Felicidade

Leandro Karnal
Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Felicidade

Annanda 12/10/2021

Conversa sobre a felicidade?
Sempre crio expectativas com esses três grandes mestres; Cortella, Karnal e Pondé, e até hoje nunca me decepcionei.
?Felicidade modos de usar? foi uma leitura bem leve e rápida, uma conversa entre amigos, que expõe suas opiniões sobre a felicidade.

Essa leitura me fez refletir bastante, tem falas bem interessantes que me fizeram repensar sobre o conceito de ?felicidade?.

?[?] ser feliz é tão obrigatório que ninguém mais pensa em ser feliz, mas apenas em aparentar essa felicidade, o que é uma percepção fina, curiosa e muito perspicaz sobre o nosso mundo.? - Leandro Karnal.

Concordo muito com esse trecho; a meu ver, a felicidade se tornou uma coisa trivial. As pessoas não dão importância para a verdadeira felicidade, em realmente sentir, mas em apenas mostrar, principalmente em redes sociais, onde tudo é perfeito e todo mundo vive de sorrisos. As pessoas não sabem mais como ser felizes sem depender de status.
Ninguém é feliz o tempo todo, assim como ninguém é infeliz o tempo todo.
A felicidade simplesmente acontece, não temos que buscá-la desesperadamente, para mostrar para o outro que somos felizes. Essa busca de aprovação dos outros tornam as pessoas mais distantes da verdadeira consciência do que é a felicidade!

?Felicidade é um desejo permanente, mas uma ocorrência eventual.? - Mario Sergio Cortella.

?Pessoas perfeitas devem ser profundamente infelizes.? - Luiz Felipe Pondé.

?A tranquilidade de não deixar que a minha felicidade dependa da opinião alheia, e sim apenas do meu exame diário de consciência.? - Leandro
Caio 12/10/2021minha estante
Gostei da sua mãe. Parabéns.

Annanda 12/10/2021minha estante
Minha mãe?! ?

Não sei se entendi. Rs

Resenha*

JurúMontalvao 12/10/2021minha estante
a felicidade depende apenas do meu exame diário de consciência...olha???

Peterson.Donizete 12/10/2021minha estante
De fato os três juntos deve ser muito bom. Embora os que li do Cortella não tive a mesma "experiência" do que na internet, mas ainda sim muito bom.
E li crer ou não crer do Karnal jundo ao Pe Fábio de Melo, que tbm foi maravilhoso.
Em fim, se não estiver na minha lista depoi

Peterson.Donizete 12/10/2021minha estante
Se não estiver na minha lista, depois de sua resenha, com certeza vai estar. Muito bom ???

Dani 12/10/2021minha estante
????

Leandro.Ciambelli 12/10/2021minha estante
Quero ler prq li q resenha.
E sobre ser feliz, não se pode maquiar felicidade, simplesmente acontece.

Ivan 12/10/2021minha estante
É o fenômeno das redes sociais, parece que todos estão sempre felizes. Gosto da opinião do Cortella, de que felicidade é uma ocorrência eventual.

bia :) 03/01/2021

o livro acaba e você nem sente de tão cativante
li em uma sentada esse livro sério, ele é muito instigante. eu mesma não costumo ler livros nesse estilo mas esse eu simplesmente devorei.
Edson Sokabe 03/01/2021minha estante
Li o livro em poucas horas, tão bem escrito que você nem vê o livro terminar

Val Assis 12/04/2021minha estante
Mal comecei e já estou gostando!

Rafa 30/10/2021

Conversa Profícua
O livro resume uma ótima conversa entre os autores sobre um tema inesgotável: felicidade. Conquanto o subtítulo ?modos de usar?, o debate acaba girando em torno da nossa busca desenfreada pela falsa e imediata sensação de felicidade.

Caa 04/04/2021

Foi o primeiro livro de filosofia que consegui ler. Esse é um livro um tanto diferente do que seria ler Maquiavel, Rotterdam ou qualquer outro livro de autor clássico de filosofia. Além de que é um livro de debate entre filósofos brasileiros.
Enfim, eu gostei bastante das reflexões deles, principalmente o trecho que usa de exemplo Adão e Eva pra dizer que aquela frase "era feliz e não sabia", é ultrapassada por não ter sido refletida. Era uma frase que sempre odiei, mas também é algo que faz nós pensarmos, que o não saber não é sinônimo de felicidade.
Leiam, muito bom.

Adilson22 22/05/2020

Um livro realmente muito bom, gostoso de ler. Simples e objetivo.

Joyce 08/07/2022

Perfeito!
Esse livro é uma conversa entre essas três mentes brilhantes Cortella, Pondé e Karnal sobre o tema Felicidade!
Muitas reflexões e citações de livros incríveis.

Maíra Marques 31/01/2021

O livro é bem leve, uma conversa dos três autores sobre felicidade. É uma leitura rápida e leve. Esperava um pouco mais de reflexões sobre a felicidade e a filosofia, num diálogo maior com antigos filósofos e pensadores. A parte sobre a Rússia, sua literatura e a (in)felicidade foi a que mais me encantou.

Vivian.Naiara 16/05/2020

Esperança de felicidade
Felicidade é um objetivo de vida para muitos, mas é necessário saber que ela vem e vai e é valoroso ter consciência para identificar quando ela se manifesta. Ela surge em momentos, desaparece em outros, mas volta! E vivemos esperando a sua volta, por isso, acordamos todos os dias e enfrentamos nossos obstáculos. Porque sabemos que, logo ali na curva, ela reaparece e ilumina nossa vida por instantes. O livro nos faz refletir sobre as diversas faces da ?felicidade?. Autores excepcionais, cada um apresenta ideias diferentes sobre o que ela é e como é.

NathAlia255 27/01/2023

Reflexões para a vida
Indico demais o livro para quem está em uma fase de questionamentos e inseguranças. Nele nos trás a visão de 3 autores (maravilhosos) que pela formação e linha de pensamento diferente, nos traz à reflexão sobre a felicidade e a sua aplicação.

Nise 04/11/2021

Livro para refletir sobre felicidade
A leitura foi fluida, leve e bem reflexiva. Ambos os professores debatiam entre si sobre o tema felicidade. Para cada um tem um significado que pode tornar-se um dependendo de quem está lendo. Vale a pena ler esse livro.

Natalia Oliveira 11/09/2021

Apaixonada
Um livro muito necessário...com uma linguagem clara, gostosa... Vontade de grifar o livro todo!!!
Tive a sensação de estar conversando com meu psicólogo...
Já quero ler outros dos 3 autores!!!

Liria3 15/01/2021

Ser feliz ou aparentar ser feliz?
O livro é interessante, ler algo escrito por pensadores atuais e brasileiros é gratificante, já conhecia o trabalho do Cortella e do Karnal, entretanto foi o primeiro contato que tive com o Pondé, continuo com a ideia de que eles são ótimos pensadores e trazem bons argumentos para seus pontos de vista. O livro é como uma conversa/entrevista, possui algumas perguntas e respostas entre os três filósofos, o que é bem instigante. No geral, gostei do livro, não concordei com todas as ideias propostas, mas isso é bom certo? Um filósofo deve fazer você refletir sobre as coisas e não aliená-lo com seus ideais. Por fim deixarei a pergunta que mais me fez pensar durante o livro "Será que estamos tentando ser feliz ou apenas buscando aparentar possuir tal felicidade?"

Natalia 05/12/2020

Felicidade modo de usar
É um livro que a leitura flui, uma conversa entre três grandes mentes sobre a felicidade.

Barbis 28/04/2021

Gostei das reflexões que o livro traz, esses três pensadores são magníficos. A leitura é bem rápida.

Henrique_ 16/03/2021

Leitura rápida e sem muitos rodeios. Serve para ter algumas referências de filósofos que pensaram a felicidade e aí aprofundar mais no tema. Também ajuda no processo de autoconhecimento. Lembrou-me alguns temas da psicologia positiva e alguns pontos abordados no livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor.