O bem-amado

Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Marcelo.Alencar 18/10/2023

O Teatro do Brasil
A espetacular história de um lugar remoto do Brasil. Uma sátira aos costumes da vida em um lugar no interior da Bahia.
Diversão à vista!

zbll 18/10/2023

Não esperava por nada, e superou as expectativas. é um livro incrível, na verdade peça, me fez ter mais vontade de ver a adaptação!! favoritado!

Jamilly 14/10/2023

Essa festa virou interro
Eu AMEI essa peça, li tudo em menos de uma hora, porque não consegui parar antes de acabar.
É incrível e assustador pensar em como a história ainda é tão atual. Que mesmo apesar de terem se passado anos desde sua publicação, conseguimos enxergar claramente Odorico em qualquer outro político hoje em dia.
Extremamente rápido e divertido, me tirou altas risadas. Recomendo muito.

Nina479 13/10/2023

Peça maravilhosa
Ela já estava há um bom tempo na minha lista.,como consegui passar tanto tempo sem ler essa obra prima?

LetAcia716 10/10/2023

O bem amado
Livro que foi escrito para ser adaptado para o teatro. Possui nove quadros (lugares de cena) e conta a história de Odorico, prefeito da cidade fictícia de Sucupira- interior da Bahia- que é um homem extremamente corrupto. Ele faz de tudo para se promover com a construção do cemitério, mas acaba não conseguindo inaugurá-lo.

Ana Paula 08/10/2023

A hilária história do prefeito quer inaugurar à qualquer custo o cemitério em sua cidadezinha. Um clássico da leitura que fez rir do começo ao final.

Júlyy 06/10/2023

Meu professor de português pediu pra ler e eu amei ele de vdd, li sem esperar muito e me surpreendeu

Niclqr 02/10/2023

Comecei a ler na eletiva da escola e não imaginei que gostaria tanto, nunca tinha lido uma peça antes e amei essa. Engraçada, divertida e rapida de ler, recomendo muitooo.

raissa barreto 30/09/2023

Eu li por causa da escola KKKKK! eh meio chatinho e sem graça, mas eh pequeno e super rápido de ler!

@tigloko 22/09/2023

"Vote num homem sério e ganhe seu cemitério"
Que peça maravilhosa, conseguiu me fazer rir em vários momentos. Mais de 60 anos de sua primeira publicação e ainda continua relevante em retratar a ?farsa sócio-político-patológica? do cenário brasileiro, segundo a definição do autor. Achei curioso o uso da palavra patológica, como se fosse uma doença enraizada em cada personagem. Pela alienação constante e as situações absurdas presentes no texto, não me parece um termo tão fora da realidade.

Odorico Paraguaçu representa de forma atemporal o político envolvente e carismático, cheio de frases de efeito( toda vez que aparecia um ?prafrentemente? era risada na certa). Ao mesmo tempo, não mede esforços para alcançar seus objetivos. A sua busca por um defunto para inaugurar o cemitério da cidade é o Brasil no seu estado mais puro.

?Em política, Dona Dorotéa, os finalmente justificam os não-obstantes.?

Sem dúvida quero conhecer mais obras do autor, foi um excelente início na sua dramaturgia.

yas201 16/09/2023

Muito legal!
Li com zero expectativas, por ser leitura obrigatória da escola, mas achei ótimo pra ler rapidinho (li em cerca de uma hora). O formato é bem legal, e achei bem engraçado também

hevyy 15/09/2023

Divertido!
Esse foi um dos livros que li mais rápido, mas decerto foi uma leitura muito divertida!
Eu amei ler esse livro, que ao mesmo tempo que foi divertido foi engraçado!

carolina 10/09/2023

Versão teatral da obra clássica
Que Dias Gomes é um mestre da literatura nordestina, todos já sabem. Mas ?O Bem-Amado? é mais que uma peça de teatro munida de crítica social; é um retrato contemporâneo do brasileiro e de sua forma de fazer política. O livro me fez desenvolver interesse por ?O berço do herói?, que comprarei nos próximos meses. De resto, fica a recomendação da novela global, com a interpretação magnífica de Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu.

samy 30/08/2023

Mímese do povo brasileiro
Retrato da política brasileira, de forma cômica, sarcástica e irônica. Realmente muito engraçada e bem rapidinha de ler, muito boa.

Ana.Forteski 31/07/2023

O bem-amado
Gostei, achei até engraçado em algumas partes.
Recomendo pois é um clássico, e também pois é curtinho. Me surpreendi porque a escrita não era tão densa, bem de boa.