A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Zé Guilherme 14/04/2023

A saga dos Trueba? e a obra-prima de Isabel Allende.
Tem livros que você termina e a sensação que fica é a de não querer larga-lo, voltando novamente ao início de tudo. Me sinto assim depois de ler A Casa dos Espíritos. A história de três mulheres e um homem. Os Trueba. Clara, Blanca, Alba e Esteban. Almas que ficarão por muito tempo comigo. Assim como todos os espíritos, a mesa de três pés, os cadernos de escrever a vida, o casarão da esquina, toda a Las Três Marías, os gêmeos, os Pedros, Férula, Nana, Rosa, Barrabás e os horrores da ditadura na figura do Coronel García.

Isabel Allende foi simplesmente gigante!! Que livro, meu amigos, que livro.

?Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, é tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir as consequências dos atos??
Danilo 17/04/2023minha estante
???

Zé Guilherme 17/04/2023minha estante
Se prepare!!

Sophia Estrela 26/07/2022

perfeito
acabo de ler esse livro e me encontro aos prantos por motivos que nem eu sei identificar. talvez a falta de um terapeuta seja a razão mais aparente, rs. o livro me lembrou um pouco cem anos de solidão, que eu gosto muito. no mais, preciso de mais dias para digerir a história.
Leandro190 28/07/2022minha estante
Esse livro deixa é mesmo um espetáculo. Também me senti muito afetado por essa obra. Estou ansioso por ler outras obras dela.

Sophia Estrela 29/07/2022minha estante
Esse livro é o melhor livro de estreia que eu já li! Também fiquei afetada, fui logo ver a série sobre a vida da autora e já quero ler outros volumes.

ealveselis 09/09/2023

Clarividência
Muito maravilhoso!!!
Uma narrativa apaixonante, não dá vontade de parar de ler, a autora consegue manter a gente preso na história!!

Leiam,aborda muitos momentos importantes da história! ??

Bem profundo !! ????
Karen.V 09/09/2023minha estante
Maravilhoso mesmooo ? quero muito ler outros livros dessa autora.

ealveselis 09/09/2023minha estante
Eu também ?

Ludmila 09/09/2020

Muito mais que maravilhoso!
Maria Luiza 10/09/2020minha estante
Minha próxima compra, com certeza! Estou ansiosa para ler esse livro, tenho certeza que vou gostar muito!

Ludmila 10/09/2020minha estante
Tomara que goste. Entrou pros meus favoritos da vida!

Bianca 13/05/2024

Por que ninguém me avisou?
"Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir a consequência dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro, mas também pode ser que tudo aconteça simultaneamente, como diziam as irmãs Mora, que eram capazes de ver no espaço os espíritos de todas as épocas."
Bianca 13/05/2024minha estante
Esse livro é genial!!
Mesmo tendo muitos personagens e passando por várias gerações de uma família, todos são super bem construídos e tem características muito próprias e marcantes. A proposta do narrador eu fiquei desde o começo da leitura ???? Quem tá narrando essa história, meu deus. Cheguei no final e ENTENDI. GENIAL!!!! O pano de fundo histórico e a construção da narrativa até chegar no golpe de foto me deixou impressionada. Sério. Que livro genial. Posso ficar horas falando sobre ele.

