O Bem-Amado

Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

anraku 06/09/2021

O BEM-AMADO
Ele segue muito bem o que propõe: um livro em forma de peça de teatro com críticas à sociedade política.
Particularmente, eu gosto de peças um pouco mais longas, então tirei uma estrela. Mas adorei a temática de corrupção e até onde a política domina a vida de um homem.

Carlos Henri 05/08/2021

O livro é um satira política com muito humor e com várias críticas que valem até hoje. Tem aquele humor típico do Dias Gomes que está presente nos seus livros e novelas. Muito bom.

Lu 15/07/2021

Esse livro vale a pena.
Amei.
A obra foi escrita em 1962 e mesmo assim representa a política atual. A leitura e realmente cativante com a ligação entre a narrativa e os governos brasileiros, não tenho pontos negativos para destacar.

Liv 15/07/2021

To fazendo a resenha no dia errado kkkk tem muito tempo que li esse livro, e confesso que lembrar perfeitamente da história já não lembro, mas lembro que o final me surpreendeu bastante. Gostei da escrita dele, ri bastante com esse livro, e refleti muito sobre ele. Muito bom

Katia Rodrigues 13/07/2021

Povo de Sucupira!
Resumo da realidade política brasileira, apresentada através de uma perspectiva irônica, além de extremamente engraçada.

Odorico Paraguaçu: "Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, a ratificação, a autenticação e por que não dizer a sagração do povo que me elegeu.
Eu prometi que o meu primeiro ato como Prefeito seria ordenar a construção do cemitério.
Botando de lado os entretantos e partindo pros finalmente, é uma alegria poder anunciar que prafentemente vocês já poderão morrer descansados, tranquilos e desconstrangidos, na certeza de que vão ser sepultados aqui mesmo, nesta terra morna e cheirosa de Sucupira. E quem votou em mim, basta dizer ao padre na hora da extrema-unção, que tem enterro e cova de graça, conforme o prometido"

Ig: @ingrisias
Thales 13/07/2021minha estante
"Em política, dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não obstantes"

Eu preciso urgentemente que a Bertrand baixe os preços das peças do Dias Gomes, craque demaisss

Katia Rodrigues 13/07/2021minha estante
Aiii, nem me fale, é cada facada. Tô louca pra ler as outras, tô só esperando um surto de consumismo meu pra comprar ?

Thales 13/07/2021minha estante
??

Carolina.Gomes 21/07/2021minha estante
Sensacional!!

Aline 01/07/2021

Farsa sociopolítico-patológica
Eu me diverti e me indignei com as safadezas de Odorico Paraguaçu. A peça foi escrita em 1962, mas é atual. Os políticos que só pensam em votos, custe o que custar, fazem parte da nossa política, infelizmente.

Pedro Matias 25/06/2021

Inauguração de um Cemitério
A peça versa sobre a inauguração de um cemitério; enquanto isso, somos apresentados a uma galeria de personagens que criticam tipos de nossa sociedade com muito humor. Uma peça rápida de ler e divertida.

lexsouza 19/06/2021

A política brasileira
Pequeno texto teatral com a caricatura do político brasileiro, só pensa em voto, perdulario com o dinheiro público e só ajuda os mais próximos.

Joyce 02/06/2021

Não estou acostumada a ler livros escritos como esse, mas gostei bastante. Ele faz criticas a governantes corruptos de uma maneira leve e bem engraçada.

lua 06/05/2021

Uma história bem brasileira, que não deixa de ser atual.
A trama entrega momentos de reflexão e personagens cômicos, que me arrancaram gargalhadas!
O texto em seu formato teatral, é uma leitura rápida e fluída: em menos de 1 dia você pode concluí-lo.

Lena 04/05/2021

Eu achei o livro super engraçado do começo ao final. Ele é bem rápido de ler e o final é surpreendente. Recomendo!

thai 03/05/2021

No ar, água e clima da cidade
A leitura dessa peça foi meu primeiro contato com o bem-amado, entrei livre de spoilers, por assim dizer.
Acompanhamos Odorico, um político empenhado em cumprir o que prometeu à cidade. Acontece que tal promessa não é das mais beneficiadoras pro povo. Mesmo com as verbas da escola, água e ate luz em baixa, Odorico faz questão de construir e inaugurar o cemitério que havia prometido ao povo da cidade na época de sua candidatura.
Mestre da retórica, o demagogo Odorico não mede esforços pra que o tal cemitério seja inaugurado, mesmo que a cidade não tenha sido assolada por morte alguma em um ano.
Uma sátira engraçadíssima e um bom passa-tempo, esse clássico da literatura brasileira ganhou meu apreço.

Inhazinha 26/04/2021

gostei bastante
Um livro rápido mas que, ao mesmo tempo, consegue tratar de um assunto tão problemático de maneira tão leve. Uma linguagem gostosa e uma sátira de primeira classe.

lotfi 14/04/2021

ameii
bom, li pq a escola pediu e por isso as minhas expedição eram baixíssimas (KKKK) mas me surpreendi muitooo, fiquei viciada e li rapidinho!!

é muuuito bom, o formato de peça prende demais, os personagens são cativantes.... tudo de bom kkk

Mari kkc 09/04/2021

Me surpreendi
Por ser considerado um clássico e minha escola ter indicado, eu estava receosa de ler ele, mas eu até que gostei bastante, da história no geral, mesmo ela sendo um teatro