A casa dos espíritos

A casa dos espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

paula 18/02/2024

Um clássico, maravilhoso e necessário
Me senti lendo um dos livros de Gabriel Garcia, tendo uma pegada beeem parecida com a de "Cem anos de solidão" quando se trata de realismo fantástico e uma história que percorre gerações.
Além de ser muito bem escrito e prender a leitura quase que do início ao fim, algo que me interessou muito foi ver, a medida que os personagens se "atualizavam" o contexto histórico se atualizava junto, transformando-o, também, em um livro político, crítico e informativo. Apesar de não dizer em que país se passa essa história, é nítido que seja retratada em algum país hispanohablante da América Latina.
A história percorre desde os tempos do início do séc XX até a ascensão das ideias marxistas ao redor do mundo e das ditaduras de extrema direita por volta da década de 80, atualizando sempre os cenários, os ideiais e os personagens da família Del Valle/ Trueba.
Um destaque para minha personagem favorita: Clara, a clarividente.

RenMMP 17/02/2024

Desafio América do Sul - Chile

Que livro maravilhoso! É um livro inquietante e envolvente. Há horas em que você não quer largar e momentos em que precisa de um fôlego para digerir. Desde que me desafiei a ler livros da nossa região, é nítido como somos parecidos e, nesse livro em específico só consigo ver a história se repetindo em círculos por aqui.

Uma das melhores leituras desse desafio

Liliana 16/02/2024

Profundo
Romance histórico + realismo mágico. Fez-me lembrar muito de "Cem anos de solidão" ao narrar as gerações de uma mesma família, com vários personagens e marcos históricos. Romance bem profundo e detalhista.

Kali 16/02/2024

A casa dos espíritos
O livro conta a trajetória de uma família marcada pela sua figura patriarcal de Esteban Trueba, um sujeito conservador e autoritário. A autora traz muitos elementos do estilo realismo mágico que faz uma combinação perfeita com os fatos reais e até triviais desta família? Me apaixonei pelas personagens femininas, desde Nívea, Nana, Rosa, Blanca e claro Alba e tantas outras mulheres fortes emergindo da resistência como a própria Tránsito.
O final foi uma mistura de alívio e nó na garganta, pudemos ver Esteban Trueba se desvinculando de todo o seu ódio e obsessão e se rendendo aos laços familiares junto de Alba e as memórias que ali restavam no casarão.
O livro também traz figuras caricatas como Tio Marcos e Pedro Terceira Garcia onde em suas veias escorrem o sangue da América Latina. No geral foi uma leitura espetacular.

Paulo2175 15/02/2024

Uma família em meio a uma dicotomia

"A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende, é um romance que aborda a história de várias gerações de uma família chilena, entrelaçando elementos de realismo mágico e questões políticas e sociais. O livro narra a saga da família Trueba ao longo de décadas, explorando temas como amor, poder, classe social, espiritualidade e justiça social.
A trama se desenrola em meio a eventos históricos turbulentos do Chile, incluindo a ascensão e queda de líderes políticos, revoluções e conflitos sociais. Além disso, o romance apresenta elementos de espiritualidade e misticismo, com personagens dotados de habilidades especiais e eventos sobrenaturais.
"A Casa dos Espíritos" é uma obra rica em detalhes e complexidade, oferecendo uma visão profunda da sociedade chilena e das dinâmicas familiares, ao mesmo tempo em que incorpora elementos fantásticos que enriquecem a narrativa. É considerado um dos principais romances latino-americanos do século XX.

souza309 14/02/2024

13/24
Quando terminei de ler esse livro, fui procurar quando Isabel o tinha escrito (não me recordava ou nunca soube). Fiz isso porque a sensação que tive (e tenho) é que ele poderia ter sido feito em qualquer época ? desde que fosse na América Latina. De alguma forma, onde a escrita é o próprio milagre (o livro descreve um tempo onde a própria existência dele é insonhável), Allende conta uma premonição provável, retrata um testemunho atual e nos assombra com o loop de um passado que nunca fica velho sob a ameaça de ser, mais uma vez, o presente.

Mas, sobretudo, que ficou em mim é o que há de invencível na compaixão de uma mulher pelo mundo.

