Autobiografia

Resenhas - Autobiografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nado 13/07/2020

Metaleitura
O livro tem uma premissa interessante, mas o autor meio que confunde no decorrer das páginas. Por sorte essa edição da Tag tem um guia para você ler após uma certa quantidade de capítulos. (Muitos erros de edição e revisão que desmotivam em continuar). Recomendo a leitura, com ressalvas.

Lincoln 27/01/2021

Pronto para levar sua leitura para o próximo nível?
Um jogo literário. É o que define esse livro todinho. E como todo jogo, uma dose de desafio é oferecida, e você precisa ter disposição e energia para vingar nele. Nesse quebra-cabeças literário, destaco o foco narrativo dinâmico, com que o leitor precisará ter paciência até se acostumar. Qual José está falando? O jovem escritor? O Saramago? O narrador de Peixoto? Outro ponto de destaque é a problematização do que é autobiografia e autoficção, que por ser uma discussão mais acadêmica, pode desmotivar o leitor. Entretanto ela não é pré-requisito, mas ajuda a brincar com o livro. Se você ainda não é um leitor de Saramago, como eu, não se preocupe. Mas se você for, sua experiência será enriquecida, pois os personagens da história são referências à literatura dele. Tanto que já fiquei interessado em conhecer algumas das obras citadas em Autobiografia. Sobre a escrita de José Luís Peixoto, devo dizer que sua habilidade descritiva nos transporta para os espaços da história e nos aproxima das personagens. É, de fato, uma leitura agradável, mas que precisa ser ativa. O guia publicado na revista da Tag Curadoria pode ajudar, principalmente no início. Depois que você engatar, poderá dispensá-lo.

Bookster Pedro Pacifico 17/07/2019

Autobiografia, de José Luís Peixoto
Será que as palavras mantêm vivos aqueles cuja falta nos é sentida? Peixoto conseguiu fazer isso com José Saramago. A presença do gênio da literatura como um dos personagens principais dessa obra conseguiu, sem qualquer dúvida, dar novos suspiros a Saramago. “Autobiografia” é uma leitura inteligente e que nos mantém famintos pelas próximas linhas, pelos próximos encontros e desencontros que, aos montes, se repetem nessa história.

José, o narrador-personagem, compartilha não apenas seu nome com Saramago, mas também a escolha da escrita como profissão. No entanto, José se encontra em um momento de crise: Como superar a dificuldade de escrever o segundo romance? Essa síndrome da folha em branco, que parece assombrar muitos escritores, não poupou o nosso narrador e, como parece, também fez de Saramago sua vítima. Em meio a essa obsessão causada pela ausência da escrita, a vida de José se cruza com a de Saramago. Mais que isso: José é convidado a escrever uma biografia da vida desse grande escritor.

E o que não podemos deixar de lado é a presença de um terceiro José: o autor do livro. São, portanto, três “Josés”, cujas histórias vão se mesclando entre uma indecifrável mistura de realidade e ficção. O importante é não querer ser um leitor tão racional nesse “jogo de espelhos”, mas curtir a inteligência de José – qual deles? – ao construir essa incrível narrativa sobre a escrita, sobre a vida do escritor e sobre situações imprevisíveis!

site: https://www.instagram.com/p/BzEtM9gAYIQ/
Cacio Silva 18/07/2019minha estante
Eu estava vendo geral falando mal do livro, que até tinha desaminado. Porém, estou lendo, e quase na metade do livro, só consigo ver o quão incrível é a obra.

Mariana Rocha 07/07/2019

Josés geniais.
Autobiografia é um livro genial. José Luís Peixoto não decepciona, com uma linguagem extraordinariamente inteligente nos coloca num jogo literário maravilhoso. Mas é importante recebe-lo com a mente aberta para aproveitarmos integralmente. Pra mim, o Capítulo 20 é o ápice do romance, surreal, poético, incrível. É o momento em que, finalmente, nos sentimos parte do livro ao lado dos três Josés.
Só não fui cativada nas partes do "caderno", mas no fim, a gente acaba acreditando que até isso foi intenção do autor.

"A literatura é feita de espaços vazios a serem preenchidos por quem os interpreta". Resume bem a experiência dessa leitura.

ToniBooks 07/06/2023

Obra tautológica
Leitura truncada e hermética. Toda obra literária merece respeito, mas eu estaria mentindo se não dissesse que esse foi um dos piores livros que já li. Tanto é que só perdi o meu tempo até 50% da obra, o resto, pra ser sincero, nem li. Contudo me acho no direito de registrar como lido, para não correr o risco de me auto-flagelar lendo-o novamente. É uma autoficção que deixa o leitor confuso quanto ao narrador. Em certos momentos, não se sabe quem está falando. Talvez para o autor esse livro faça sentido; para mim, bulhufas.
Lucs 08/06/2023minha estante
Putz, é muito ruim quando pegamos um livro e nos damos conta que não é pra gente. Teve um bem falado até por aqui que detestei também e pro meu azar tinha mais de 900 páginas. Li com todo ódio do meu coração kkkkkk!

Carolina.Teixeira 12/07/2020

Encantada
É uma história para apreciadores de Saramago, doidinha e com um brilhantismo delicioso. Adoro o modo como a literatura é celebrada e como mostra o quanto vida e palavras estão tão conectadas.
É uma história para os amantes das palavras, seus admiradores mais profundos. Tudo se encaixa, mas nada fica tão preto no branco.
Minha primeira vivência com Peixoto foi na FLIP2019, me encantei e, sua escrita, não decepcionou. Fecho o livro satisfeita com o todo! :-)

site: https://bit.ly/leituraautobiografia

Vitor Hugo 14/08/2022

Metaliteratura

JOSÉ Luís Peixoto narra a história de JOSÉ que é encarregado de escrever uma biografia do genial escritor português JOSÉ Saramago. Não por acaso, há um entrelaçamento de JOSÉ escritor, JOSÉ personagem, SARAMAGO, escritor, SARAMAGO, personagem. Enfim, uma verdadeira metaliteratura muito bem construída, que já está evidente desde o título: biografia, autobiografia ou romance? Como diz JOSÉ (qual deles?), um texto ficcional de cariz biográfico. RECOMENDO, principalmente para quem, como eu, é assíduo leitor de Saramago.

Joao.Rodrigues 21/07/2019

Literatura sobre literatura
Não conhecia o autor mas agora quero ler tudo. Este é um dos romances mais instigantes que li nos últimos anos. Não exagero, embora acredite que não é um livro para leitores menos acostumados a literatura. A exigência é grande. Penso que será um bom livro para quem tenha interesse por autores como: W. G. Sebald, Philip Roth e por aí vai.

Litchas 09/07/2019minha estante
Realmente um livro triste de se ler.. excessivamente técnico porém sem sentimento... fiquei muito decepcionada e abandonei a leitura!! :/

Bia 11/07/2019minha estante
Triste né? Tanta expectativa resumida em frustração!

Dalila.Realino 02/08/2019minha estante
Parabéns pela coragem em dizer. Muitos sentem-se quase obrigados a gostar de um livro, como se não gostar fosse dar certificado de "burrice". Mas você não entrou nessa onda. Você foi uma árbitra literária, avaliou o livro e não deixou que o contrário acontecesse: o livro te avaliar. Quanto a revista, o livro não se basta, né? Livro bom se basta. Amei encontrar um resenha sincera. Beijos e parabéns!

Marilia 13/08/2019minha estante
Livro chato!pronto falei!

Hugo 27/09/2020

Com muitas referências a Saramago, esse livro se mostra um prato cheio pra quem gosta da obra dele. E talvez pra quem não conheça, pode achar até ruim.
Vai ver é isso que representa as notas baixas aqui no skoob. Comecei a ler com receio de ser ruim. Mas pelo o contrário, achei o livro muito bom, de início ao fim.

Clara Vellozo 24/07/2020

Quebra-cabeça inteligente e final genial!
Quebra-cabeça inteligente, final genial que emenda no início e belamente escrito!

Uma história simples até, mas a forma como ela é contada revela a maestria que poucos escritores possuem. Sim, é um livro que vai mexer com a sua cabeça porque trata-se de metaliteratura, ou seja, um livro dentro de outro livro, dentro de outro livro, dentro de outro livro, uma deliciosa vertigem literária (será um novo gênero pelo qual me apaixonei?)

É uma experiência única de leitura, como nunca tinha feito antes e se é o que você procura, vá em frente. No entanto, não procure tentar entender coisas inexplicáveis, apenas absorva o livro em todas as suas camadas e divirta-se com as inúmeras possibilidades que o livro oferece, formule suas teorias e depois venha me contar.

Gláucia 19/07/2019

Autobiografia - José Luis Peixoto
????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
regifreitas 19/07/2019minha estante
nossa!!! e eu estava muito curioso em relação a este livro!!

Patsy Z 19/07/2019minha estante
Kkkkk melhor resenha.

Gláucia 19/07/2019minha estante
Régis, pode ser que seja bom mas eu não entendi nada. Achei um porre.

regifreitas 20/07/2019minha estante
Gláucia, eu só li um livro do José Luiz Peixoto - Morreste-me - e adorei! desde então venho querendo ler outras coisas dele. acho que vou começar por outro então... rsrsrs

Tati 22/07/2019minha estante
Adorei. Exatamente como me senti lendo!

Marta Skoober 28/07/2019minha estante
Adorei a resenha...
Saudades do canal, iria adorar vê-la falando sobre ele.

Gláucia 28/07/2019minha estante
Hahahaha. Nem ia ter o que falar

Bel * Hygge Library 06/08/2019minha estante
Hoje completa um mês que eu estou lendo esse livro e minha reação é exatamente igual à da sua resenha... Que livro maçante!

Mariana Dal Chico 25/10/2019minha estante
MELHOR RESENHA!
hahahahahahahhahaha
Adoro sua sinceridade, confesso que estou com receio de ler esse livro, parece que os leitores se dividiram em dois extremos.

Gláucia 07/03/2020minha estante
Vc acabou lendo Mari? Se sim, o que achou?

adrianlendo 25/04/2020

Com um bloqueio criativo durante a escrita do seu segundo romance e dívidas para pagar, José aceita escrever a biografia de José Saramago.
? Autobiografia é paradoxal. É uma ficção sobre algo real e os personagens sabem que são ficção ao mesmo tempo que se consideram reais e então entra em uma ficção dentro da própria ficção, deixando tudo cada vez mais confuso.
? Falamos aqui de uma confusão sem limite, um livro que começa bem, mas que começa a se dividir nas narrativas e entrar em crises existenciais extremas a ponto de se tornar entediante.
? Autobiografia começa promissor com seus paradoxos mas acaba se perdendo neles e isso transforma a experiência algo arrastado e sem sentido, o que era pra ser uma obra de amor a literatura simplesmente se tornou confusa demais para passar até mesmo isso.

Ruth Roland 18/09/2019

Sem sentido...
Se não fosse a escrita do Peixoto, esse livro seria menos que regular.
Na minha opinião, um enredo sem sentido, onde há uma confusão dos personagens José e Saramago, serem a mesma pessoa.
E o problema não é que eles sejam a mesma pessoa, é que a explicação para isso é fraca e sem graça. A história se torna tão enfadonha,que demorei mais de um mês para concluir essa leitura, lutando para não abandonar.
Foi o primeiro livro desse autor que li, mas não me fez ter uma impressão ruim do mesmo. Ainda bem... vi muitos elogios a outros títulos de Peixoto e espero conhecer mais.
Porém, não indico Autobiografia para ninguém. Infelizmente.
Toni 20/05/2020minha estante
Leia, Morreste-me. Depois me diga se a impressão continua. ??

Ruth Roland 20/05/2020minha estante
Haha obrigada pela indicação, Toni. Como falei na resenha, já vi muitos elogios ao Peixoto. Só nosso primeiro contato que não foi tão legal. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5