Belas Maldições

Neil Gaiman
Terry Pratchett

Resenhas - Belas Maldições

arisolace 24/01/2024

Demorou muito até a leitura começar a fluir. Cheguei a cogitar a dropar o livro, felizmente não fiz isso. É uma história muito boa e cativante.

Cômica de mais, é incrível o tanto de coisa interligada e as coisas que os autores colocaram no livro. Tem trechos que eu mandava para minhas amigas e elas ficavam "???"

Confesso que havia algumas partes que não me prendiam muito, que eu até só passava o olho sem ler a fundo. No geral achei um livro bom. Esse anjo e esse demônio ai... ai ai. Muito bons, e toda a questão envolvendo o Adam, fim do mundo, a grande guerra e etc achei incrível. Adam é um personagem adorável.

Possui muitos personagens bons, ao mesmo tempo que alguns extremamente entediantes. Recomendo a leitura, mas leia com calma e sem pressa.

nina.zardo 23/01/2024

"Deus não joga dados com o universo."
Neil Gaiman e Terry Pratchett são absolutamente gênios.
A escrita desse livro é simplesmente perfeita, o tom satírico, as críticas incrivelmente bem construídas e a forma como ele consegue te arrancar risadas mesmo em momentos que você sente que não deveria estar rindo. Foi uma leitura extremamente fluída, e eu só parava pra pensar: "caramba, como é que o cara pensou nisso?", porque era bom demais.
Sendo muito sincera, tendo lido só depois de ver a série, eu senti falta de várias coisas que ela adicionou. Senti falta do Crowley e o Aziraphale (meus pais) com mais protagonismo, das cenas deles no passado e do Crowley chamando o Azi pra fugir com ele, até da briga no coreto... Mas não achei justo deixar que isso afetasse minha experiência nem avaliação. E detalhe, a adaptação é simplesmente absurda de tão perfeita, tem cenas que são iguais palavra por palavra, e 99% das coisas que eles mudaram foi pra melhor.
Comparações a parte, é um livro MUITO BOM, MUITO BOM MESMO. E como minha série favorita não existiria sem ele ter vindo antes, não consigo avaliar como nada menos que perfeito.

LuanGabs 21/01/2024

Esse livro fez eu matutar bastante sobre que nota daria pra ele. Ao mesmo tempo que gargalhei de rir em vários momentos, senti bastante frustração ao passar da historia.

O tom satírico é absolutamente genial. Cenas propositalmente pensadas e narradas pra te arrancar sorrisos funcionam perfeitamente sem forçação de barra. Conhecer personagens através desse tom de comédia é uma experiencia diferente é definitivamente interessante.

Meu problema com o livro reside no fato de que muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, os autores precisaram fazer inúmeros e diversos cortes abruptos entre os núcleos para que houvesse sentido e explicações da linha do tempo correta. Infelizmente, poucos núcleos foram interessantes o suficiente.

A maior decepção de todas é que Aziraphale e Crowley, à medida que a historia avança, vão se consolidando como coadjuvantes de luxo, perdendo expressividade e importância.

O desfecho é um tantinho anticlimático, devo confessar, mas é uma crítica e tanto a dicotomia bem e mal que religiosidades nos impõe. Sutilmente o livro conclui colocando em cheque o verdadeiro sentido do livre arbítrio, o verdadeiro propósito do ?céu e inferno? dando lições em diversos erros que devem ser colocados na conta do ser humano e não em quais entidades as quais acreditem, sejam elas quais forem.

Ao colocar tudo isso na balança, ainda sim é um bom livro, é uma boa leitura. Possui seus grandes defeitos, e como tinha uma expectativa bem alta, uma nota três estrelas pode ter um gostinho amargo de decepção.

Será Aninha 20/01/2024

Fui ler a bíblia escutando Queen e olha no que deu
Resumo: Um anjo e um demonio tem que criar o anticristo, em quanto tantam impedir o o mundo, são investigados por uma bruxa, fingem que não são inegavelmente gays, tudo isso ao som de Queen, muito vinho e freiras satanistas.

Ah, detalhe: quem escreveu foi o mesmo maluco que fez Coraline

Tinha como ser ruim?
Tinha a MÍNIMA possibilidade de ser ruim?

Só não dou 5 estrelas porque a série do Prime Video já ocupa esse lugar no pódio

Esse livro é absalmente inglês. Ele chega a ter cheiro de chá de tão britânico que é. É tudo que vimos em citycons da inglaterra com muito humor dos anos 90 e blasfêmias aqui e ali.

Mas mesmo que ele tenha sido escrito nos anos 90, ele não deixa de ser muuuito atual. Um moleque da geração Z pode ler ele tranquilamente. Ou isso é por causa do brilhantismo do escritor ou porque o mundo tá a mesma merd@ de 30 anos atrás ;-;

Mas por incrivel que pareça as críticas do livro focado só na igreja não são tantas. Ele foca mais em abrenjer todo mundo e englobar todas as desgraças dele em 5 cavaleiros do apocalipse que formam um grupo de MOTOCICLISTAS.

Na verdade, eu disse que não dei 5 estrelas por causa da serie mas eu menti. Tem um motivo a mais
O livro acabou e não explicou pra nós a principal duvida que assolava toda a história da humanidade a mais de 6000 anos.

... cadê a espada flamejante do Aziraphale???

Sofia_ramires 18/01/2024

Não é o que eu esperava
Primeiramente é preciso ressaltar que eu vi a série antes de ler o livro e me apaixonei por ela ao ponto de rever várias vezes. Portanto, minhas expectativas para o livro eram muito altas.
Dessa forma, eu esperava ver mais sobre a relação entre Aziraphale e Crowley, o que acabou me frustrando bastante, porque eles aparecem bem menos do que eu gostaria e como a série tem eles como foco principal, achei que seria mais evidente. Além disso eu queria ver mais detalhes deles, e alguns extras, assim como normalmente adaptações fazem, elas pegam o livro, retiram algumas coisas para caber no tempo de tela, e mesmo que algumas coisas tenham sido colocadas na série, eu esperava que o que eu vi fosse lodo no livro também.
Para ser sincera eu não gosto muito da parte da Anathema e do Newt, para mim jogaram a bola pra eles muito alto e nem se quer foram capazes de sair do chão pra rebater. Houveram muitas aparições deles com muitos detalhes que não me eram atraentes.
Concluindo, fiz várias marcações no livro, achei super divertida a leitura, e para quem gostou da primeira temporada de Good Omens, eu recomendo, mas principalmente para quem não viu ainda e quer começar de algum lugar, porque eu achei a série mais bem desenvolvida e melhor acabada.

Lost.Star 16/01/2024

Boom
O livro é bem divertido, achei a leitura meio lenta mas a partir do meio do livro consegui destravar e ler Rapidão. O enredo é divertido e os personagens são incríveis, provavelmente os personagens são a melhor parte do livro kakakaka

Camill R 16/01/2024

Reflexivo e cômico
Sinceramente, adorei o livro. Tem uma escrita beeeem recheada, mas que te conquista nos detalhes.

É uma história bem divertida e mais complexa do que pensei que poderia ficar sobre o fim do mundo. O humor fica justamente da acidez de cada comentário dos autores, que é a pura transcrição da realidade, por isso te faz pensar sobre problemas sérios e em soluções para eles de forma mais leve.

thelondonriver 14/01/2024

A série é melhor
Li antes pra poder ver a série, e foi legal o livro, mas a série é tão melhor... Enfim, esse não é o ponto. Não costumo ler nem gostar de fantasia, e também já li uns 3 ou 4 livros do Neil Gaiman e não gostei, então esse eu fui de mente aberta pra qualquer coisa, mas felizmente acabei gostando uhuuu
É um livro muito divertido, tem piadocas na medida certa, várias coisas engraçadas no geral, e achei o estilo de escrita bem agradável, com um tom meio de fábula ou algo assim.
Um ponto fraco que eu achei é que acabou não focando muito em nada, ficava mudando de uma coisa pra outra o tempo todo e ficou tudo um pouco raso, tanto que achei que ia ter mais dos Aziracrowley mas ficou meio como se eles não fossem os protagonistas.
Mas tudo bem, foi uma leitura divertida e agradável, não me arrependi.

libralita 13/01/2024

Certificado de adhd friendly?
na verdade, a eu mais nova se recusava a chegar perto de uma obra assinada pelo neil gaiman pelo simples fato de eu saber que iria Obcecar no momento que eu encostasse. foi exatamente assim com coraline quando eu tinha seis anos
e foi assim com good omens aos 20. neil gaiman meu avô

hscerri 12/01/2024

Um rouxinol (não) cantou em Berkeley Square
Good Omens é uma das minhas séries favoritas, eu simplesmente amo a relação entre o Crowley e o Aziraphale. Mas foi justamente nisso que o livro pecou.

O livro foca mais no enredo do apocalipse do que na relação entre o anjo e demônio, o que não é algo ruim(!), mas não era o que eu esperava.

Comparando a série e o livro, a história é praticamente a mesma. A única mudança na série foi de tópicos relevantes ao relacionamento do Aziraphale com o Crowley, como a adição de cenas mais românticas e dramáticas. A relação deles no livro é muito mais como amigos/colegas do que amantes, e isso me deixou um pouco desanimado.

A escrita do livro é muito divertida, e eu ri muito, embora às vezes ela seja um pouco confusa. O narrador descreve /muito/ a vida de pessoas aleatórias irrelevantes pro desenvolvimento da história, e isso me deixou um pouco cansado de ler. Porém, se a ideia for igual à série, e o narrador é Deus, faz todo o sentido a escrita ser assim.

Talvez se eu tivesse lido o livro antes de assistir a série, eu teria menos expectativas e teria gostado mais.

Gabs 03/01/2024

Só não
É uma escrita confusa, quando vc começa acha que o livro não começa nunca. E quando começa a fazer sentido, para. Uma leitura difícil é arrastada.
Poderia funcionar pra outras pessoas, mas pra mim não rolou!

Nayra.Silva 31/12/2023

O fim
Que livro subversivo, melhor história sobre apocalipse/Armageddon alternativa que conheci até o momento, história muito engraçada e interessante. Alguns momentos nos perdemos nos devaneios típicos de Gaiman, mas muito bom, realmente.

zCsmiler xll 31/12/2023

O anjo Aziraphale e o DEMÔNIO chamado Crowley, que se unem para impedir o apocalipse bíblico.
O livro é muito cômico em diversas partes e a escrita é fluída. No entanto, às vezes confuso. Aziraphale e Crowley criam um debate interessante sobre a noção relativa do bem e do mal.

Bcvc 30/12/2023

Belas maldições
Gostei muito da forma de escrita do autor, mas eu esperava mais da história em si. No começo eu estava curiosa sobre o que iria acontecer, mas no final eu só fiquei ?ok?.