Memórias Inventadas

Manoel de Barros

Resenhas - Memórias Inventadas

1 | 2 | 3 | 4

Alex 28/07/2021

Leveza de uma brisa de verão
Um dos melhores livros de textos curtos que já li. A sensação que a leveza de Manoel de Barros com as palavras traz se aproxima da mesma de uma brisa no verão. Um alento capaz de refrescar a alma, por mínimo que seja, por alguns minutos. Textos de no máximo uma página, que podem ser lidos em qualquer situação: no ônibus, na sala de espera, no intervalo entre as aulas, antes de dormir...

Recomendo demais!

talita.vanessa. 11/02/2022

Meu quintal é maior que o mundo
Liberdade, afeto e nostalgia, isso é o que define a imaginação de Manoel de Barros. Um livro único, com cheiro de amora e beira de rio, incrível, incrível e incrível.

lauraacedo 23/01/2022

Livro que se lê com o sentimento.
?Memórias de Infância: As Infâncias de Manoel de Barros? traz pequenos textos carregados de sensibilidade sobre a infância, sob um olhar puro e infantil. A escrita transporta o leitor pra realidade do garoto retratado de uma forma única, proporcionada pela percepção de Manoel de Barros. Os neologismos contribuem ainda mais para toda a atmosfera criada. Impossível não se emocionar e sentir fortemente a cada página. É livro de se ler com o sentimento.

valreiss 31/05/2009

É um deleite ler o livro Memórias Inventadas de Manoel de Barros, meu conterrâneo. A primeira frase "Tudo o que não invento é falso.", é de uma sensibilidade incrível... A forma de escrita que ele usa, brincando com as palavras, encanta o leitor. A solidão aparece em quase todas as páginas.

"Quando eu era criança eu deveria pular muro do vizinho para catar goiaba, mas não havia vizinho. Em vez de peraltagem eu fazia solidão. Brincava de fingir que pedra era lagarto. Que lata era navio. Que sabugo era um serzinho mal resolvido e igual a um filhote de gafanhoto." - parte do poema Manoel por Manoel.

Recomendo que seja seu livro de travesseiro, para reler sempre.

Rose 31/10/2022

Adorei cada conto, nunca pensei que iria conhecer alguém tão legal quanto esse autor! Me colocou a refletir sobre coisas tão pequenas que nunca parei para pensar...

amanda2268 15/04/2023

Também quero escovar palavras.
Pra alguém que não tem muito costume de ler livros ""clássicos"" nacionais como esse, eu até que gostei. alguns textos me deixaram em crise existencial, outros eu não entendi nada, mas acho que faz parte kkkkkkk

tive uns 2 ou 3 preferidos

wmoreira 24/03/2021

Tudo o que vc precisa é de poesia
Quer um conselho, assim de graça mesmo: leia Manoel de Barros. Em tempos duros como esse de pandemia, em que quase viramos concreto, de tão duros e secos, Manoel de Barros é um jorro do sentimento mais bonito de humanidade.

Guilherme.Eisfeld 12/03/2023

"A imaginação é mais importante que o saber"
"Tudo que não invento é falso." Manoel mostra que a vida pede freio, olhar de criança, peraltagem e singeleza. Ler Manoel é um deslumbramento que deve ecoar pra vida.

Danusa 10/06/2023

A poesia de Manoel de Barros é inspiração para observar as infâncias e um lembrete para que eu não esqueça a criança que já fui um dia.

Geo 10/10/2021

Bom para pessoas que gostam desse estilo de poemas
Não é o tipo de leitura que estou acostumada. Já sabia que não é o tipo de leitura que eu gosto, mas quis ler pela curiosadade mesmo. Não curti tanto o livro, mas gostei de alguns poemas. Poderia definir o livro em palavras como detalhes, natureza, infância, animais. Faz a gente querer dar valor em coisas pequenas e que, na maioria das vezes, não tem nossa atenção, além de pensar bastante em observar os detalhes, coisa que parece tão distante da correria da realidade atual.

laura.brunca 27/10/2021

LINDO LINDO LINDO
ILUSTRAÇÕES DE ANJO,poemas e seus sentimentos,inventados ou verdadeiros,que livro sentido meus amigos.

Leila 26/07/2022

não é muito o meu gênero, mas eu realmente amo poesia
o começo é mto bom, porém avançando para o final fica meio chato...
bom para passar o tempo

Bernard Freire 28/06/2011

Desobjetos e lembranças
Singelo e inteligente. Assim Manoel de Barros descreve as poesias de Memórias Inventadas - A Infância. Colocando entre as palavras uma nostalgia que irá fazer com que o leitor se afunde nas lembranças de um passado onde a diversão era criada. Brincadeiras, Obrar, Caso de amor, Cabeludinho, Desobjeto, e outras poesias que o livro trás, preenche o espaço vago nos pensamentos dos adultos. Poesias comoventes que Manoel busca no mundo das imaginações para trazer ao mundo real. Misturando os objetos, a natureza, o real e a invenção para criarmos nossas imaginações. Porque viver de ficção é bem mais emocionante do que sonhar.

Bernard Freire

1 | 2 | 3 | 4