A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Mari M. 16/10/2021

Bem vindo aos Trueba.
Trama familiar,gerações de mulheres,amores,rancores,inimigos,vida e morte!
Que LIVRO.Termino o abraçando e dando um beijinho na capa,com a certeza de ficar ao menos uma semana sem conseguir ter outra história em mãos,pois meus pensamentos são todos desta!
Narrativa tão linda,tão completa tão real! Me lembrou demais a saga O tempo e o vento de Verissímo,o jeito gostoso e novelesco de acompanhar.Me lembrou Capitães da areia também.E claro,cem anos de solidão do Gabo.
Gio 16/10/2021minha estante
Que bela resenha! Tenho um livro da escritora na minha estante, fiquei mais a fim de ler agora.

Tati Francisque 28/12/2009

O Realismo Fantástico mais Fantástico
Um livro extremamente bem escrito, que nos mantém presos em sua narrativa do início até o fim de suas linhas.
Não é composto apenas por romance, ou apenas por comédia, ou apenas por ação, ou apenas por drama, ou apenas por críticas políticas e sociais. Ele é composto, na verdade, por uma fabulosa, incrível e envolvente mistura de todos esses componentes.
As personagens são profundas, não podendo ser resumidas aos papéis de vilão, mocinho e mocinha. Conforme a história se enreda, vemos a evolução de cada uma das personagens e seu valor na obra.
Destaque merecido às partes finais do livro, na qual a autora descreve os horrores do golpe militar chileno e da ditadura enfrentada pelo país.
Uma leitura que vale muito a pena mesmo.

Ane 09/02/2012

Mais que um presente da minha ama"n"da amiga secreta, esse livro é uma bela lição sobre a "lei do retorno" - afinal, tudo que vai, volta!

O título engana, aos distraídos pode parecer tratar-se de um livro sobrenatural. Sim, há um toque transcendental, mas essa não é tônica do romance, que vai muito além da "mesa de três pés" de Clara.

Para mim, a conclusão de Alba, nas duas últimas páginas, é a parte mais encantadora e emocionante do livro. O mundo é um reflexo dos nossos atos: o bem refletirá o bem e o mal refletirá o mal, como acontece quando jogamos uma pedra no rio e o impacto causa aquelas ondas na superfície da água (e nas profundezas também, embora não possamos enxergar).

O que ocorre é que muitas vezes não temos consciência de que essas ondulações podem também nos atingir ou, então, atingir os outros, sejam desconhecidos ou conhecidos, amados ou odiados, de uma forma irreversível.

Além disso, há a parte histórica do Chile, alusiva ao golpe de Estado que levou o General Pinochet ao poder em 1973. A própria autora revela que todas as informações obtidas são verídicas e foram fruto de exaustivo trabalho por ela realizado. Destaca-se que Isabel Allende é sobrinha do presidente Salvador Allende, morto durante o referido golpe.

Vale dizer, por fim, que esse é o primeiro livro latino americano da lista. Sem dúvida a linguagem (até palavrões) e a história em si são em tudo familiares à nós brasileiros.

Egídio Pizarro 01/06/2012

Ótimo
É uma história densa, com ótimos personagens - inclusive os que foram pouco explorados, como Esteban Garcia. As atitudes desses personagens pouco explorados são tão bem descritas que os colocam num patamar de importância para a história, deixando-os quase íntimos do leitor.

A ditadura chilena foi muito bem usada pela autora. E é impressionante que, por mais que eu leia sobre as barbáries desse tipo de regime, nunca deixo de ficar chocado com as descrições das torturas.

Si Puyo 18/10/2013

Excelente
Um livro envolvente e cativante, onde Isabel Allende cria uma mistura de sentimentos ao longo do texto que o tornam único. Inesquecível.

Ana Paula 30/12/2013

Adorei, um romance envolvente e com a história política do Chile.

