O bem-amado

O bem-amado Fabrício Carpinejar
Dias Gomes




Resenhas - O Bem-Amado


173 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 9 | 10 | 11 | 12


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Starfire 30/05/2023

O livro é interessante e enredo também. Mas não é cativante nem engraçado como as pessoas dizem. Apresenta bastante uma crítica social em questão de política.
Poderia ser bem melhor!
comentários(0)comente



Gabrielle 06/06/2023

Gostei muito da narrativa. Foi uma indicação que eu recebi há um tempinho e os comentários políticos sobre o livro são muito importantes para a formação desse ser.
comentários(0)comente



Carol.mozz 19/06/2023

Acido, engraçado, irônico e ATUAL!
Genial, a maneira que a historia é contada e que os personagens são construídos só enfatiza as criticas feitas. Mesmo antigo, critica a politica atual, a corrupção, a hipocrisia... Simplesmente maravilhoso o final com o discurso de Neco, é a chave de ouro.
comentários(0)comente



Vann.Deodato 04/07/2023

Muito engraçado, favoritei.
Que livro maravilhoso! De rir do começo ao fim!

Odorico, o coronel da cidade de Paraguaçu, não gosta nada da situação da cidade: ela não tem cemitério. Ele se candidata a prefeito, ganha, faz a cidade e espera o primeiro a morrer. Mas aí é que está o grande problema: não tem ninguém nem perto de morrer.

Eu amei cada detalhe deste livro. Foi muito bem escrito. É hilário.

Feito em forma de peça teatral, Dias Gomes é surpreendente na criação dos personagens. Cada um com sua característica mais hilária. É impossível não dar uma gargalhada com o Odorico ou até mesmo com o Moleza.

Eu já sabia como era a história por causa da novela da Globo. Minha mãe falava muito dessa novela (não sou tão velha assim a ponto de ter visto na época). Então, fiquei curiosa com a história e, para falar a verdade, eu nem sabia que tinha livro. Agora quero ler mais do autor.

Sério, este se tornou um dos meus queridinhos da vida.
comentários(0)comente



EduardoCDias 11/07/2023

Hilário
A história do prefeito da cidadezinha que quer inaugurar o cemitério à qualquer custo já virou um clássico. Garantia de boas risadas e de associações com a novela da década de 70. Imperdível
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Simone Pagliari 28/07/2023

O bem-amado
O bem-amado - Conta a vida de Odorico Paraguaçu, de sua eleição para prefeito de Sucupira até sua queda. Eu não esperava uma história tão atual, com cenas engraçadas e uma narrativa fluída como encontrei. Muito bom o livro.
comentários(0)comente



Ana.Forteski 31/07/2023

O bem-amado
Gostei, achei até engraçado em algumas partes.
Recomendo pois é um clássico, e também pois é curtinho. Me surpreendi porque a escrita não era tão densa, bem de boa.
comentários(0)comente



samy 30/08/2023

Mímese do povo brasileiro
Retrato da política brasileira, de forma cômica, sarcástica e irônica. Realmente muito engraçada e bem rapidinha de ler, muito boa.
comentários(0)comente



carolina 10/09/2023

Versão teatral da obra clássica
Que Dias Gomes é um mestre da literatura nordestina, todos já sabem. Mas ?O Bem-Amado? é mais que uma peça de teatro munida de crítica social; é um retrato contemporâneo do brasileiro e de sua forma de fazer política. O livro me fez desenvolver interesse por ?O berço do herói?, que comprarei nos próximos meses. De resto, fica a recomendação da novela global, com a interpretação magnífica de Paulo Gracindo como Odorico Paraguaçu.
comentários(0)comente



hevyy 15/09/2023

Divertido!
Esse foi um dos livros que li mais rápido, mas decerto foi uma leitura muito divertida!
Eu amei ler esse livro, que ao mesmo tempo que foi divertido foi engraçado!
comentários(0)comente



yas201 16/09/2023

Muito legal!
Li com zero expectativas, por ser leitura obrigatória da escola, mas achei ótimo pra ler rapidinho (li em cerca de uma hora). O formato é bem legal, e achei bem engraçado também
comentários(0)comente



@tigloko 22/09/2023

"Vote num homem sério e ganhe seu cemitério"
Que peça maravilhosa, conseguiu me fazer rir em vários momentos. Mais de 60 anos de sua primeira publicação e ainda continua relevante em retratar a ?farsa sócio-político-patológica? do cenário brasileiro, segundo a definição do autor. Achei curioso o uso da palavra patológica, como se fosse uma doença enraizada em cada personagem. Pela alienação constante e as situações absurdas presentes no texto, não me parece um termo tão fora da realidade.

Odorico Paraguaçu representa de forma atemporal o político envolvente e carismático, cheio de frases de efeito( toda vez que aparecia um ?prafrentemente? era risada na certa). Ao mesmo tempo, não mede esforços para alcançar seus objetivos. A sua busca por um defunto para inaugurar o cemitério da cidade é o Brasil no seu estado mais puro.

?Em política, Dona Dorotéa, os finalmente justificam os não-obstantes.?

Sem dúvida quero conhecer mais obras do autor, foi um excelente início na sua dramaturgia.
comentários(0)comente



raissa barreto 30/09/2023

Eu li por causa da escola KKKKK! eh meio chatinho e sem graça, mas eh pequeno e super rápido de ler!
comentários(0)comente



173 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR