Pedagogia da autonomia

Pedagogia da autonomia Paulo Freire

Resenhas - Pedagogia da Autonomia

Karuê 16/04/2021

Essencial
É incrível como os trabalhos de Paulo Freire me instigam e me fazem querer casa vez mais trabalhar com a educação. Nesse livro ela toca em pontos fundamentais para a prática educativa, destrinchando pontos que são essenciais na postura de um educador. Nós somos gente, que forma e é formado ao mesmo tempo.

Marcinhow 12/04/2021

Um tanto prolixo.
Encontro dificuldade ao escrever essa "resenha", falar de Paulo Freire requer alguns cuidados.
Há pessoas que o defendem com unhas e dentes, quando há outros que o atacam como a pior criatura que já pisou na terra.
Acredito que seja preciso saber separar a obra do "artista".
Nesse livro, Paulo Freire destaca a importância da empatia, do amor ao ensinar, e como isso pode trazer benefícios grandiosos à sociedade.
O que menos gostei, acredito que seja uma característica do autor, já que vi outras pessoas reclamando sobre isso, é o fato dele ser prolixo, muitos parágrafos compridos poderiam se resumir em apenas uma frase. Por vezes, pareceu me que, páginas inteiras giravam e giravam em torno de um tema, e não saia do lugar.
Acredito que antes de sair por ai falando mal de Paulo Freire, porque viu um vídeo no YouTube informando que ele é o mal responsável pelo precário sistema educacional do país, é necessário o ler, só para depois levantar alguma bandeira.
Luara.Carolina 12/04/2021minha estante
Ler Paulo Freire , está na minha lista. Valeu a dica

Marcinhow 12/04/2021minha estante
??

O Pedro Dark 09/04/2021

A auto-avaliação e o ato de escutar.
Esse livro ensina que antes de educar, precisamos nos educar. Mostra a importância da educação ser uma via de mão dupla entre estudante e professor, e não aquela autoridade do professor ser o dono de todo o conhecimento. O estudante também tem seu conhecimento a cerca do mundo, e é este saber, e os demais saberes de todos do ambiente escolar que precisam ser levados em consideração, serem escutados.
Já debati com vários sobre o assunto, sobre a diversidade que existe no ambiente escolar. No Instituto que estudo, tem uma diversidade grande, de pessoas de classes diferentes, cidades diferentes, crenças diferentes, e o mais importante, histórias únicas, particulares de cada um, e é claro que haverão pontos de vistas diferentes a cerca do mundo, e todos estes pontos de vista são relevantes na construção de cada um de nós como pessoas tolerantes com as diferenças, e agregar a noção de que não somos únicos.
Uma outra lição importante que Paulo Freire deixa em sua obra é a de que, para escutar, precisamos nos despir de nossos preconceitos sobre determinados assuntos, pois muitas vezes somos carregados de conceitos que, como citei na minha resenha de "O mundo assombrado pelos demônios - de Carl Sagan", crescemos com preconceitos moldados ao nosso conhecimento. Escutar alguém precisa ser de forma limpa e livre, para podermos absorver, entender e debater, de maneira que vá agregar ao outro sem desmoralizar.

Danny 07/04/2021

"TODO CONHECIMENTO É INACABADO"
Paulo Freire deixa clara em como nós somos seres inconclusos... É preciso se questionar sobre "o que é o mundo?" " o que é a sociedade?" "O que é a realidade?".
Todo conhecimento interfere no mundo, e o mundo interfere em todo conhecimento.

Deeh 03/04/2021

Foi lançado em 1996, último livro o qual Paulo Freire publicou. No ano de 1997 , o educador faleceu.
Esta obra é uma convocação que o autor busca fazer, em especial, a professores e acadêmicos de licenciaturas. Ele convoca- os para uma reflexão- crítica diante de sua profissão, das posturas que devem ser feitas através dela, dos desafios, e dos conflitos existentes.
Para ele, a educação é uma arma de transformação social, sendo assim, não deve ser trabalhada de forma " bancária" e isolada da realidade social, mas sim vinculada a ela.
Paulo Freire acredita numa educação interacionista , crítica e democrática e por isto dialoga bastante com seu leitor sobre a importância do equilíbrio da relação social dos educadores e dos discentes, pois ambos necessitam um do outro.
Antes de ler este livro obra eu achava que ele teria uma linguagem mais rebuscada e que fosse mais longo também. Mas , no fim a linguagem é acessível e bem interessante para quem prefere conhecer os fatos em vez de ser " Maria vai com as outras " .

Edy Marques 02/04/2021

uma miríade de ensinamentos
Uma das melhores leituras que já fiz. Enquanto professor, me arrependo o quanto que eu demorei pra ler Paulo Freire. Sim, demorei, mas escolhi um livro que caiu como uma luva para pensar, repensar, refletir minha prática não apenas como professor, mas como humano, como gente inacabada que sempre deve está disposta a aprender e evoluir e quem não posso aceitar a história como determinismo, mas como possibilidade.

A cada página lida era uma frase ou parágrafos sublinhados, pois de fato é uma miríade de ensinamentos. Para quem está lecionando em sala de aula - agora, talvez de maneira online ou híbrida- é sem dúvida uma leitura mais que necessária. Seja você um professor democrata progressista ou não. Vale a pena demais. Esse livro que irei reler muitas vezes, tornou-se um dos meus favoritos.

Manços 01/04/2021

Mestre
Todo já ouviu falar - bem ou mal - de Paulo Freire e eu estava na mesma. Mas qdo fui ler me surpreendi: como ele consegue ser tão próximo do professor e ensinar tanto e ao mesmo tempo sem se afastar da perspectiva do aluno. Obrigada pelos ensinos, Professor!

Camila 30/03/2021

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire
O dicionário nos diz que autonomia é a capacidade de governar-se pelos próprios meios. Paulo Freire nessa obra destaca que "Ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Por outro lado, ninguém amadurece de repente, aos 25 anos. A gente vai amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser para si, é processo, é vir a ser."

De forma objetiva e clara, Freire explica que ensinar não é transferir conteúdo a ninguém, assim como aprender não é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical do professor. Ensinar e aprender é sempre uma troca mútua e interessante, independentemente do nível cultural de seus interlocutores.

Brenda Silva 15/03/2021

Ler Paulo Freire comove e humaniza. Um homem a frente de seu tempo e de sábias palavras.

Meena 28/02/2021

Xodó
É total culpa do Paulo Freire que me apaixonei pela educação.
Começando pela edição toda datilografada e com seus defeitinhos que a deixam única pra mim. Em 138 páginas, Freire me fez entender a razão por escolher a licenciatura e, no meio desse caos, ele foi a minha direção para não desistir.

Mian 24/02/2021

saberes REALMENTE necessários a prática pedagogica.
Me falta palavras para descrever a grandiosidade desta obra de Paulo Freire.
Citar todos os tópicos interessantissimost que ele aborda e que abrem nossos olhos a a respeito da prática pedagogica, me faria escrever uma resenha enorme.
Sendo assim, digo que esta é apenas uma leitura obrigatória a todo professor que atua em prol da ética, da construção do conhecimento e contra qualquer forma de opressão aos direitos universais do ser humano.
Quem dera que as pessoas que tanto julgam e debatem Paulo Freire, realmente lessem Paulo Freire.

carolina 19/02/2021

Essencialmente, nada essencialista, para a prática docente e a prática humana! Coisa linda é poder ler Paulo Freire! ?

Paula Satie 17/02/2021

Pedagogia da autonomia - Paulo Freire 4,5/5
Pegagogia da autonomia foi o meu primeiríssimo contato com Paulo Freire e estou impactada com a obra dele. A maneira como ele expõe o tema pedagogia que é um solo complexo, relevante e profundo, que exige responsabilidade, consciência, aprofundamento, consistência, cientificidade, proximidade para e com o leitor me fez transbordar de inspiração. É uma honra poder entrar em contato com uma mente tão brilhante e conterrânea como a de Paulo Freire e espero que mais pessoas de diversas áreas de formação tenham a chance de conhecer os trabalhos realizados e escritos por ele.

Bea 29/01/2021

Compreendi muitas coisas...
....e outras coisas não compreendi, Mas no fim, esse livro é do tipo que se precisa ler mais de algumas vezes para conseguir observar mais coisas.

Maria :) 22/01/2021

Paulo Freire vive
Tive meio primeiro contato com ele no início da graduação, mas nunca tinha parado pra ler uma obra inteira, apenas fragmentos e capítulos que os professores pediam. Sem dúvidas ele merece toda a fama positiva e o enaltecimento que recebe, seus ideais são tão a frente do seu tempo que me encheu de orgulho o coração. Sem dúvidas vou levar suas palavras e pensamentos no meu percurso da graduação, pois ele me fez conhecer o tipo de educadora que eu quero ser no futuro. Com seus ideais revolucionários, abordando tudo de uma forma acessível, simples e tocante, ele consegue ser sensível para aqueles menosprezados e á educação que vem sendo negligenciada e tratada - justamente como ele temia - como apenas propagadora de conhecimentos.