Ren@t@ 23/01/2014

O tom derradeiro do livro, uma súplica de memória, faz com que o leitor termine a história com a sensação de que ele mesmo viveu as páginas do livro. A autora faz com que não nos sintamos leitores, mas personagens da história, espreitando a assustadora beleza de Rosa, a infindável transição de menina a mulher de Clara, as corajosas Blanca e Alba. Este, como outros livros da autora, é um romance inspirador, que dão ao leitor a sensação de crescimento e aprendizado ao final da leitura.

Keka 19/05/2014

Completo
Tive um pouco de preconceito quando todas me diziam como é demais Isabel Allende. Sei lá, autora de tantos livros tão vendido, encontrável em todas livrarias, superpop...
Mas, uma amiga me emprestou e ela não erra em seus palpites. A casa dos espíritos é tudo o que um livro pode trazer de bom. Aventura, romance, informações históricas, e com doçura e sensibilidade ímpar nos inspira uma elevada moral.
O feminismo se desenha através de personagens femininas fortes, dinâmicas, e também humaniza inspirando compaixão às fragilidades da psique humana. Destrói o patriarcado simplesmente descrevendo-o por dentro, exibindo sua intolerância, em contraposição à beleza da diversidade humana!
Chorei em três momentos, de modo copioso a escorrer lágrimas. Em pouquíssimas páginas senti enfado, pois sempre novos acontecimentos me punham alerta.
Ousaria dizer ter sido esse o melhor romance que já tive nas mãos, ó único se não, que deixa o título de "melhor" confuso e nebuloso é o fato de ser um drama tão real. E ainda tão presente na memória da humanidade. Que nunca venha a se repetir tal barbárie, ou melhor, que pare de se repetir cotidianamente nas periferias pobres das grande cidades...

Yodair 06/04/2019

Um livro para a vida
Acabei de terminar esse livro, e preciso dizer que há muito tempo um livro não mexia tanto comigo. Leiam A Casa dos Espíritos, conheçam e se apaixonem por Clara, detestem e entendam Esteban Trueba, se emocionem em perceber como podemos fazer as pazes com o presente ao entender o passado.

Impossível não se emocionar. Ao longo do livro, parece que fazemos parte da família Trueba, e acabar o livro me traz uma tristeza enorme, pois vou sentir muita falta de acompanhar cada passo dessa linda e dolorosa trajetória.

Livro PERFEITO. Leiam.

Caroles2 03/06/2024

Leitura empolgante, porém em muitos momentos massante. Conhecia a história pelo filme dos anos 90 e ver a narrativa através dos olhos de Allende foi uma experiência ótima, principalmente nos momentos onde o filme não explicou tão bem. O desenvolvimento da família, suas peculiaridades e causos, foi interessante de acompanhar, mas em certos momentos achei as personagens bem chatas e muitas vezes seus pontos de vista não entravam na minha cabeça.
Enfim, o realismo fantástico foi o que mais me chamou a atenção, recomendo leitura!

Amanda Ulaf 07/05/2019

A Casa dos Espíritos - Isabel Allende - Nota: 5/5
Dificilmente conseguirei transmitir a importância dessa leitura para mim. Demorei quase 2 meses para concluí-la, precisava assimilar com calma tudo o que estava sendo dito. Uma leitura pesada, forte e ao mesmo tempo poética.
Um romance histórico, que narra toda a trajetória da famíliaTrueba. Suas gerações de mulheres fortes e peculiares todas a frente de seu tempo, comandadas pelo chefe da família, Esteban Trueba. Tive, um sentimento bem ambíguo quanto a este personagem, odiava com todas as forças e de repente o compreendia em outras.
A parte final do livro, retrata o golpe militar que ocorreu no Chile, entre o anos de 1973, chegando ao seu fim em 1990. Ler este livro no Chile, visitar os lugares e compreender sua história, foi muito emocionante. Ver que até hoje esse povo sofre com as consequencias deste periodo histórico é muito tocante.
O que falar do final desse livro? Impactante, terminei de ler abraçada, com lágrimas olhos e querendo recomeça-lo, por que certamente deixei escapar muitas coisas importantes. Estou encantada pela narrativa dessa autora, sua família é extremamente importante para a cultura chilena.
"Nunca mais, porém, é muito tempo, como pude comprovar nesta minha longa vida." (Pag. 47)

