Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Bookster Pedro Pacifico 23/02/2021

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior
Não tenho dúvidas de que 2020 foi o ano do “Torto arado”. Vencedor de dois prêmios literários de extrema relevância (Prêmio Jabuti e Oceanos), o livro de Itamar também conquistou o gosto do público leitor. E com tanta crítica positiva sobre o livro, fica até difícil fazer comentários, seja pelo risco de ser repetitivo, seja pelo medo de fazer algum comentário que possa ir contra a opinião do público.

Por meio da voz das irmãs Bibiana e Belonísia, o autor constrói de forma sensível e humana a herança de um passado escravagista que perdura no território brasileiro, mais especificamente no sertão baiano. E quando a gente fala em dar “voz” às personagens, Itamar dá voz aos silenciados. Talvez seja esse o significado por trás da marcante cena que inaugura a narrativa e que vai perseguir os moradores de Água Negra: a mutilação de quem desde criança já está condenado à submissão social. É a mutilação pela memória.

Ao redor de Bibiana e Belonísia, outras vidas são apresentadas ao leitor. Histórias muito bem entrelaçadas por Itamar e que deixam clara a dureza da vida no sertão nordestino. Vive-se com muito pouco, porque não se pode ter mais. Deve-se obedecer para poder seguir vivo e manter viva a família. Se de um lado há poucos que se aproveitam dessa situações, são tantos aqueles que sofrem para sustentá-la. Todo esse cenário é acompanhado não só pelo leitor, mas também por Santa Rita Pescadeira, uma entidade que já há muito tempo compartilha o sofrimento desse povo cheio de fé.

Uma leitura fluida, mas que merece o seu próprio tempo para capturar tamanha densidade em poucas páginas. É refletir sobre a denúncia de uma sociedade que ainda é profundamente marcada pelo seu passado em que a escravidão era tolerada. Se depois de tanto tempo uma lei veio para proibir, será que a realidade realmente obedeceu a letra que mancha o papel?

Nota: 10/10

site: http://instagram.com/book.ster
Mari614 23/02/2021minha estante
Realmente um livro deveras incrível.

RogArio.Amatuzzi 14/03/2021minha estante
Que livro maravilhoso.
Bela resenha.

Selma 02/06/2021minha estante
Com certeza o melhor da literatura brasileira contemporânea que já li. Com uma linguagem gostosa que te prende do começo ao fim e um estilo do autor que cativa.
Com certeza será um clássico para as futuras gerações!

Glauce 05/06/2021minha estante
Um fenômeno literário! De uma escrita poética excelente! Recomendo!

Ana Paula Tárrio 06/06/2021minha estante
Li agora em 2021 e que experiência!! Maravilhoso o livro. Comovente, dilacerante, profundo, incômodo. Está entre os melhores!

Lucia.Ferreira 22/06/2021minha estante
Terminei hj. Achei um livro cru, árido, que taça o dedo na ferida lá no fundo. Sensasional. Melhor livro de 2021ate agora. E a leitura é viciante. A gente vai lendo, lendo e não quer parar e não quer que acabe. O capítulo 10 é poesia pro pensar da gente. Me fez chorar em.publico.

Nicki 14/07/2021minha estante
Valeu pela resenha, aumentou minha vontade de ler esse livro

Graça 01/12/2021minha estante
O melhor livro lido este ano.

Alexlivros 03/01/2022minha estante
A cada comentário, só aumenta meu desejo de ler este livro. Certamente irei lê-lo o quanto antes.

Dhewyd 19/01/2022minha estante
Realmente, é um livro maravilhoso!

Ricardo.Silvestre 28/01/2022minha estante
Só ouço/leio coisas boas deste livro! Já está nas minhas intenções de leitura para este ano.

Rodrigo 07/04/2022minha estante
uau!

dani 21/05/2022minha estante
Parabéns pela Resenha! Excelente! Li o livro e lembrei de "Vidas Secas"

thiagxs 06/07/2022minha estante
um dos melhores livros o bom é que não é difícil de entender e além disso trás uma crítica social pfta

Andrea.Karli 07/10/2022minha estante
Tentarei ler e irei depois comentar minhas experiências com o livro que é muito bem falado. Realmente bem curiosa.

