O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes

Resenhas - O Bem-Amado

Niclqr 02/10/2023

Comecei a ler na eletiva da escola e não imaginei que gostaria tanto, nunca tinha lido uma peça antes e amei essa. Engraçada, divertida e rapida de ler, recomendo muitooo.

Júlyy 06/10/2023

Meu professor de português pediu pra ler e eu amei ele de vdd, li sem esperar muito e me surpreendeu

Ana Paula 08/10/2023

A hilária história do prefeito quer inaugurar à qualquer custo o cemitério em sua cidadezinha. Um clássico da leitura que fez rir do começo ao final.

LetAcia716 10/10/2023

O bem amado
Livro que foi escrito para ser adaptado para o teatro. Possui nove quadros (lugares de cena) e conta a história de Odorico, prefeito da cidade fictícia de Sucupira- interior da Bahia- que é um homem extremamente corrupto. Ele faz de tudo para se promover com a construção do cemitério, mas acaba não conseguindo inaugurá-lo.

Nina479 13/10/2023

Peça maravilhosa
Ela já estava há um bom tempo na minha lista.,como consegui passar tanto tempo sem ler essa obra prima?

Jamilly 14/10/2023

Essa festa virou interro
Eu AMEI essa peça, li tudo em menos de uma hora, porque não consegui parar antes de acabar.
É incrível e assustador pensar em como a história ainda é tão atual. Que mesmo apesar de terem se passado anos desde sua publicação, conseguimos enxergar claramente Odorico em qualquer outro político hoje em dia.
Extremamente rápido e divertido, me tirou altas risadas. Recomendo muito.

zbll 18/10/2023

Não esperava por nada, e superou as expectativas. é um livro incrível, na verdade peça, me fez ter mais vontade de ver a adaptação!! favoritado!

Marcelo.Alencar 18/10/2023

O Teatro do Brasil
A espetacular história de um lugar remoto do Brasil. Uma sátira aos costumes da vida em um lugar no interior da Bahia.
Diversão à vista!

denianmartini 23/10/2023

Retrato do Brasil
"Em política, Dona Dorotéa, os finalmentes justificam os não-obstantes."

Que obra engraçada, que vai do sútil ao escrachado, do engraçado ao trágico, tudo isso na mesma linha. Um retrato da política brasileira e também do povo, por quê não? Muito bom!

Carol 02/11/2023

Foi bem legal
Foi uma leitura obrigatória da escola. e eu achei que ia ser bem chato, mas foi bem legal e divertido na verdade.
gosto bastante de peças teatrais, então essa não ia ser tão diferente

@thereader2408 07/12/2023

Esta obra entrará para os anais e menstruais de Sucupira e do país...
Dias Gomes (1922) já se destacava como escritor de peças de teatro antes dos 20 anos. Nos anos 40 sua obra "Pé-de-cabra" foi proibida devido a censura feita pelo DIP do governo Getúlio Vargas, alegaram que a peça era de conteúdo marxista. Dias que nunca tinha lido uma linha sequer de Marx se interessou pelo assunto e acabou se filiando ao partido comunista.

Quando publicou "O Bem-Amado" (1962), as peças de Dias Gomes já se caracterizavam como comédia de costumes, teatro de revista e melodramas. As referências do homem são fortes, literatura nacional de primeiríssima qualidade: Jorge Amado, José de Alencar, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Vicente de Carvalho e Machado de Assis.

O Bem-Amado se encaixa na “segunda fase” de Dias Gomes, que iniciou com O pagador de promessas de 1959. O texto foi encenado no teatro anos depois em 1970, em 1973 virou novela, em 1980 um seriado, em 2010 virou filme e este ano, 2023, vai virar um musical. O livro faz uma crítica perspicaz da política brasileira. Sucupira, a cidade baiana fictícia da trama, é praticamente uma metáfora do Brasil. O protagonista Odorico Paraguaçu é uma caricatura do típico político brasileiro.