Bianca 13/05/2024minha estante
Fato*. Desculpem estou em êxtase

Kleilson.Torquatto 23/04/2023

Uma jornada revolucionária e poética
Com uma escrita poética e envolvente a autora nos traz uma historia incrivelmente arrebatadora!!??
Quando peguei esse livro achei que falaria muito sobre espíritos, vida e morte? mas achei bem pincelado.
Apesar da autora trazer esse realismo mágico e essa coisa fantasiosa para a história, a maior parte se trata de temas políticos que acontecem em um cenário que acredito ser no Chile. No começo achei uma escrita um pouco diferente e agarrei um pouco, pois minha última leitura tinha sido uma escrita mais atual e contemporânea e essa é uma escrita mais sofisticada e poética, mas transcorrendo as paginas foi fluindo perfeitamente. Outro ponto que me incomodou de início é que os capítulos são muito longos e eu fico um pouco impaciente com livros assim. Rsrs? Mas também consegui me adaptar por ser uma história que me prendeu muito.
É uma leitura incrível onde acontece muitas coisas sobre a história das famílias Trueba e Del Valle e como a história dessas duas famílias vão se entrelaçando durante os anos e os acontecimentos. Com personagens bem construídos e abordagens sobre politica, ditadura e as diversas coisas terríveis que aconteciam naquela época é um livro muito válido pra quem curte essa vibe histórica como eu. Esse é o segundo livro que eu leio dessa autora e o primeiro que foi, ?Violeta? eu gostei mais, tanto que eu favoritei.
Mas, ?A casa dos espíritos? é um livraço tbm, que vai agregar muito a bagagem e os conhecimentos do leitor e que vale muito a pena conhecer.
??????????
Peter.Molina 24/04/2023minha estante
Que bom que Tb gostou. O filme Tb é demais!

Kleilson.Torquatto 24/04/2023minha estante
Eu vi ontem mesmo o filme.
Apesar de ser antigo é muito fiel ao livro.

Jess 22/10/2023minha estante
Eu concordo com tudo o que você disse! Esse livro vai ficar para sempre na minha memória

Vania.Cristina 22/10/2023minha estante
Obrigada pela resenha, Carol! Esse livro é muito especial pra mim e é sempre bom reencontrá-lo por aqui. Também percebi várias conexões com Cem Anos de Solidão, com certeza foi a forte inspiração. Também sou sensível a questões da ditadura e realmente a autora podia estar falando da nossa. Temos essa tristeza em comum com nossos vizinhos né.

Lili 04/06/2017

A Casa dos Espíritos
Melhor livro da vida. Simples assim.

Este livro divide com "Cem Anos de Solidão" o título de melhor livro da minha vida há muito tempo. Este ano resolvi reler (na verdade "treler"... rsrs) e percebi que ele é ainda melhor do que eu me lembrava. Mistura saga de família com romance e história do Chile. Com ele eu ri, chorei, senti raiva, nojo, compaixão, entre mil outros sentimentos.

O livro narra a história das famílias Del Valle e Trueba, do começo do século XX até o golpe militar de 1973. Isabel Allende narra de uma maneira tão absurdamente cativante, que sentimos como se fôssemos parte da família e conhecêssemos a fundo todos os personagens. Clara é uma das personagens mais marcantes que já encontrei nas minhas - não poucas - leituras da vida. Ela é a alma do livro. Mas todos os personagens da história têm sua beleza e sua importância.

Recomendo mil leituras deste livro.
Maiara 07/04/2018minha estante
Tô na página 148 e estou apaixonada e chocada de como me lembra, várias vezes, de cem anos de solidão (fav da vida ?)

Lili 02/08/2018minha estante
Verdade, Maiara, a maneira de escrever dos dois é muito parecida! Amo!

Marselle Urman 06/03/2012

Relíquia
Esta obra é mais que uma jóia, é uma relíquia.
Conta a história de quatro gerações das famílias Del Valle e Trueba. Com imaginação, sensibilidade, realismo.

Temos o conflito constante entre personalidades e visões de mundo diferentes, expostas principalmente nos personagens de Clara, a clarividente; bela, caridosa, sensível e distraída; e Esteban, homem duro, grande empreendedor e irascível.

Não há muito o que dizer de uma obra com este nível de qualidade. Novamente me pergunto: como, nos meus 30 anos de vida, é possível que eu nunca tenha lido Allende?
Nadz 24/04/2012minha estante
Eu também nunca li nenhum livro da autora, mas sua resenha me animou.

Carlos Patricio 26/08/2016minha estante
30 anos? vc era novinha aqui!

isa.dantas 23/12/2018

Este livro me lembrou muito Cem Anos de Solidão em alguns aspectos. Mas não podemos nos enganar com o realismo fantástico: de ficção este livro tem pouco. É impossível também não traçar um paralelo com o atual cenário político brasileiro. Leitura mais que atual é necessária.
Cecilia 24/01/2019minha estante
Estou lendo e tendo essa mesma impressão ??

anabê @anabialeiroz 09/04/2019minha estante
Sim, tive a mesma impressão.

