixou totalmente boquiaberto.

Eu acho incrível a forma como Houck consegue moldar o plano de fundo de suas histórias (sejam elas mitologia ou nesse caso Halloween) se encaixar perfeitamente e trazer sentido para a narrativa do livro que ela está escrevendo, o leitor pode até ter coisas a reclamar do protagonista (não nesse livro), mas ninguém pode dizer que ela não sabe/consegue trabalhar bem os elementos de suas histórias e acredito que é exatamente isso que me faz amar tanto os trabalhos dela.

O trabalho de desenvolvimento dos personagens me deixou muito feliz, ninguém é deixado de lado ou menos explorado, cada um tem o seu momento e sinceramente nada melhor do que personagens bem desenvolvidos. Ember é de longe a protagonista mais interessante e divertida que a Colleen já escreveu, daquelas que a gente gostaria de ser amigos, Jack é aquele crush que está sempre presente nos livros da autora é impossível não gostar dele.

Mais uma vez a Colleen fez eu me lembrar porque eu sou um completo fã dela, entregando uma história divertida, envolvente e com personagens carismáticos, com muitos elementos do Halloween, mas, que não é assustador.

site: https://eitajali.blogspot.com/

Ma.Castro 29/04/2024

Um livro diferente!! Não estaria na lista de minhas recomendações! Achei que foi muito bagunçado, as vezes não entedia nada o que estava conhecendo. Talvez se o livro fosse mais detalhado, não sei! Só não gostei muito! Tirando o jack, um personagem muito bom! Pq a mocinha Deus me livrekkkkkk