A casa dos espíritos

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Roberta 20/04/2022

A casa dos espíritos
Não faz meu estilo.

Não gostei muito, mas também não tive vontade de desistir.

Histórias de espíritos, guerra, desencontros amorosos? Deus me livre!
Pedro 20/04/2022minha estante
Um desabafo...??

Roberta 20/04/2022minha estante
??

Julia Mendes 20/04/2022minha estante
???

Carliane 21/04/2022minha estante
Franca ?
Também estou lendo, ainda não terminei.

Roberta 21/04/2022minha estante
Você pode amar, Carliane

Leticia 08/09/2023minha estante
compartilho da mesma opinião kkkkkkk

Mariana113 01/10/2023minha estante
O nome do livro é "a casa dos espíritos", o que esperava que tivesse? Kkkk

Isadora937 19/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk eu adorei esse livro, mas amei esse comentário

Roberta 20/10/2023minha estante
Vc tem razão, Mariana!

Carolina 21/10/2023minha estante
Comecei e não terminei? vendo aqui, me deu vontade de continuar

Adriana1161 07/01/2024minha estante
Gostei bastante.

Daniele.Fernandes 17/04/2024minha estante
Eu amo muito esse livro e essa autora!

Marina 08/03/2010

Eu nunca tive muito interesse em ler um livro da Isabel Allende, achei que não faria muito meu gosto. Acabei pegando A casa dos espíritos para ler porque minha mãe me recomendou e agradeço a ela por isto. O livro é incrível!

Aqui temos a história de 3 gerações da família Trueba. Primeiro, o foco é em Clara, uma clarividente que move objetos com o poder da mente, fala com espíritos e tem premonições. Ela se casa com Esteban Trueba e depois o foco passa para a filha do casal chamada Blanca (ela tem uma participação menor). Depois, vem Alba. Esteban é um personagem presente do começo ao fim, inclusive há trechos narrados por ele em primeira pessoa. O restante é uma narração constituída a partir dos escritos de Clara, que sempre manteve diários. Os personagens também vivenciam a ditadura militar, que marcou a família com tragédias.

É um livro mais que recomendado, e o toque de realismo fantástico deixa tudo mais interessante. Depois deste livro, fiquei curiosa em relação a outras obras da escritora.
Andreia 18/08/2010minha estante
A casa dos espiritos é um livro maravilhoso.Outro muito bom da isabel allende é de amor e de sombra.

Ana 17/04/2012minha estante
Oi, vc já leu Eva Luna, de Allende? É maravilhoso também. E Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marques? Segue esta mesma linha de A Casa dos Espíritos, mas com uma visão masculina.

Ismael 22/01/2013minha estante
Tbm recomendo De amor e de sombra...da Isabel Allende! Muito bom.

Marina 23/01/2013minha estante
Valeu a dica, Ismael!! :)

Karine 10/02/2014minha estante
Voce ja leu a Ilha sob o mar?

Sonia.Ruwer 22/06/2016minha estante
Todo o tempo que eu estava lendo A Casa dos Espíritos, estava convicta que todos os personagens eram reais. Depois lendo alguns comentários percebi que não são. Gostei da obra, mas a que realmente eu me apaixone foi A ILHA SOB O MAR.

Vitor Dilly 21/11/2023

Um caderno pra anotar a vida
Este baita livraço sul-americano assemelha-se a um dos caderninhos para anotar-a-vida que passam pelas mãos das personagens... Nívea, Clara, Blanca, Alba, etc, lá no casarão onde vagam os espíritos...E é como um compilado destes, a nós servindo para esquecer todos os nossos ódios, acumulados ciclicamente, geração após geração, "numa história infindável de dor, de sangue e de amor." Anotando nossos medos, deixamos de ter medo deles.

Não tenha medo do medo!
isisfy 21/11/2023minha estante
Perfeito esse livro ??

Vitor Dilly 21/11/2023minha estante
Sim, Isisfy, esse livro é de arrepiar. Você não quer largar!

Vania.Cristina 22/11/2023minha estante
Eu aamoo esse livro! No título da minha resenha escrevi que se eu fosse um livro, seria esse...rs

Vitor Dilly 22/11/2023minha estante
Boa escolha, Vânia. É um livro representativo de todo povo latino-americano.

Rego0 22/11/2023minha estante
Tentei muito ler. A escrita maravilhosa, de uma crueza que nos tira da zona de conforto. Infelizmente, me gerou gatilhos que ainda precisam ser curados, por isso não consegui continuar. Quem sabe um dia... uma nova tentativa.

