A casa dos espíritos

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Acervo do Leitor 18/01/2019

A Casa dos Espíritos de Allende Isabel | Resenha | Acervo do Leitor
RESENHA – A CASA DOS ESPÍRITOS

Chove em Santiago. Chove lágrimas de um homem brutalizado pela vida. Aquele que já foi jovem e teve que amar mais a terra do que si, mais o dinheiro que as pessoas, mais o rancor que o perdão. Chove lágrimas de uma mulher marginalizada pela vida. Aquela que já foi jovem e aprendeu a amar mais os mortos do que os vivos, mais o sentir que o possuir, mais o silêncio que o falar. Chove lágrimas de uma nação ferida. Uma nação que já foi jovem e não aprendeu a repartir, que trocou o clamor do povo pela voz de poucos. Chove nos telhados de uma casa rodeada por espíritos, habitada pelos vivos no coração de um país que morreu.

“É melhor um pai morto do que um pai ausente.”

Esteban Trueba é jovem, apaixonado, ambicioso, materialista, violento. Clara del Valle é jovem, pragmática, desapegada, sensível, pacífica. Duas vidas que o destino cruzou. Unidas em matrimônio através de uma separação. Uma morte que gerou a vida de um casal que não deveria se amar. Esteban foi minerador, é fazendeiro e será Senador. Clara foi criança, é médium e será “nêmesis”. Da união de um materialista trabalhador com uma sensitiva desprovida da noção de posse nascerá uma lendária família que irá mesclar sua vida com a história do Chile.

“O pior é ter medo do medo”

O Chile é uma nação jovem. Das cidades pouco estruturadas ao campo do trabalho explorado existe um clamor. O desejo de progresso e justiça. Um ideal de um país governado pelo povo, pelos trabalhadores, encabeçado por um jovem médico socialista que está conquistando o coração dos que sofrem. Alguns dizem que ele chegará a presidência, e o Chile jamais será o mesmo. Mas também cresce o desejo de combater esses ideais em parte da população assustada com o socialismo e que tem medo de mudança. Um general pode ser a solução para esse problema. Alguns dizem que ele chegará a presidência, e o Chile jamais será o mesmo. Em meio ao espalhar do socialismo no campo, através de cantigas de violão, e o militarismo ditatorial necessário para conte-lo, acompanharemos a família Trueba. Com seu patriarca Esteban casado com a jovem Clara, pais de Blanca que ama Pedro, o filho do capataz com ideais socialistas e que se tornarão pais de Alba. Uma neta que será responsável pela vida e morte da família em um espiral infindável de dor, sangue e amor.

“As meninas decentes deitam-se de graça; imagine a concorrência.”

SENTENÇA
Esse livro da escritora chilena Isabel Allende é aclamado em todo o mundo. Uma saga familiar de uma homem apegado ao seu tempo que acaba casando com uma jovem a frente de seu tempo, gerando filhos frutos do seu tempo com seus dramas que envolvem ódio, resgate e perdão. Como pano de fundo temos um Chile em ebulição com a ascendência a presidência de Salvador Allende e sua deposição pelo ditador Augusto Pinochet. Um livro denso e carregado de tensões políticas. Há uma maestria na escrita da Isabel(autora) que aborda as várias facetas, motivações, falhas e acertos de todos os personagens, independente se são os opressores ou os oprimidos no momento da trama, mostrando uma imparcialidade e sutileza apenas proporcionada por autores geniais. Não é fácil lidar com tantos sentimentos conflitante e ideologias opostas sem se perder ou impor seu “viés” pessoal. Uma trama para se ler com calma, em pequenas doses, saboreando como um bom vinho tinto, ou café, em uma noite chuvosa. São tantas camadas de informação e sensações para absorver que demanda tempo e, se possível, maturidade. Desafiador e recompensador. Uma obra eterna.

site: http://acervodoleitor.com.br/a-casa-dos-espiritos-resenha/
Walter 18/01/2019minha estante
"Gerando filhos frutos do seu tempo": genial!
Definitivamente uma das sagas de família mais belas que já tive a honra de ler.
Parabéns pela resenha.

Larissa 25/09/2023

Fantástico
Ganhei este livro em 2014, de uma amiga canadense com quem morei por uns meses, acompanhado da ordem: "você tem que ler". O exemplar era em inglês, e aos meus 16 anos acabei não tendo a disciplina de concluir a leitura, abandonei no primeiro capítulo. Retomei somente agora, nove anos depois, pela repetição do "você tem que ler" por parte de uma amiga. Receber essa ordem duas vezes não pode ser coincidência, não quando se trata de literatura.

