Letter to D

Letter to D André Gorz

Resenhas - Carta a D.

Rosy 24/01/2023

Começou tão lindo e acabou lindo tbm, mas o meio
O primeiro parágrafo do livro já me fez praticamente favoritar. A história dessas pessoas é uma graça. Como ele nunca pensou em ter alguém como ela. Como ela mudou o que ele pensava sobre se envolver. Cada um fazendo o outro melhor e se mantendo juntos.
Pena que o livro vai por um caminho mais monótono e chatinho, falando mto sobre política, principalmente da época, por ele ser um escritor e ter que saber o q estava acontecendo. A relação deles fica em segundo e até em terceiro plano na narrativa. E o próprio autor saber isso, ela reconhece isso na escrita. E isso fez perder o ritmo pra mim.
O final, é super triste, bem dolorido, mas bonito tbm. A conclusão q o autor chega, é bem romântica. Mas esse meio, quebrou mto pra mim, fez cair bastante a nota.
Mas se vc é de curtir política, algo mais centrado de forma geral, pode ser uma boa escolha. Pra mim, faltou o romance q eu tava esperando.

@BiaGiacomin 12/01/2023

Chatinho
Não gostei.
Muito diferente do que eu imaginava.
Não gostei.
Muito diferente do que eu imaginava.

gabs pina 28/12/2022

belíssimo! da história à escrita, do início ao fim, esse livro tem a capacidade de emocionar. apaixonada e emocionada.

Joyce.Gomes 14/10/2022

Uma linda história de amor, cumplicidade e alinhamento de ideais.
Será que um dia serei amada assim? E será que conseguirei ser devota e ter tanta fé no meu amado assim?

Kaire 09/10/2022

"Você é o essencial sem o qual todo o resto, importante apenas porque você existe, perderá o sentido e a importância."

Pelamor! Não há teoria nesse mundo que explique bem o que é o amor. Essa construção de cuidado e devoção é algo a ser vivido para entender, e André e Dorine - dois teóricos com ideias firmes a respeito de tudo que pode ser sentido - fizeram isso muito bem.

Essa carta foi linda demais e o adeus estava ali o tempo inteiro, mas nada prepara para a forma como resolveram partir desse mundo. Me consola saber que numa segunda vida escolheriam um ao outro novamente.

Gisa 11/09/2022

Eu tô impactada, o amor é transformador mesmo, duas pessoas com mundos distintos se unem e criam um mundo único, inabalável.

Julia 07/09/2022

"É preciso aceitar o finito."
Uma história de amor com toque existencialista.

É lindo acompanhar a forma como André fala sobre sua esposa Dorine. Em sua carta, ele nos conta como se conheceram, como dividiram a vida e como ela sempre foi importante para ele. Não atoa, até a morte.

"Você está para fazer oitenta e dois anos anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca."

Hellen 25/08/2022

?Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca.? (GORZ, 2018, p. 9)

Eu amei! Que obra maravilhosa ?

Essa obra do André Gorz ao trazer essa carta de amor para a sua esposa Dorine e no decorrer dessa carta relembrar a trajetória do relacionamento dos dois, onde ele reconhece a força, a sabedoria e a importância da esposa em sua vida, dessa forma declarando seu amor ao não conseguir se imaginar vivendo sem ela e reconhecendo cada pequena coisa feita, cada pequena abdicação, cada demonstração de amor feita por Dorine ao longo dos anos ao entender e apoiá-lo durante os processos de escrita, publicações de suas obras e dificuldades encontradas no caminho que ele em certo momento não conseguiu enxergar, nos faz refletir em como deveríamos expor mais nossos sentimentos, além de reconhecer cada forma de demonstração de amor e sermos gratos por cada pequena coisa feita, cada abdicação que as pessoas ao nosso redor fez e faz para conseguirmos alcançar nossos sonhos e objetivos.

Thamiris.Treigher 01/08/2022

Simples e lindo
Uma carta de amor verdadeira. "Carta a D." é apenas isso e é tudo isso.

André Gorz, considerado um dos principais filósofos do pós-guerra, mostra nessa Carta o que todos nós somos verdadeiramente, apesar de todos os nossos títulos, nossas conquistas e nossos fracassos. Somos seres que amam e que desejam ser amados.

Nesta Carta que virou esse precioso livro, Gorz relembra toda a sua história de amor com Dorine, a mulher com quem passou a vida e que sofria de uma doença incurável.

Uma carta verdadeira, simples como o amor é. Sem exageros de novelas, de filmes com amores impossíveis de existir. O amor nu e cru, com suas singelezas, detalhes, simplicidade e dificuldades.

Um livro que tocou meu coração. Lindo e triste. Simples e sincero. O que aconteceu em 2007, um ano após a publicação do livro, é de partir o coração, ao estilo Romeu e Julieta (com suas devidas divergências).

Um livro sobre o companheirismo de duas pessoas eternamente - e verdadeiramente - apaixonadas.
Michele Boroh 01/08/2022minha estante
Se a resenha já ficou linda assim, só resta ler o livro!

Alê | @alexandrejjr 02/08/2022minha estante
Livros sobre amor verdadeiro, sobre paixão real, sempre são boas pedidas! Parabéns pela resenha, Thamiris!

Thamiris.Treigher 02/08/2022minha estante
Owm Michele, obrigada mesmo!! ?

Thamiris.Treigher 02/08/2022minha estante
Sempre, né? Eu me surpreendi com esse livro. Obrigada, Alexandre?

Carolina.Gomes 03/08/2022minha estante
Ahhh!! Livros sobre o amor?. ??

Thamiris.Treigher 04/08/2022minha estante
Carol ???

Lucas1429 30/07/2022

Mergulho numa relação.
Não há nada que expresse melhor a sensação de ler Carta a D como ser conduzido pelo Gorz num mergulho muito íntimo entre as fragilidades que ele afirma nunca ter conseguido explorar na sua produção literária, e seu mergulho na existência que só se encorajou a consumar ao lado de Dorine. É uma relação de profundo companheirismo e humanidade, onde ambos se engajaram fielmente num projeto de descoberta e existência conjunta. Escrito com uma beleza que não se torna pedante ou melosa, tem seu brilho na sutileza com que constrói e pincela as imagens. A escrita é envolvente e bastante agradável, alternando seus tempos de maior lirismo e mergulho relacional com pequenas descrições dos fazeres, atribuições, objetivos, locais e etc.

letturissimas 06/07/2022

um dos meus livros favoritos, a história me tocou imensamente, finalizei a leitura em lágrimas.
não subestimem o tamanho do livro, é lindo!

Jojo 05/07/2022

Estava tudo bem até a última frase.
Ao mesmo tempo que esperava muito não esperava nada dessa leitura. No fim foi uma boa experiência ver mesmo que dê longe esse amor pacífico e visceral.

Julliana 15/06/2022

Primeiro livro do ano.
Li esta maravilha em janeiro, e me fez chorar uns 5L no mínimo, muito emocionante, além do romance tbm há um retrato histórico de Praga. O final é extremamente triste e não há spoiler nisso pois logo na parte de trás do livro é exposto a morte do casal, muito muito triste.

Ale 12/05/2022

Delicado e tocante.
A história de um amor real e todo o seu significado. Sobre o que foram um pelo outro, um para o outro. O que viveram juntos, as ligações que tinham.
Um pacto para a vida inteira!

" Se você se une a alguém para a vida inteira, os dois estão pondo em comum sua vida e deixarão de fazer o que divide ou contaria a união. A construção do casal é um projeto comum aos dois, e vocês nunca terminarão de confirmá-lo, de adaptá- lo e de reorientá-lo em função das situações que forem mudando. Nós seremos o que fizermos juntos".

"No final das contas, só uma coisa me era realmente essencial: estar com você. Eu não posso me imaginar escrevendo se você não mais existir. Você é o essencial sem o qual todo o resto, importante apenas porque você existe, perderá o sentido e a importância".

"... quando tudo tiver sido dito, tudo ainda ficará por dizer, sempre restará tudo a dizer. - É o dizer que importa, não o dito".

"There is no wealth but life".