PatrAcia292 09/05/2019

Espetacular
Que livro! Que história! Que narrativa! Um livro de capítulos longos mas nada entediantes. Pelo contrário, quanto mais você lê, mais você quer ler! ? A história passa pelas gerações de uma família nada pacata. Todos os personagens têm começo, meio e fim. Isabel não deixa ninguém pra trás (aliás, odeio quando o escritor deixa personagem perdido pela história). E sem dar spoiler, mas o final ? apenas inesperado! Queria sentar para tomar um café com Alba, passear no parque com Clara e ouvir as músicas de Pedro! ?

Tatiane 01/08/2019

"A casa dos espíritos", de Isabel Allende, e os ciclos de nossa História...
Li agora em julho A casa dos espíritos, de Isabel Allende. A narrativa em realismo fantástico é maravilhosa e as personagens femininas têm uma força que nos fortalece para enfrentarmos a vida e as agruras deste inacreditável ciclo que teima se repetir. Precisamos ler, ler e (re)conhecer nossa História, nossos medos, nossas visões limitadas e resistentes às mudanças, ao novo, para ver se aprendemos alguma coisa válida e rompemos esse processo tão doloroso e que nos diminui, nos faz regredir.

O que Allende traz nessa obra escrita nos anos 1980 sobre o que ocorreu entre 1905 e 1975 no Chile me pareceu muito familiar. Mas o que mais me assutou foi reconhecer alguns pensamentos e ações das personagens em nosso momento político atual.

Leitura fundamental!

tatiandoavida.com

Mialle @mialleverso 12/08/2019

Uma história contada por gerações
"Barrabás chegou à família por via marítima, anotou a menina Clara com a sua delicada caligrafia".

A Casa dos Espíritos conta a história de algumas gerações em duas famílias. Inicialmente com Nivea del Valle e suas duas filhas, Rosa e Clara. Depois seguimos para a família Trueba, onde encontramos o temperamental Estaban, com seus arroubos de raiva e frustração enquanto tenta ser um homem rico e retomar a glória da fazenda de sua família.

O livro segue principalmente os "cadernos de anotar a vida" de Clara, enquanto ela lida com o marido e sua personalidade difícil, seu mundo efêmero de clarividente enquanto vive cercada de fantasmas e espíritos, então seguimos o nascimento e desenvolvimento de Blanca e suas paixões e infortúnios e por fim, a neta de Clara, a jovem Alba, cuja juventude ocorre no meio de um momento crítico em seu país.

A narrativa real de uma época difícil e um país que vai mudando através dos anos se entrelaça com a mágica que permeia as mulheres dessa família e seus encantos mágicos, como a clarividência de Clara e a beleza inumana de Rosa. A mistura de personagens fictícios com personagens reais se dá com delicadeza e habilidade. A prosa de Isabel Allende é magistral e me deixou virando páginas até altas horas da madrugada intensamente envolvida com a família Trueba e seus dramas.

O cenário político do livro é forte e real e me pareceu tão providencial que eu lesse este livro neste momento que ainda estou surpresa. A Casa dos Espíritos tornou-se, antes mesmo de sua conclusão, um dos meus livros favoritos da vida, uma leitura que quero que me acompanhe por muito tempo.

"Outros homens superarão este momento, e, muito mais cedo que se pensa, serão abertas as grandes alamedas por onde passará o home livvre, para construir uma socieidade melhor. Viva o povo! Vivam os trabalhadores!".