15/05/2018

É um livro que mescla ficção história com realismo mágico e entrelaça tudo isso com a saga de duas famílias chilenas. É com elas que vamos acompanhar vários fatos marcantes na história daquele país no século XX que acaba culminando na ditadura militar, tão similar com a que aconteceu no nosso país.

Acho que nunca li um livro que acompanha tão intensamente a vida de uma família geração após geração. E em cada uma delas a presença feminina é bem forte. Nívea, Clara, Blanca e Alba, todas elas dividindo nomes com o mesmo significado, são a força por trás dessa obra. É em volta delas que a história gira, e é por elas que a gente se vê torcendo o livro todo.

Os personagens secundários também são bastante relevantes e a autora consegue fazer com que sejam memoráveis, então você não tem aquele clássico problema em livros desse tipo do “quem é esse mesmo?”.

Quando se inicia o Golpe Militar nos capítulos finais é quase impossível largar o livro. Saber que isso foi baseado em algo que aconteceu de verdade parece surreal.
undefined

Rafa 04/03/2023

Rupturas e Perenidades
Isabel Allende é uma contadora de histórias incrível! O seu livro proporciona várias maneiras de se emocionar, dispondo de uma saga familiar que transpassa um capítulo da ditadura chilena.
Renata 04/03/2023minha estante
Melhor livro da vida!!!!

Erica.Regiani 04/03/2023minha estante
Doida pra ler este!

Rafa.Barros 06/03/2023minha estante
Um dos meus preferidos!

mpettrus 27/03/2023minha estante
Nossa, Allende faz parte do meu Top Five, e muito por conta desse romance, que foi o primeiro que li dela. Depois, fui amando outros romances dela.

?A Casa dos Espíritos? é uma verdadeira obra-prima da literatura latino-americana, além de ser uma baita homenagem às mulheres do nosso continente sul-americano.

Inesquecível ???????

Jardim de histórias 15/04/2023minha estante
Já está na fila!

Marcia 17/11/2022

Maravilhoso!
Leitura concluída com êxito e emocionada.
"A escritora nasceu em 1942 no Peru e viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, na Venezuela até 1988 e, desde então, na Califórnia."
Com essa bagagem nos traz histórias encantadoras e essa arrasou. Terminei àlgum tempo e estou em êxtase ainda.
O livro "é um clássico do realismo mágico e da literatura latino-americana. A obra traz à vida uma família cujos laços privados de amor e ódio são mais complexos e duradouros do que as lealdades políticas que os colocam uns contra os outros."( nota da editora)
Um livraço!!.
O livro nos conta saga de uma família e vivemos com eles quase 1 século, passando tempo no campo e na cidade, enfrentando sérias dificuldades e também conquistas. Muita emoção. Temos romance e também uma pincelada da Guerra com suas consequências. Mas não é só isso, há turbulências políticas, com a direita no poder e depois vamos ver uma virada com a vitoria do partido socialista. Nesse momento mais dificuldades, confusão e lutas. Depois enfrentaremos com eles um golpe militar e mais confusão, dores e lutas.
Nessa história ha luta por sobrevivência, luta por amor, luta política... luta de ideias, pela voz feminina, por respeito, por direitos e também vemos muito machismo e soberania. Esse é um livro que a gente não quer parar de ler, se envolve com os personagens o tempo todo.
A escritora não define o lugar, mas pelos acontecimentos tudo indica ser no Chile.
Aprendi muito com essa leitura e recomendo a todos.
Leitura importante.
Fabby 18/11/2022minha estante
Depois dessa resenha, vai pra lista!!

Marcia 18/11/2022minha estante
Livraço . E recomendo grifa-lo na lista para mante-lo em destsque

carlosdeangelis 19/11/2022minha estante
Uma das melhores leituras que fiz esse ano

Fabby 19/11/2022minha estante
Assim vcs me obrigam a furar a fila kkkkkk

Larissa.Manucci 27/05/2022

A Casa dos Espíritos

Para mim as resenhas mais difíceis de serem escritas são as de livros que eu amei, muitas vezes por serem livros mais complexos, é complicado colocar em tão poucas palavras a enormidade de tudo o que foi escrito pelo autor e de tudo o que eu pude sentir lendo. A Casa dos Espíritos é um desses casos, esse que foi, até agora, a melhor leitura do ano e um dos melhores da vida.
O livro é escrito por Isabel Allende, uma autora chilena que tem uma relação familiar com a política do país e que viveu o período de ditadura no Chile. O livro foi publicado em 1982, mas chega a ser chocante o quanto a essência da história ainda é repetida muitas e muitas vezes nos cenários políticos atuais.
A Casa dos Espíritos se passa no século 20 e mistura o contexto histórico com o realismo mágico ou fantástico. A história é um drama familiar que se estende por três gerações de uma mesma família, a família Trueba. O foco do drama está nas mulheres dessa família, começando com Clara, a clarividente, a espinha dorsal de toda o livro, depois sua filha Blanca e por fim sua neta Alba. Clara desde pequena tinha algumas habilidades psíquicas, ela podia mover objetos com o pensamento, falar com fantasmas e prever acontecimentos futuros, entretanto, toda simbologia fantástica é apresentada de maneira muito sutil e que em nenhum momento tomam conta do livro, eles estão presentes para embelezar ainda mais a história e dar pistas do que pode acontecer.
Clara, ainda jovem, se casa com Esteban Trueba, um homem rico, autoritário, patriarcal e bruto, dono de uma grande fazenda no interior do Chile e o símbolo perfeito do conservadorismo dentro da história. Apesar de tudo, Clara ainda aceita se casar com Esteban exatamente porque ela sabia que aquele era o seu destino, ela pode prever. É então no ambiente da fazenda de Esteban que a família começa a crescer.
Ainda maior do que o drama familiar em si estão as questões políticas que crescem ao longo do livro. Logo percebemos um claro antagonismo política presente dentro da casa, de um lado temos o conservadorismo de Esteban e de outro a extrema esquerda das mulheres que são o destaque do livro. Há um choque de ideias divergentes dentro da família e ao longo da história, a esfera privada (familiar) se expande ao coletivo. É nesse momento que se torna ainda mais claro os conflitos políticos dentro do país, temos um embate entre conservadores e socialistas, temos um golpe militar e uma ditadura. Presenciamos todos os horrores que aconteceram durante o golpe e também depois dele. É um exemplo perfeito do poder, de seus abusos e da impunidade.
Além de toda a questão política, permeia o livro a importância dessas mulheres dentro do veio familiar, temos personagens muito fortes e importantes que quebram diversos paradigmas da sociedade da época e que fazem questão de cortar tradições familiares que não faziam algum sentido. As relações amorosas também estão muito presentes dentro da história e se entrelaçam a questões sociais de classes e políticas.
A história vai aos poucos nos mostrando que tudo na vida é política. Uma das frases do livro que mais me marcou foi uma que Clara usou logo no início do livro: A loucura coletiva parecia não ter fim... e isso é tão real do começo ao fim do livro e também no mundo atual.
Confesso que o início do livro foi um pouco complicado para mim, já comecei julgando e achando que não ia conseguir desenrolar a leitura, mas como eu falei anteriormente, esse é um livro crescente, a história só melhora com o passar das páginas e se torna extremamente envolvente. Com um final muito tocante e verdadeiro... Foram por esses e outros motivos que eu me emocionei muito com o livro e me apaixonei pela história e pela escrita da autora.
Esse é aquele tipo de indicação de livro que tem um peso enorme, é para aqueles que estão preparados para encarar um livro denso, muito transparente em relação a linguagem e a descrições, extremamente reflexivo e com altas cargas políticas.
Paulo1376 27/05/2022minha estante
Bom Dia, eu ainda não conheço está escritora, porém tenho vontade ela me parece intensa.

Larissa.Manucci 27/05/2022minha estante
Muito intensa e com temáticas necessárias! Recomendo

Paulo1376 27/05/2022minha estante
Vou colocar na minha lista de futuras leituras. Obrigado.

Rodrigo 24/06/2022minha estante
Compartilhei de sua antipatia ao livro no início, pois ele diverge muito do que esperaríamos e há algumas situações que facilmente nos parecem maçantes e desnecessárias, mas com o tempo o enredo e as personagens nos cativam. Por fim, é inacreditável o realismo com o qual Isabel retratou os conflitos ideológicos dentro de cada cenário político.

