Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Clara 26/04/2024

Obra de Itamar Vieira Junior que mergulha nas profundezas do sertão da Bahia, revelando as vidas entrelaçadas de duas irmãs, Bibiana e Belonísia. Após um acidente que muda suas vidas, elas são separadas e seguem caminhos diferentes, mas suas histórias continuam interligadas pelos laços familiares e pela luta pela terra. É uma leitura que toca o coração e provoca reflexões sobre as desigualdades e as lutas enfrentadas por muitos brasileiros.

Lais Maiana 26/04/2024

Livro que retrata a realidade do nordeste brasileiro e a herança de sofrimento e luta do período da escravidão.

Julinye 25/04/2024

Torto Arado
Um livro que trata sobre a vida dos povos negros depois da abolição da escravatura, e que, apesar disso, suas condições não melhoraram muito. A historia começa com duas irmãs que já no primeiro capítulo, movidas pela curiosidade, cortam suas línguas. Apartir dai, o livro narra a vida de Balonísia, sua irmã Bibiana e os outros que pertenciam a família das duas. A narrativa apresenta a história e as angustias daquele povo, de um jeito que nós proprios podemos sentir aquilo. No começo, a escrita é um pouco confusa, até conseguirmos entender quem está narrando, porém, depois que isso acontece, o livro acaba se tornando algo muito incrível de se acompanhar por conta desse formato de escrita. Eu adorei como os acontecimentos foram se desenvolvendo aos poucos, e como tudo pareceu algo tão íntimo de cada uma das irmãs.
Uma obra da literatura brasileira que eu me sinto muito contente em recomendar.

Luiz Santiago 25/04/2024

Transformação
Eu sou fascinado por narrativas que passam por gerações. AMO a estrutura narrativa do autor aqui. Não gosto taaaanto assim do final, mas isso não tira o brilho do livro. Sensacional mesmo!

[Plano Crítico]
planocritico.com

Lara413 25/04/2024

Esse livro é lindo, muito muito bom!
Itamar conseguiu dar voz que as personagens, ele fez isso de uma forma surreal, ao meu ver, a mutilação que uma das irmãs sofre logo no incêndio do livro mostra também o qual silenciada o povo era, não só o povo de Água Negra, mas todo o pessoal da época. Ele fez com que o leitor consiga sentir e viver o que os personagens estão vivendo e passando naquele momento.
Um livro que vale muito a pena!

thexbia 25/04/2024

Um livro parido pela terra do sertão baiano
Torto Arado conta muito mais do que a história de duas irmãs que foram marcadas por um acidente (será mesmo acidente?) na infância. É verdade que é assim que se desenrola a narrativa. Mas Torto Arado é também sobre a terra e sobre povo que habita nela. Um povo que carrega dentro de si a força e sofrimento dos seus ancestrais. Um povo que vive de forma coletiva, que não explora a terra, mas vive em meio a terra. Um povo que pratica o jarê, religião de matriz africana.
Dito isso, tenho muito carinho por Bibiana, Belonísia, Zeca Chapéu Grande e Donana principalmente. As relações famílias são descritas de uma forma espetacular. Destaco o amor, o ciúmes e a inveja entre irmãos.
Não foi por acaso que Itamar Vieira Júnior escreveu essa história, tinha que ter sido por ele, geógrafo, doutor em estudos étnicos africanos e servidor do Incra. Ser uma obra literária e ficcional feita por meio das experiências de vida do autor só enriquece a obra para mim.
Sempre me impressiono com pessoas que escrevem narrativas incríveis e Itamar fez isso em seu primeiro livro.
Fico muito contente que Torto Arado tenha o reconhecimento que merece. Espero, de verdade, que a série faça jus ao livro, se fizer, sem dúvidas será incrível.

V ROSA 25/04/2024

Sabe aquele livro que te mostra a vida real e o quanto ela pode ser bela, desumana, triste e encantadora? Este é esse livro. O autor faz você caminhar e viver a história junto com as irmãs, te faz querer conhecer os encantados e participar de uma roda de jarê, apenas para sentir e vivenciar as mesmas experiências que elas. Você vive a juventude e o amadurecimento junto com as irmãs e sua família. Simplesmente incrível

Nilzete 25/04/2024

Leitura necessária
Gostei muito do livro pela proximidade com os cenários do interior baiano, consegui visualizar a casa dos meus avós que eu visitava na infância. A história das mulheres descritas no livro tbm foi muito bem construída, por vezes me lembrou das vivências de mulheres da família que vivem no interior.

