Sobre histórias C. S. Lewis

Resenhas - on stories and other essays on literature

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kelve0 18/04/2023

Vou reler
Um livro de crítica literária com críticas valiosas, gostei bastante das críticas do Lewis (apesar de considerar complicada é muito boa) a linguagem é difícil, achei mais até do que "Cristianismo puro e simples". Não peguei tudo que tem no livro por isso pretendo reler ele
"Uma resposta ao Professor Aldane", foi o meu capítulo favorito, vou ler a trilogia cósmica do Lewis por causa desse capítulo.

Helena976 16/04/2023

Leio C. S. Lewis e só posso pensar que ele era um gênio.
"Você não conseguirá uma xícara de chá suficientemente grande ou um livro suficientemente longo que me satisfaça", disse C. S. Lewis.

«Sobre Histórias» é um livro com 20 capítulos que traz o ponto de vista de Lewis sobre os mais diferentes temas do mundo literário, como modos de escrever para crianças, contos de fadas, gostos juvenis, ficção científica, crítica literária e crítica de época; e algumas críticas ? não necessariamente negativas, pelo contrário ? do próprio autor, como sobre George Orwell, O Hobbit, O Senhor dos Anéis, E. R. Eddison, Haldane, Dorothy L. Sayers, etc.

Cada um desses capítulos foi escrito em diferentes épocas. Há capítulos ? originalmente publicados em jornais, revistas ou gravações de entrevistas ? que datam de 1944 e 1946, e outros que datam de 1963 (ano do falecimento do autor).

C. S. Lewis tem uma escrita muito direta e, o mais incrível, atemporal. Capítulos como "O Pártenon e o optativo" e"A morte das palavras" ? ambos de 1944 ? são, de tal modo atuais, que poderíamos dizer que foram escritos ontem, ou mesmo hoje pela manhã.

Além disso, a quem interessar possa, o capítulo "Tudo começou com uma imagem" (1960), é como um relato de Lewis sobre como surgiram as primeiras ideias que o levaram a escrever As Crônicas de Nárnia.

Para mim, «A última noite do mundo» e «Cartas de um diabo a seu aprendiz» são menos cansativos, mas aqui, apesar da demora em dois ou três capítulos, C. S. Lewis se faz mais uma vez indispensável e genial.

Roberth 20/03/2023

Alguns ensaios aqui valem por livros inteiros. Excelente!
Depois de ler este livro, o escritor medroso em mim ficou mais sonhador e valente! Haha Quem sabe...

Eu cheguei de me emocionar em alguns ensaios (mesmo com tanta coisa técnica, Lewis consegue chegar no âmago, no coração do escrever, em muitos momentos).

Deixo os que mais me encataram: "Sobre histórias"; "Sobre os três modos de escrever para crianças"; "Por vezes, os contos de fadas podem dizer melhor o que deve ser dito"; "Tudo começou com uma imagem"; "O Hobbit"; "O Senhor dos Anéis, de Tolkien"; "A morte das palavras".

Livro pra ser relido, com certeza.

Amanda Tadeu 19/02/2023

Uma olhadinha na cabeça de Lewis
Esses ensaios são como sentar em uma cadeira e ouvir Lewis discorrer sua opinião sobre diversos assuntos da Literatura.

Descobrir seus pontos de vistas, análises e autores favoritos é uma experiência muito especial. Impossível você sair sem uma listinha de autores e livros para ler.

Roberta 15/02/2023

Muito booom
Lewis falando sobre escrita, literatura, críticas literárias, das resenhas de alguns dos muitos livros que ele leu e releu... É um livro pra se ler devagar e degustar, apreciando a beleza do texto desse grande escritor.

Clara 31/01/2023

Sobre histórias...
Não seria um livro que eu recomendaria. Mas gostei bastante de saber a opinião do Lewis sobre algumas obras. Salvei na minha wishlist da amazon muitos livros que ele citou kkkkkk

Enfim, foi muito bom ver a visão dele para coisas além do cristianismo, sem tirar a essência da sua cosmovisão durante muitas "resenhas".