Sucupira é uma cidade litorânea do interior, vive da pesca e do turismo, é retratada como uma região carente onde não há muitos recursos. Odorico espertamente vê na morte de um pescador uma oportunidade de fazer campanha política.Odorico sobe então no palanque e propõe a construção de um cemitério se o eleitorado o levar ao cargo de prefeito. “Vote num homem sério e ganhe um cemitério”. Ao se eleger passa seu mandato inteirinho tentando fazer o cemitério funcionar... mas como ninguém morria na cidade, Odorico procurou executar seus planos de inauguração do cemitério a todo custo.

O livro é cheio de humor e crítica social, tem como ponto forte a sátira ás promessas, políticas ineficientes e a troca de favores que teoricamente teriam sido extintos com a ascensão de Getúlio Vargas, mas que na prática nunca mudou. Dias buscou promover uma reflexão crítica sobre as dificuldades dos brasileiros da época e mesmo depois de quase meio século de publicação, o Bem-amado é o perfeito retrato do Brasil atual.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CwqnkQVrMfR/?img_index=1

Maria1691 17/12/2023

"Entendo... É, já vi alguns..."
O livro/peça é até bom, em alguns momentos com alguns diálogos engraçados até, mas tem um problema que eu já percebi estar presente em todos os livros de roteiro de peça que eu li: o fim é um pouco rápido de mais. A história vai se desenvolvendo é tomando seus rumos, fazendo que, ao chegar no fim, a co conclusão seja um pouco atropelada.

Di3gao 24/12/2023

Procura-se defuntos
O Bem-Amada é uma peça magnífica que explora o cenário político brasileiro dentro de um microcosmo na forma de uma cidadezinha pacata do interior.

"Vote num homem sério e ganhe seu cemitério!"

A trama acompanha Odorico, o prefeito da cidade que prometeu aos cidadãos construir um cemitério em sua campanha política. Porém, após a construção se passou anos e não aconteceu nenhuma morte na cidade e cemitério se tornou inútil. Então, as críticas da oposição se voltam a isso e Odorico se vê obrigado a fazer essa inauguração de qualquer jeito.

"Em política, os finalmentes justificam os não-obstantes"

Ao longo do enredo vemos essa busca incessante e desesperada do prefeito por um defunto e, diante disso, o autor denuncia o jogo sujo que políticos usam para garantir o poder. Para tentar atingir seus objetivos, Odorico manipula as pessoas, abusa de sua autoridade e forja mentiras tudo para causar alguma morte na cidade, além dele também ser corrupto e dar cargos à apenas as pessoas de seu ciclo social. Algo que me chamou bastante atenção foi o fato dele ter construído o cemitério desviando verbas e focar apenas nesse projeto para seu próprio ego enquanto as escolas não tinham dinheiro nem para o material.

"Nada disso. O que mandei buscar foi um fazedor de defuntos"

De modo geral, a história teve uma construção excelente, os fatos se desenrolam de modo natural, a trama política foi bem elaborada, os personagens são carismáticos e caricatos, a narrativa é envolvente e fluída, o humor me tirou várias risadas e as críticas ácidas são muito certeiras. Ademais, a audácia do subtítulo já mostra a posição do autor e a sagacidade dele ao fazer suas críticas, já que o termo "patológica" demonstra que essa "farsa socio-político" elaborada ao longo do livro é uma doença social enraizada em nossa sociedade. Sem contar a conclusão que entregou um final surpreendente e que finalizou da melhor forma possível, usando da ironia que está tão presente nessas páginas.

"Vamos ver quem o especialista vai achar mais louco: o caçador de borboletas ou o caçador de defuntos"

Partindo para os finalmentes, essa peça é uma grande obra que se manteve atual até os dias de hoje e muito necessária, pois ela não só denúncia o comportamento dos governantes citadianos demagogos, como também daqueles políticos estaduais e federais. Recomendo muito!!