Torto arado

Torto arado Itamar Vieira Junior

Resenhas - Torto arado

Thalía 04/12/2023

Intenso, sofrido e real
São as palavras certas pra descrever esse história.
Um contexto histórico da realidade brasileira.
Recomendo muito ?

Bebela 19/03/2021

Torto Arado
Esse livro já nasceu clássico. Que enredo, que personagens, que história. A forma como Itamar trata do tema escravidão pelas vidas das irmãs Bibiana e Belonisia é lindo, sensível e poético. Gostei muito da escolha do autor que em cada capítulo trouxe a história contada por uma personagem diferente, o que nos traz várias perspectivas do enredo.
Enfim, sem palavras para esse livro. Se tornou favorito com toda certeza.

jsscmaria 15/07/2021

Já é um clássico brasileiro.
Devidamente esse foi o melhor livro que li nos últimos tempos. Trata sobre tantos temas importantes de uma forma tão sensível, tão forte. Com toda a certeza entrou no meu top 10 da vida!

Helo 15/07/2024

Torto Arado
Gostei muito da leitura e de ter 3 pontos de vista diferentes da mesma história, e por ela ser contada a partir das memórias dos personagens não seguindo assim a linha cronológica dos acontecimentos.

zago.thais 12/01/2024

Sem dúvidas, Torto Arado é um dos livros mais necessários, emocionantes e difíceis que já li. A dificuldade não está na escrita,mas em acompanhar as irmãs Belonísia e Bibiana e tantos outros personagens do sertão baiano, marcados por uma realidade de escravidão, pobreza e desigualdade, ainda tão presente no nosso país. Em alguns momentos, somos apresentados ao realismo mágico, um gênero que me fascina e me faz lembrar de Cem Anos de Solidão, um dos meus livros favoritos. Torto Arado é denso, mas contado de forma poética e sensível. Impossível não terminar arrepiado e com os olhos marejados.

Gabriela3420 27/01/2021

Torto arado
"Torto arado" é um livro que a primeira vista é sobre a forte ligação entre duas irmãs: Bibiana e Belonísia, e sua família. No entanto, o livro também é uma profunda exposição e reflexão sobre o Brasil rural, sobre o direito à terra, sobre direitos trabalhistas, latifúndio, secas e sincretismo religioso.
A história começa com um trágico acidente, a partir daí somos apresentados aos trabalhadores/moradores da grande fazenda de Água Negra, num contexto recente de pós abolição da escravatura. O enredo se desenrola dentro de uma geração familiar desses trabalhadores, o que dá uma perspectiva de horizonte temporal fundamental para o leitor entender a profundidade do livro. Aliás toda a construção narrativa das três partes do livro é magistral, a escrita te prende do início ao fim.
Ler "Torto arado" foi uma experiência única pra mim, e por isso é bem difícil colocar em poucas palavras todas as emoções que o livro me despertou. Resumidamente posso dizer que me sinto grata por ser contemporânea do lançamento desse livro porque tenho a sensação de estar presenciando o nascimento de uma obra clássica, que será lido, estudado e discutido por ainda muitas gerações de leitores.

"Cada mulher sabe a força da natureza que abriga na torrente que flui de sua vida."

Galindo 22/03/2021

Memórias que não vivi
Esse livro figura entre as melhores leituras da minha vida. Como nordestino, baiano e de família humilde, a leitura foi como mergulhar nas memórias dos meus familiares. Um belo presente que recomendo a todos que quiserem conhecer a identidade do nosso povo.

Alziria 21/04/2021

Esse livro é cru, real, dolorido, rico e cheio de verdades necessárias.
A realidade sofrida do sertão baiano é algo muito presente na história do livro e na minha vida (considerando que minha família vive lá).
Muito doido ler uma ficção sobre as histórias que minha mãe me contava quando eu era criança.
Apesar de ser extremamente enriquecedor, torto arado é um livro mais lento, sem reviravoltas e que nos leva mais à reflexão. Isso me deixou com uma certa dificuldade durante a leitura.
No final, fiquei confusa também, por conta do ponto de vista. Não tem uma ordem cronológica e cada capítulo fala sobre um personagem.

No geral, é um livro muito bom, mas não é meu favorito. Só tenho certeza que não saí dele do mesmo jeito que entrei.

Biaguedes1 05/03/2021

Quero Que Todos Leiam Esse Livro
Não sei por onde começa, sabe quando o livro é tão bom que não conseguir descrever em palavras? Pois é!!! Esse é esse tipo de livro . simplesmente uma obra prima.
Com toda certeza uns dos melhores livros que já li. Só Leiam....
Bea 06/03/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Biaguedes1 06/03/2021minha estante
É muito bom. Ler tu vai gostar

Line 09/03/2021minha estante
Está na minha lista, mal posso esperar pra ler.

Biaguedes1 09/03/2021minha estante
Line é maravilhoso. Não vai se arrepender.

Wagner47 11/02/2023

Um arado velho e retorcido que lacera a carne
Uma história repleta de luta no simples cotidiano.

As irmãs Bibiana e Belonísia, além de serem ligadas pelos laços familiares, agora estão ainda mais conectadas: após um acidente na infância, uma será a voz da outra. Uma terá que aprender a entender novamente sua irmã, enquanto a outra deverá se fazer ser entendida.

