A técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro Francesco Cirillo

Resenhas -

Letícia 06/04/2020

Cumpre o que promete!
Um livro rápido e direto. Realmente a técnica Pomodoro é capaz de aumentar, e muito, a produtividade daqueles que a praticam. O livro, porém, não se resuma a apenas isso. Aborda também, brevemente, questões como motivação, determinação e aprimoramento dos processos de estudo ou trabalho. Fico muito grata por ter recebido essa cortesia do Skoob! Recomendo.

@apilhadathay 19/02/2022

Necessário
"O importante da Técnica Pomodoro não é descobrir quanto tempo é desperdiçado, mas quantos pomodoros realizamos" (p. 63)

A técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo, é um excelente sistema de controle de ansiedade e produtividade. Em uma ocasião, utilizando um timer de cozinha no formato de tomate ("pomodoro", no italiano), ele condicionou seu trabalho a blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles, reduzindo ao mínimo possível as distrações. Afinal "o mundo pode esperar 25 minutos por você". Dessa forma, passou a treinar seu foco e se tornou mais produtivo. É um método fácil, rápido de ser aprendido, só depende de você ter vontade, um timer, lápis e papel para organizar o tempo de realizar suas atividades essenciais e de fazer seu Tempo trabalhar para você, e não o oposto. É o livro que me fez valorizar ainda mais o poder de um cronograma.

"O cronograma sempre se sobrepõe ao pomodoro. Em segundo lugar, uma programação eficiente deve permitir tempo livre para você se recuperar." (p. 63)

O livro me chamou a atenção por um conjunto de fatores: eu já conhecia a técnica por alto e queria saber mais; a sinopse me atraiu bastante na livraria; estava a um valor absurdo de baixo (R$4,90, na Saraiva do Manaíra Shopping) e porque este ano, vou lecionar Estudo Orientado na minha ECI. A leitura foi rápida, prazerosa e, em cerca de 2 capítulos, eu já estava aplicando a técnica Pomodoro para ler A TÉCNICA POMODORO!

"A sensação de que tempos tempo para fazer as coisas e não o usamos bem pode ser incapacitante" (p. 119)

Em alguns momentos, eu pensei que o texto seria tão ou mais eficaz se fosse um artigo de 20 páginas publicado em algum periódico de administração. Porém, alguns capítulos foram bem interessantes. O livro é dividido em algumas partes: Prefácio, Introdução, Fundamentos, Atinja seus objetivos individuais (7 partes), Atinja os objetivos com sua equipe, Resultados, Regras, Glossário, Ao trabalho e Bibliografia.

Foi uma leitura gostosa, muito instrutiva pra mim e vou aplicar em várias esferas da minha vida: no meu trabalho, no meu clube do livro, nos meus afazeres domésticos. O mundo pode esperar 25 minutos, pelo meu pomodoro, oras. Recomendo a leitura e a APLICAÇÃO da técnica ;-)

site: www.instagram.com/apilhadathay

Bia 09/01/2021

A técnica pomodoro
O livro ensina técnicas pontuais sobre organização e gerenciamento de tempo, com isso aumentamos a produtividade e qualidade das tarefas realizada. Achei o livro bem objetivo, comecei lendo pq tenho uma certa dificuldade em administrar meu tempo e também não tenho muita autodisciplina haha.

cansadona 30/08/2021

o livro cumpre o que promete: te ensina a colocar o método em prática! diferente de outros livros do gênero que enrolam demais. vi algumas pessoas dizendo que acharam repetitivo, mas eu achei bom o autor repetir as mesmas coisas pq serviu pra que eu fixasse melhor o funcionamento.
com algumas adaptações às minhas necessidades, tenho consigo aproveitar a técnica ??

Ely 27/04/2021

Um pouco repetitivo
O livro é curto, mas seria mais curto ainda se fosse menos repetitivo em algumas partes.
A técnica pomodoro é simples, portanto é bom ter uma explicação do próprio autor para entende-la melhor. Como por exemplo, a cada 4 pomodoros você pode fazer uma pausa mais longa.
Ele também explica como gerenciar o tempo usando a técnica.
É um livro de facil entendimento, recomendo para quem deseja aprender sobre como gerenciar o próprio tempo.
Sobre a tecnica em si, irei por em prática, pois acredito que ela funcione.

Dea 17/01/2021

Foco!
Já utilizo a técnica Pomodoro faz tempo, mas foi legal aprender mais detalhes com o autor e aprender como utilizá-la em equipe. Leitura rápida e agradável. Recomendo.

Tiago Rocha 25/04/2020

Repetitivo
Acredito que o autor conseguiria passar o conhecimento em metade da quantidade de páginas que ele utilizou. Mas, vale a pena a leitura...

Renata 31/05/2020

Tempo...
Uma das melhores técnicas que eu já aprendi que coloquei em prática.
Esse livro mostra como colocar em prática a Técnica Pomodoro, e o que eu mais gostei que mostra de forma eficiente como fazer em grupo e como gerenciar o grupo e o Pomodoro ao mesmo tempo.
Se você precisa melhorar seu tempo, da sua empresa e o da sua equipe esse livro é essencial.
Obs:. Ao final do livro tem as planilhas completas para você usar no seu dia.

Ronaldo.Rosa 18/01/2021

Não achei um livro muito interessante, uma vez que da algumas dicas de como usar o pomodoro, porém, com uma folha já poderia ter explicado todo o livro.

Piatti 24/01/2021

Muito boa a tecnica alpresentada no livro, muito simples e eficaz, o livro foi útil até metade, a outra metade era aplicada a equipes, na qual não me foi muito útil.

Cezar.Tosta 17/06/2021

Um livro prático
A técnica Pomodoro é bem conhecida, mas a forma como o autor do livro (criador da técnica) aborda os conceitos a ela relacionados faz com que tenhamos mais recursos para aperfeiçoá-la em proveito próprio. As regras que menciona ao longo do livro e os exemplos dados somam-se para contribuir com o caráter prático da obra. Os resultados são perceptíveis logo nos primeiros ciclos, dentre os quais pode-se mencionar: aumento da concentração em determinada atividade; autoconhecimento a respeito de sentimentos que influenciam na produtividade, como a ansiedade; melhor capacidade para estimar o tempo necessário para concluir determinadas tarefas; e melhor organização e visualização dos objetivos e sua decomposição em metas.

@srlucasm 13/03/2021

Para a sua produtividade
Nesta pandemia creio que muitos estão em seus lares fazendo home-office, estudando o conteúdo da faculdade ou não fazendo nem um e nem outro. Talvez tenha o interesse em ser mais produtivo. Esse é o seu caso? Se sim, apresentarei uma metodologia para melhorar o seu desempenho escolar e profissional: a técnica pomodoro.

Esta técnica foi proposta pelo Francesco Cirillo, autor deste livro. Em que consiste? Basicamente consiste em usar um timer de cozinha (ou de celular) e fazer as suas tarefas em 25 minutos. Acabou os 25 minutos, pausa de 3-5 minutos. Acabou a pausa, fazer mais 25 minutos das suas tarefas. Assim até completar os quatro pomodoros. Completando os quatro pomodoros, você pode fazer uma pausa mais longa. Neste livro você terá ainda mais dicas de como aproveitar essa técnica em seus afazeres individuais e do seu grupo de trabalho, incluindo uma lista para você colocar as suas tarefas e o pomodoro.

Como é um livro prático, então decidi testar essa técnica comigo. Usei o timer do celular para os 25 minutos e o timer do notebook para o período de descanso. Qual foi o resultado? Um ganho substancial em minha produtividade na faculdade. Antes eu ficava até metade do mês sem estudar, agora os dias longe da apostila foi diminuído. Outra coisa foi as tarefas. Consegui cumprir à risca todas as tarefas previstas a fazer; e mesmo quando não conseguia fazer no dia, pude fazer posteriormente. Outra melhoria foi no tempo de estudo, aumentando a duração dos estudos.

Interessado em melhorar a sua produtividade? Este livro é para você. É um livro breve (e acho que poderia ter sido mais breve ainda), e dá para achar facilmente em uma livraria. Para mim foi relevante nos estudos e espero que possa ajudar você também.

Att,
Lucas M.
Paulo 13/03/2021minha estante
Interessante. Eu ainda não li este livro, mas uso bastante este método principalmente para estudar. Ele é ótimo para se manter focado.

Marta__A 19/03/2021

No livro o autor fala sobre a técnica pomodoro e como aplicá-la. É uma técnica simples de produtividade, que ajuda muito a manter o foco e concentração, principalmente, na minha opinião, em atividades que a gente as vezes tem dificuldade de fazer por não gostar muito, aquelas atividades que tem que ser feitas, mas você não quer fazer.

É um bom livro, com uma linguagem simples e boas explicações de como aplicar a técnica.

Sgt_Pm_Jamis 13/03/2021

O Livro
Já faço uso da técnica a um bom tempo. Claro que os resultados são bons, mas o livro é dispensável. Muita enrolação para explicar coisas simples.