Sobre histórias

Sobre histórias C. S. Lewis




Resenhas - on stories and other essays on literature


63 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Yago.Silva 03/05/2020

Crítica literária, um fator primordial para um bom leitor
"O mais próximo que cheguei de uma definição é algo assim: o significado de um livro e a série ou o sistema de emoções, reflexões e atitudes produzidas por sua leitura."

Mais um extraordinário compilado de ensaios escritos por Lewis, tratando-se de sua especialidade, literatura.
Análises e críticas segunda a qualidade de seu ofício que foi exercido pelo mesmo com excelência, os comentários críticos literários sobres as obras de J. R. R. Tolkien e George Orwell, são particularmente ótimos.
O capítulo 19 referente a crítica literatura, considero o principal do livro, pois o autor nos mostra o seu ponto de vista a respeito desta tal arte de interpretação de texto para melhor extração do que realmente se trata a obra, no intuito de nós leitores extrair dos livros interpretações imparciais e mais coerentes.
Mais uma obra prima desse grande intelectual.
comentários(0)comente



Jose.Soares 31/07/2020

Fã de c s lewis
Um ótimo livro, pra quem é fã do autor, conta histórias do mesmo juntamente com de alguns amigos da época, alguns tão renomados quanto ele até hoje.
comentários(0)comente



KesiaSeles 18/09/2020

Sobre histórias e muitas outras coisas...
Aprendi muito com este livro, Lewis demonstra muita humildade nas críticas e respostas que escreve, além de nos ensinar a fazer críticas construtivas, e avaliar nossas leituras, aprendi muito mais do que literatura, e com certeza vou revisita-lo depois que ler algumas sugestões de leitura do autor que se tornou meu novo favorito ??
comentários(0)comente



Alexandre Nabhan 05/11/2020

Uma Conversa Com Lewis
É assim que eu escolho descrever este livros, conforme você vai lendo os ensaios aqui apresentados, você vai se sentindo cada vez mais próximo dele, eu já havia elogiado o domínio de linguagem em "A Abolição do Homem" e aqui mais uma vez nós vemos o quão incrível Lewis era. O conhecimento que ele tinha sobre diversos assuntos nos cativa muito, e a forma como ele vai explicando os tópicos capítulo a capítulo é sensacional.

A organização do livro também esta ótima, colocaram seus ensaios em uma ordem onde um complementa o outro, isso ficou muito bom para dar uma continuidade no assunto.

Tem alguns ensaios que realmente foram a cereja do bolo para mim, foram eles: A resposta a Haldane, os ensaios sobre Tolkien e Orwell, A morte das palavras, critica de época e o ensaio sobre criticas, que é o penúltimo capítulo do livro, esse é sensacional.

OBS: Eu nunca fui um leitor muito assíduo, então esse livro foi um pouco difícil para mim, Lewis gosta muito de se expressar por referência, isso complicou um pouco a leitura para mim pois vários dos livros citados eu não conheço, mas também já foram parar na wishlist. fica essa observação para quem quiser ler. recomendo muito.
comentários(0)comente



Ana 03/01/2021

Sobre Histórias
Este livro fala sobre a opinião do autor sobre as histórias que foram escritas, os livros. Não gostei, não entendi muita coisa. É literalmente a opinião de Lewis sobre outros autores famosos.
comentários(0)comente



Coruja 11/12/2018

Tomei conhecimento dessa antologia de ensaios do Lewis quando estava escrevendo o especial sobre Nárnia para o aniversário do Coruja. Alguns dos ensaios que aparecem em Sobre Histórias eram citados em análises e pesquisas e as citações que li então me deixaram suficientemente curiosa para que eu fosse atrás do livro. Cheguei a colocar a edição em inglês na minha lista de desejados, mas antes que pudesse ir atrás de providenciá-la, vi o anúncio de que seria uma das próximas obras do Lewis a serem traduzidas cá no Brasil. No final das contas, o livro estava em pré-venda perto do meu aniversário e comprei-o de presente para mim mesma.

Sobre Histórias coleciona ensaios, resenhas, cartas e até uma transcrição de gravação de um diálogo entre Lewis e associados. É um vislumbre interessante do acadêmico por trás do romancista - visto que hoje o conhecemos mais por sua autoria d'As Crônicas de Nárnia. Dou um destaque especial para seus escritos sobre literatura para crianças, a importância da fantasia e da ficção científica como gêneros literários, e diferentes formas de leitura e interpretação. Embora alguns textos soem datados, de maneira geral, Sobre Histórias rende bons pontos de vista sobre os quais refletir. Aliás, os ensaios de Lewis servem como um ótimo complemento às observações de Tolkien em Sobre Histórias de Fadas e vão me dar algum pano para manga para uns posts que tenho planejado para o blog. Não à toa, minha edição ficou cheia de sublinhados e notas escritas na margem desde o primeiro capítulo.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html
comentários(0)comente



Lau_bia 13/01/2021

O livro é uma coleção de textos e críticas do autor sobre diversos assuntos, desde literatura a economia e sociedade. Lewis traz reflexões que se encaixaram perfeitamente ao comparar o que ele previa do futuro com o que estamos vivendo. Foi uma leitura meio arrastada, considerando que eu não conhecia a maioria das referências feitas, mas alguns capítulos conseguiram prender minha atenção.
comentários(0)comente



LangDLivia 03/02/2021

"Tudo começou com imagens: um fauno carregando um guarda- chuva, uma rainha em um trenó, um magnífico leão."
comentários(0)comente



Carmem Nogueira 10/03/2021

Eu juro que não tava dando nada por esse livro quando comecei. Depois das primeiras páginas eu fiquei me perguntando por que cargas d?água não tem ninguém falando sobre ele.
Eu não sabia direito nem do que se tratava, na verdade.
Mas dos 3 (Abolição do Homem, Cartas de um diabo.., e esse) que li do Lewis até agora, se tornou meu preferido.
É um compilado de escritos do Lewis que contém algumas críticas que ele fez e alguns pensamentos sobre histórias num geral. Eu amei no começo do livro como ele descreve o motivo de gostar tanto de ficção científica.
É um prato cheio pra quem pretende ser escritor ou crítico.
comentários(0)comente



Vitória 10/03/2021

Professor C.S. Lewis
É muito interessante conhecer Lewis para além dos ensaios e artigos teológicos. Ele se mostra um grande mestre da literatura através de resenhas, críticas de obras, falando sobre ficção científica, fantasia e crítica literária. Um ponto alto é descobrir de onde vinha inspiração para escrever livros como As crônicas de Nárnia e A Trilogia Cósmica. No decorrer do livro pude conhecer diversos autores e livros, alguns dos quais despertam minha curiosidade para ler. Sem dúvida é uma leitura muito válida para amantes da literatura e admiradores de Lewis, um verdadeiro professor.

Citações favoritas

Você não conseguirá uma xícara de chá suficientemente grande ou um livro suficientemente longo que me satisfaça. (Pág. 11)

Quaisquer ideias teológicas podem ser contrabandeadas para dentro da mente das pessoas sob o disfarce de um romance sem que elas percebam. (Pág. 24)

Esta é uma das funções da arte: apresentar o que as perspectivas estreitas e desesperadamente práticas da vida real excluem. (Pág. 42)

Nenhum livro é realmente digno de ser lido aos dez anos se não for igualmente (e, por vezes, muito mais) digno de ser lido aos cinquenta - exceto, claro, os livros de informação. (Pág. 49)

Nós não apreciamos completamente uma história na primeira leitura. Somente depois da curiosidade, a pura luxúria da narrativa, ter tomado sua sopa e ido dormir é que estamos livres para saborear as verdadeiras belezas. (Pág. 53)

Quando me tornei homem, deixei de lado as coisas infantis, incluindo o medo da infantilidade e o desejo de ser muito adulto. (Pág. 75)

A criança não despreza florestas reais porque leu sobre florestas encantadas: a leitura faz todas as florestas reais um pouco encantadas. (Pág. 81)

O mundo literário de hoje está pouco interessado na arte narrativa como tal; está (pre)ocupado com novidades técnicas e com ?ideias", não ideias literárias, mas sociais ou psicológicas. (Pág. 99)

Eu nunca havia compreendido isso completamente até que meu amigo, o professor Tolkien, fez-me uma pergunta muito simples: "Que categoria de pessoas você acha que estaria mais preocupada com a ideia de fuga e seria mais hostil a ela?"  E deu a resposta óbvia: os carcerciros.  A acusação de fascismo é, com certeza, mera difamação. Fascistas, bem como comunistas, são carcereiros; ambos nos assegurariam que a sala de estudos adequada de prisioneiros é a prisão. Mas talvez haja esta verdade por trás disso: aqueles que pensam muito no passado remoto ou no futuro, ou que olham longamente para o céu noturno, são menos propensos do que outros a serem partidários ardentes ou ortodoxos. (Pág. 116)

A sociedade mais "mundana" em que já vivi foi a dos estudantes: mais mundanos na crueldade e na arrogância dos fortes, na bajulação e na traição mútua dos fracos e do injustificado esnobismo de ambos. (Pág. 134)

Eu sou democrata porque acredito que nenhum homem ou grupo de homens é bom o suficiente para lhe ser confiado poder absoluto sobre os outros. E, quanto mais altas as pretensões de tal poder, mais perigoso eu o considero, tanto para os governantes quanto para os súditos. Daí ser a teocracia o pior de todos os governos. Se nos for necessário um tirano, um barão ladrão é muito melhor do que um inquisidor. A crueldade do barão pode, às vezes, amainar, e em algum momento sua cobiça será saciada; além disso, como ele sabe vagamente que está agindo de modo errado, pode se arrepender. Mas o inquisidor, que confunde a própria crueldade e o desejo de poder e de medo com a voz do Céu, nos atormentará infinitamente, porque o faz com a aprovação de sua própria consciência, e seus melhores impulsos lhe parecem como tentações. E, uma vez que a teocracia é o pior, quanto mais qualquer governo se apro- xima da teocracia, pior ele será. (Pág. 137)

Um grande mito é relevante enquanto durar a situação difícil da humanidade; enquanto durar a humanidade. (Pág. 170)

Os homens não continuaram a pensar naquilo que esqueceram como dizer. (Pág. 182)

A história em si deve impor sua moral sobre o autor. Você descobre qual é a moral escrevendo a história. (Pág. 239)
comentários(0)comente



Arthur Peixoto 13/03/2021

Sobre histórias...
Esse livro contém 20 textos individuais sobre diversos temas e assuntos. Diferente do outro livro que li mês passado (Reflexões Cristãs), nessa leitura consegui compreender muito mais textos. Há alguns que realmente preciso reler mais vezes ou conhecer um pouco mais sobre o tema específico e até mesmo a linguagem usada da época. Mas ainda sim, a leitura dos artigos de Lewis tem sido muito esclarecedor e tem agregado muitos valores aos meus pensamentos sobre diversos assuntos.

E como disse Lewis no último capítulo desse livro: " ...lembre: para mim, um livro não é bom enquanto eu não o ler duas ou três vezes...".

Como um Releitor ( De acordo com o próprio autor nesse mesmo livro), concordo plenamente com essa expressão.
comentários(0)comente



Paula 24/03/2021

"(...)uma história infantil que apreciada apenas por crianças é uma história infantil ruim. As boas permanecem."
comentários(0)comente



Gustavo.Jaccottet 05/05/2021

Para compreender algumas das convicções morais do Autor
São poucos os brasileiros que tiveram acesso aos tratados filosóficos de C.S. Lewis, talvez por sua matriz Cristã ser marcante em suas obras. Como quase todo o mainstream, conheci-o em 2005/6 com a reprodução cinematográfica de ?Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupas.? Posteriormente, quando passei a estudar o Filósofo do Direito John M. Finnis deparei-me com o manuscrito ?C.S. Lewis and Test-Tube Babies?, que está na coletânea Direitos Humanos e o Bem Comum. Lewis é um conservador e fez da sua carreira uma maneira de espalhar este ?sentimento moral?. No livro ora resenhado temos uma aproximação ao seu cotidiano e o modo de operação de sua escrita.
comentários(0)comente



Vanderlete 01/06/2021

Leitura Incrível!!
Este livro é resultado de uma coletânea de escritos nos quais o autor aborda diversas questões que se fazem presentes na vida de um escritor. A maneira mais eficaz de se escrever a determinado público; as peculiaridades de determinados gêneros literários; o processo criativo do próprio autor quando da elaboração de suas obras; resenhas e comentários de títulos como "O Hobbit", "Senhor dos Anéis" e "1984" são alguns dos tópicos aqui tratados, sempre com a velha e brilhante perspicácia, irreverência e profundidade intelectual característica de Lewis.
comentários(0)comente



63 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR