Brisingr

Brisingr Christopher Paolini

Resenhas - Brisingr

Vanilly 07/12/2011

Adorei a Saga, é muito boa, gostei de todos os livro...
Qdo eu estava terminando o terceiro hiper ansiosa p chegar logo no final p saber oque acontece, eu percebo que não tem fim,como assimmmmmmm?? e anos que já tinha saído o último livro e nada do autor escrever o 4°, foi frustrante, o que é uma saga sem um final,o pior n é ter final,o pior é não saber quando sai a continuação .. triste essa parte,mas os livros são incríveis,só espero q o Autor não estrague a Saga devido esse tempo todo ter passado =s

Alluan 03/10/2012

Saphira <3
Umas das melhores sagas que já existiu. A história é grandinha, mas apesar de algumas raras vezes, quase cair no tédio, vale a pena cada palavra lida. Christopher Paolini, é o cara.

jodallan 03/01/2013

Sobre Brisingr...
Christopher Paolini é um dos poucos autores que vivo uma relação de amor e ódio. Pra começar, devo dizer que Brisingr foi o livro que mais me superestimou desde que li Eldest, e por conta disso foi o livro que eu mais gostei até. Apesar das mais de sescientas páginas, todo esse tamanho engana, pois esse livro se tornou um pouco mais fluído e objetivo que os dois primeiros. De fato não acontecem grandes coisas, nesse volume é perceptível a atmosfera de finalização da série, onde temos inimigos secundários (os Ra'zac) a serem derrotados, alianças a serem feitas, patrulhas de batalhas a serem preparadas, questões políticas a serem discutidas, e ensinamentos importantes a serem aprendidos. Basicamente, temos as peças de xadrez sendo preparadas no tabuleiro e prontas para o combate final.

No decorrer da leitura, percebi que o autor não tinha realmente condições de finalizar a série em Brisingr, e por dois motivos. Primeiro porque é só nesse livro que Eragon finalmente descobre qual é a fonte de poder de Galbatorix e a forma de derrotá-lo, com a ajuda do dragão Glaedr que tem um papel essencial para esta descoberta no livro. E segundo, Eragon até então não possui uma real espada de cavaleiro de dragão para lutar, uma vez que sua antiga Zar'roc lhe é roubada por Murtagh em Eldest, e assim ficou imprescindível ser adicionado um quarto livro.

É claro que ainda existem alguns detalhes que me incomodam na escrita, como o heroísmo exagerado que o autor coloca sobre Eragon, e especialmente em Roran, além de algumas páginas ou passagens que se fazem desnecessárias. O que mais se torna cansativo é ver aquelas descrições intermináveis sobre as viagens que os personagens fazem de uma área geográfica a outra, e aqui temos uma diminuição consideravel sobre isso, o que ja agradou bastante.

Enfim, mesmo assim a série tem seus pontos fortes. Paolini foi muito inteligente ao intercalar a narração de diferentes personagens no decorrer da história, o que tornou tudo muito mais dinânimo e menos monôtono até pro entendimento geral sobre todos os acontecimentos presentes, que não são poucos. Inclusive têm algumas passages com narração da Saphira, o que foi muito interessante de ver.

Como todos os livros, a história passa a ficar mais empolgante nas duzentas páginas restantes do clímax pro final, deixando a leitura do próximo volume obrigatória.

Considerando Brisingr como um livro de atmosfera final para a guerra, Herança deve ser revolucionário e não decepcionar em nenhum ponto pra fechar a série. Estou com grandes expectativas sobre isso, e espero não me desapontar ao lê-lo.

Matheus Braga 24/01/2013

Brisingr - Christopher Paolini
Hey pessoal, tudo bem?

Com uma narrativa envolvente e muito bem detalhada, Paolini dá continuidade à história do Ciclo da Herança, contando a história de nossos queridos Eragon e Saphira em suas aventuras e batalhas para salvar o povo de Alagaësia das garras do terrível tirano Galbatorix.