Caroline 14/02/2024

Que história!
Um misto de emoções, foi incrível acompanhar a história dessa família, e ao mesmo tempo de certa forma um retrato histórico do passado. Achei incrível a forma com que a escritora mescla elementos sobrenaturais com outros até reais demais. Confesso que demorei um pouco na leitura, mas valeu a pena insistir, levarei para a vida.

Elcilene2 13/02/2024

Cada vez mais apaixonada por Isabel Allende.
A forma que ela conta a história política do seu povo criando um enredo fictício, mas com base em historias reais, como ela nos envolve com os personagens, como os desenvolve para além do bem, do mal e no meio disso tudo vai crescendo o debate político e social para no final você estar totalmente envolvido sem perceber, tal qual os próprios personagens.
E não vou esquecer de suas personagens femininas que são a maior força e o pilar principal, não há como negar o entendimento das gerações anteriores e os anseios dos mais jovens por mudança e progresso.

Ter lido a biografia da autora me fez entender mais sobre suas obras e ser ainda mais fã dela ??

@isabellajanis 11/02/2024

Uma viagem no tempo?
O livro tem pouco toque de fantasia (o que me interessou mais, já que não curto muito esse estilo).

Toda a história da família Trueba é contada de forma detalhada, mas não prolixa. São vários acontecimentos que nos prende e nos faz refletir sobre os sentimentos, as vivências, as dores, as lutas e os sonhos de cada personagem.

Carolina941 10/02/2024

Genial
Demorei a pegar o ritmo mas quando peguei não larguei mais. Simplesmente genial, as críticas sutis e as não tão sutis de Isabel aos conservadores me conquistaram. Livro denso e com bastante complexidade psicológica e social, por vezes me fez sofrer com os personagens, principalmente Clara, Blanca e Alba, e repito, obra genial e Isabel gênia.

Andressa Marconi 08/02/2024

A Casa dos Espíritos
Inexplicável a escrita de Isabel Allende em ?A casa dos espíritos?, livro que provoca um compilado de emoções e ao terminar você se encontra desidratando de tanto chorar.
Com uma sutileza a autora intercala 1ª e 3ª pessoa ao relatar os acontecimentos do enredo, o que disponibiliza uma maneira mais expressiva de entender as coisas, considerando que a história é narrada através de várias perspectivas.
O livro é o retrato de várias gerações dos ?Del Valle? e dos ?Trueba?, o transcurso de uma família onde há muita ternura e afetos entre eles, não obstante também me deparei com ódio, ciúmes e rancores que chegam a durar uma vida inteira; e esses sentimentos se tornam tão reais, uma vez que são evidenciados ao leitor sempre permeado no excesso. Essa é uma daquelas histórias inflamadas que te enlaça e você se nota pensando no decorrer do seu dia, sobretudo à noite antes de dormir, tentando adivinhar o transmutar de cada um ali dentro - ou na falha tentativa de tornar mais tênue o destino de cada pedacinho que compõe a história -. Sinto que nada é pouco na criação de Allende, ela explora cada personagem trazendo o que há de melhor e pior em cada um, o que só corrobora em deixar o enredo mais apaixonante. Certamente Isabel Allende nunca nunca foi de amores mornos.

Caroline.Mestanza 05/02/2024

Gostei muito do livro! Fiquei muito empolgada com a leitura no início, muitos personagens bons, muitos acontecimentos! O meio teve alguns momentos que achei que demoravam a passar, mas chegando mais para o fim o livro volta a ser incrível! O livro conta a história de 3 gerações de uma família tradicional porém muito diferente do início do século XX no Chile! Clara é a personagem principal, juntamente com Blanca, Alba e Esteban!
Vale muito à pena!

Karol.Rocha.Balzon 04/02/2024

Um dos melhores livros que já tive a oportunidade de ler!
Isabel escreve com tantos detalhes cada elemento da história que a inevitável imaginação do cenário e dos personagens, torna-se um processo fácil e divertido.
Livro maravilhoso para rir, chorar, trata de assuntos fundamentais como a luta de classes, patriarcado e ditadura em países latino americanos.

Thalytasb 04/02/2024

Literalmente, fantástico!
Durante a leitura, acompanhei a história da família Del Valle que, durante décadas - com seus personagens cheios de presença e suas vivências marcantes -, preencheram os ?cadernos de anotar a vida? com inesquecíveis narrativas. Ou seja, Isabel sendo Isabel, mais um livro dela que favoritei no meu coração.
Victor 05/02/2024minha estante
arrasou