Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Edson Capetini 20/03/2022

Eldest: livro dos caminhos que se cruzam
Eldest é a continuação direta de Eragon (livro 1 desta trilogia) e vai contar sobre duas linhas do tempo que vão acabar se cruzando praticamente no final do livro: Eragon seguindo para Ellesméra (terra do elfos) para iniciar seu treinamento com Togira Ikonoka (o imperfeito que é perfeito) enquanto Roran volta para Carvahall depois da morte de seu pai, Garrow, e inicia a proteção do vilarejo contra os ataques dos soldados do rei e os Rázac.

Eragon passa por alguns perrengues até chegada na terra dos elfos, se escondendo da maneira que pode dos olheiros e mágicos do rei. Dá uma passada no reino dos anões no caminho e acaba por jurar lealdade ao rei dos anões Hrothgar além de ser convidado a se tornar parte do clã, honra que ele aceita com muito respeito. Do outro lado, Roran consegue convencer com muito custo que os aldeões do vilarejo a ajudá-lo na defesa contra os ataques dos inimigos e também a sair do local em direção a Surda, reduto dos Varden, e um motivo ainda maior que surge na vida de Roran é tentar salvar sua amada das garras dos repugnantes Rázac.

Quando Eragon enfim chega a Ellesméra, ele fica encantado com o lugar e com as histórias que lhe contam sobre os cavaleiros de dragão (algumas de glória e outras de desonra) e também descobrimos a existência (nessa eu juro que fiquei boquiaberto) de um cavaleiro e um novo dragão na história: Oromis (O imperfeito que é perfeito) que se torna o mestre de Eragon e Glaerd, o gigante dragão dourado.

Na outra ponta da história, Roran e o pessoal do vilarejo iniciam a viagem perigosa dentro reino em busca de pistas de Katrina e também para salvar a vida das pessoas do Carvahall e ter a sua vingança contra o império, além é claro de encontrar seu primo e pedir explicações do seu primo sobre a morte do seu pai.

Muitas aventuras vão ocorrer durante a história até o momento do reencontro de Eragon e Roran no campo de batalha contra o exército do rei Galbatorix.

Uma curiosidade sobre a identidade dos pais de Eragon também é revelada bem perto do final da história do livro Eldest que me deixaram num mix de espanto e raiva, mas essa eu deixo para as pessoas que ainda não leram descobrir.

Até o momento eu estou gostando muito de passear pelo mundo mágico de Alagaësia e estou com expectativas positivas na leitura do livro 3 - Brising. Super indico a leitura =)

Daniel 05/03/2022

Enrolação necessária
Em eldest, acho q os capítulos do Eragon eram mto intermediários, no sentido q precisavam existir para ilustrar sua evolução com treinamento, mas ficaram mto deslocados do resto da história. Os capítulos do Roran e da Nasuada constroem a estrutura da história, neles o contexto é explicado e a história avança. Apesar todas as novas informações dada nós capítulos do Eragon eles me pareceram fúteis, como os seus avances românticos à Arya. Apesar do desconforto, ñ consigo pensar em uma solução alternativa a proposta do autor. No final do livro o autor bombardeia seus leitores com mtas informações, dxa mto para especular e mto para ser articulado na sequência.

Lobinha Sincera 02/03/2022

Tanta coisa acontecendo que fiquei chocada com o final, quero respostas aaaa, em partes eu até imaginava uma coisa parecida mas não nesse nível, muito bommmm o crescimento do Eragon e toda história em si trás toda uma beleza

Lust 21/02/2022

Eldest
O segundo livro da trilogia de eragon, nos trás novas aventuras e evoluções do personagem, com novos inimigos.

Italo 06/02/2022

Procurei defeitos... encontrei vários
Definitivamente a minha pior experiência literária. Eu fiz diversas anotações negativas sobre esse livro, mas honestamente não quero me torturar mais do que eu fui torturado enquanto lia esse exaustivo livro.

Só pra não passar em branco, o que eu achei da continuação de Eragon de maneira bem direta:

- Arrastado, metade do livro é irrelevante e a outra metade é previsível;

- Mundo vago, sem originalidade, quase uma fanfic que mistura o legendário do Tolkien e Star Wars;

- Protagonista chato, arrogante, incoerente, hipócrita e, é claro, sempre agindo da maneira mais conveniente pra narrativa;

- Roran: não funciona como coadjuvante, não cativa, aquele romance é mais insosso que sopa pra hipertenso (só não é pior que o ship Eragon + Arya) além dele ser muuuuuito overpowered, o cara virou um Super Homem! Aparentemente nesse mundo ninguém é mais poderoso que um agricultor humano equipado com um martelo que nem de guerra é;

- Há diversas partes no livro que o autor tenta copiar o estilo do Tolkien e não tem nada de errado, Tolkien é referência. Mas uma passagem específica me incomodou bastante, a tentativa patética de criar uma alegoria entre a figura do Roran e Jesus... não vou me alongar, sério, patético;

- Algumas coisas racistas em volta da idealização da Nasuada;

- Antagonistas incompetentes. Até agora tentando entender como o Império-malvadão-opressor-super-poderoso-ahhhh!! foi derrotado pelo povo de um vilarejo lá onde a Saphira perdeu a personalidade dela e nunca mais achou; aquela batalha final, ridícula, pra dar risada;

- Última coisa que me incomodou na leitura foi uso de palavras ''modernas'' numa história tecnicamente medieval, acaba com a imersão de maneira imediata, só não sei se a culpa é do autor ou do tradutor, vai saber.

Enfim, nota 1, mas poderia muito bem ser nota dó, dó de mim que perdi tanto tempo lendo esse livro, mas tem sempre como ficar pior e eu sei que vai ficar, vou guardar a 0,5 estrela pro 3º e 4º volumes SE um dia eu estiver me odiando o bastante. Quando a pandemia acabar por completo talvez eu pegue as continuações, olha que ótima essa meta.

Conclusão: recomendado apenas se você estiver preso numa ilha isolada do mundo apenas com esse exemplar pra lhe entreter embora ache que arrancar seu próprio braço pra saciar sua fome será mais prazeroso que ler esse livro.

Yann Almeida 02/02/2022

Durante a leitura de Eragon, por vezes me pareceu que a escrita do Paolini variava entre 8 e 80. Porém, ao longo da leitura de Eldest algo estalou dentro de mim, como que uma vontade de não pensar mais sobre nada além das palavras e visualiza-las em minha mente. Somado a trama começar a fluir de forma mais rápida com as divisões de capítulos por personagens, a narrativa se tornou mais fluida.

É um ótimo livro, tô ansioso pelo que vem na próxima metade da saga.
Bru 04/02/2022minha estante
nossa sim, isso da divisão de capítulos por personagem deixou tudo muito melhor, adorei demais

Mandy 02/02/2022

Uma leitura que vai de 8 a 80
Uma das primeiras coisas que pude notar em Eldest é o amadurecimento da história e dos personagens e tudo feito de uma forma tão natural que você se sente evoluindo com eles. Os conflitos de cunho político nos reinos, as decisões mais impactantes e tudo foi me envolvendo muito. De início a história pelo ponto de vista de outros personagens não me agradou, capítulos depois eu já estava COMPLETAMENTE envolvida em suas histórias. O arco de Roran me deixava ansiosa a cada parágrafo que eu não conseguia parar de ler até saber o que havia ocorrido! A batalha final me deixou tão aflita e nervosa, senti as emoções de todos e o final só me deixou com vontade de ler mais! Ansiosa para os próximos livros e para a maneira que a história será conduzida! Leitura muito recomendada ?

"- Que a boa sorte esteja sobre você.
- Que as estrelas zelem por você.
- E que a paz viva em seu coração."

Bru 27/01/2022

Eldest - o primogênito
Que livro nossa, no início não tava fluindo muito a leitura, pelos acontecimentos estarem meio parados e por esse livro ter MUITA DESCRIÇÃO. Mas livro longo costuma ser assim (pelo menos pra mim) de as primeiras 150 páginas serem muito lentas e depois só ir melhorando.

Adorei que nesse segundo volume teve além da narrativa do Eragon, as partes do Roran e da Nesuada, e os eventos de cada um deles foram todos muito emocionantes, nenhum era chato.

Muito bom que foi desenvolvendo mais o mundo de fantasioso de Alegaesia, tanto em questão dos lugares, quanto as culturas, religiões e idioma das outras raças, o universo que o Christopher Paolini criou é muito rico. Inclusive adoro o fato que no final da edição vem um vocabulário de pronúncia e um dicionário tanto da língua antiga, quanto a língua dos anões e dos urgals.

Além de toda a fantasia que tem no livro, a história é UAU, adorei demais, e as revelações do final que FINALMENTE me fizeram entender o título do livro. Gostei mais desse volume do que o primeiro, só não dou 5 estrelas por conta do início do livro que fez eu demorar a engatar na leitura. Recomendo demais esse!!
Malu 27/01/2022minha estante
Estou gostando bastante também. Realmente as partes da história do Roran e da Nasuada ajudam muito a fluir o ritmo de leitura.

Bru 28/01/2022minha estante
@malu ajudaram dms, o desenvolvimento do Roran impecável

Empilhados 28/01/2022minha estante
Ainda estou na parte lenta, mas seguindo firme e forte!! kkkk

Bru 28/01/2022minha estante
@fabiana continua na luta que dps vale muito a pena ??

Tefis 23/01/2022

O segundo livro trabalha mais o psicológico e o treinamento do cavaleiro, além de trazer jovos personagens, ou melhor, criar novas narrativas pra estes que trazem uma vida nova as tramas e as batalhas. Outro ponto interessante é o aprofundamento sobre magia e sobre os elfos, excelente.

Miguel 13/01/2022

Eldest
Muitas pessoas diziam que nn gostava desse livro, então eu nn tava mto animado p ler. Mas o que eu encontrei foi um livro com uma construção de mundo muito bem feita, personagens incríveis, um enredo incrível, tudo incrível! Inclusive, achei o ritmo desse livro mais rápido do que o primeiro da série! É simplesmente incrível!

Jaguatirica 12/01/2022

É cada plot twist...
Gostei de Eldest bem mais do que gostei de Eragon. Percebemos neste segundo livro o quanto Paolini, o autor, evoluiu na escrita e na capacidade de abrilhantar a trama. Não faltou coesão e o timing foi ótimo. Muitas coisas que para mim eram óbvias foram reveladas, mas aquele final, quando Eragon descobre quem é seu pai... aquilo eu nunca poderia imaginar! Fiquei bons minutos de queixo caído com a informação.

Dei uma pausa na leitura ainda no ano passado, sendo que já estava no fim do livro. Precisei reler novamente e foi tão veloz. A leitura me empolgou muito. É um livro que vai acelerando, acelerando e não te deixa largar. As descrições por vezes tão ricas que parecem filmes e, por vezes, rápidas e enxutas demais, porém não menos interessantes.
Roran se provando o personagem mais marcante da saga, e o destaque em outros personagens muito interessantes e carismáticos. Como Orik, o anão, e Oromis e Vanir, elfos. Nasualda provou ser uma ótima rainha. E tantos outros bons personagens. Enfim, os personagens se tornaram ainda mais cativantes e, como acontece em sagas, me vi ainda mais apegada a cada um deles. Até em Eragon, que me irrita tanto kkkKkkkk
Enfim, feliz em não ter desistido do livro e ansiosa para continuar nessa aventura deliciosa!

?Aqueles que nós amamos são normalmente os seres mais estranhos para nós? (Oromis, p. 273)

?A história nos mostra inúmeros exemplos de pessoas convencidas de que estavam fazendo a coisa certa e cometeram crimes terríveis por causa disso. Tenha em mente, Eragon, que ninguém pensa em si próprio como um vilão, e poucos tomam decisões que julgam ser erradas. Uma pessoa pode não gostar de sua escolha, mas a defenderá o tempo todo porque, mesmo nas piores circunstâncias, acredita que é a melhor opção disponível no momento.? (Oromis, p. 336)
Kaique 13/01/2022minha estante
Como que ler kkkkkllklkkk sou novo

Man

Kkkk

Jaguatirica 13/01/2022minha estante
Oi! Então... O Skoob serve apenas para catalogar os livros, organizar leituras, etc..
Agora se você pergunta onde encontrar o livro, eu comprei na Amazon o livro físico. Você pode comprar o ebook ou baixar na internet por meio de p1rat4ria. Eldest é o segundo livro da saga "A Herança". Você deve começar a ler pelo livro "Eragon", que é um de capa azul

Gracias

11/01/2022

O primeiro livro foi infinitamente melhor que o primeiro! Achei muito chata as partes do treinamento do Eragon. O livro foi salvo por Roran, que poderia ter muito mais capítulos que eu leria com gosto. O final foi bom, mas eu já suspeitava do plot. Ainda assim M e deu vontade de ler o próximo, mas foram dois livros parados que se agitaram no fim, não sei se dou conta de mais um exatamente assim.