O caderno rosa de Lori Lamby

O caderno rosa de Lori Lamby Hilda Hilst

Resenhas - o caderno rosa de lory lamby

Letícia 11/04/2021

Foi estranho ler esse livro, pelos motivos mais óbvios possíveis. Já tive uma experiência parecida lendo Hoje eu sou Alice, mas ali foi retratado da forma certa. Aqui foi retratado de uma forma repulsiva e que faz o leitor ficar desconfortável.

Um livro pequeno que ficou menor ainda, pois pulei algumas partes. Não é um livro que eu queira ler de novo.

Minhas teorias sobre o livro em si, são: Lori inventou o sobrenome fazendo uma alusão ao que ela mais fazia na história, que era lamber. Lamby é uma alusão perfeita a "Lori lambe".

Sem falar que alguns acreditam que o livro foi escrito, na verdade, pelo pai dela. Mas essa ideia me deixa mais desconfortável ainda, pensar que um pai colocaria a filha nessa situação, mesmo que só em pensamento. Então para mim, quem escreveu foi de fato a Lori, influenciada pelo o que via em casa (seus pais falando sobre sexo abertamente) e pelos textos que leu no escritório do pai. Sem falar que o vizinho ela nomeou como José de Alencar, um nome facilmente visto nos livros do pai.

E a tal casa de repouso para qual os pais vão no final, é na verdade cadeia. Alguém encontrou o caderno rosa, achou que as coisas ali eram verdadeiras e os pais foram presos. Dessa forma, os tios apenas amenizaram a situação dizendo que era uma casa de repouso.

Adriana1161 23/05/2022

Inquietante
Que livro inquietante! Socorro!
Impossível não se incomodar com ele.
Eu sabia que Hilda Hilst era a "vovó da sacanagem", mas não imaginava que fosse algo tão explícito.
Interessante também, que faz uma crítica ao mercado editorial.
Mas gostei do final!

Day 27/07/2023

Descrições terríveis!
Pior livro que já li em toda a minha vida!
É a história de uma criança de 8 anos que se prostitui para ganhar dinheiro e "comprar as coisas lindas que ela vê na televisão".
As descrições de tudo são muito terríveis e esdrúxulas. Li muito pela curiosidade que um amigo que indicou despertou em mim, mas é uma leitura muito pesada, triste, chocante, e me sinto mal em dar mais que meia estrela, não por que a escrita é ruim, mas pelas barbaridades... Não sei nem mais o que dizer a respeito desse livro... É simplismente bem pesado, e o plot não me comprou.
manuella.rosasilva 27/07/2023minha estante
gente, que criança de oito anos é essa que tem essa mentalidade?

Day 18/09/2023minha estante
Terrível né? Só lendo pra TENTAR entender, mas é muito difícil, não comprei a história não. Por isso dei apenas 1 estrela.

Beatriz 13/09/2023

Que livre pesado, causa um desconforto extremo ler os relatos de Lori, não dá nem para sonhar com uma criança escrevendo aquelas cenas, não mesmo. É pura e simplesmente pornografia, não gostei, não acho que da para tirar ?lições? dele, não da nem pra pensar mto a respeito, pra não enlouquecer.

Jessica 26/06/2011

A história de uma menina de oito anos que gosta de ser prostituída e alimenta fantasias sexuais de pura depravação é, no mínimo, pitoresca.

Os mais sensíveis poderão abandonar a leitura alegando que a mesma é nojenta e perversa. Mas, antes de sair acusando Hilda de incentivo a práticas sujas com criancinhas, vá até a última página.

Lory nunca foi prostituída, simplesmente reproduzia uma série de histórias encontradas na biblioteca do pai escritor com o intuito de escrever um bom livro e tirar a família do vermelho.

Não sei se era a intenção da autora, ainda assim, o livro é uma forma interessante de conscientizar adultos a respeito de o quão curiosas e influenciáveis as crianças podem ser.

Quando eu fechei o livro fiquei com um gostinho ruim na boca, achei esse "aviso" uma maneira inteligente de se desculpar por sua obra; o que não altera o fato de ser um pedido de desculpas.

Guilherme 04/02/2015minha estante
Eu acho que você não deveria dar spoiler do livro, né? Isso pode estragar a experiência. A Hilda escreveu o livro pra ser um soco no estômago e obviamente os pudicos desistirem de ler. Acho um desrespeito com a autora você tentar desculpar o trabalho dela.

Dani 15/02/2016minha estante
Nossa, Jessica, qual o objetivo de contar o final do livro em uma resenha? :-(

Rebeca Anastácia 14/10/2016minha estante
Jéssica, marca como "tem spoiler", por favor, o final é o mais importante :/

Fabiana 29/12/2021minha estante
Tomei SPOILER sem saber que era um SPOILER essa "resenha" :( De qualquer forma lerei, tirarei minhas próprias conclusões, mas fiquei desapontada com o fato de ter um spoiler sem alerta.

Thais 14/02/2020

O livro não é o que parece , rápida leitura

Camila_Andrade 07/06/2010

Hay que tener cojones...

Leia primeiro, pense depois! Se sua edição não tiver, procure a introdução feita pelo Alcir Pécora, que ajuda a compreender muito do que se passa no texto.

Camila.Guntzel 21/07/2020

Inesperado, desconstrutivo e reflexivo
Para ter todas essas características tituladas aqui o leitor deve se permitir questionar para além do óbvio apresentado no texto. Buscar entender o porque da escrita e principalmente conseguir ir até o final da leitura para verdadeiramente entender a história, que ?aparentemente? supomos precocemente ja termos compreendido desde as páginas iniciais. Para além disso, deve ficar a reflexão quanto a influência que exercemos sobre crianças mesmo escondendo coisas delas. Entender que são pequenas esponjas e suas atitudes são um reflexo do que somos enquanto exemplos, e do que fazemos, não só o que falamos que é correto ou errado de ser feito.

Vale a leitura, mas principalmente vale a reflexão.

Suzane6 28/10/2023

Bem tosco
Sinceramente não vi profundidade nenhuma no livro, nem na tentativa de falar sobre um tema seríssimo.

Viviana Mendonça 30/07/2023

Estou perplexa
Não sei o que dizer desse livro, estou perplexa.
Mas é uma obra que li para o debate no clube de leitura. E precisarei de explicações para entender o que de fato aconteceu com o Lori.

É uma história que te enoja, mas que chama atenção.

Paulo 08/02/2015

Queria mais! O final ficou um tanto vago, mas foi o melhor - e mais plausível - desfecho, pois condiz com a ideia do narrador personagem sendo uma criança de 8 anos.
Sobre a escrita, adorei Hildona! Quero outros livros pra já! Um tema polêmico por um olhar inocente... Ela queria causar e causou meeeesmo, mas com classe, espantando e seduzindo o leitor, o qual tem que embarcar na história sem conceitos prévios, de mente aberta ao que tal leitura irá lhe proporcionar.
Ri horrores e me diverti mesmo com a leitura - que me trouxe uma torrente de sentimentos conflitantes, mas não me deixava "entrar em parafuso" com pequenas coisas. Talvez, se visto de outra maneira, seria apenas uma leitura espantosa.
No mais, o livro da margem a discussões interessantes, como exemplo - além da já citada acima, questionamentos acerca da produção textual e da recepção do público leitor.
Recomendadíssimo!

Geovanna.Cookie 03/01/2024

Um surto
Já faz muitos anos que eu li esse livro e não lembro exatamente o que motivou tal leitura, provavelmente buscando ler mais livros nacionais.

Porém, foi uma leitura muito estranha, já tinha tinha acesso a histórias que retratavam pedofilia (Hoje sou Alice e No Coração da Floresta) contudo eram sempre demonstrando a horrível violência que é para a criança. A escritora romantizou o ponto de vista de Lori, no fim descobrimos que foi tudo imaginação.

Não sei se recomendo a leitura, não entendi o objetivo desse livro.

08/12/2022

Esquisito? Difícil de digerir? Final interessante? Não sei o que pensar... Claramente não é pra qualquer um.