As intermitências da morte

As intermitências da morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

Claudia.Mayara 05/11/2023

No dia seguinte ninguém morreu?
Um livro que nos faz pensar, quais seriam as consequências de um lugar onde todos vivem para sempre.
Vemos as consequências para a ausência de mortes, questões financeiras, religiosas, politicas e filosóficas.
Inicialmente uma leitura difícil por conta da escrita do Saramago, mas com muitas reflexões.

Fabíola 02/11/2023

Tentei ler o ensaio sobre a cegueira e a leitura nao fluiu, mas essa obra fluiu bem e o final deixou o meu coração quentinho ?? Tem partes que são chatinhas, mas compensa bastante e a escrita do Saramago é bem diferente, então causa estranheza.
Indico bastante como uma obra introdutória.

Camila 01/11/2023

A morte como personagem principal
Um livro excepcional em que o autor dá leveza a um tema dos mais complexos já discutidos: a morte. Com um pouco de humor e ironia a maneira que o autor escreve nos obriga a finalmente concordar que a morte é mais que necessária. Com um final inesperado, surpreendente e circular fica o questionamento se estamos no fim ou no início. E particularmente cada um pode tirar uma mensagem final. Pra mim foi que não há morte enquanto houver amor.

Tammi.Mello 30/10/2023

É isso. ?
Quais seriam as consequências de um lugar onde todos vivem para sempre?
Com uma abordagem inicialmente um pouco complexa pra mim, a escrita do autor demora um pouco a engrenar. Porém, a generalidade da história e todos os acontecimentos ao longo do caminho, vão te prendendo pouco a pouco.
Saramago explora com astúcia, trazendo ironia aos locais que consequentemente vivem da morte e que não estão preparados para mudar seus cotidianos. A igreja passa a não ter mais sentido, sem vida após a morte, os hospitais ficam cheios de pessoas com doenças que seriam terminais se essas pessoas pudessem morrer, sem é claro falar das pessoas que sofrem acidentes graves, mas não morrem ficando mais pro lado de lá do que de cá da vida.
O ápice da história e quando a própria morte protagoniza nos trazendo várias reflexões. Enfim, vale a leitura, porém não é uma leitura muito dinâmica e por vezes, tive que reler pra entender.
Já que o autor escreve de forma contínua. Ou seja, não é dividido em capítulos.

pâm 30/10/2023

Um livro curto, mas cheio de camadas, tanto a refletir? E se a morte parasse de matar? E se a morte fosse humanizada? Eu amei essa história, foi a melhor primeira leitura de Saramago que eu podia ter feito.

Willi Vieira 27/10/2023

LC com o Literature-se
Esse foi meu primeiro Saramago, e eu amei muito, foi uma leitura bem diferente, principalmente por conta da escrita, no início a sensação que eu tinha era que eu não sabia ler kkkkk, mas depois eu peguei o jeito, ri muito em alguns momentos, o final pra mim foi o melhor ??

fev 26/10/2023

A sensação é que o livro possui duas histórias. A parte que mais gosto, já em um segundo momento, é a personalização da morte. O livro começou muito bem e Saramago respondia meus questionamentos ao longo da leitura. No entanto, os desdobramentos e as digressões em relação ao desenvolvimento do mundo distópico não me encantavam mais. Gosto da premissa, mas a narrativa não me agradou tanto, exceto o que seria a segunda história em me senti mais envolvido. Ainda assim é uma leitura boa e interessante. Recomendo.
ekatherinah 26/10/2023minha estante
senti o mesmo, o livro ter duas histórias (um colega que participou da LC desse livro comentou que sentiu três partes/histórias haha'). A que eu mais gostei foi a que envolve a ausência da morte, o impacto social, político, religioso etc. Eu até gostei da personificação da morte, mas o final me desagradou. E, sim, pra mim também as digressões foram chatas e cansativas depois de um tempo (aquela coisa da borboleta zzzZzZz). Foi minha primeira experiência com Saramago e gostei bastante. Espero logo pegar outros livros dele :)

fev 26/10/2023minha estante
Eu gosto muito do Saramago. Eu já havia lido outros três livros dele e gostado bastante. Desse achei o início interessante e essas partes de como a morte afeta o mundo concreto é bem interessante, mas a parte da divagação é meio qualquer coisa. Outra coisa ruim é que não achei a história linear. Eram sempre episódios, né? Enfim, recomendo os outros livros dele. Eu li poucos, mas quero completar e ler todos.

Cid Espínola 06/11/2023minha estante
Tenho a mesma interpretação de que são 2 em 1. Todavia pra mim foi o contrário, gostei mais da tese da primeira história e depois acho que o livro degringolou.

Cleber 24/10/2023

LC no literature-se
Adorei a leitura coletiva, mesmo não conseguindo seguir o cronograma.
Depois que se acostuma com a escrita do Saramago a história flui de forma rápida. Não quero deixar spoiler, mas da metade do livro em diante a história muda e fica ainda mais interessante ver a morte pensar sobre a Morte. O final me surpreendeu, aliás, o livro todo me surpreendeu. Agora é esperar pelo último encontro na LC. Espero ler mais livros do Saramago.
Lahdutra 24/10/2023minha estante
tb amei o final!

Lahdutra 23/10/2023

Tão humano, tão poético.
Segundo livro que leio do Saramago e que começo a leitura pensando "o cara era muito genial".

"No dia seguinte, ninguém morreu." É assim que o romance abre. O protagonista da história é a morte, que tira alguns meses de folga do trabalho. Devido a este período de “inatividade”, o mundo cai no caos e aqui, com humor extraordinário, o autor revela todas as limitações da humanidade quando esta se torna imortal.

A escrita da primeira parte é bem mais demorada e requer paciência até pegar o ritmo, mas lentamente evolui para uma história emocionante - a segunda parte, a minha preferida.

Me fez rir, sorrir, refletir.
E o final é uma utopia muito agradável.
Tão humano, tão poético.
Como todos os seus escritos.

Achei a imagem final esplêndida e não creio que a esquecerei facilmente.

"No dia seguinte ninguém morreu".
Cleber 24/10/2023minha estante
Realmente genial

Lahdutra 24/10/2023minha estante
demais!!

Fernanda.Lopes 23/10/2023

Ri e me emocionei com esse livro ?
Comecei a ler por indicação de uma amiga, mas o primeiro capítulo já me fisgou. Antes de terminar, eu já sabia que seria um favorito da vida e ele não me decepcionou.

O que começou cheio de humor e ironia, terminou com poesia e muita sensibilidade. Faltam palavras para expressar o que senti com essa leitura.

Primeiro livro concluído do Saramago e, passado o estranhamento inicial, estou absolutamente encantada com ele. ??

Sozzi 23/10/2023

Saramago brinca com as palavras
Isso não é escrecer, é dançar com as palavras. Como Saramago consegue imaginar aquelas situações e colocá-las no papel com tanta maestria, só genialidade explica! As Intermitências faz um plot twist que eu amei demais. Um dos meus livros favoritos!

Lu_Augusto 21/10/2023

Todo livro do Saramago que leio eu começo comentando a leitura do mesmo jeito: ele é um gênio da literatura!
Como ele consegue criar obras tão incríveis sobre assuntos que são de certo modo "comuns"? É por isso que é considerado excepcional.
Quem imaginaria que a ideia da morte parar por alguns dias resultaria numa discussão filosófica tão profunda, mas sem deixar de lado o deboche, típico do autor. A história envolve política, filosofia, comédia e nos prende do começo ao fim, com um final que me surpreendeu positivamente, adorei esse final!
Marcos 22/10/2023minha estante
Muito bom mesmo. Aquele tipo de livro que recomendo para todos, utilizei ele nas aulas que lecionei.
Excelente.

Lu_Augusto 22/10/2023minha estante
Ele desperta excelentes discussões filosóficas sobre o que é a morte e o que é a vida

Evellyn.Laise 19/10/2023

Eu gostei da história e gosto da escrita do Saramago, porém pra mim foi uma leitura um pouco diferente do que eu esperava. O livro quando chega no meio muda bastante de perspectiva e parece até outro livro, mas ambas as partes foram bem interessantes e trouxe algumas reflexões. Perto do outro que li do Saramago achei esse um pouco mais lento e difícil de ler, acho que curti bem mais a experiência com ensaio sobre a cegueira.
Vini87 21/10/2023minha estante
Tomara que eu também me saia melhor lendo Ensaio, pq esse me desanimou muito