Letter to D

Letter to D André Gorz

Resenhas - Carta a D.

Bookster Pedro Pacifico 18/07/2023

Carta a D. – história de um amor, de André Gorz
É cada vez mais frequente escutarmos sobre o problema de idealizarmos o relacionamento perfeito, a busca pela alma gêmea e o viveram felizes para sempre, que costumamos assistir em filmes e de pessoas que acompanhamos nas redes sociais. Mas será que o relacionamento precisa ser perfeito para ser marcante e duradouro? Não estaria o amor também presente nos momentos difíceis e de imperfeições?

Em “Carta a D.”, o filósofo austro-francês nos convida a conhecer, por meio de uma belíssima declaração de amor, um pouco do seu relacionamento de quase seis décadas com sua companheira. Publicado em 2006, o Gorz escreve para Dorine, relembrando tantos momentos de companheirismo, quando sua esposa já sofre de uma doença degenerativa irreversível. E até diante dessa certa da não cura, o autor consegue demonstrar o cuidado e a admiração por quem viveu tanto tempo ao seu lado, como já encontramos no início do seu texto:

"Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca."

Mas, antes de ler, é importante você saber que a declaração não foi construída a partir de uma escrita poética ou que o texto se restringe à relação do casal. Talvez a própria formação de filósofo de Gorz explique o fato de o autor também mergulhar no contexto histórico dos momentos em que viveram, abordando ainda temas políticos e filosóficos, com um pano de fundo sobre a sua vida que extrapola a relação com Dorine.

E a história dos dois tem um final que não está na declaração, mas que certamente é digna de um livro: um anos depois da publicação de “Carta a D.”, Gorz e Dorina triaram a própria vida juntos. O bilhete deixado pelo filósofo está ao final da edição.

Um livro curtinho, mas que nos faz refletir e, porque não, acreditar no amor.

Nota 8,5/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CuQNUGfrcY7/

Lauren75 16/07/2023

Esse livro me deixou com um misto de sentimentos. ele é muito profundo, pois além de ser a história real do autor, ele é escrito com muito sentimento, parecendo ser 100% verdadeiro.

é bastante político, carinhoso e um pouco doentio.

Audry Santos 09/07/2023

Uma carta de amor
Andre Gorz escreve uma carta de amor à sua esposa. Essa carta não traz, somente, declarações amorosas, mas pensamentos filosóficos e situações sócio-políticas que ambos viveram. Alguns trechos são belíssimos, de demonstração de afeto sincero.

Sperandiocarol 03/06/2023

Uma Biografia....
Comprei por indicação e sinceramente o livro não me convenceu. O achei morno. Para quem gosta de contextos históricos europeus, política e um monólogo, penso que ele seria o ideal. Só meu ver, uma biografia, com.passagens e citações poéticas sobre uma relação que para mim, por vezes pareceu mais de dedicação única do que de reciprocidade.

Clarissa130 29/05/2023

Carta a D.

?Compreendi com você que o prazer não é algo que se tome ou que se dê. Ele é um jeito de dar-se e de pedir ao outro a doação de si. Nós nos doamos inteiramente um ao outro ?

?que o amor é o fascínio recíproco de duas pessoas por aquilo que elas têm de menos dizível?

Esse livro é de uma delicadeza extrema! Inúmeros foram os trechos grifados e que me deixaram extasiada. Uma breve narrativa de uma relação que durou toda a vida e se encerrou de maneira trágica?

diennifercb 23/04/2023

O amor ordinário
Um livro que conta a história de um grande amor da vida, mas não aqueles endeusados pela ficção e pelas expectativas dos contos de fadas, mas sim um amor comum, ordinário, cotidiano, imperfeito, mas ainda assim, um grande amor. É um livro bem pequeno, mas que tem um poder de emocionar.

Camila 11/04/2023

Carta a D.
Seguindo (mais) uma recomendação do Bookster, me entreguei a esta declaração de amor. Que delicadeza? como revisitar mais de cinco de maçadas de casamento de forma tão corajosa? Acho que só quem viveu um grande amor por tanto tempo consegue falar sobre ele com tanta vivacidade e serenidade. Vale só pela apresentação do livro, uma obra de arte.

Obs: sugiro a leitura sem ler a contracapa, pois sabendo de algumas coisas de antemão, essa ode ao amor ganha cores diferentes..

Belluci0 07/04/2023

Uma linda história de amor
Assim como o protagonista, e autor do livro, me apaixonei por Dorine. Esse livro foi chato em alguns momentos, sentia que o autor estava se explicando demais, porém no geral é um livro bom.

gvazzz 06/04/2023

Livrinho curto, carta de amor a D é um texto de amor e de desculpas de um autor apaixonado por sua Dorine. Juntos há mais de 50 anos

Giovana 27/02/2023

CARTA A D. - RESENHA
Uma história de amor completa (e verdadeira) tão maravilhosamente descrita em menos de 100 páginas. Acredito que sejam poucos os que conseguem sintetizar e, ao mesmo tempo, escancarar o amor de forma tão bela, verdadeira e arrebatadora. Feliz de ter conhecido o amor de vocês, André e Dorine! Obrigada por compartilhá-lo com o mundo!!!

Karol 03/02/2023

Uma carta de amor bem linda, da para sentir o amor que André tinha por Dorine. Esse livro ajuda a compreender o que aconteceu em 2007, foi tudo por um ato de amor.

Thami 02/02/2023

Que que isso
Que amor é esse!!! Essa é minha resenha hahaha eu tb tô apaixonada pela esposa do escritor, simplesmente

dai bugatti 29/01/2023

Um amor além da vida
Uau. Nunca acreditei muito no amor eterno. Pra mim, a vida é feita de ciclos e cada um deles é eterno enquanto durar. Ver um casal de verdade como Romeu e Julieta é um tanto quanto inebriante e surreal. O amor de André e Dorine relatado nas páginas é belo e inspirador. Dá pra ver que um não existiria sem o outro ou, pelo menos, não o caminho que trilharam. Além disso tudo, a carta ainda nos situa historicamente.

Laura 24/01/2023

Foi acima de tudo um grande amor, não aquele descrito em livros de romance ou em grandes tragédias, mas ainda sim, um grande amor do cotidiano comum