Eldest

Eldest Christopher Paolini

Resenhas - Eldest

Lucas P. Gomes 13/07/2023

O Tempo ajudou muito esse livro...
Em Eldest, o nosso herói Eragon e seu dragão Saphira passam por mais uma temporada de exaustivos treinos no país dos elfos. Enquanto isso, temos o prazer de conhecer a perspectiva de seu primo Roran e da rainha dos Vardens, Nasuada. Esses dois últimos são os pontos mais fortes e que foram responsáveis por me prender na história ao longo dessas quase 800 páginas.

O final desse livro é simplesmente espetacular e satisfatório, encerrando com resoluções de mistérios que vem se arrastando desde o primeiro volume, e com um ótimo gancho para o próximo.

Apesar de O Ciclo da Herança ter sido criticado na época de seu lançamento, hoje em dia, ao meu ver, ele meio que representa uma reparação histórica dentro dessa bolha de "alta fantasia". Considerando a trilha pantanosa que a literatura fantástica vem tomando, o universo de Paolini envelheceu até que bem.

Em Eldest, por exemplo, temas como religião, posicionamento político, ciência, ateísmo, veganismo, respeito ao meio ambiente, preconceito racial e entre outras coisas são abordados abertamente por Paolini através do multiculturalismo das raças que ele constrói com uma maestria única. Detalhes como o dos idiomas, arquiteturas, hábitos, valores morais e tudo mais foi dado com muito cuidado para cada uma das raças mencionadas aqui, Humanos, Anões, Elfos, Urgals e Dragões, e tudo é totalmente coeso na história, não existe fio solto que não se amarre até o fim da narrativa.

Usagi a coelha 01/07/2023

Então.
É extremamente arrastado. O livro inteiro poderia ser menor, mas acredito que o Paolini tenha uma influência muito grande na escrita do Tolkien, por isso essa enrolação toda, não só a escrita como a mitologia também. Outra observação, são os elfos, os elfos do Paolini se parecem mais com feéricos\fadas do que elfos em si, mas vou levar isso como liberdade criativa do autor. Sobre o romance : péssimo. A Arya é chata, ela não tem muito personalidade para você se apegar a ela, aliás, todos os elfos desse livro são assim. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas os anões são infinitamente melhores. Já o Eragon, extremamente gado, tudo diz que ele e a Arya não vão dar certo, mas ele ainda sim insiste nessa possibilidade, o que chega a ser irritante, porque é mais da metade do livro do Eragon com essa "gadisse." A batalha final é muito incrível e o desenvolvimento do Roran e do próprio Eragon é muito bom, mas o plot do Murtagh é previsível demais, nunca que um autor em sã consciência mata um personagem importante sem proposito, estava obvio que ele ia voltar no final. Enfim, é bom, mas tem aspectos que precisa melhorar.

Julio.Oliveira 27/06/2023

Uma continuação bem mais pé no chão, contudo a partes muito arrastadas e a grande batalha no final, corrida e sem grandes detalhes.

Milly_Moon 14/06/2023

Paradissímo
Quase larguei esse livro várias vezes, mas continuei pela curiosidade e o resultado foi bem meeh. O livro se arrasta e nada acontece, uma pena pq desisti de continuar a série e Eragon foi mto bom.

Bruno.Rode 09/06/2023

Perceptível evolução do autor!
Christopher Paolini teve uma evidente evolução de seu primeiro livro para este. Se antes as exaustivas viagens de Eragon pela Alagaesia se tornavam repetitivas aos leitores do primeiro livro, aqui o autor se dedicou em planejar corretamente a divisão dos acontecimentos, a duração das viagens e o impacto dela no jovem Cavaleiro.
A evolução do personagem principal também é nítida, visto que ele vai amadurecendo através de seus erros bem aos nossos olhos.
A relação de Eragon e Arya tem um desenvolvimento interessante, mas sabemos que não vai dar em nada.

Em resumo, uma ótima continuação, bem planejada e desenvolvida que só melhora a saga.

Pedro 21/05/2023

Muito pouco progresso
Na esperança de que Eldest pudesse apresentar melhorias em relação ao seu antecessor, isso não aconteceu. O livro continua superficial, Saphira continua com uma personalidade humana, o ponto menos pior da trama são os relatos de Roran em sua trajetória para Surda. Em suma, a saga pode ser encarada como uma boa opção de entrada para qualquer adolescente que quer conhecer o gênero fantasia épica, mas para um adulto, não. Minha jornada com Eragon acaba aqui, impossível ter paciência para continuar.

Jaqueline 21/04/2023

Esse livro foi uma releitura pra mim e mesmo não tendo gostado muito na primeira vez que eu li fui com a mente aberta e pensando que talvez pudesse gostar mais do que da primeira vez, mais não foi o que aconteceu.
Eu acho que o autor fez o Roran pra dois tipos de leitor o que vai ver nele um líder nato sendo desenvolvido ao longo das páginas e o que realmente movimenta o livro e o segundo tipo o leitor que vê o Roran como sendo a outra parte da balança que compara o Eragon que enquanto o Roran luta pelo povo de sua cidade e pela mulher que ama Eragon fugiu de toda uma vida pra salvar a própria vida.
Eu sou do grupo que não gosta do Roran pela forma que o autor escolheu pra desenvolver ele claro que os capítulos dele movimentam a história e claro que acho que se tivesse tirado umas 200 páginas no livro não ia fazer falta.
Como disse esse é um livro que não curto muito acho ele muito lento com poucos acontecimentos, e tendo saído de um livro com desenvolvimento rápido e muito movimentado como foi Eragon chegar nesse e ele ser assim não é muito empolgante.
O final do livro é muito bom e o que me reconforta é lembrar que o terceiro é muito bom.

Willtenisom 20/04/2023

É bom, mas precisa ter paciência
O livro é bom, porém, é necessário que você tenha muita paciência, principalmente com diálogos de pouca importância e com a quebra de clímax que acontece em vários momentos, na maioria das vezes que eu estava empolgado na leitura (principalmente no meio do livro), o clima era cortado para um diálogo idiota de algum assunto idiota, que ninguém liga, momentos como esse (que são muito comuns), tendem a te irritar e fazer você desistir da aventura pouco a pouco. Mas em termos de história e enredo ele é ótimo e cativante, com momentos que fazem você se arrepiar e sua imaginação ir as alturas, principalmente com personagens que no primeiro livro foram esquecidos. É um livro que eu recomendaria, principalmente para quem quer continuar a história de eragon, que nesse livro é muito bem explorado e cresce bastante como personagem. Em síntese é um ótimo livro para quem tem paciência para ler até chegar em momentos incríveis.

Daniela 07/04/2023

Eldest
Esse livro é o que eu mais lembrava da saga de Eragon, durante minha releitura fui sentindo uma super nostalgia da minha infância, mas também identificando coisas novas que eu não tinha percebido.

Gostaria de começar também falando sobre a capa do livro... seria interessante se ela fosse outro dragão, para criar mais impacto sobre os capítulos finais de Eldest, a capa como é hoje mostra um grande spoiler da narrativa.

Nesse livro, Eragon passa a maior parte do tempo treinando, é um pouco entediante mas faz sentido ser, pelo processo que ele está passando. Achei que toda a trama fez sentido, e que Eragon amadureceu durante esse tempo.

O personagem de Oromis acho que foi um dos que poderia ser melhor explorado, acho que a personalidade dele ficou um pouco desencaixada.

Toda a trama envolvendo Arya me fez ficar morrendo de vergonha alheia, eu e Eragon juntos passamos por esse trauma kkkkk

O fim do livro trás uma reviravolta a la Star Wars que foi difícil de engolir, anti climático total.

Enfim, gostei que o livro adicionou muitas coisas novas na trama, mas teve várias partes que foram entediantes e sem sentido.

Daiane.Nascimento 30/03/2023

Que leitura maravilhosa!
O segundo volume desta série traz um amadurecimento dos personagens, uma intensidade na narrativa, extremamente envolvente, a leitura tem tamanha fluidez que a quantidade de páginas nem assusta, quase não se nota. Livro bom demais!

Felipe 03/03/2023

O aprendiz e o mestre.
Após um longo período em que conheci e li Eragon pela primeira vez, e depois de anos, reli uma segunda vez o livro, chega o tão esperado momento de continuar a saga. Eu nunca fui mais distante no Ciclo da Herança do que o primeiro livro, então não tenho spoiler e nem expectativa do que vai acontecer. É um mundo novo para mim, jamais explorado antes e nunca conheci a Alagaesia além do primeiro volume.

Neste segundo livro, Eldest, Eragon e Saphira precisam melhorar seus conhecimentos e treinamentos com os elfos em Du Weldenvarden para enfrentar a guerra que está se alastrando em Alagaesia, mas o caminho até os elfos é longo e tortuoso. Na companhia de Orik e outros anões, Eragon precisa viajar até Ellesméra, em Du Weldenvarden, para receber o seu treinamento antes que seja tarde, pois a qualquer momento Galbatorix pode decidir se livrar tanto dele, assim como de Saphira.

Esse livro se destaca em 3 pontos incriveis. O primeiro, é o retorno de Roran, um personagem quase que secundário no primeiro livro, se torna um exímio protagonista secundário nesse livro, pois seu retorno na trama é marcado por batalhas, provações e superações; Segundo, o treino de Eragon e Saphira é incrível e surpreendente, sendo os seus mentores a maior surpresa do livro. A relação mestre e aprendiz é construída por páginas e páginas em quase todo o livro, mas o tempo é curto e Eragon precisa aprender rapidamente a ser um Cavaleiro de Dragão. E enfim, há um plot twist incrível no fim do livro, que será explorado um pouco mais no próximo volume, porém que deixa o final da trama bem delicado. Nos envolvemos tanto com o Eragon, que os sentimentos do personagem são refletidos no leitor. O talento de Paolini é espanjado nesse livro e ele tem a sensibilidade de tocar em delicados assuntos de forma muito incrível.

Ademais, o significado do nome do livro é um pouco implícito com o fim da leitura. Eldest significa “mais velho” ou “primogênito”. Esse livro têm tanto haver com a genealogia do Eragon, como também com o seu treinamento com o seus mentores. Então o significado Eldest é ambiguo tanto para seu significado, quanto para o próprio livro. Vale a pena a leitura, e no fim, quando se lembrar do significado de “Eldest”, vai saber que o nome cai muito bem para todo o enredo.

Danielle530 25/02/2023

Então, achei o livro bem chatinho. Gostei bastante do início e o fim foi bom também, algumas surpresas mas no geral foi entediante.

Diogo139 23/02/2023

Livro Muito Bom!
A 2 parte da história de Eragon e Safira..
Com o escritor mais velho, entende-se uma escrita melhorada em certos aspetos!
Um dos maiores livros que já li é um dos que mais rápido li também, porque será?
Gostei muito da continuação da história e da trajetória dos acontecimentos, adorei a forma como começa neste livro a contar a história de diferentes pontos de vista dos personagens, nem sempre estamos a acompanhar o personagem principal!