Apesar desses fatos que as unem, cada uma tem a sua vida para continuar. Bibiana se vê professora, enquanto Belô está mais do que satisfeita de sua vida no campo. Portanto haverá um ponto de ruptura. Mas quando?

Com isso acompanhamos esses dois pontos de vista, sendo a primeira parte narrada por Bibiana e o que espera de seu futuro, enquanto Belonísia arranjará uma forma de também seguir adiante.

O livro é composto por três partes, sendo as duas primeiras narradas por cada uma das irmãs. Apesar de parágrafos enormes, o autor sabe ser muito fluido. Soube construir principalmente uma cultura rica e de um misticismo fascinante. Os terrenos de jarê são tão vívidos que me fez ficar totalmente imerso nas descrições.

Também acho a apresentação de personagens incrivelmente rica, com cada indivíduo sendo único. Mas acho que tem um erro bem forte: a relação das irmãs.
Muita coisa é moldada a partir do acidente, mas no decorrer das páginas conhecia menos sobre a parceria das duas enquanto que o leque ao seu redor se abrangia. Confesso que o fim da primeira parte me pegou de surpresa e foi um ótimo recurso que justificasse essa ausência, mas mesmo assim ficou devendo. As irmãs acabam funcionando super bem isoladamente, mas não senti vínculo tão forte entre elas.

Outra coisa incômoda é o recorrente vai e vem a partir do final da segunda parte. É uma história que mantém uma linearidade praticamente única desde o começo, então não vi um pingo de necessidade em não colocar cada história no seu devido lugar (que são maravilhosas, mas que quebram o clima da outra).

A terceira parte é contada por um narrador observador, trazendo um novo ponto de vista, mas que dá continuidade na história. Também fiquei surpreso em como enriquece ainda mais a obra. Apesar da sequência exagerada de acontecimentos, o autor consegue trabalhar ainda mais o passado de alguns personagens.

Além de toda construção, também carrega o suor do povo que luta por seu cantinho de terra. Uma luta por direitos, que por vezes é finalizada por injustiças.
Injustiças as quais são combatidas por força.
Um rio formado pelo sangue dos fracos, enquanto a terra fica para os fortes.

Ivni 22/03/2022

Realista, nostálgico e necessário!
Entre descobrir e entender os personagens, a sensação de me ver em casa escutando minha mãe contar as histórias da família, dela, da minha avó.

Confesso que o início da leitura foi mais lento, mas conforme a história vai se desenvolvendo vai ficando cada vez melhor.

Você já leu? O que achou?

maira 21/08/2022

Literalmente perfeito
Sério, eu li esse livro só por causa da escola, então no início tava só querendo acabar ele logo, mas ele é MUITO BOM, eu amei a relação das irmãs e como toda a história é desenvolvida, aborda muito bem uma parte da história do nosso país que muitos querem ignorar. Perfeito.
Gustavo195 21/08/2022minha estante
um novo clássico né!? =)

luizafhorta 18/06/2021

Extremamente necessário. Por não estar habituada ao palavreado usado por Itamar, tive um pouco de dificuldade para ler, mas nada que interferisse na história.

almeidalewis 21/04/2021

permanências
Torto arado, nome extraido do verso de um poema de Marilia de Dirceu do Tomaz Antonio Gonzaga.livro ganhador de 3 prêmios ( LEYA,JABUTI E OCEANO ) e com mais de 70.000 copias vendidas essa obra é no minimo curiosa.
Narrado principalmente por 3 personangens femininas a historia singular das irmas Belonisia e Bibiana, dos encantados e das rodas do jaré tem um carater atemporal ( BRASIL COLÔNIA / BRASIL BOLSONARO ) retratando a dura realidade Racial e fundiária do Brasil.Uma questão chocante no livro é a PERMANÊNCIA a que essas pessoas do campo e a questão fundiária estão submetidas ( escravidão,regime de servidão,tributários do regime escravagista etc ).
Um povo que lê e se identifica nas páginas de um romance é um povo capaz de provocar e exigir que mudanças necessárias para que sejam superados as desigualdades e violência narradas em Torto Arado.
ASS : Alexsandro G Almeida 21.04.21
Grace 22/04/2021minha estante
Estou começando agora por sua indicação maravilhosa! Realmente incrível. Muito obrigada Alex! Suas palavras se encaixaram perfeitamente, parabéns Alex! ???

almeidalewis 22/04/2021minha estante
Grato pelo lisonjeio Grace.Kaller.vc é gentil.

Daiana.Maia 17/11/2023

Escravos da Terra
O livro relata os quilombolas e o sofrimento para serem reconhecidos e terem seus direitos garantidos, relata que a escravidão acabou, porém continuaram escravos sem os grilhões, escravizados pelas suas necessidades nas quais não foram supridas com a liberdade, tinham que comer, tinham que viver e continuaram a serem explorados por seus senhores.
O livro conta histórias sofridas, mas em nenhum momento a leitura fica pesada e enfadonha, me surpreendeu e me fez lembrar do livro Vidas Secas, poético que consegue passar em palavras o sofrimento do sertanejo, assim como Torto Arado, porém o último o fez com mais leveza.
Foi uma ótima leitura.