M. S. Rossetti 06/08/2022

América Latina: sobrenatural e realidade opressora.
Inicialmente, o livro é repleto de magia e mistério. Os últimos capítulos retratam toda a truculência dos regimes autoritários de direita em um país da América Espanhola. Uma trama envolvente do início ao fim. Plena aos 80 anos, a escritora merece o próximo Nobel de Literatura pelo conjunto de sua obra, consagrada há anos por público e crítica especializada.
Daniel 06/08/2022minha estante
Fui pesquisar a foto da escritora e imaginava uma vovozinha gordinha de cabelos brancos, sentada na escrivaninha de camisola e escrevendo. Encontrei uma senhora moderna com um olhar intelectual e ousada aos 80 anos de idade. ?Tomou??

Dan 06/08/2022minha estante
Esse livro é muito bem escrito. Essa passagem gradativa de uma atmosfera fantástica para uma realista (bem menos fantástica) me parece uma forma de retratar no romance as mudanças culturais que estão em processo na América Latina há tempos: a da perda das crenças no sobrenatural (e das superstições) com a chegada da modernidade e avanço da globalização.

Dan 06/08/2022minha estante
Evidentemente que, com o golpe militar, com a ditadura, já não há tanto espaço para os sonhos, a fantasia.

Dan 06/08/2022minha estante
Sua resenha me estimulou a escrever também uma resenha para esse romance, que merece toda a atenção. Após um milhão de correções/edições consegui concluirr! Vlw pelo estímulo! Sua resenha, apesar de sucinta, está muito boa.

Rosangela Max 05/08/2022

Maravilhosamente diferente.
Para a primeira leitura de uma obra da autora escolhi logo o seu maior sucesso e fiquei encantada!
A história é original e fantástica, a escrita é deliciosa e os personagens singulares.
Está combinação que autora fez da vida cotidiana (em seus aspectos social, político e econômico) junto com o misticismo foi tão envolvente que adoraria ter conhecido essa família maluca e cheia de personalidade.
Todos os personagens são marcantes, mas tive um carinho especial por estas três gerações de mulheres extraordinárias (Clara, Blanca e Alba) e pelo Jaime.
É uma história que tem romance e diversão, mas também tem tristeza, violência, miséria e opressão. Uma mistura que a autora ornou de forma majestosa. Não tinha como não dar cinco estrelas e favoritar.
Recomendo a leitura.
Lelouch_ph 05/08/2022minha estante
Minha professora de Espanhol me pediu pra ler essa autora pra praticar minha leitura.

Nayany 05/08/2022minha estante
Livro inesquecível!

Claudia.Correia 07/08/2022minha estante
Não deixe de ler os demais livros da autora, são tão maravilhosos quanto.

Rosangela Max 07/08/2022minha estante
Já tenho ouros dela na minha estante. ?

Franciele.Borges 27/06/2019

Arrebatador!!!
Esse livro deveria ser leitura obrigatória. Que livro, que hino!!! Estou em choque! Confesso que tive pré conceito devido a ser um livro "antigo", por falar de espíritos... achava que era só um historiazinha qualquer... Mas não! O livro trata diversos assuntos com uma naturalidade absurda. Você vai lendo e a cada capitulo se dando conta de como essa leitura e atual ele trata de diversas mulheres diferentes e tão profundamente que você consegue se ver ao lado da personagem observado toda história. oVocê ver o desenvolver de cada personagem. Sem falar na parte política. Que foi SENSACIONAL!!! Ao narrar a ditadura chilena foi perfeita. Deu para ver que os horrores de uma ditadura e igual e qualquer país. Melhor Leitura do Mês!
Tatiane 22/07/2019minha estante
Acabei de lê-lo agora. Apaixonada. Impactada.

Franciele.Borges 23/07/2019minha estante
Muito lindo esse livro! Eu tbm fiquei encantada e quero ler tudo da autora pq ela é muito boa.

Tatiane 24/07/2019minha estante
Pretendo ler Paula, muito em breve.

Franciele.Borges 24/07/2019minha estante
Eu li de amor e de Sombras e amei!

Catia Gama 19/09/2020

Duas décadas depois eu li Isabel Allende mais uma vez
Ela escreve maravilhosamente bem. Já tinha lido Paula nos anos 1990 e lembro que em uma semana tinha terminado o livro e me senti órfã de leitura e de texto. Agora de novo leio Isabel Allende e que livro maravilho.
Há que se pensar o quão é necessário ler e entender as dores e amarguras de cada coração.
Como o mundo mudou e quão perigoso é o orgulho e a soberba.
Será que podemos aprender com os erros do passado e nos tornarmos pessoas melhores?
Sandra 19/09/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, fico deslumbrada! Li ele três vezes ao longo de alguns anos e sempre me surpreendo. Amo demais as personagens femininas.

