A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Andréia 05/09/2024

Emoções atrás de Emoções.
Uma leitura que me prendeu do início ao fim,apesar do livro ter muitas páginas,a história não é cansativa. Nós mostra vários lados do ser humano.

Vale a pena a leitura,vamos nos emocionar,vamos rir,vamos passar raiva e ficar tensos. Vocês observarão que as histórias se entrelaçam,até que o ciclo seja quebrado.

Juliana 05/09/2024

U A U
Nunca li nada parecido! Profundo, envolvente, maravilhoso. Mais de 500 páginas que precisam ser lidas com calma, porque apesar da escrita fluida da autora, traz temas muito densos.
O livro retrata a história de três gerações da família Del Valle/Trueba em meio a momentos políticos históricos, conturbados e opressores tão conhecidos por nós, latinos.
Comecei a ler achando que era uma história sobre o sobrenatural e nada mais, e fui MUITO surpreendida!
Bizarro como a autora consegue costurar tão bem os romances e as partes divertidas com os momentos de violência e opressão, construindo personagens tão profundos e humanos.
Uma das melhores leituras do ano, com certeza! Deveria ser obrigatória pra todos os latino-americanos.

Marcelo1415 05/09/2024

Atemporal
A casa dos espíritos é tanto uma emblemática saga familiar quanto um relato acerca de um período turbulento na história de um país latino-americano indefinido. Isabel Allende constrói um mundo conduzido pelos espíritos e o enche de habitantes expressivos e muito humanos, incluindo Esteban, o patriarca, um homem volátil e orgulhoso, cujo desejo por terra é lendário e que vive assombrado pela paixão tirânica que sente pela esposa que nunca pode ter por completo; Clara, a matriarca, evasiva e misteriosa, que prevê a tragédia familiar e molda o destino da casa e dos Trueba; Blanca, sua filha, de fala suave, mas rebelde, cujo amor chocante pelo filho do capataz de seu pai alimenta o eterno desprezo de Esteban, mesmo quando resulta na neta que ele tanto adora; e Alba, o fruto do amor proibido de Blanca, uma mulher ardente, obstinada e dotada de luminosa beleza.
As paixões, lutas e segredos da família Trueba abrangem três gerações e um século de transformações violentas, que culminaram em uma crise que levam o patriarca e sua amada neta para lados opostos das barricadas. Conhecido como obra-prima da literatura latino-americana, A casa dos espíritos apresenta uma narrativa instigante que costura passado, presente e futuro de maneira fluida e elegante. Isabel Allende nos presenteia com personagens ricos em emoção e detalhes bastantes minuciosos a respeito do universo que os rodeia. Um romance atemporal com toques de inspiração na família da própria autora, com certeza é uma obra que precisa estar na estante dos leitores.

Mayara 04/09/2024

Mais um favorito da vida !
Que sensibilidade!
Uma história linda e muito real. Que mostra como a vida realmente é , mas principalmente a sociedade com pontos que até hoje se encontram e ocorrem com frequência. Um livro que me emocionou mto e me encheu os olhos de lágrimas, o que é extremamente raro! Enfim?. Lindo livro, e pra mim acho que é o único livro que eu faria uma leitura novamente !

Jules 03/09/2024

?A Casa dos Espíritos? é pra ser lido devagar, sem pressa, pois trata de temas densos que devem ser absorvidos devagar. Estamos falando de uma história geracional, que retrata além de amores proibidos, um país que se vê refém de um golpe militar. A escrita de Isabel Allende é fluida e bastante envolvente, apesar dos capítulos serem longos. Me surpreendi com a história e com o desenvolvimento dos personagens.

Julia 01/09/2024

Incrível
Não tenho palavras para descrever a experiência do livro, que conta com tanta complexidade dureza e delicadeza como são as pessoas e tudo que elas fazem, como se relacionam, e como elas enxergam as coisas em diferentes tempos, como mesmo o outro tendo feito coisas horríveis ainda existe afeto. Existem muitos momentos difíceis nos livros, como existem muitos bons momentos, é uma grande coletânea que contempla pessoas reais.

amandafffdo 30/08/2024

Las Tres Marías
Meu primeiro contato com Isabel foi como procurar palavras e não encontrar, como tentar descrever tudo que senti sem ao menos chegar perto; um delírio.

A casa dos espíritos contempla a história do Chile sob um ponto de vista feminino, autêntico e sensível, de maneira a libertar o leitor de todas suas ideias e preconceitos para, enfim, deixá-lo se perder nos tempos e nas crônicas de uma narrativa absolutamente ressonante.