Outro ponto muito forte do livro é a cultura negra que é apresentada com muita beleza e delicadeza, senti a presença das crenças e dessa cultura nos pequenos detalhes da história. Ver que a escravidão continuou de forma velada por tantos anos, e continua presente até hoje com outros nomes, foi algo impactante e reflexivo.

Recomendo muito a leitura para compreender melhor a nossa história e a cultura do povo negro no Brasil.

Bia 25/04/2024

Vai bem na ferida! Acho que não existe um brasileiro negro e de origens humildes que não se identifique com a história em algum ponto. Fala tanto sobre a nossa história, nossa cultura e nossas mágoas, e sem deixar de utilizar uma linguagem poética lindíssima.

yasmimdeluca 24/04/2024

No começo foi uma leitura difícil, mas quando eu consegui me envolver com a história achei incrível de bom!!!

Isabela 24/04/2024

A gente lê e consegue sentir tudo ali
Um livro que começa impactante, te deixa curiosa sem saber ao certo com qual das irmãs foi o ocorrido e isso deixa a leitura muito gostosa, você fica tentando decifrar como um detetive cada detalhe daquelas linhas. Não se perde quando descobrimos quem é, fica ainda mais rico de detalhes sendo narrado por aquela que foi calada e termina do jeito que tinha que ser. Essa foi a sensação.

Esse livro me fez pensar em tanta coisa, nos antepassados, , minhas avós, em religião e suas expressões, no tratamento de irmão pra irmão, no sofrimento de quem ainda mora nessas condições, na luta, no trabalho, na natureza e sua relação com o homem (ou vice e versa) entre tantas outras coisas.

Toda a narração conseguiu me levar praquele lugar, para aquelas casinhas de barro, para o rio, para os sentimentos descritos, é uma descrição que não cansa, que da até vontade de mais, e isso torna a experiência da leitura muito legal (em certos momentos até tensos).

Eu tenho a impressão que sabia que esse era um bom livro mas nunca tinha dedicado tempo a ele, finalmente em um clube do livro pude ler e me encantar a cada frase, escrita de forma tão primorosa e rica. Eu gosto de livro que me faz sentir coisas, e Torto Arado com certeza cumpriu esse papel. Fico feliz por ter me dado a chance de ler e se você estiver lendo isso e ainda não leu, essa é sua deixa.

Camila 24/04/2024

Belíssimo romance de formação
História triste, porém real.
Necessário, forte, me arrancou lágrimas.
Lindo trabalho, primoroso. Escrita impecável. Todas as pontas amarradinhas.

Lane 24/04/2024

Um dos melhores livros que li em muito tempo
Que livro incrível minha gente, literatura brasileira é pura arte e esse livro é a prova, ele fala de um contexto brasileiro muito presente que afeta a sociedade até hoje, não estava esperando esse final e gostei muito, o livro é simplesmente perfeito e vale muito a pena

Jessica.Chamma 24/04/2024

Necessário
A história desse livro é tão necessária, mesmo nos dias de hoje!
Uma história de uma família com muito amor, religiosidade, muita força. A escrita é impecável, dinâmica, com narradores diferentes que dão uma visão ampla da história, recomendadissimo!

madubaldi 24/04/2024

A história é realmente incrível, tem uma bagagem cultural extremamente rica e te leva pra uma realidade que é retratada de uma forma muito fidedigna e afetiva.
Ao mesmo tempo, achei uma leitura arrastada e com o desenvolvimento de algumas partes da história superficial, acho que em alguns momentos se tenta trazer frases de impacto que seriam mais bem aproveitadas se fosse um desenvolvimento do enredo ou das personagens.
Vale a pena ler o livro e é legal explorar uma realidade bem diferente da minha, só acho que não dei tão certo com a escrita.