As Intermitências da Morte

As Intermitências da Morte José Saramago

Resenhas - As Intermitências da Morte

vitAria1235 03/12/2023

"A morte afagou as cordas do violoncelo, passou suavemente as pontas dos dedos pelas teclas do piano, mas só ela podia ter distinguido o som dos instrumentos, um longo e grave queixume primeiro, um breve gorjeio de pássaro depois, ambos inaudíveis para ouvidos humanos, mas claros e precisos para quem desde há tanto tempo tinha aprendido a interpretar o o sentido dos suspiros."

que baita história! foi meu primeiro contato com Saramago, e demorei a me acostumar com a sua escrita, que é extremamente densa nesse livro. confesso que não cliquei muito com a primeira parte, e depois das 100 páginas já estava achando tudo bem arrastado, mas é seguro dizer que a segunda roubou meu coração. a partir dela a leitura fluiu muito mais para mim, e foi super poética. e o final então? sem palavras, apenas apaixonante.

um livro sobre a morte que te faz pensar sobre a vida, quem diria?

Tati.Tatiana 01/12/2023

Ele acolheu a morte como uma amiga
Que livro sensacional!
Na primeira parte do livro vemos a morte parar de trabalhar e as consequências disso para o inss, para os hospitais, para as famílias e o impacto disso nas religiões
E na segunda parte vemos a morte tendo um desafio, uma pessoa q não morre.
E que metáfora linda

Até demorei para entender o final e quando a ficha caiu me emocionei
Genial

Silvia Schiefler 01/12/2023

Um fábula sobre a morte...
As Intermitências da Morte, de Saramago... Uma fábula sobre os caprichos da figura macabra e ossuda que segura os fios da vida de cada um.  A morte interrompe suas funções habituais e liberta as pessoas de morrer. Enquanto se instala o caos, previsível para uma situação inusitada como esta, vamos nos deleitando com a escrita poética e bem humorada do gigante Saramago... Que a mim lembra muita o estilo irretocável do nosso clássico Machado de Assis. E assim termino mais uma viagem narrada pelo talentoso Nobel de Literatura de 1998. Amei! Recomendo... #leituras2023 #38/2023

Raquel Marina 01/12/2023

O que aconteceria se a morte parece de matar? Ou se ela se personificasse e andasse entre nós? Essas são algumas das questões que a leitura levanta, numa narrativa que humaniza a morte. Entre a alegoria e o realismo mágico, Intermitências da morte traz um tom de melancolia, mas sem ser triste. A escrita de Saramago é o que faz a leitura ser tão envolvente. As construções de imagem, palavras e modos de narrar são únicas e mostram que não é a toa que ele ganhou um Nobel.

Gabriela Gonçalves 25/11/2023

Gosto muito de ler Saramago e gosto muito da escrita dele (por mais que no começo seja um pouco complicada). Ensaio sobre a cegueira é um dos meus livros favoritos e, por causa disso, eu estava bem animada para ler esse daqui. Além do mais, a sinopse me prendeu: como assim a morte resolve parar de matar? Toda a construção da narrativa é muito boa, Saramago consegue dissecar como seria se as pessoas parassem de morrer. No primeiro momento, alegria. Depois, um grande vazio e banalidade sobre o tema. Eu gostei muito disso! É uma história que te faz refletir e o narrador está sempre sendo irônico e crítico sobre a vida, as pessoas e a morte. Por mais que não seja um livro grande, um pouco pela metade me senti muito enfadada com tudo. Não foi uma leitura tão prazerosa assim, apesar de ter gostado muito da história em si. O final eu achei poético, mas ao mesmo tempo me deixou reflexiva. A vida vem da morte ou a morte vem da vida? Quero dar uma outra chance para essa leitura depois, reler em algum outro momento e ver quais serão meus sentimentos. Mas vale a pena!

v de vanisse 19/11/2023

Não morri e não passo bem
Eu amo que esse livro tem duas histórias e as duas são MARAVILHOSAS. Pense bem antes de desejar viver pra sempre?

Eliza.Beth 17/11/2023

Se não voltarmos a morrer não temos futuro
Livro muito interessante.
O autor começa em uma visão global e parte para o individual.
Não sei o que ele pretendia como essa ideia partindo de uma visão mais abrangente, mas quando ele chega no individual? não tinha como ser mais claro.
Para mim, fico como ensinamento maior dessa leitura essa frase que coloquei no título.
Temos que morrer para ter futuro. Temos que causar minis mortes em nós mesmos ao longo da nossa vida para podermos sobreviver. Suportar. Renovar. Seguir.
Não é fácil morrer em vida. Não mesmo. Mas quase sempre vale a pena. Eu mesmo já morri umas 2 vezes? espero morrer tantas outras. Sempre em busca de uma caminho mais sereno para mim e assim, acredito, também influenciando no mundo, nessa visão global, mais abrangente?.
Ahhhhhh Saramago! Saquei tudo.
Carolina.Gomes 18/11/2023minha estante
Esse livro é tão cheio de camadas e vamos desvendando aos poucos.

Deby Rodrigues 19/11/2023minha estante
Que resenha linda! Agora quero concluir a leitura logo logo!

Eliza.Beth 19/11/2023minha estante
Vale muito a pena Deby!

skuser02844 25/11/2023minha estante
Elizabeth, sua resenha me lembrou um poeminha querido de Leminsk:
"na minha primeira queda
não abriu o pára-quedas
daí passei feito uma pedra
pra minha segunda queda
da segunda à terceira queda
foi um pulo que é uma seda
nisso uma quinta queda
pega a quarta e arremeda
na sexta continuei caindo
agora com licença
mais um abismo vem vindo". ?

Eliza.Beth 25/11/2023minha estante
Adoreiiiiii essa poema!

Carolina.Gomes 25/11/2023minha estante
Adorei o poema, tb!!

skuser02844 26/11/2023minha estante
??

Yasmin V. 16/11/2023

A morte ou tal sorte?
Imagina se a morte resolvesse tirar umas férias? O que aconteceria se ninguém morresse mais? Será que "antes a morte que tal sorte"?

É isso que Saramago, com sarcasmo e bom humor, nos apresenta no livro. E convenhamos que, pra muitos, falar de morte é sempre um tabu. Mas falar da morte humanizada, com seus sentimentos, dúvidas e lamentações, é genial. E foi o que ele fez.

A forma como ele nos aponta as possíveis (e depois, reais) consequências desse "estado de morte suspensa", como ele mesmo diz no livro, passando por todos os setores da sociedade que lidam direta ou indiretamente com a morte, é incrível.

Não imaginei que a história tomaria aquele rumo, me surpreendeu! Amei o desfecho, achei lindíssimo!!

Saramago é incomparável! E hoje, aliás, faria 101 anos! Viva o gênio!
Cleber 16/11/2023minha estante
Viva Saramago! Tbm adorei as reviravoltas na história, me peguei torcendo pela morte:)

Yasmin V. 17/11/2023minha estante
Sim!! Eu também! Quem diria, né? rs

Fabio 21/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Yasmin!
Parabéns pela escrita!

Yasmin V. 14/12/2023minha estante
Obrigada, Débora!! ?

Neila Porto 15/11/2023

Muito Bom!
"As Intermitências da Morte" é uma obra literária escrita pelo renomado autor português José Saramago. Neste livro, Saramago apresenta uma premissa intrigante: em um determinado país não especificado, a morte decide suspender suas atividades. As pessoas simplesmente param de morrer, independentemente das circunstâncias.

Essa interrupção da morte gera uma série de consequências e questionamentos na sociedade. O envelhecimento se torna um processo interminável, as doenças se perpetuam sem levar à morte e os hospitais ficam lotados de pacientes em estado crítico. Além disso, a imortalidade traz também desafios sociais, econômicos e filosóficos.

O livro aborda temas profundos, como a finitude humana, o medo da morte, a busca pela imortalidade e as contradições da existência. Saramago utiliza o enredo para fazer críticas sociais e políticas, explorando as complexidades da natureza humana diante de uma realidade tão singular.

"As Intermitências da Morte" é uma obra que desafia o leitor a refletir sobre sua própria mortalidade e sobre as questões fundamentais da vida. Com sua prosa envolvente e sua habilidade em criar metáforas poderosas, José Saramago nos presenteia com uma narrativa instigante e provocativa, que certamente deixará marcas duradouras na mente de quem a lê.

kayllanee 15/11/2023

Profundo
Livro belíssimo! Trouxe reflexões necessárias por meio de uma situação que nunca imaginamos que aconteça: a morte pare de matar. Entretanto, não me acostumei com a escrita do autor, da metade pro final melhorou, mas ainda assim, achei cansativa.

Débora 14/11/2023

Feliz por ter feito essa leitura
Esse foi o meu primeiro Saramago e estava um pouco receosa. Mas me surpreendi com o quão fácil me acostumei com a escrita. A história também é muito envolvente. Ele toca em muitos assuntos filosóficos sobre a vida e a morte de uma forma leve.

Aline Parreira 14/11/2023

Já pensou se um dia não houvesse mais morte? Seria bom?

Esse é o enredo do livro.

Em um país sem nome, a morte, cansada de ser odiada por todos, decide não mais "trabalhar".

Os habitantes quando percebem que ninguém mais morre, entram em estado de euforia.

Porém, quando as consequências surgem, percebem que não é tão simples.

Questionando a existência da morte na vida das pessoas, criticando a política e religião com sacarmo e uma pitada de humor, esse é "Intermitências da Morte".

Se a narrativa peculiar do autor a princípio possa assustar e dificultar um pouco a leitura de quem ainda não leu Saramago, logo nos adaptamos, e ficamos envolvidos com a história.

E é lógico que é uma leitura que vale muito à pena! Não dá para passar por esse mundo sem ler Saramago. Então, antes que a morte venha visitá-lo, leia e delicie-se!

Isabella1264 12/11/2023

Para de pensar
Adoro as reflexões que Saramago nós obriga a ter. Dos livros que li dele achei o mais denso. No início a história não me prendeu mas depois ficou mais fácil

Isa 11/11/2023

"de deus e da morte não se têm contado senão histórias."
A escrita do autor é complicada pra quem nunca leu nada do Saramago, não tem parágrafo e parece ser confuso.
A história por outro lado é completamente viciante, filosófica, divertida e adorável (¿),a morte como protagonista é algo simplesmente genial, foi incrível acompanhá-la, a parte final foi tão linda? emocionante? fantástica?
Enfim, não há palavras pra descrever o que senti lendo essa obra, favoritada!