Mesmo passado mais de um século do início da história, ela se faz absurdamente atual. Põe em linhas a magia da América Latina, a inocência em encontro da brutalidade que caracteriza tantos anos da política do continente. Traz a magia da presença de Clara, o embrulho no estômago das atrocidades causadas pelo gênio forte de Esteban Trueba, o encanto pela força do amor, força motriz de toda a narrativa. Encanta inicialmente pela simplicidade, e ao decorrer das páginas ganha força, tanta força que chega a tirar o fôlego. Se entrelaça a fatos reais, aos horrores do golpe militar chileno, e ilustra corajosamente como a autora acolhe seu tio como personagem não declarado, junto às dúvidas que ainda guarda uma década depois dos acontecimentos de seu governo. Ora fantástico, ora cru, nos envolve de modo que só envolvem coisas escritas por grandes mentes e corações.

A mim, particularmente, marcou como nenhuma outra obra foi capaz. Alguns livros têm essa capacidade de comover, ensinar e abrir portas. Este, com certeza, entrou para a lista de melhores que já li. Já passei a pregar suas virtudes para meus amigos e ordenar por aí: "você tem que ler".
Geórgia 25/09/2023minha estante
??

isa!! 06/01/2024

História trágica mas realista!
Meio contraditório dizer que um livro onde a personagem principal tem poderes é realista mas é exatamente o que o livro é. Creio que essa foi a minha primeira leitura de um livro escrito por alguém latino que se passa na América Latina, e com isso digo que adorei ter lido algo que se conectou tanto com minha vivência. O livro é maravilhoso, os personagens todos tridimensionais, tanto que tem momentos que você os odeia e em outros os entende (até o merda do Esteban...). A questão política para mim foi a melhor parte do livro, perceber o quanto o povo é completamente esquecido pelos políticos me entristeceu, e ver os absurdos que uma ditadura faz em um país me faz quase enlouquecer quando alguém de direita diz que se houvesse um golpe tudo iria se resolver. Só não dou 5 estrelas porque o livro decai nas últimas 150 páginas, onde é apenas focado na chata sem personalidade da alba, acredito que esse é a única crítica que eu tenho, porque parece que a personagem é um papel em branco sem nenhum interesse em nada além do seu par romântico
isa!! 06/01/2024minha estante
poderia passar horas dissecando a história, mesmo não sendo 5 estrelas é um favorito da vida!

Alexandre.Rangel 20/09/2023

Que livro!
Espero que outros livros da autora sejam do mesmo nível. Que leitura satisfatória. Muito bom. Acabou me lembrando bastante 100 Anos de Solidão do Gabo
Aline.Rodrigues 20/09/2023minha estante
Sua avaliação me animou a começar essa leitura!

Daniel Andrade 24/03/2023

Espetacular.
Possivelmente, um dos melhores livros que já li. Me irritou? Me irritou. Quis ferir 15 direitos humanos em todos os capítulos do Esteban Trueba? Quis. MAS, que história. É leitura obrigatória pra qualquer brasileiro, especialmente pros cornos que defendem ditadura militar, que se acham Pinochet mas são, no máximo, Esteban Trueba com 90 anos.
Ari Phanie 24/03/2023minha estante
Ai, que bom q tu gostou!!!! Ele é espetacular. Me apaixonei pela Allende bem aí.

LarissaVeloso 28/01/2024minha estante
O final?

Marina 22/04/2024

Eu amei esse livro. Foi o primeiro que li da Isabel Allende e comecei a leitura achando que aprenderia um pouco sobre o espiritismo e alguns conceitos, mas é beeem superficial. O livro foca mesmo na história da família de Clara, claríssima, clarividente, por quem me apaixonei desde o princípio. Esteban Trueba também é uma figura importante e dele gostei muito de acompanhar suas nuances, transformações, questionamentos e amadurecimento.

Allende construiu personagens muito vivos e reais, e a história desse livro, acompanhando uma geração familiar, é incrível.

Sabe uma leitura que te marca e que você pensa nos personagens mesmo depois de acabá-la?! Pois é, esse livro ainda ressoa em mim.
24/04/2024minha estante
????

Laryssa Rosendo 29/05/2019

A casa dos espíritos conta a história de três gerações da família Trueba, através de três mulheres fortes que encaram ferozmente as mudanças culturais e sociais que acontecem com o passar de cada período, sendo estas Clara, Blanca e Alba. Eduardo Trueba o patriarca dessa família nos desperta os sentimentos mais contraditórios, nos mostrando, literalmente, que ninguém é totalmente ruim, assim como ninguém é inteiramente bom.

A trama envolve realismo magico, e por seu nome de capa, pode levar a imaginar que trata de uma história sobre assombrações, no entanto, apesar de ter sim um toque de fantasia, o texto fala principalmente sobre conflitos – sociais, ideológicos, sentimentais - que nós fariam questionar se não trata-se de um livro escrito hoje, abordando temas como machismo, polaridade política e segregação social.

É interessante, também, ver que ações diminutas do nosso passado, algumas vezes tomam proporções inimagináveis no futuro. E nada como entender os erros do passado, para não nos deixar reproduzir determinadas aberrações no futuro. No meio do livro, a autora solta uns ‘spoilers’ do que vai acontecer no decorrer do livro, que torna ainda mais interessante a leitura. Técnica literária essa que eu ainda não tinha visto, e, particularmente, adorei.

A parte final do livro, aborda o golpe militar que ocorreu no Chile, em 1973 e perdurou até os anos 90, mas a delicadeza da escrita da autora, nos faz pegar as referências sem precisar citar nomes, datas ou locais reais, de tão espetacular que é. É um livro que a gente termina de ler e deixa um misto de coração quentinho e um vazio inimaginável, pois queremos saber mais da vida da vida de Alba, e suas futuras gerações. Assim como, também, nos faz refletir sobre a nossa família, a nossa história, quem foram nossas influências, as mulheres que nos ascenderam e nos passaram as heranças – psíquicas e materiais (?) - que temos hoje.

É um livro maravilhoso. Um leitura despretensiosa que me fez descobrir um dos livros mais especiais que já li.
Mari Fontes 29/05/2019minha estante
Ótima resenha, botei na minha listinha de desejos

Thaís 16/05/2024

Life changing
Acho que é o melhor livro que ja li... o livro que vou levar pra vida com mto carinho e indicar pra todo mundo.
A delicadeza de contar histórias me surpreendeu.
Ansiosa pra ler mais livros dessa autora
Luiz Leitor 21/05/2024minha estante
lê Violeta!!!

Caio 30/08/2019

Só leiam essa porrada de Isabel Allende
Gatilhos: violência, abuso sexual e estupro (por mais que para alguns sejam camadas sutis, temos que ter responsabilidade de informar aos colegas elementos que possam desencadear alguma carga emocional negativa)

É uma obra com tamanho considerável (448 páginas), mas com uma linguagem acessível e leve. Parabéns a tradução!

Isabel Allende é minha segunda leitura do meu projeto de Clássicos da América Latina. E com felicidade digo: que livro!

Mergulhado no realismo fantástico, tão marcante nas obras do início do século XX, traz a trajetória de uma família - ?que não repetia nomes para não confundir-se nos livros de narrar a vida? - conta também a história de formação da América Latina: patriarcalismo, tensões políticas entre conservadorismo e progressismo, golpes, e ditadura militar...

O livro trás personagens bem desenvolvidos. Destaque para as incríveis Férula e Clara (como não amá-las?). Clara ao lado de Baleia (vidas secas), Dobby (Harry Potter) e Renée (Elegância do ouriço) entrou para o panteão dos personagens que mais me levaram as lágrimas. Meus olhos marejaram só de menciona-los...

Quero destacar um trecho muito tocante e marcante, quando Alba é acolhida por mulheres pobres com numerosos filhos de cada amor de suas vidas... em poucas linhas consegue descrever a visceral magnitude das mulheres da América Latina... desculpe a generalização, mas vi um pouco da minha vida, que é cercado por tias e avós que muito se encaixa na descrição: nenhuma força consegue destruir o espírito dessas mulheres, porque tem outras coisas mais urgentes para se preocuparem.

Alguns trechos são escandalosos a nossa sociedade moderna, mas essenciais para compreender o enraizamento cultural das relações e posições sociais que colocam alguns a vestirem-se de apatia e se enclausurarem em torres de egoísmo e descaso com a dor, miséria e sofrimento do outro.

Já vi gente comparando A casa dos espíritos com Cem anos de solidão... tirando o fato que os nomes não são repetidos para ?não se confundirem nos livros de narrar a vida?, são obras que, literalmente, são uma lufada emcional na história compartilhado de todos nós, latino-americanos.
Taiany Araujo 05/09/2019minha estante
Arrasou, olha vou te falar que nunca liguei para esse livros, o título não nome dizia nada e me afastava, você me despertou interesse.

Laura Januário 24/01/2024minha estante
Amei a resenha! ?

Cadmo 08/03/2023

Magnífico 5 ? ??
Que livro senhores. Que magnífico. Certamente não vou saber expressar tudo que essa leitura é. Quando falavam de Isabel Allende eu ficava curioso e sempre me interessava pela leitura, porém ao começar a entrar no mundo dela, você realmente percebe o quanto essa mulher põe emoções na sua escrita, nos seus livros. Mais um livro dela entrando para a lista de favoritos.

Recomendo demais. Vou levar esse livro por muito tempo dentro de mim
Juribeiro.psi 08/03/2023minha estante
Quero ler!

Grazi 09/12/2019

Diferente de tudo que imaginei no inicio, este livro aborda temas que mistura, junto com a ficçao, uma parte da historia do Chile. Achei que seria chata a leitura, mas muito pelo contrario, me diverti bastante com este livro, principalmente a primeira parte.
A leitura e bem fluida, linguagem acessivel, diferente tambem do que imaginei.
Personagens bem criados, as vezes me dava raiva de alguns. Achei que a autora podia se aprofundar mais em alguns personagens, principalmente a Clara, que para mim foi a melhor personagem do livro.
Matheus 09/12/2019minha estante
Agora fiquei curioso kkk já queria ler o livro e só aumentou mais a vontade

Coruja 26/12/2019

Era para ter lido esse livro em junho, como parte do Desafio Corujesco, mas a Allende acabou me encontrando numa época complicada e posterguei ad infinitum para terminá-lo. Sorte minha que persisti; até porque, A Casa dos Espíritos foi tema de um dos encontros do clube do livro de que participo.

Para começo de conversa, o que posso dizer sobre A Casa dos Espíritos é que não se trata de um livro fácil. Os ciclos de violência que perpassam todo o enredo me obrigaram mais de uma vez a parar e respirar fundo antes de ir em frente. Ao mesmo tempo, os momentos de leveza e absurdo, o humor com que eles são infundidos te fazem sentir acolhido: há qualquer coisa na essência desse livro que soa familiar e confortável. A obra de Allende é uma orgulhosa e surpreendente representante do realismo fantástico que é típico da literatura latino-americana.

Embora boa parte da narrativa seja dominada pelo violento e autoritário Esteban Trueba, o protagonismo aqui vai para as mulheres, gerações de mães e filhas que se sucedem em suas lutas e crenças - e que, curiosamente, compartilham um significado em seu nome -: Nívea, a sufragista; Clara, clarividente; Blanca, artista; Alba, sobrevivente e narradora da história. Conflitos sobre terras e questões políticas dividem espaço com o drama familiar que une essas pessoas, presas numa roda de erros que se repetem e cobram seu preço.

O livro não diz às claras que a ação se passa no Chile à época do golpe de Pinochet, mas não é difícil entendê-lo. O curioso é como ela continua tão atual. Talvez a palavra que eu devesse usar aqui não fosse ‘curioso’, mas sim ‘dilacerante’, porque enquanto debatíamos no café esse livro, a TV às nossas costas noticiava a onda de violência e repressão contra manifestações sociais no Chile. Uma prova a mais de como a História é cíclica e o ser humano não aprende com seus erros...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/12/o-resumo-da-opera-decada-ainda-nao.html
Lorena 10/01/2020minha estante
Li A casa dos espíritos final do ano passado. Me marcou bastante, principalmente a peculiaridade de cada personagem - as mulheres são muito "elas", ainda sim, diferentes umas das outras. E o contexto histórico então nem se fala, do Esteban já idoso condenando as mudanças e com isso, condenando a própria família. Acho que vi muito disso, não só na situação do Chile, mas na nossa situação atual como nação, mais desunida do que nunca. Esse livro me emocionou bastante também, senti a dor da perda dos personagens como se fossem velhos amigos.

Michelly 14/01/2021

A casa dos espíritos, de Isabel Allende
Simplesmente espetacular! O livro passa por 3 gerações da famíliaTrueba, e por revolução histórica e social.
Mari.castro 14/01/2021minha estante
Já estou ansiosa para ler!! ?