Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Folhadpapel 15/06/2021

Um livro excessivamente grande
O livro começa com um pequeno salto temporal, nele Eragon e Roran estão longe dos domínios dos Varden buscando vingança contra o Ra?zac para libertar Katrina. Depois de ser sobrepujado por Murtagh no livro anterior, Eragon vê a necessidade de voltar a Ellesméra para continuar o seu treinamento e para tentar descobrir a fonte do poder de Galbatorix. Paralelo a isso temos as tramas políticas, os constantes confrontos com as guardas do reino, a sucessão do reino dos anões e os conflitos internos dos Varden. Temos a introdução de mais um elemento mágico e mais um confronto com Murtagh.

Da pra perceber que esse livro de 700 páginas tem muito a nos contar, mas a sensação que me passou foi que a quantidade de páginas é infinitamente inflada em relação aos acontecimentos. As primeiras 100 páginas ficam em uma trama secundária e os pontos de vista, que eu tanto elogiei no volume anterior, me pareceram enfadonhos aqui.

Vou falar por núcleos, já que é assim que a história é contada. Primeiro o de Roran, eu senti que o autor simplesmente não sabia mais o que fazer com esse personagem após os acontecimentos iniciais do livro, vemos por seus olhos uma sequência de capítulos bem parecidos sobre pequenas batalhas e uma busca por um posto, que em comparação aos demais narradores, nada acrescenta à trama principal. O segundo é o de Nasuada, esse é o que eu estou mais confuso. Ele levanta vários questionamentos a respeito do poder, como mantê-lo e como ele é perigoso, mas para isso a personagem teve um declínio enorme na minha afeição, tomando atitudes desnecessárias e autoritárias.

O terceiro e o quarto pontos de vista são o de Eragon e Saphira, aqui ela também nos mostra coisas que Eragon não tem como mostrar. Esses foram os pontos de vista mais legais dentro do livro, é perceptível a evolução de Eragon enquanto personagem. Eragon fica encarregado de tentar apressar a coroação de um novo Rei dos anões e só depois disso ficará livre para ir para Ellesméra e Saphira nos mostra o que acontece com os Varden enquanto ele está fora.

Dos três volumes, esse é o que eu mais achei lento e repetitivo. O autor sente a necessidade de mostrar o que cada personagem está fazendo, mesmo que isso só acrescente ao número de páginas e em nada na trama. A magia aqui também me pareceu mais irregular, com picos de uso que nos volumes anteriores eram ditos como perigosos, mas aqui são feitos sem muitos esforços.

A introdução ao ponto de vista de Saphira foi certeira, pois quebra um pouco da monotonia gerada pelos capítulos de Roran e Nasuada. A resolução de alguns conflitos dos volumes anteriores me fez ficar ansioso pelo próximo, e último, volume da saga.

Matheus M Oliveira 01/06/2021

O terceiro livro da saga continua com um enredo que particularmente me agrada, embora eu não goste muito de alguns detalhes sobre como as coisas funcionam neste mundo. Como por exemplo, Eragon ter muita dificuldade para lutar com magias mais poderosas mas não haver limites para sair aplicando inúmeras proteções em todos os seus conhecidos, falta consistência nessa lógica.

Outro ponto que me incomoda muito na leitura dos livros de Paolini é a descontinuidade de ritmo. O início e meio do livro é cheio de várias páginas sobre eventos que embora sejam importantes, pudessem ter uma narrativa mais curta. O final é o contrário, muita coisa importante e com potencial de desenvolver mais o conhecimento sobre as questões em que a história gira em torno, mas poucas páginas são dedicadas a isso.

Embora eu goste da estória e tenho vontade de ir até o fim da saga, sempre tenho a impressão que os livros são finalizados na correria para atender um prazo.

Maria Clara 31/05/2021

O melhor livro da saga até agora.
Nenhum dos outros chegou aos pés desse.
As descobertas que o Eragon faz, as batalhas que o Roran luta, tudo tão perfeito.
Várias vezes tive meu coração partido graças a esse livro.

Kananda 31/05/2021

Sou completamente apaixonada pelas descrições que o autor faz de Saphira e seus gestos. Ele dá atenção aos detalhes que geralmente passam despercebidos e torna Saphira muito mais próxima do leitor.

Bolseiro Míope 27/05/2021

Emocionante
Sangrento e triste. Esse foi o mais emocionante da saga até agora.

Júlia 23/05/2021

Que livro bom, realmente uma aventura atrás da outra. Magia, anões, elfos, guerra e dragões.

Luis Duarte 17/05/2021

Um ótimo livro. Trabalha muito bem no desenvolvimento tanto de Eragon quanto Safira, demonstrando como a jornada que eles enfrentam os afeta e molda, deixando-os prontos para a batalha final que se aproxima.

Biia 15/05/2021

Saga Ciclo Da Herança Vol. 3 - Brisingr
O volume inicia-se com a aventura de Eragon e Roran na busca pela vingança sobre os terríveis Ra'zac, prosseguindo na guerra entre os Varden e Galbatorix. Antes de qualquer coisa, porém, será necessário a Eragon fortalecer juramentos entre raças, indo participar do votação do próximo rei Anão e fazê-las cooperar contra um inimigo em comum, o que nem sempre se provará simples. Ao mesmo tempo, Roran, o seu primo "Martelo Forte", está cheio de missões que colocarão em cheque a obediência às forças da resistência e à sua consciência. Mais revelações acerca do passado do protagonista aguardam-no, enquanto a movimentação dos Varden prossegue e o conflito gigantesco assume um novo patamar, com cercos e batalhas grandiosas.
Pra mim esse foi o pior livro da saga e um dos piores que já li na vida. Me surpreende que Paolini precise de mais um livro pra concluir a saga. Porém o autor consegue repetir a sua fórmula de fazer grandes finais em todos os livros então, apesar de não ter avaliado bem o livro, irei prosseguir para o último volume a espera de um bom final.

Rafael Vinícios 12/05/2021

Brinsinga
Não mego que me surpreendi com a capacidade do autor com tão tenra idade escrever uma tetralogia rica em detalhes.

Mas por outro lado a história peca em não desenvolver em profundidade os personagens, os eventos e situações. A impressão que tenho é de que estou assistindo um desenrolar de um video game aleatório, no qual as coisas acontecem por acontecer e o final já é esperado.

Muitas cenas são aleatórias, não agregam valor ao desenrolar principal da história. Não conhecemos o vilão a não ser por relatos de outros personagens. Galbatorix é aquele monstro chefe que você enfrenta no final do jogo numa batalha final só pra zerar o jogo. Apesar de todas essas críticas eu não diminuo o mérito do autor por ter escrito essa saga. Relendo pela segunda vez e acho que não vai ter uma terceira.

Nathy 03/05/2021

Brisingr é o terceiro livro do Ciclo A Herança, composto por quatro volumes - era para ter sido o último, mas Christopher esclarece em seus agradecimentos que ele ficou tão maior que o previsto que foi necessário estender a série. E eu é claro agradeço por todos esses detalhes que ele quis dar para os livros.
É emocionante pensar que toda esta aventura começou para chegada deste momento: a vingança contra estas criaturas. Eragon, após a estada em Ellésmera, quase iguala sua força e agilidade com a dos elfos, as lutas começaram a ficar bem complicadas.om os Varden se recuperando da batalha na Campina Ardente e partindo para a próxima cidade a ser tomada, Eragon é enviado para a cidade dos anões acompanhar a escolha de um novo Rei, pois é de extrema importância para os Varden que o novo Rei apoie sua luta contra o Império. O rei ideal para eles, seria Orik que já milita para os Varden, porém não vai ser tão fácil conseguir esse apoio tão necessário. Após a coroação, Eragon e Saphira partem rapidamente para Ellésmera para descobrir sobre a origem do poder de Galbatorix e encontrar uma nova espada para Eragon, pois ele perdeu a sua quando Murtagh a tomou.
Na cidade dos elfos, Eragon e Saphira finalmente descobrem que Galbatorix é tão poderoso, pois ele possui o Coração dos Corações, o Eldunarí. Após revelarem este segredo, Oromis e Glaedr decidem se juntar à batalha contra o Império e se dirigem a Gil'Lead para ajudar os elfos a tomar a cidade, enquanto Eragon e Saphira vão para Feinster para se juntarem aos Varden.
E como dos outros não tem como eu negar o quanto o autor lembra de todos os detalhes já falado nos livros anteriores, fez um universo extremamente bem construído, personagens ativantes nos deixando com aquele gostinho de quero mais.

Isabelle 02/05/2021

Eragon e suas limitações
Esse livro explicar um pouco de onde Eragon vem, quem são seus pais. Entende de onde vem o poder de Galbatorix. É um livro repleto de mistérios e descobertas, mas também de tristezas. Luto por um personagem que criamos muito afeto desde o segundo livro e que foi morto tão rápido que me pergunto: Como Eragon vai vencer essa batalha se é tão fraco comparado ao poder de Galbatorix?

Biia 22/04/2021minha estante
Estou na metade do livro e estou bem frustrada

Lia 22/04/2021minha estante
Menina to acompanhando seu progresso e curiossima pro que vai dizer no final skdjjdjdjdjd mas ja vi que ne

Biia 23/04/2021minha estante
Eu só tô lendo porque é questão de honra terminar o que comecei kkkk

Lia 24/04/2021minha estante
Lshdhdhshss ai o auge