Allende apresenta passagens que só mulheres podem escrever e apenas leitoras podem compreender. Dessa forma, destaca a importância de haver mulheres escrevendo os horrores do machismo, dos abusos e misoginia diante de uma sociedade, ainda hoje, marcada por tanta violência e violações. Suas construções são uma constante antítese entre fragilidade e força.

Clara, Alba e Blanca exploram uma gama de sentimentos no que tange suas intenções, obrigando quaisquer leitor à, primeiro, respeitá-las. A partir daí, a leitura vislumbra todo nosso interior: nos questiona, insulta, oprime e emancipa. Personagens que fingem nos conhecer apenas, vivem em nós.

As sutis semelhanças com Cem Anos de Solidão me divertiram no início da leitura, mas acredito que Gabriel jamais ousaria intervir nessa história, uma vez que cada um dos Aurelianos e José Arcádios facilmente se apaixonariam por uma geração dos Trueba - ou todas.

Mal posso esperar pra te encontrar novamente, Allende.

Muitíssimo obrigada!

Larissa 28/08/2024

Não lembrava o que era chorar tanto
Isabel Allende tem um modo único de escrever e que nos faz pensar o quão sofrido é viver. Amei e chorei cada momento

Saulo.Tarso 28/08/2024

Um livro completo, que entrega tudo
Romance de vocabulário fácil de entender, porém profundo e envolvente por 500 páginas.
Primeira vez que leio Isabel Allende, e este livro entra para meus romances favoritos.
Conta a história de 4 gerações da Família Trueba que viveu no Chile durante o Século XX.
Lembra a obra "Cem anos de Solidão" de Gabriel García Marquez. Na minha opinião é tão boa quanto, senão melhor.
A obra mistura narrativas de romance, ficção e política. Vale muito a pena ler!

Fer Lima 25/08/2024

Querida Clara, claríssima, clarividente
Lido sem pressa,parando para respirar e compará-lo com a realidade em que já vivemos e vivemos.
Ganhei o livro de aniversário, e não poderia existir melhor presente. Sem dúvidas, é um dos melhores da minha vida.
Ainda bem que não era nada do que eu esperava, foi minha melhor surpresa.
Todos, sem exceção, deveriam ler esse livro.
É lindo, cruel, real, e incrivelmente necessário.

leferraz 25/08/2024

Primeiro livro da autora que leio. Confesso que, na minha ignorância, não a conhecia.

A adaptação cinematográfica eu assisti várias vezes, e quando vi que era de um livro, logo apressei-me a conhecer.

Gostei demais da escrita da autora. Uma escrita mais madura do que estou acostumada, mais rica, tanto de palavras em si, como de temas fortes.

Livros sempre são melhores que filmes, e é claro que esse não seria diferente.
Vale super a pena a leitura

Fer.Seganfredo 24/08/2024

Sem palavras.
Um livro que não é para ser devorado, mas digerido com calma. Foi maravilhoso acompanhar as gerações da família Trueba, e para mim, seus três personagens principais: Esteban Trueba e as duas mulheres espíritas de sua vida: Clara e Alba.
Uma história forte, de amor e conflitos durante gerações, e a chocante e triste realidade de uma ditadura militar. Um povo que não tem cultura e fecha os olhos para aquilo que não quer ver, acaba por ser escravo.

Vogel 23/08/2024

Eu achei que teria muito mais sobrenatural, mas não... e ainda assim foi um baita livro, uma experiência única!
Primeiro contato com essa autora é foi incrível. Foi um dos poucos livros que não gostei de nenhum personagem mas amei a leitura.
Foi um livro lento, precisei recomeçar pra entender quem estava narrando, bastante personagens, mas uma construção maravilhosa, Allende toca a alma do leitor.
Essa família é de longe muito diferente e tão igual ao mesmo tempo... Tem questões muito bem trabalhadas mostrando fielmente como era nos tempos antigos e a luta das mulheres para conquistar seu espaço, ao mesmo tempo temos personagens relapsos, temos personagens meio que caindo na real sobre sua posição privilegiada... enfim, foi uma experiência sensacional, e certo que lerei mais obras da autora.
Julianaacoutinho 23/08/2024minha estante
Tbm achei que haveria mais sobrenatural, fiquei esperando os espíritos interferirem em alguma coisa kkk