Viagem ao Centro da Terra

Viagem ao Centro da Terra Júlio Verne

Resenhas - Viagem ao Centro da Terra

Emanuel 06/10/2009

Futuro geólogo (assim espero), e fã de outras obras de Júlio Verne, não podia deixar de ler "Viagem Ao Centro da Terra".

A obra é interessantissima, tanto pelos detalhes geólogicos, quanto pela imaginação do autor, ao descrever uma viagem tão excentrica pelas entranhas do planeta.

Entretanto, peca pelas personagens pouco interessantes: Dr.Lidenbrock, um professor ranzinza e petulante; Axel, narrador cansativo e pouco criativo; e Hans, que apesar de quase não possuir falas, foi de quem mais gostei.

Apesar disso, a obra me leva a admirar ainda mais Júlio Verne, que em meados do século XVIII já descrevera fatos ainda desconhecidos pela ciência, e que em pleno século XXI ainda surpreendem por sua contemporaneidade.

Glauco Pacheco 21/04/2010

Julio Verne o visionário
Julio Verne realmente era um explendido escritor,muito a frente do seu tempo.

Deka 23/11/2010

Adorei o livro, pois vc viaja literalmente ao centro da terra!

Li 20/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - ABRIL - FICÇÃO CIENTÍFICA *LIVRO 7 - EXTRA*
Sinopse: Para o excêntrico professor Otto Lidenbrock, encontrar um manuscrito antigo dentro de um livro raro não é simples acaso. É um desafio, principalmente quando descobre que esse manuscrito é, na verdade, um roteiro escrito por Ame Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, para uma das mais insólitas aventuras: uma viagem ao centro da Terra.
Na companhia do seu inteligente sobrinho Axel e de Hans, o corajoso guia, Lidenbrock parte em busca dos segredos das profundezas do planeta, onde nossos aventureiros deparam com rios de lava e criaturas pré-históricas, entre outras surpresas dessa fantástica jornada.
Júlio Verne, que já nos levou à lua, ao fundo do mar e ao redor do mundo, nos conduz agora numa fascinante viagem, aonde certamente nenhum homem jamais conseguiu chegar: o centro da terra.

Escolhi este porque Júlio Verne é tido como o pai da FC, apesar de muitos dizerem que a idéia não é muito certa, mas nunca tinha lido nada dele. Meu pai me colocava pra dormir antes d´eu aprender a ler com uma coleção adaptada dos livros de Verne, mas eu mesma nunca tinha lido nada dele, uma vergonha! Rs

Os livros de Verne realmente não são feitos só para entretenimento. Lendo uma biografia dele, vi que o autor gostava que seus livros tivessem também um caráter didático, e na verdade, achei até que este livro poderia ser chamado de didático romanceado. Claro que o corpo do livro é fictício, mas conceitos reais de grandes cientistas da época fazem parte das observações sobre botânica, geografia, matemática, física, geometria, geologia, paleontologia... rs.
A narração se dá mais ou menos como um diário de viagens feito por Axel, o sobrinho relutante de Lidenbrock. Como sempre, eu divaguei algumas vezes porque o livro tem muita descrição, meu pai quando leu adorou isso, já para mim é meio cansativo e faz com que a leitura se arraste de forma meio chatinha.
Os capítulos finais não são ruins, mas a história não me prendeu, não sei se por birra de não ser exatamente este o livro de Verne que eu queria ler agora, mas era o que eu tinha em casa... Além do mais, não simpatizei com nenhum personagem do livro: Lidenbrock é psicótico, Axel é meio bobo, apesar de muito mais são que o tio, e Hans... Hans é uma máquina! Ai ai! rs.

O que achei interessante foi notar as diferenças de estilo de vida daquela época, de país para país, as diferenças políticas, geográficas e históricas, daquele tempo para o nosso. Por exemplo, o fato da Islândia fazer parte da Dinamarca na segunda metade dos anos 1800, época da narração, e os EUA serem chamados de Estados da União, por estarem em plena guerra de secessão!

Enfim, Verne, me desculpe, mas não gostei deste seu livro, quem sabe da próxima?!

Larissa 21/04/2011minha estante
Oi Li
Sabe, eu nunca tive muita curiosidade pelos livros de Julio Verne, eu vi o filme - 20.000 leguas submarinas, achei legal e mais nada. Interessante o seu comentario e o fato de nao ter gostado , eu acho que eu tambem nao ia gostar. Quem sabe nao me animo a ler para meus filhos ja' que tem um apelo didatico, isso eu achei legal!!! Beijos

Evy 23/04/2011minha estante
Gosto de resenhas sinceras! E a sua ficou ótima!
Eu gostei de Verne, mas é isso que é legal no Skoob as diversas opniões! Eu só queria ter lido ele mais jovem, mas...
Não desista antes de ler A volta ao mundo em 80 dias! :)
Bjãooo

Viquinha 29/04/2011minha estante
hehehe...gostei! Quando não é pra ser, não é. Obras superestimadas são passíveis de críticas. Ainda bem!

Beijocas

Isabella Pina 02/05/2011

Viajando para algum lugar mais quente... Andorinhas? Não, é o Júlio Verne
Eu sei que é bem atípico alguém fazer uma resenha sobre esse livro, mas eu achei até que bem interessante, e ao mesmo tempo educativo.
Eu li a versão de uma coleção chamada A Obra-Prima De Cada Autor, que publica os principais livros de autores famosos com uma linguagem melhorada.
A história, em si, não é difícil de se entender, mas há várias palavras "científicas", cujo significado às vezes fica meio difícil de se entender.
A história é contada em 1ª pessoa, (Axel), e mostra tudo o que ele pensa sobre seu tio, o professor Lidenbrock, um gênio excêntrico. O professor acha, em um dos seus livros, um pergaminho, que diria como chegar ao centro da Terra. Axel mostra-se totalmente inc
rédulo, já que acha que jamais sobreviveriam, pois segue a teoria do calor interno.
Já no começo da história se nota as várias palavras mais complicadas, muitas vezes estranhas. A tradução várias vezes fala em estilos que não usamos atualmente, como dar-te-ei (exemplo), ao invés de simplesmente "te darei".
Apesar dos atritos em que os dois (Axel e Lidenbrock) sempre estão, quando Axel se encontra em grave perigo, é comprovado que sim, Lidenbrock se importa com ele.
Há também Hans, o guia que é como um guarda-costas de Lidenbrock e Axel. Ele não se importa com os perigos que vivencia e por isso mesmo é um personagem um tanto instigante.
No resumo, o que eu mais achei "sem graça" foi o final, que deixa um pouco, na minha opinião, a desejar.
No entanto, apesar da linguagem difícil e das palavras mais complicadas, é um dos livros clássicos que nós não podemos morrer sem ler.

Gabriel 19/06/2011

Até que é Legalzinho '
Olha, sinceramente Viagem ao Centro da Terra não é um livro que eu dirai: "Nossa que sensacional". A história que se passa nele é meio que chata. Tudo bem, o tema é bem interessante. Eu aconselho vocês lerem.

Pati 22/06/2011

Excitante
Um livro perfeitamente incrivel e excitante, quanto mais eu lia mais vontade eu tinha de contiuar lendo, porém, achei demorado a entrada pelo vulcão, esperava que fosse logo no começo da aventura, mas o Verne como sempre incrivel não deixou por desejar nos pequenos detalhes do começo até o fim da expedição. É um livro completo, me fez acreditar no mundo inferior, e me imaginar naqueles senários.
E indo em oposto aos criticos que consideram este livro como infantil, para mim uma criança até os doze anos não entederia metade dos termos cientificos e a escrita culta que o livro tem por demais.

Achei perfeitamente interessante !!

Li com um interesse a mais do que uma simples aventura, sei que é pura ficção mas tem cara de realidade!!

Adonai 26/08/2011

Achei a tradução ruim
Como o livro é muito antigo ele tem algumas passagens que atualmente estão muito desatualizadas, alem da tradução que na minha opinião está muito ruim por isso não gostei muito da história, mas a ideia do livro é muito boa, por isso vale a pena ler.

Daltro 11/07/2011

Excelente livro!
Livro muito bom, história empolgante. Como todos os livros de Júlio Verne, este também é muito bem detalhado, fala de praticamente tudo o que aconteceu na história do livro. Achei o livro tão bom que o li em "apenas" 5 horas seguidas. Não recomendo só este livro, mas também TODOS do Júlio Verne, que foi um grande escritor, além de ajudar a ciência fazendo, de certa forma, a "previsão de fatos".

kalli2 18/05/2024

Perfeito
Minha vontade é começar a ler outra obra do autor nesse instante! adorei o livro, a narrativa envolvente e as maravilhas desvendadas!

Carol 30/08/2013

Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne
Um livro maravilhoso que prende você ao livro. Uma viagem incrível. Eu assumo que esperava mais, porém o que li me deixou fascinada *-* Pretendo ler esse livro novamente. E indico também.

Lucas 19/10/2013

Viagem ao Centro da Terra
Ao encontrar um antigo manuscrito codificado de um alquimista, Dr. Lidenbrock tem êxito em decifrá-lo e descobrir que este tinha realizado a façanha de ir ao Centro da Terra.
Deste modo, o doutor e Axel, seu sobrinho, buscam fazer a mesma proeza, se utilizando das dicas presentes no manuscrito, para chegar ao tão cobiçado, Centro da Terra.

site: http://conhecimentocompactado.blogspot.com.br/2013/07/viagem-ao-centro-da-terra-julio-verne.html

Katy 26/10/2013

Como um batimento cardíaco
Em Hamburgo (Alemanha), conhecemos duas pessoas extremamente ligadas a ciência. Lidenbrock, professor e cientista, e Axel, seu sobrinho, em um dia qualquer de seus estudos, encontraram um livro antigo manuscrito escrito pelo cientista islândes Arne Saknussemm, onde afirma ter feito uma viagem ao centro da terra.
A partir daí, o professor se ver na curiosidade e ansiedade de, assim como ele, fazer uma viagem ao centro da terra. Para isso, eles vão até a Islândia e penetram-se em um vulcão não ativo, o Sneffels, juntamente com um caçador islândes contratado por Lidenbrock, Hans.
Assim começa a jornada dos três homens, cheia de aventura e muitas coisas os esperam.

Esse livro foi proposto pela minha escola e, por ser o livro que continha mais páginas, achei que os detalhes me fariam envolver mais com a história, mas não foi bem assim.
Sua narração é ótima, mas é facil e rapidamente interrompida durante muitas partes. Ou seja, no meio da narração há pausas para detalhar e detalhes que eu achei desnecessários em boa parte.
Além disso, há termos técnicos que é direcionado para aqueles que entendem da área da ciência profundamente (não é o meu caso, então haja paciência para entender o contexto). E, pra quem não entende esses termos, o livro fica realmente chato. Sendo assim, posso comparar o livro como um batimento cardíaco rápido, onde em uma página ele está bom e na outra nem tanto assim. Fica se reversando entre bom e ruim, quase a todo momento.

Apesar disso, não posso deixar de admitir que em várias partes me senti na viagem juntamente com Lidenbrock, Axel e Hans e com grande curiosidade de conhecer o centro da terra.