Catia Gama 19/09/2020minha estante
Realmente mulheres muito fortes.

Claudia Canazart 20/09/2020minha estante
Amo Isabel Allende.
Recomendo O amante japonês. É um dos meus favoritos da vida

Leila 12/08/2022

Senta que lá vem história, rsrs
Quando eu li A casa dos espíritos pela primeira vez foi lá pelos idos de 1995 (podemos dizer que eu era novinha, rs) e lembro que na época eu não curti muito comparando com o filme baseado no livro. Me recordo que gostei mais da Clara sensitiva do filme do que a personagem que conversava efetivamente com os espiritos e vivia naquele mundo mais etéreo em vários momentos da obra, acho que naquela época eu também não me atentava muito aos panos de fundos das obras, fazia uma leitura mais rasa (por falta de bagagem mesmo, de literatura e de vida também).
E gentemmm, para tudo, fui reler agora com um grupo de leitura conjunta assim meio de nariz torto achando que continuaria não curtindo e tô passada do tanto que ameiii ❤️
Parei para refletir na "maravilhosidade" da maturidade, na evolução da minha pessoa, como hoje me sinto uma pessoa melhor e mais espiritualizada, sabe? Ver que a Leila de hoje é bem mais legal que a Leila de 19 anos, ow beleza!
Mas enfim, vamos ao que interessa, ao livro em si... será que existe alguém que não conheça a casa dos espíritos? Caso não, já te aviso que tem um dos personagens mais marcantes da vida, Esteban Trueba (você vai odiá-lo, mas não vai esquecê-lo nunca mais). Aviso também que em vários momentos você vai invejar a leveza e o olhar de Clara para a vida, para o que realmente importa nesse mundo, vai querer se desligar como ela do que é material, do que é frugal, do que é "besta e idiota" e que muitas vezes nos pegamos perdendo tempo, sabe?!
A Isabel Allende tem uma sacada muito legal nessa saga familiar que é colocar um fundo histórico de cunho político efervescente, um golpe militar em um "país indefinido" (mas pra um bom entendedor um pingo é letra né? e sabemos que Salvador Allende - primo da autora- foi deposto dessa forma para a ascensão de Pinochet no Chile, país da autora) trazendo assim uma pitada a mais, uma tensão gostosa e envolvente para nós que estamos lendo.
E como todo bom romance, tem amores proibidos, amores não tradicionais, personagens estranhos (amooo) uma pitada de realismo mágico (eu estou até agora tentando vizualisar as personagens de cabelo verde, rs) e sim, maldades e crueldades, porque afinal o ser humano sabe ser bom e sabe ser mau né? Mas digo que super vale a pena o tempo gasto com A casa dos espíritos.
Gentemmmm (2)...eu amei demais essa releitura, sério merrmo!
Vanessa 12/08/2022minha estante
:) eita que vou ler pra ontem também, por que tinha um pé atrás depois de ter lido um dela que não curti muito, o Filha da Fortuna....

Leila 12/08/2022minha estante
esse daí eu ainda não li amiga, mas tenho na estante

Vanessa 12/08/2022minha estante
;)

Isabella.Wenderros 06/06/2021

Um favorito da vida.
Em A Casa dos Espíritos, o leitor acompanha a trajetória da família Del Valle Trueba ao longo de três gerações e conhece mulheres incríveis nas personagens Clara, Blanca e Alba.

Apesar de a autora não nomear o país em que a história ocorre ou fazer questão de marcar numa linha temporal os acontecimentos, é fácil perceber que o palco de sua obra é o Chile e que começa no início do século 20, terminando em meados de 1975. Algumas pistas vão sendo entregues – como a moda feminina que marcou a década de 1920, conversas sobre as Grandes Guerras e os acontecimentos políticos que culminaram numa ditadura militar na década de 70 –, permitindo que o mapa e a duração fiquem simples.

Minha experiência de leitura me surpreendeu – sei que é um livro que muitos adoram, mas nunca imaginei que se tornaria um grande favorito. Eu senti durante todo o tempo que estava ouvindo alguém me contar uma história que poderia se passar aqui no Brasil, minha imaginação não encontrou nenhuma dificuldade para criar imagens nítidas das descrições de Isabel e suas personagens me cativaram como se fossem minhas amigas. A escrita é simplesmente maravilhosa e rica em detalhes, irresistível.

A construção de Esteban Trueba, do rapaz pobre e determinado, até o fazendeiro autoritário, machista e abusador, foi me deixando enojada e ainda mais interessada naquilo que estava lendo por dois motivos: apesar de ser ambientado no Chile, aquele homem poderia ser um dos antigos fazendeiros brasileiros que mandavam e desmandavam como se fossem deuses em seus territórios; a segunda razão foi perceber como ele exercia o papel da pessoa que não aceitava as mudanças culturais e sociais, lutando para manter tudo o que pudesse como antes. Além disso, ele não era aquele simples personagem mau: era um homem com vários lados, assim como outros personagens que também eram multifacetados.

As personagens femininas brilham nessa narrativa – desde a ambígua Férula, passando pela apaixonada Blanca, até a teimosa e corajosa Alba –, mas a verdadeira protagonista aqui, para mim, foi Clara. Uma mulher com uma ligação com o mundo espiritual e que sempre estava mais conectada ao além do que ao mundo que a rodeava, mas que foi o grande alicerce dos Trueba. O convívio entre todos eles, aliás, foi um afago no meu coração. Quando percebia, estava sorrindo, com os olhos marejados e desejando poder conhecer aquelas pessoas tão únicas, complexas e cativantes.

Apesar de existir muito sofrimento, principalmente no final, terminei a leitura com o sentimento de esperança. Na visão de Clara e Alba, todos somos parte de um grande quebra-cabeça, onde os lugares já estavam pré-determinadas e cabe á nós apenas fazer o melhor que pudermos e aceitarmos aquilo que fugir de nossas mãos. O ódio apenas causa mais dor e cria uma cadeia de acontecimentos que pode nunca ter fim.

Não importa o quanto eu escreva, sinto que não vou conseguir fazer jus ao quanto amei. Não sei o motivo de ter demorado tanto para conhecer Isabel Allende, mas talvez tenha sido no momento certo; já prevejo muitas releituras ao longo da vida e sei que vou carregar esses personagens comigo por muito tempo.
lilac 06/06/2021minha estante
que resenha linda, me deu muita vontade de ler!

@o.livreiro_ 06/06/2021minha estante
Senhora resenha!

Isabella.Wenderros 06/06/2021minha estante
Obrigada! Fico tão feliz que consegui passar um pouco do que senti com essa leitura, realmente foi muito especial pra mim, me conquistou completamente

Mari.Vasconcelos 15/02/2022

Visceral
Lamento não saber explicar a grandiosidade desse livro, mas tal como entitulei essa resenha, foi isso que senti com essa leitura, algo mexendo em minhas entranhas.
Insulto, desafio qualquer pessoa a lê-lo e não sentir um pulsar diferente... sei lá, tem dor, tem beleza, tem vida e morte, luta e luto;
Não é um translado para outro mundo onde só os livros têm capacidade de fazer porque parecia por vezes ser aqui, pode ser aqui, foi como se fosse aqui, é uma visão do antes como se fosse o agora
Um rasgar de almas, uma confusão do irreal e do senso de realidade, talvez para amortecer ou talvez para se fazer sentir o impacto.
Profundo da primeira página ao epílogo.

"As pessoas caminhavam em silêncio. Subitamente, alguém gritou rouco, o nome do poeta, e uma só voz de todas as gargantas respondeu: "Presente! Agora e sempre!"
Foi como se tivessem aberto uma válvula, e toda a dor, o medo e a raiva daqueles dias saíssem dos peitos e rodassem pela rua e subissem num terrível clamor até as nuvens negras do céu.
Outro gritou: "companheiro presidente!" e responderam num só lamento pranto de homem: "Presente!"
Pouco a pouco o funeral do poeta se transformou no ato simbólico de enterrar a liberdade"
LA DO LITERATICO 15/02/2022minha estante
Sempre quero ler e nunca tenho coragem. Boas impressões, Mari. :')

Mari.Vasconcelos 15/02/2022minha estante
Amg, se olhava a capa e tinha medo que fosse um livro meio fantasmagórico. Se for esse seu medo vai de boa pq em relação a isso é bem suave. O enredo do livro te prende por tantos ângulos que essa parte é bem subjetiva

LA DO LITERATICO 19/02/2022minha estante
Obrigada florzinha. Acho que vou procurar ler em breve. TÔ ANIMADA KK