Mariana 22/11/2022minha estante
Estou lendo aos poucos. História difícil de digerir. Muito forte!!! E muito bom livro

Mc Lange 18/01/2023minha estante
Incrível. Um dos melhores que já li. Triste e sofrido, porém realista. Aborda muitas questões imortantes de forma natural e coerente ao longo da história. A forma como o autor narra o livro é envolvente, permitindo uma leitura fluida. Maravilhoso, recomendo demais, especialmente pra quem quer sair da ressaca literária!

Maria Helena 17/05/2023minha estante
Lendo uma literatura depois de ler muito livro de autoajuda, e eu estou encantada!!

Daniela684 31/05/2023minha estante
Perfeito, vale a pena

Miss Jess 23/07/2023minha estante
O melhor livro que já li na minha vida

Uedison Pereira 06/08/2023minha estante
Ainda não li Torto Arado, e lerei com certeza, mas com a rezenha que faz, ao dizer que o plot do livro gira em torno de duas irmãs negras que sofrem as consequências dos traumas deixados pela escravidão, logo me vem a cabeça A COR PÚRPURA de Alice Walker (vindo às telas com Spilberg) com as irmãs Celie e Nettie. Por felicidade as duas obras são aclamadas pela crítica e público.

Maressinhaaa 14/09/2023minha estante
Um livro incrivel. Quando li, demorei 1 dia e meio, realmente devorei. É uma história sensível, cativante, que mistura ancestralidade, luta pela terra, educação, religião, com um olhar poético e crítico.

deeborasantos 16/01/2024minha estante
Melhor livro da minha vida

Denilsoncampos 19/03/2024minha estante
Pedro, faz tempo que tô namorando esse livro... tô começando a ficar com remorso de ainda não lê lo!

Cassio Kendi 21/06/2021

Terminada a leitura do livro, assisti ao episódio do Roda Viva com Itamar Vieira Júnior. Uma das últimas perguntas feitas, "Como foi terminar Torto Arado?", teve como resposta "(...) o que ficou foi a saudade, eu tinha uma saudade imensa". Explicou que as duas irmãs, personagens principais do livro, viveram tanto tempo em sua cabeça, que sua reação ao receber o primeiro prêmio literário em Portugal foi celebrar com elas, como se elas fossem vivas: "Eu não acredito, meninas, vocês atravessaram o oceano".

Senti algo parecido ao fechar o livro. As personagens são tão fortes que parecem saltar das páginas. Pelos olhos delas, pude experimentar as mais diversas formas de relacionamentos: relacionamentos familiares e amorosos; relações de poder e trabalho; conexões do cotidiano com o espiritual; ligação do ser humano com sua terra. Fiquei impressionado com a habilidade do autor em retratar uma região do Brasil e a história de um povo de maneira ao mesmo tempo real e poética.

É um daqueles livros que me faz sentir grato por saber ler em português, e ter a possibilidade de ler a obra original.

edit: Após escrever a resenha, vi outro vídeo do autor, desta vez sendo entrevistado pelo Leandro Karnal. A entrevista toda é muito boa, mas a pergunta de que mais gostei está no instante 40:27, em que é explicado o significado por trás da frase final do livro
Dhany.Reis 21/06/2021minha estante
Isso mesmo Cássio. Que escrita perfeita. Eu fiquei apaixonada por esse romance e muito feliz por saber que o escritor brasileiro.

Cleber 21/06/2021minha estante
Livro incrível???

Jack 21/06/2021minha estante
Incrível esse livro ?

Rafael 21/06/2021minha estante
A sensação é essa realmente e a certeza que acabamos de ler um clássico. Bela resenha .

almeidalewis 21/06/2021minha estante
????resenha. Recentemente ele fez uma Live com Leandro karnal...assisti umas 3 ou 4 entrevistas dele depois q li o livro incluindo essa aí do roda viva mencionado por vc cassio ?

Yana 21/06/2021minha estante
Bom demais!!

Jeane Nunes 21/06/2021minha estante
Quero muito ler.Vou assistir a entrevista .

Gleison Marques 21/06/2021minha estante
Ah também fiz o mesmo movimento, fui ver a entrevista pós-leitura e amei ? que livro!

Flávia Menezes 21/06/2021minha estante
Que linda resenha. Belas palavras sobre a forma como essa leitura te tocou. ??????

Lele 22/06/2021minha estante
Melhor leitura de 2021 ?

Margô 22/06/2021minha estante
Foi o melhor livro que li este ano... é incrível!!! Já é um clássico...rsss.

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Almeidalewis, obrigado pela recomendação, vi aqui a entrevista com o Karnal, é muito boa mesmo. Achei legal que o Itamar explica nela o significado da última frase do livro, não havia refletido tanto sobre ela antes. Vou até editar a resenha para incluir esta informação

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Jeane, a entrevista no Roda Viva não contem spoilers, dá para ver tranquilamente antes de ler o livro.

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Flávia, a sua resenha do Torto Arado é uma das melhores que eu li. Como vc colocou "Penso que a literatura nos atinge de maneiras diferentes, e nossos gostos se encontram naquelas que mais facilmente acessam a nossa alma, e a elas melhor representa." Acho que o que me ganhou no livro foi justamente o estilo descritivo, mas também senti um pouco de cansaço no começo. Acho que do fim da primeira parte para frente, me acostumei, e a leitura fluiu melhor

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Gleison, vi mais algumas entrevistas depois, e em cada uma aumenta a admiração pelo autor e pela obra

Cassio Kendi 22/06/2021minha estante
Dhany, fico feliz também sempre que leio um bom escritor brasileiro

Malu 22/06/2021minha estante
Amei a resenha, me fez reviver a história! Que vontade de reler :)

Gigio 22/06/2021minha estante
Essa resenha me deixa ainda mais ansioso pra iniciar loga a leitura!

Daniel1841 22/06/2021minha estante
Esse livro é incrível, minha melhor leitura do ano!

Flávia Menezes 22/06/2021minha estante
Obrigada pelas palavras tão gentis, Cassio! Nossas visões foram tão diferentes em algumas partes, mas elas não brigam emtre si, porque ambas vieram do mais importante: do mergulhar na história, e se permitir ser tocado por ela. ?? Vamos ver se nos encontramos em outras leituras. ??

Maia 23/06/2021minha estante
Foi minha melhor leitura de 2020!

Leituras da Dani 25/06/2021minha estante
Amei sua resenha, amei saber a sua opinião sobre esse livro... Eu já queria muito lê-lo antes, mas agora, depois de ler a sua resenha, quero mais ainda ler!

Alassë 26/06/2021minha estante
Assisti também as duas entrevista, uma antes de ler a outra, logo depois. Achei muito interessante a pergunta sobre a frase final do livro. Nos mostra como a interpretação tem que ser alojada em um contexto para fazer um sentido vir à tona. Esta leitura foi uma mergulho maravilhoso e estou muito contente de estar recebendo a devida atenção.

Margô 26/06/2021minha estante
Vocês perceberam que o Scooby não está atualizando o Ranking?? Ou será um problema no meu perfil?

Cassio Kendi 27/06/2021minha estante
Margô, qual Ranking? Comecei a usar faz alguns meses o Skoob, não cheguei a ver nenhum ranking por enquanto.

Jeh 07/07/2021minha estante
Foi um dos primeiros livros q li depois q entrei num clube de leitura, este ano. Me apaixonei! Fez muito sentido no momento em q estava vivendo e se conectou muito com outras leituras q estava fazendo. Li algumas coisas sobre ele, até ouvi um podcast, mas não assisti a essas entrevistas, vou procurar. Cássio, amo suas resenhas! São sempre muito bem escritas ?

Cassio Kendi 08/07/2021minha estante
Legal, Jéssica, e obrigado! ?Se puder, me passa o podcast que você ouviu, gostei bastante de todas as entrevistas com o autor. E de qual clube você participou, por curiosidade?

almeidalewis 08/07/2021minha estante
Verdade ?tb fiquei curioso pelo podcast ?

Jeh 08/07/2021minha estante
Ainda participo! É um clube com uns amigos do trabalho ?. O podcast é este aqui: https://open.spotify.com/episode/2t9qhHlmfHIk8NM5KHD2FQ?si=epgENbkQSUGZs5Lrf4NqPg

Adriano 09/07/2021minha estante
Olá....gostei do livro...o Itamar é um romancista a ser acompanhado. Muito sinceramente, gostei da primeira metade do livro...uma história que conseguia passar o seu recado num ambiente místico...uma história meio louca...toda a mística da faca, o acidente...a mudez....A segunda metade se perde um pouco na narrativa...o clima mistico se perde um pouco...vai pra militancia...poderia ser mais sutil....Não digo, de forma nenhuma, que não estamos perante um grande autor e livro, mas o livro está um tanto endeusado

Cassio Kendi 09/07/2021minha estante
Obrigado, Jéssica, vou ouvir aqui!

Cassio Kendi 09/07/2021minha estante
Adriano, para mim foi o contrário, gostei mais da metade para frente kkkkkk! Acho que vai de acordo com o gosto de cada um.

Di Morais 11/07/2021minha estante
Perfeito, amei esse Livro

Thaís Furlan 29/07/2021minha estante
Cássio... Tem fila pra pegar esse livro emprestado? Parece ser incrível!

Cassio Kendi 29/07/2021minha estante
Thaís, por enquanto não, está parado aqui em casa. Se quiser, só mandar mensagem. Esta sexta devo enviar um outro livro emprestado, o Midnight Library, dai posso aproveitar e enviar o Torto Arado se vc tiver interesse

Thaís Furlan 30/07/2021minha estante
Kassio, estava escrevendo o texto dizendo que aceito, mas achei pra baixar.
Assim não te dou trabalho. Mas agradeço muito, muito a sua disposição em me enviar. Poucas pessoas têm esse tipo de iniciativa.
Obrigada! ?

Thaís Furlan 30/07/2021minha estante
Aiii caramba, escrevi seu nome errado, desculpe, Cassio

Siane 05/08/2021minha estante
Sensacional ?

Tâmara Moya 07/08/2021minha estante
Quero muito ler esse livro ainda esse ano.

rfalessandra 21/01/2024

Só tenho uma palavra para definir esse romance, "encantador" os personagens são muito marcantes, eles tem o poder transmitir todas as sensações vividas, você os vive. Eu amei muito!!!
duda 21/01/2024minha estante
??

-Koraline 22/09/2021

Por que tão curto?
#SpringRead - Time Coelho - Relógio - Um livro de até 250 páginas.
Torto Arada foi com certeza uma grande surpresa, a história das duas irmãs é sem dúvida uma das coisas mais emocionantes e socialmente importantes de li esse ano. A narrativa cheia de lirismo é linda, mas confesso que alguns trechos do começo da terceira parte me deixaram um pouco confusa, e tenho a sensação de que esse livro deveria ter pelo menos mais 100 páginas para desenvolver a retomada do laço entre as irmãs. Espero que o próximo livro do autor seja um calhamaço.

Fernanda2962 25/01/2024

QUE LIVRO BOM.
Livro bem escrito é outra coisa né? Uma leitura tão gostosa que você só que ler e ler mais.
Um livro muito impactante contado na sua forma mais crua.
Certamente uma das melhores leituras desse ano.
Joyce 25/01/2024minha estante
foi minha primeira leitura do ano passado, também amei demais, vc nem sente que tá lendo

Rosangela Max 25/07/2021

Maravilhoso!
Que satisfação e orgulho ler uma história linda desta e escrita por um autor brasileiro. Dá aquela sensação de ?estar em casa?.
Foi descrito, de forma impecável, a dureza e os costumes de quem vive na roça.
Os personagens que ele criou expressam tanta verdade, principalmente os femininos. Mulheres fortes e maltratadas pela vida.
Foram tantos personagens marcantes que ficou difícil nomear um preferido.
Animada para ler outras obras do autor.
Joao 26/07/2021minha estante
Esse tá cotado como clássico moderno. Quero muito ler!!