Mila 01/01/2023

Sobre histórias
Lewis é meu autor preferido, então ler qualquer coisa dele acaba sendo sempre prazeroso. Nesse livro especificamente, ele traz diversas críticas sobre variados livros que permitem entender mais do gosto do Lewis e a importância que ele dava a leitura. Como ele mesmo disse, um livro não é bom até ser lido duas vezes.

Vinicius Fernandes 28/12/2022

Sobre Histórias
Sobre histórias de C.S. Lewis é um livro que literalmente fala sobre histórias. Por meio de vários ensaios, Lewis fala sobre literatura e seus gêneros textuais, sobre formas de escritas e até mesmo sobre algumas obras.

Somos levados por vários assuntos ao longo do livro, Lewis apresenta temas como literatura infantil, comomescrver para crianças, sobre romances clássicos, crítica literária, comenta sobre alguns artigos relacionados a filosofia e teologia, e até mesmo comenta sobre as obras de seu amigo Tolkien. Lewis fala um pouco sobre o Hobbit e O Senhor dos Anéis, e como o livro vinha influenciando a época, e defende que os livros se tornariam grandes clássicos em futuro próximo.

O livro é muito bom e interessante, para quem se interessa sobre literatura, escrita e quer conhecer novas obras indicadas pelo autor, os ensaios de Lewis reunidos aqui, é uma excelente indicação de leitura.

Bruna3285 27/12/2022

Sobre histórias
Leitura muito legal, escrita daquele jeito bem característico do CS Lewis. Este livro nos dá uma visão de como seria o autor caso ele usasse Skoob (rs) ou se participássemos do mesmo clube do livro. Vale a pena a leitura :)

Matheus Alves Carmo 20/12/2022

Toda a genialidade de Lewis
"Enquanto a história persistir em nossa mente, as coisas reais são mais elas mesmas." (Pág. 157)

Nessa obra de C.S Lewis, somos apresentados a uma coletânea de textos escritos pelo autor, de resenhas, a artigos, que de alguma forma falam, como nós diz o título, 'Sobre histórias'.

"Nós não apreciamos completamente uma história na primeira leitura." (Pág. 53)

Temos vários textos interessantes, que variam em tamanho e complexidade, e que nós trazem muito do que Lewis acreditava sobre a leitura. Alguns textos aqui, também estão presentes no livro "Como cultivar uma vida de leitura", outro compilado, bem menor, mas muito bom.

"Eu acho que o louvor fátuo de um verdadeiro tolo pode prejudicar mais do que qualquer depreciação." (Pág. 213)

É muito interessante ver a visão de Lewis sobre determinados assuntos e livros. Alguns textos acabam perdendo muita força se não tivermos lido tal livro ou autor (me ocorreu em boa parte dos autores), mas ainda assim, a forma com que Lewis apresenta e argumenta, faz com que tenhamos bom proveito da leitura.

"Inventar é uma coisa muito misteriosa. Quando você "tem uma ideia", consegue dizer a alguém exatamente como pensou nisso?" (Pág. 102)

A argumentação de Lewis é uma obra à parte. O jeito como busca destrinchar suas ideias, criando uma lógica para mostrar seu ponto, é muito instigante de se ver. Aqui não temos foco em teologia, apesar de algumas pinceladas, mas suas ideias sobre aspectos da escrita e outros assuntos estão presentes.

"Cada suposição é um experimento ideal: um experimento feito com ideias, porque você não pode fazê-lo de outra maneira. E a função de um experimento é ensinar-nos mais sobre as coisas que experimentamos." (Pág. 61)

Tratando-se de uma coletânea de textos, não posso cravar sobra a escrita do livro. Temos aqui alguns textos mais simples de serem lidos, e alguns ligeiramente mais complexos, com termos e contextos mais difíceis. Mas nenhum é realmente um impeditivo, e todos trazem algo que nos prende.

"O poeta, segundo Sidney, é o único escritor que nunca mente, porque ele nunca reivindica que suas declarações são verdade." (Pág. 130)

Para conhecer a obra de Lewis, principalmente se o interesse estiver na área teológica, Cristianismo Puro e Simples ainda é minha escolha. Mas esse livro é uma ótima introdução à parte leitora/acadêmica de Lewis, relativamente curto, e com uma leitura fluída.

"Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto." (Pág. 71)

Joemy 06/12/2022

C. S. Lewis como leitor, escritor e crítico literário
"Não acredito que alguém saiba exatamente como 'se inventa coisas'. Inventar é uma coisa muito misteriosa. Quando você 'tem uma ideia', consegue dizer a alguém exatamente como pensou nisso?" (Capítulo 7 - Tudo começou com uma imagem...)

Seguindo no meu objetivo de ler tudo o que o C. S. Lewis escreveu e que está disponível em português, finalmente li "Sobre histórias". Trata-se da reunião de vários textos escritos separadamente para objetivos e ocasiões distintas, mas que possuem em comum o registro da visão que Lewis tinha da literatura através de diferentes ângulos: como leitor, como escritor e como crítico literário.

Destaco os seguintes textos e seus respectivos capítulos: Sobre histórias (capítulo 1); Sobre três modos de escrever para crianças (capítulo 4); Por vezes, os contos de fadas podem dizer melhor o que deve ser dito (capítulo 5); Sobre ficção científica (capítulo 8); O Senhor dos Anéis, de Tolkien (capítulo 11); George Orwell (capítulo 14).

Lewis trata de muitos autores e seus livros que eu não conhecia até então (como Charles Williams e Rider Haggard); e para mim foi uma alegre surpresa deparar-me com a opinião dele sobre livros e autores que já li e tenho um grande apreço (como "O Senhor dos Anéis", de Tolkien, e "A revolução dos bichos" e "1984", de George Orwell) e ser enriquecido de alguma forma com a sua experiência com todos eles.

Ler C. S. Lewis tem sido uma felicidade para mim há mais de 15 anos. Não importa qual seja o assunto, ou se é um texto ficcional ou não, eu sempre me deleito em sua escrita. Entretanto, ler "Sobre histórias" foi especial porque, dentre inúmeros motivos e qualidades dos textos que o compõem, pude conhecer como se dava o processo criativo de Lewis ao escrever seus livros ficcionais.

Indiano 28/11/2022

Um livro bem útil a um leitor
Lewis sempre me surpreende por ser tão versátil em conhecimento, e nesse livro cheio de resenhas e cartas a críticos ou sobre críticas, me fez perceber muitos pensamentos e aprender coisas que eu não pensaria se não o tivesse lido.

Ricardo 26/09/2022

Sobre Leitura, o CSLewis Literário
C.S. Lewis era um ávido leitor, capaz de ir de um assunto para outro com enorme facilidade e destreza.

Isso fica evidente na coletânea de textos reunidos nesse livro inédito - incluindo ensaios, artigos, resenhas críticas, tributos, dentre outros gêneros.

Sobre histórias mostra um outro lado da vida de Lewis: a de brilhante acadêmico e professor de Literatura Inglesa da Universidade de Oxford, onde ficou conhecido por suas palestras geniais e profundas sobre literatura.

Seja resenhando livros de grandes autores como J.R.R. Tolkien e George Orwell ou refletindo sobre importantes aspectos teóricos da literatura.

Sobre histórias tem como condutor principal a excelência da história e reúne ensaios que sintetizam suas ideias sobre ficção científica, a natureza dos contos de fadas, fantasia e inspiração.

Inspiradora leitura para os amantes da literatura.

Eu recomendo!
@profricardoreis

Guilherme Dehon 08/07/2022

Interessante e complexo...
Uma obra que tem como principal direção, a qualidade (ou não), da literatura de um modo geral...

Explicar Lewis seria (no meu caso é claro), tentar dizer onde o universo se apoia...

Me contento em ler e compreender aquilo que minha mente limitada me permite..

É sempre bom e gratificante poder desfrutar de obras tão profundamente grandiosas, complexas e interessantes...

Lewis é Ímpar!

1 | 2 | 3 | 4 | 5