Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Amanda.Santana 17/03/2022

Leitura necessária
O livro reflete o que é exigido ao ato de ensinar para os educadores e educandos a partir do amor e do rigor crítico.

Além disso, é uma grande denúncia a atividade anti-humana de um educador "pragmático" neoliberal.

De um modo geral, por mais que aborde uma grande parte sobre a educação de forma professor e aluno, também é uma reflexão em como somos educadores durante toda a nossa vida para o outro e, como somos influenciados pelo outro sendo o educando.

Lerefalar 15/03/2022

Paulo Freire
Nesse livro podemos entender claramente como o conhecimento está dentro de cada um e que, não existe saber maior ou menor.
Paulo Freire nos ensina que não há professor sem aluno e que, o professor mais aprende que ensina porque cada individuo carrega uma vida de saber dentro de si.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá!

Julia 11/03/2022

Muito bom o livro, precisei ler para fazer uma avaliação, mas preferia ter lido por conta própria porque teria tido mais tempo

Mabi 10/03/2022

Paulo Freire em pedagogia da autonomia é muito necessário em sua argumentação. Os ensinamentos para ser um bom educador estão já no meu coração, como ser bondoso, ter metodologia crítica, ética para com si e com o outro. Espero ter assimilado o máximo possível de suas orientações. Além disso, seu rigor e crítica com o neoliberalismo também é perfeito, do que adianta ser professor se você só transmite conhecimento? É preciso formar e dar esperança para as próximas gerações mudarem o mundo, acreditar no poder transformador e acabar com essa coisa de "morte da historia". A educação pode transformar o mundo e depoois desse livro acredito cada vez mais nisso!!! ??

Liv 10/03/2022

Enriquecedor
Um livro que todos deveriam ler, em especial aos educadores, independentemente da área, é de um aprendizado imenso. A leitura é fluída mas é necessário a pesquisa de alguns termos caso, assim como eu, não tenha lido nenhuma obra anterior dele.
Em resumo, é uma leitura que vale muito a pena, recomendo demais e com certeza lerei outras obras dele.

Maria Brenda 09/03/2022

Leitura q precisa de tempo para ser absorvida, relerei futuramente pois muitas partes são vivências compartilhadas q não tive noção de empatia por desconhecer, é a experiência física q ele cita, muito bom, já quero ler ?pedagogia do oprimido?

Thais645 04/03/2022

Quero ler tudo o que ele escreveu
Como é atual a leitura desse livro!
Tantas coisas apontadas aqui que não tem como não associar à vida.
Livro recheado de verdades, principalmente as cruas, bem na nossa cara.
Livro necessário!???

yago 02/03/2022

Que livro!
Paulo Freire (ou "meu amigo Paulinho" como costumo chamar de vez em quando) é um grande exemplo de como a Educação como forma de vivência, dedicação e autonomia torna ela uma forte ferramenta para a destruição da ignorância, do ódio e de algo monótono. Como o próprio livro fala, trata-se dessa autonomia que é extremamente necessária na relação docente e discente. Sou estudante de Pedagogia e se você faz algum curso que envolva licenciatura ou até mesmo sobre educação em si, te recomendo MUITO esse livro tanto como outros desse mesmo autor que é maravilhoso e sempre será lembrado pelo seus ensinamentos e sua garra.

jhdep 11/02/2022

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"
Minha primeira experiência com Freire e já pude perceber o porquê de sua figura ser demonizada pelo conservadorismo brasileiro: seu projeto de educação em nada é compatível com a ideologia nefasta neoliberal e fascista dessa gente. Paulo nos ensina que a educação verdadeiramente democrática exige ética, formação humanitária, compromisso, liberdade, respeito a identidade e a autodeterminação das pessoas, busca pela autonomia, afetividade, contestação, raiva revolucionária (mas não odio)... Enfim, acima de pessoas formadas tecnica e cientificamente, devemos ser seres humanos comprometidos com a mudança da realidade social e a luta por uma sociedade justa, baseada no compromisso, na responsabilidade e no afeto, não no lucro.

Mari 06/02/2022

Nosso patrono da educação
Paulo Freire demonstra, nessa obra curta, o que ele entende que deve servir de balizas para os professores, seja qual for o nível de educação prestado: livre de preconceitos, que o professor também deve se permitir ser ensinado pelo aluno, tendo compaixão da situação de cada um. Freire também nos lembra que não existe educação neutra e apolitica, por mais que queiram nos convencer do contrário.
O educador contrapõe seu método ao chamado ?método bancário? tradicional, que visualiza os alunos como ?porquinhos de moeda? vazios, prontos para serem ?preenchidos de conhecimento?. Reforça, diversas vezes, como a educação é um processo de troca entre alunos e professor.
Achei a obra muito interessante e enriquecedora, mas muito repetitiva. Se não fosse tão repetitiva, talvez eu tivesse apreendido mais os conteúdos. Mas tenho consciência que isso também fazia parte da técnica que Paulo Freire pregava.

Bcoutis 30/01/2022

Um convite apaixonado e intenso a todo profissional que aspira ser um educador crítico e autor do seu processo de formação. Paulo Freire deixa claro que os saberes necessários à prática docente, problematizados ao longo do livro, estão todos ancorados na sua forte convicção de que a Educação é um processo humanizante, político, ético, estético, histórico, social e cultural. Por outro lado, esses saberes denunciam a necessidade de o professor assumir-se um ser pensante. Curioso, que duvida e faz da sua fala um aprendizado de escuta. Humilde, que, embora se reconheça condicionado por circunstâncias sociais, econômicas e culturais, não é um ser incapaz de gestar transformações. Competente, que estuda, se prepara e tem o domínio do conteúdo que ensina. Por fim, generoso consigo próprio para que o possa ser com o aluno.

Prof Alex 26/01/2022

Ótimo livro.
Todo professor precisa ler e reler Paulo Freire. Sim discordo de alguma ideias. Mas ele nesse livro fala de questões muito específicas que muito professor não está sabendo compreender o seu papel na escola e na formação dos alunos. Esse livro eu fiz várias utilizações de marca texto. O que prova a importância de sua leitura.

Carine.Soares 26/01/2022

Faz tempo que queria fazer essa leitura e confesso que muitas vezes tive que reler trechos, ora por tamanha complexidade de palavras e ora por tamanho encantamento.
Paulo Freire com toda certeza nos faz ter um olhar diferenciado ao nosso dia a dia em sala de aula, me sinto pronta pra sair gritando e lutando por "dias melhores" para nós educadores, para cada um dos nossos educandos , enfim , dias melhores e mais justos para nossa sociedade!
É uma obra que vai precisar de releitura, para que, talvez, na próxima vez eu me apaixone ainda mais por suas palavras!

duda 25/01/2022

ensinar não é transferir conhecimento
A leitura da obra foi dada como obrigatória na faculdade e, apesar de não ter intenções de me introduzir na docência, considero o livro como importante na minha formação. Não posso resenhar Paulo Freire, pouco entendo das práticas pedagógicas e é o meu primeiro contato com esse tópico. De qualquer forma, a leitura foi rápida e bem tocante, é um livro que diz muito sobre respeito e cuidado.