Afonso74 20/02/2022minha estante
Mulheres fortes e uma ambientação fenomenal do autor num cenário tão árido mas sem deixar de destacar aspectos mágicos do jarê e das crenças do povo. Realmente um clássico moderno como muitos estão chamando.

B.norte 17/01/2024

Recomendo... ... a todos os leitores +15
Gente, que livro! Escutar a história de Belonísia e Bibiana foi tenso e ao mesmo tempo tocante. O realismo mágico também se faz presente na narrativa, com a presença dos encantados.

Não sei nem descrever o quão prazeroso foi escutar o audiobook de "Torto Arado". Zezé Motta fez um trabalho de narração maravilhoso e deixou a história gostosa de escutar. No total, foram cerca de 9h de narração, claro que passei vários dias escutando e com prazer. Tinha momentos que estava fazendo as coisas e queria escutar, mas não dava, só para terem uma ideia de como o livro é envolvente.

Eu compraria (e ainda tenho vontade de comprar) o livro físico para reler de tempos em tempos.

Formato: audiobook
Plataforma: audible
Data: jan/2024
Núbia Cortinhas 18/01/2024minha estante
Que legal!! Confesso que sou muito dispersa com audiobook. ??????

B.norte 18/01/2024minha estante
Eu tinha um certo preconceito com audiobook, porém com o dia a dia corrido, eu passei a usar o audible pra escutar os livros enquanto faço algumas tarefas domésticas.

No geral, escuto livros no qual não preciso pensar ou refletir sobre a temática, por exemplo, "Torto Arado". Só fui escutando a história. Biografias também são legais de escutar. Porém, livros mais teóricos não consigo.

Matheus Svóboda 25/01/2024minha estante
Sua resenha só me deu mais vontade de ler ?

Marcos 23/11/2022

Sim, ele é tudo isso que falam
Um livro espetacular, com grande riqueza cultural. Não é atoa que está sendo considerado um valeu da literatura nacional.
Leitura mais que obrigatória.
Nícolas Vieira 24/11/2022minha estante

Emanuell K. 21/03/2020

Um presente duplo
Esse livro me foi presenteado, mas também me foi um presente. Nesse livro estive presente... Entre ganhar e se surpreender com a leitura estão duas graças que todo leitor almeja. Por isso sou grato a dois baianos, ao autor e principalmente ao meu amigo que me deu esse lindo presente!
Paulinho 21/03/2020minha estante
Que lindo... um prazer compartilhar belas leituras com você!

Emanuell K. 21/03/2020minha estante
??

RMS 04/02/2021minha estante
Que livro meus amigos. Um retrato do que foi e do que é o Brasil.

Jaqueline.Silva 26/05/2021minha estante
E que em muitos casos ainda é o retrato da vida de muita gnt. As irmãs se dão bem no final? Por favor, digam q sim. Eu adoro spoilers

Geh 08/01/2022

SURPREENDENTE !!!
Torto arado , se passa no sertão da Bahia o começo do livro é um pouco lento , assim como a vida no sertão , mas logo a vida começa a passar depressa. Um livro que me fez lembrar da minha infância e dos meus avós. Das crenças antigas que estão guardadas lá no fundo da memória como um tesouro. Senti saudade do meu cantinho lendo. Enfim, leiam e saiam totalmente apaixonado.
Débora 08/01/2022minha estante
Verdade! Em 2021 foi a leitura mais marcante que eu fiz!

Marcelle 08/01/2022minha estante
To doida pra ler!

Felipe038 06/03/2024

O Brasil com "s"
Finalmente terminei "Torto Arado". Depois da minha última leitura, entrei numa ressaca literária tão absurda que fui quase que obrigado a dar um tempo de todos os outros livros. Mas agora estou de volta, e com certeza o livro de Itamar Vieira me ajudou.

É um livro que carrega uma representatividade enorme. Traz elementos de um Brasil pós período escravocrata, uma visão do sertão, da roça, quebra o padrão de elite paulista-fluminense.

E o que falar da narração?
Muito bem desenvolvida. Poética, sentimental, carregada de paixão e sofrimento. Não é prolixa e te envolve como um caloroso momento de leitura.

Estou curioso para ver as outras histórias que envolvem esse mundo tão sofridamente real.

Jessi 11/02/2022

4,5 estrelas só porque o livro é curto
Não tenho muitas palavras para descrever o livro, só leiam, tenho a impressão de que não demora muito e esse livro será considerado um clássico nacional.

Ingrid_mayara 08/09/2022

História diferente de tudo que já li
A obra “Torto Arado”, publicada, em 2018, originalmente em Portugal foi vencedora do prêmio Leya e, em 2019, foi publicada no Brasil pela editora paulista Todavia e recebeu em 2020 os prêmios Jabuti e Oceanos.

Itamar Vieira Júnior cria uma genealogia familiar que remonta ao tempo da escravidão e aos antepassados escravizados, mas o enredo principal se passa efetivamente a partir do século XX. A história é narrada em três partes, todas em primeira pessoa, mas por narradoras diferentes, as irmãs Bibiana e Belonísia, e a “encantada” Santa Rita Pescadeira.

A história tem como cenário uma fazenda que acolhe uma comunidade quilombola. O enredo gira em torno da trágica história das duas irmãs e do mistério que permeia suas infâncias.

O autor constrói sua narrativa retratando as mazelas de um processo de abolição dissimulado ainda latente no Brasil, retratando exploração e sofrimento, mas também cultura e resiliência.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

Carla Maria 26/08/2023

Minha singela opinião
Assim que Torto Arado foi lançado, eu me vi cercada por uma imensidão de posts comentando o mais novo queridinho dos leitores. Mas apesar da quantidade excessiva de elogios, não me senti tentada a lê-lo naquele momento. Talvez por conta do tal hype, que sempre acaba me frustando. Pois bem, anos se passaram e cá estou, pronta para dar a minha singela opinião.
Torto Arado é um livro que vai desbravar os caminhos sinuosos percorrido pelas protagonistas Belonísia e Bibiana. A trama é o ponto forte, mas ela também vem acompanhada pelo grandioso requinte dos detalhes narrados. E será no sertão baiano, com ou sem estiagem, que iremos apreciar uma das maiores obras já escritas atualmente. É com imenso prazer que eu carrego na minha bagagem literária, esse livro esplendoroso. Torto Arado.

Se você curte uma BOA leitura, não perca essa oportunidade.
Isadora Dias Lorena 26/08/2023minha estante
Eu amei esse livro. ??

Nado 06/07/2021

Torto Arado ? Itamar Vieira Junior ? 2019
Obra de autoria nacional que tem se destacado como um dos melhores livros dos últimos anos e arrebatando os principais prêmios literários desde seu lançamento.
Torto Arado retrata de forma lírica a história das irmãs Bibiana e Belonísia que vivem no sertão da Bahia. A vida dessas mulheres é contada desde a infância, na qual acontece um acidente que mudará para sempre o destino das duas. A partir disso elas começam uma necessária ligação que as unirá fortemente, até que a vida se encarrega de enfraquecer esse laço.
No decorrer das páginas o leitor poderá acompanhar, além da história das duas irmãs, a história de seus familiares descendentes de escravos e as suas tradições religiosas vindas de seus ancestrais. Por mais que tiveram uma grande união na maior parte de suas vidas, as duas irmãs têm temperamentos e objetivos de vida diferentes, mostradas ao leitor através de narrativas com pontos de vistas díspares, o que para mim foi a grande tacada desse texto primoroso.
Torto Arado se torna um livro necessário para os amantes de leituras que abordam injustiças sociais, relações afetivas e sobre como ficou a vida rural dos pretos depois da ?abolição da escravatura?. A história de duas irmãs baianas, passando por dificuldades no campo pode ser lida em outros textos, mas a condução magistral de @itamarvieira faz com que essa narrativa se torne única e se transforme nesse grande sucesso do cenário literário nacional.
O que mais me deixou impressionado é que, sem informar precisamente o tempo que está acontecendo, essa história se torne atual. Não importa se você tivesse lido há 30 anos atrás ou infelizmente, ler daqui há 30 anos, pois de acordo com a atual evolução da sociedade, ainda está longe de mudar a realidade retratada nessas páginas.