Fernando Lafaiete 26/05/2019

A Casa dos Espíritos: O retrato histórico visceral que ultrapassa as camadas primárias da literatura.
******************************NÃO contém spoiler******************************

Projeto Leituras Conjuntas 2019

Tema do ano: Viagem Literária / País de Maio: Chile / Livro do mês: A Casa dos Espíritos
________________________________________________________

Considerado um clássico da literatura latino-americana, A Casa dos Espíritos da escritora chilena Isabel Allende narra a história de uma família através de três gerações de mulheres fortes que enfrentam mudanças culturais e sociais, sendo por vezes subjugadas por um homem que as atormenta ao longo da vida. A trama que mistura realismo mágico com fatos históricos aborda temas atemporais como machismo, ditadura, brigas partidárias, espiritismo e feminismo.

A aclamada obra com seus personagens espíritos sejam eles vivos ou mortos, traz reflexões sobre o nosso papel quanto cidadãos; além de nos ensinar acerca de fatos que precisam ser aprendidos para que não sejam repetidos. A escritora tem uma escrita envolvente que nos conquista tanto pela agressividade de alguns momentos quanto pelas sutilezas de outros. E tudo protagonizado por personagens femininas muito bem traçadas dentro de uma narrativa voraz que nos engole a cada página.

Clara, a clarividente da trama começa como uma garota inocente que se vê abençoada e atormentada por possuir um dom venerado por aqueles que a rodeiam. Uma mulher que após uma de suas visões acaba enxergando seu destino envolvido com o destino de um outro importante personagem, Esteban Trueba, o protagonista masculino, um homem autoritário, agressivo, preconceituoso e com visões deturpadas acerca da sociedade a qual faz parte. Através do passar dos anos vamos acompanhando a jornada de Clara e suas sucessoras Blanca, sua filha e Alba sua neta e também alter-ego da autora.

"Essa mulher está mal de cabeça! - dizia Trueba - Isso seria ir contra a natureza. Se as mulheres não sabem somar dois mais dois, ainda menos poderão pegar um bisturi. A sua função é a maternidade, o lar. Por este caminho, qualquer dia vão querer ser deputados e juízes, até presidentes da República! E entretanto, estão fazendo uma confusão e uma desordem que pode terminar em desastre. Andam publicando panfletos indecentes, falam pela rádio e sentam-se em lugares públicos. Tem de ir lá a polícia com um ferreiro para que lhes ponha as algemas e as possa levar presas, que é como devem estar."

A Casa dos Espíritos possui uma narrativa que é pura reflexão, e com a alternância dos narradores a obra vai ganhando proporções inimagináveis que constroem um mundo real e ficcional encantador que nos deixa com sede de sabermos mais e mais tanto dos personagens quanto do período histórico retratado por Allende. É importante ressaltar que a autora desta obra monumental não possui parentesco real com Salvador Allende, o presidente chileno que sofreu um golpe em 1973 e que deu origem a instalação da ditadura no país, a qual serviu de pano de fundo e que se tornou quase protagonista desta magnífica história. A autora na verdade possuiu um casamento mal-sucedido com um primo do ex-presidente supracitado, o que deu origem ao seu sobrenome. No cenário político chileno temos outra Isabel Allende, senadora, filha do ex-presidente e que nada tem a ver com a Allende cuja obra é aqui resenhada.

A sensibilidade de A Casa dos Espíritos é de uma sinceridade profunda e que ultrapassa as camadas narrativas superficiais e nos faz entender que apesar dos milhares de desgraças sociais e de outros meios que nos rodeiam, o mundo por mais doloroso que ele seja não é um vale de lágrimas que muitos acreditam ser. Assim como as mulheres empoderadas de Isabel Allende, por vezes somos como talos ressequidos, que se movimentam unicamente com a força do tempo. Em outro, somos como borboletas livres que ao sair dos casulos temos a necessidade de desbravar o mundo em sua plenitude. Tanto a autora quanto a obra a qual me dediquei a ler e a analisar, provam que a literatura tem por vezes a capacidade de ultrapassar a linha tênue do puro entretenimento e por isso A Casa dos Espíritos se consagra como uma obra semiótica, social, histórica e transcendental. Uma narrativa rica em quase todas as camadas literárias e que cumpre o papel vital da literatura; a de empregar com sucesso um intercâmbio cultural que me enriqueceu como leitor, como humano e como cidadão.
Esdras 27/05/2019minha estante
Uau! Já quero ler! :O

Fernando Lafaiete 28/05/2019minha estante
Leia mesmo Esdras... é de fato tudo o que dizem. Uma obra forte e necessária.

Silvia 21/03/2019

Histórias de Família
Fazia muito tempo que tinha curiosidade sobre a história desse livro. Já tinha lido ótimas resenhas e ainda não conhecia a escrita da autora. O que posso dizer é que a Isabel foi incrível nessa narrativa, ela trouxe um universo intricado com uma parte surreal e uma parte super realista, misturando contextos históricos do Chile e os personagens dessa trama fantástica.
O livro me envolveu logo no primeiro capítulo, me deixando afoita pelo desenrolar do enredo.
Acho que o forte do livro são as personagens femininas, principalmente Clara e Alba, avó e neta.
Esteban também é um componente importantíssimo do livro, que traz ao leitor vários sentimentos controvertidos, pois em vários momentos vamos odiar muito esse personagem, e em outros também sentiremos pena. É através de vários de seus atos impensados e cruéis que muitas outras consequências ocorrem na vida de sua família.
Enfim, compensa muito a leitura dessa história e conhecer um pouquinho a vida dessa família nada convencional.
Denise 22/03/2019minha estante
Eu sou apaixonada por essa história. Eu ri tanto da parte da cabeça kkkkkkkkkk

Silvia 22/03/2019minha estante
Muitas partes eram hilárias kkkkkkkkkkkkk

Raphael 27/07/2021

Um romance necessário!
La Casa de los Espíritus, de Isabel Allende
Editora Plaza & Janes, 560 páginas.
Nota: 5,0/5,0 – Melhor leitura do ano até aqui!

O sucesso de Isabel Allende é indiscutível. Publicou mais de 20 livros, foi traduzida para 42 idiomas e é, hoje, a escritora de língua espanhola mais lida do mundo. Com uma carreira tão promissora, fico pensando quão significativo é o fato de que “La Casa de los Espíritus”, o seu romance de estreia, publicado em 1982, siga sendo o mais festejado de seus livros. Não é para menos! Que estreia foi essa, senhoras e senhores! Isabel Allende ingressou para a cena cultural contemporânea como que metendo o pé na porta...

“La Casa de los Espíritus” é uma grande saga familiar, que narra os sucessos da família Del Valle-Trueba ao longo de quatro gerações, tendo como pano de fundo a história do Chile ao longo do século XX, tomando em conta o contexto político, social e econômico que se desenrola até os anos 1980. Na tessitura dos destinos dessa família, somos defrontados com o poderio da república dos terratenientes (isto é, dos grandes latifundiários), com a brutal exploração e com as condições de vida subumanas de um campesinato miserável, com as primeiras tentativas de reagir ao poderio dos “mesmos de sempre”, com o embrião das primeiras organizações sindicais, com as lutas políticas e com as revoltas universitárias; contra todas as expectativas, com a vitória do socialismo democrático com a eleição de Salvador Allende; também com o golpe militar liderado por Augusto Pinochet, com a violência da ditadura, as perseguições, os fuzilamentos, a tortura, os estupros...

Faço duas ressalvas.

A primeira: apesar de tudo se passar no Chile, em nenhum momento a narrativa diz que as coisas se passam no Chile. Nesse Chile que não se diz que é o Chile, Salvador Allende não é Salvador Allende. É o Candidato Socialista, depois referido como o Presidente ou ainda como o Companheiro Presidente. Tampouco Pablo Neruda é Pablo Neruda. É o Poeta. São dados todos os elementos, na narrativa, para que o leitor conclua que está no Chile, mas os narradores não o declaram em nenhum momento.

