Sobre histórias

Sobre histórias C. S. Lewis

Resenhas - on stories and other essays on literature

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabi 25/04/2022

O olhar de um gigante
Obra que mostra o olhar de C.S. Lewis sobre obras renomadas de outros grandes autores. É encantador observar os detalhes e críticas sobre grandes histórias através dos olhos de Lewis, sem dúvidas uma leitura engrandecedora.

Fernanda 27/05/2022

Sobre histórias C. S. Lewis
Esse livro contém opiniões, criticas, resenhas e comentários de Lewis sobre obras famosas de escritores muito conhecidos. E ele também nos conta sobre seu processo de escrita e como surgiu as histórias de seus livros e principalmente as Crônicas de Nárnia. Muito interessante conhecer um pouco mais sobre Lewis nessa obra.

Coruja 11/12/2018

Tomei conhecimento dessa antologia de ensaios do Lewis quando estava escrevendo o especial sobre Nárnia para o aniversário do Coruja. Alguns dos ensaios que aparecem em Sobre Histórias eram citados em análises e pesquisas e as citações que li então me deixaram suficientemente curiosa para que eu fosse atrás do livro. Cheguei a colocar a edição em inglês na minha lista de desejados, mas antes que pudesse ir atrás de providenciá-la, vi o anúncio de que seria uma das próximas obras do Lewis a serem traduzidas cá no Brasil. No final das contas, o livro estava em pré-venda perto do meu aniversário e comprei-o de presente para mim mesma.

Sobre Histórias coleciona ensaios, resenhas, cartas e até uma transcrição de gravação de um diálogo entre Lewis e associados. É um vislumbre interessante do acadêmico por trás do romancista - visto que hoje o conhecemos mais por sua autoria d'As Crônicas de Nárnia. Dou um destaque especial para seus escritos sobre literatura para crianças, a importância da fantasia e da ficção científica como gêneros literários, e diferentes formas de leitura e interpretação. Embora alguns textos soem datados, de maneira geral, Sobre Histórias rende bons pontos de vista sobre os quais refletir. Aliás, os ensaios de Lewis servem como um ótimo complemento às observações de Tolkien em Sobre Histórias de Fadas e vão me dar algum pano para manga para uns posts que tenho planejado para o blog. Não à toa, minha edição ficou cheia de sublinhados e notas escritas na margem desde o primeiro capítulo.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5