Este livro começa com Eragon tentando cumprir a promessa que fez a seu primo Roran ao final de Eldest, qual seja, a de que faria de tudo para salvar Katrina dos Ra'zac. Após algumas lutas e feitiços, ele retorna ao acampamento dos Varden para dar continuidade à guerra que decidirá o destino de Alagaësia, entretanto, muitos preparativos ainda precisam ser feitos antes da derradeira batalha e dentre eles estão: reconstruir a Estrela dos anões que foi destruída quando Saphira tentou salvar Eragon do Espectro, terminar seu treinamento com Oromis, lidar com seu, recém descoberto, irmão e respectivo dragão e, acima de tudo, ser um simbolo de esperança para todos os guerreiros que irão arriscar suas vidas pela liberdade de suas terras. Muitos podem pensar que ele não seria capaz de fazer nem metade do que ele precisa realizar ou cumprir todas as promessas que fez, contudo, o que muitos esquecem é que ele não é um mero humano, mas sim, um Cavaleiro de Dragão. *__*

Até agora este foi o livro que mais teve ação e magia. Muitas lutas são travadas e o treinamento de Eragon finalmente é finalizado com os Elfos, obviamente ele ainda tem muito o que aprender com essa raça, mas o que ele sabe é o suficiente para que ele se mantenha vivo e possa proteger outros. Saphira também terminar seu treinamento com Glaedr, dragão dourado que dá capa ao livro.

Muitas reviravoltas acontecem entre os Varden e dentre elas temos Lady Caçadora Noturna sentindo seu posto como líder ameaçado pela capacidade de Roran de convencer o povo com seu carisma e a perda de seu "escudo humano" já que Eragon cumpre a promessa de retirar a maldição que havia colocado na pobre garota. Temos também a revelação de quem realmente é o pai de Eragon (eu sempre soube que era ele *__*) e isso foi para mim um dos momentos mais emocionantes do livro.

A evolução nos personagens está mais notável que em Eldest. Quem ler todos os livros em sequência irá perceber o quanto Eragon está mais maduro e mais consciente de que seus atos, por menores que sejam, irão sempre afetar de alguma maneira o destino de outros. Neste volume senti uma falta enorme de Brom, para mim ele é um dos personagens mais marcantes de toda a saga, juntamente com Ângela, a herbolária.

Bom pessoal, não posso me estender mais senão iria soltar muitos spoilers, mas estou um pouco apreensivo para ler o 4º e último volume da série pelo fato de que o autor deixou muitas coisas pendentes e penso que apenas um livro não será suficiente para ligar todos os pontos e responder a todos os questionamentos levantados durante a trama. Mas espero não me decepcionar e recomendo que se você ainda não leu essa série, corra e leia o mais rápido possível, pois dragões e magia são uma combinação que dificilmente dá errado.

Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

Rodrigo 04/02/2013

Boa continuação, podemos notar o momento em que ele se toca de que necessitará de mais um volume para completar a história. Excelente exemplo de história que parece evoluir a revelia do autor.

Michelly 17/02/2013

Enojada
A minha decepção com os heróis da historia é tão grande que estou torcendo para que eles morram todos, quando um deles se machuca eu vibro, quero que Murtagh e Galbatorix acabem com esses afetados de uma vez, o livro é sangrento e injusto, e eragon parece mais um covarde do que um herói, com seus super poderes, seu super dragão e seus super amigos elfos, matando homens comuns com armas inferiores, eu sinto repulsa por essa historia que mais parece um game rpg barato. O maior sonho do eragon é ser um elfo para poder ficar bonitinho e se casar com a princesa elfa (patético). Ele devia aprender a ser homem com o Aragorn.
So não dou zero para o livro por causa de Murtagh, galbatorix e nasuada.

PH 25/03/2013

Está entre os melhores livros que já lí , é o melhor dentre os tres primeiros da serie. Aventura, açao , decisoes , e a guerra chegando , boa leitura a todos !

Paulo 15/04/2013

Veja a resenha completa clicando no link:

Sabrina 19/09/2013

Foi um dos livros que mais demorei para concluir, massante se resumiria ele! odeio burocracia e politica e o livro ficou em torno disso. por outro lado acho legal acompanhar Eragom crescer como disse antes o que gosto na escrita dele e que o principal não se torna simplesmente invencível do dia para a noite como em alguns livros mas o que ele não vez com o protagonista fez com Roram como ele conseguiu derrotar um urgal sem nada?? apesar de gostar muito desse personagem perdeu um pouco seu encanto nesse livro ele só aparecia para lutar porem mostrou um belo estrategista; Nesse livro ele mostrou um pouco mais da personalidade de Saphira (que ela não nos ouça) mas me pareceu muito com um gato rsrsr que se acha um ser acima, pomposo e que poucas coisas merecem sua atenção,gostei de ver um pouco mais dela! mas como livro e gosto esse não foi um dos meus.

Felucy 07/11/2013

Muito bom!
Fazia algum tempo que tinha lido, então algumas partes já tinham sido esquecidas.
Então a releitura foi muito boa, como a primeira. =)

Leka 28/09/2014

Resenha completa no meu blog!
A Biblioteca de Ideias

site: http://abibliotecadeideias.blogspot.com.br/2013/12/ciclo-da-heranca-eragon-eldest-brisingr.html