A segunda: o livro é romance histórico, mas não é apenas isso. Tributário do Realismo mágico, o livro nos abre a porta à casa dos Del Valle-Trueba, que é também um palco frequente do sobrenatural, do místico, do maravilhoso. Como sugere o nome do romance, ali Espíritos transitam entre os vivos e com eles se comunicam; cadeiras e saleiros levitam; pianos fechados ecoam suas melodias; presságios e vislumbres do futuro estão na ordem do dia. O Inexplicável, com alguma frequência, quebra a cadeia ordinária dos fatos.

Sobre a relação com o realismo mágico, devo dizer que a todo momento o livro me remeteu muito a Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. Não apenas por se tratarem, ambos, de sagas familiares ou por esta aludida relação com o citado movimento literário. Mas também por traços de estilo e recursos narrativos comuns, como por exemplo o hábito do narrador antecipar ao leitor aquilo que só irá acontecer muitas e muitas páginas depois.

Por falar nos narradores, a obra tem dois: começo por citar Esteban Trueba, que – perdoem o meu francês e a suspensão momentânea da compostura – é um tremendo filho da [*****], que eu tive vontade de socar durante todo o livro. Filho de uma família tradicional, porém decaída, Esteban Trueba encarna o sujeito empreendedor, que trabalha duro e faz fortuna – inicialmente, na mineração; em seguida, levantando uma propriedade ruinosa que pertencia à sua família,terminando por se incorporar à classe dos terratenientes, crescendo em prestígio, poder econômico e influência política. Sobre este último ponto, Esteban se torna uma das principais figuras do Partido Conservador e, mais adiante, um bastião do anticomunismo. Violento, voluntarioso, mau caráter, machista são alguns dos seus atributos. Até mesmo aquilo que ele traz de mais virtuoso – por exemplo, o amor que sente por Clara – converte-se em algo desequilibrado pelo ciúme e pela possessividade.

A outra narradora é Alba, neta de Esteban Trueba. Encarna o espírito rebelde, não conformista, sensível às mazelas sociais e capaz de arriscar tudo para ajudar as vítimas de perseguição política. Entra em choques frequentes com o avô, apesar do amor que nutrem um pelo outro. É um dado curioso como a narrativa é construída conjuntamente por figuras que encarnam um choque geracional. E isso é muito relevante para o projeto do livro.

Como comentário final, acho que o livro é bom desde o início, mas ele cresce absurdamente a partir da eleição de Allende, seguida pelo Golpe Militar de 1973, quando a política, conquanto esteja presente ao longo de toda a narrativa, passa para o primeiro plano do romance, conduzindo a um final que produz um misto de sentimentos conflitantes, mas que tem algo de elevado, em sua beleza literária.

Adorei o livro! Recomendo demais!
____
Instagram: @raphaelivros
Beto | @beto_anderson 31/07/2021minha estante
Ótimo livro.

Lissa Marin 30/05/2021

?Ao amanhecer, Alba avistou em meio á multidão que já começava a se dispersar a inconfundível figura de Miguel, que seguia gritando, com uma bandeira nas mãos. Abriu passagem até ele, chamando-o inutilmente, porque ele não conseguiria ouvi-la naquela algazarra. Quando chegou á sua frente e Miguel a viu, passou a bandeira ao que estava mais perto e abraçou-a, levantando-a do chão. Os dois estavam no limite de suas forças e, enquanto se beijavam, choravam de alegria.?
A Casa Dos Espíritos
Maria17758 30/05/2021minha estante
Esse livro é uma das coisas mias lindas que eu já li na minha vida, inesquecível!!

Mari M. 16/10/2021

Bem vindo aos Trueba.
Trama familiar,gerações de mulheres,amores,rancores,inimigos,vida e morte!
Que LIVRO.Termino o abraçando e dando um beijinho na capa,com a certeza de ficar ao menos uma semana sem conseguir ter outra história em mãos,pois meus pensamentos são todos desta!
Narrativa tão linda,tão completa tão real! Me lembrou demais a saga O tempo e o vento de Verissímo,o jeito gostoso e novelesco de acompanhar.Me lembrou Capitães da areia também.E claro,cem anos de solidão do Gabo.
Gio 16/10/2021minha estante
Que bela resenha! Tenho um livro da escritora na minha estante, fiquei mais a fim de ler agora.