A Padaria dos Finais Felizes

A Padaria dos Finais Felizes Jenny Colgan

Resenhas - A Padaria dos Finais Felizes

Vivi.Montarde 22/07/2020

Leve, divertido e fofo. Uma leitura muito gostosa e que acaba sendo bem rápida de tão fácil que flui.

Apesar de também ter gostado do livro anterior da coletânea, o da pequena livraria dos sonhos, gostei ainda mais desse. Me prendeu mais, a história foi melhor construída e mais envolvente.

O livro tem uns dramas no desenrolar da história que eu não esperava, mas que caíram muito bem. Traz também muitas reflexões sobre recomeços, não guardar ressentimentos, autoconhecimento, correr atrás dos seus sonhos e descobrir o que realmente importa e tem valor nessa vida.
Janaina Edwiges 22/07/2020minha estante
Que legal! Ansiosa para ler este também. Gosto deste estilo: leituras leves, divertidas, mas que ao mesmo tempo trazem reflexões :)

Vivi.Montarde 22/07/2020minha estante
Tb estou passando a gostar desse estilo. Bom para intercalar com outras leituras mais densas e complexas né rsrs

Dani 07/08/2020minha estante
Ótima resenha Vivi:)

Vivi.Montarde 07/08/2020minha estante
Obrigada, Dani.
Esse livro é muito bonitinho. Combina com seu estilo ;)

Sério Vivi?
Vi uma booktube qualifica ele pra maiores de 16 anos pensei que tinha cena de sexo

Dani 09/08/2020minha estante
Já pensei em comprar ele e outros dessa série de livro.
Mais fiquei em dúvida se tinha algumas cenas impróprias.

Dani 09/08/2020minha estante
Vai pra listinha infinita;)

Vivi.Montarde 09/08/2020minha estante
Não tem nenhuma cena de sexo. Pode ler tranquila. O livro anterior da coletânea, A pequena livraria dos sonhos, tb não tem.

Dani 09/08/2020minha estante
Ai muito obrigada por mim tira essa dúvida
Vou tentar compra a livraria dos sonhos essa semana;)

Amanda S 18/02/2024

Contém um casamento temático de "Star Wars"!!!kkkkkkk
Classificação: 14 anos.

Antes de tudo: se você pretende ler esse livro, não leia a parte "Da Editora" sobre ele na Amazon! Deixaram passar um spoiler enorme! Ainda bem que só li quando estava já quase no fim do livro, senão atrapalharia a experiência de leitura que tive.

Polly começa o livro após a falência de sua empresa conjunta com o marido, o que também levou à separação do casal. Acostumada a sempre viver em função dos outros, se vê um pouco anestesiada e perdida com esses acontecimentos. Com pouco dinheiro e não querendo mais conviver nos mesmos círculos que antes disso tudo, decide alugar um apartamento caindo aos pedaços, acima de uma padaria desativada, de frente para o mar, em uma "ilha de maré " na Inglaterra.

Descrevendo desta forma, o livro parece um pouco deprê, não é? Mas é tudo menos isso!!!

É uma leitura leve, lenta, mas do jeito bom! O tipo de livro para ler após leituras mais densas, o verdadeiro "cura-ressaca literária"!

Quem buscar só o romance, pode se decepcionar. O início é todo focado no desenvolvimento pessoal da protagonista. É um verdadeiro slow burn, o triângulo amoroso só surge no meio do livro! Mas juro que vale a pena!

O livro também contém: um casamento brega com tema de Star Wars; um papagaio-do-mar esperto e adorável; o amor pela tradição de uma cidadezinha litorânea; uma padeira idosa rabugenta com um passado trágico; um ricaço metido e arrogante, que primeiro te irrita, mas depois te encanta como alivio cômico; uma viagem em um side car de uma moto antiga; muito sobre pesca; muito sobre criação de abelhas; a dificuldade de se trabalhar com design gráfico na era da ilustração digital; E, principalmente: muito sobre panificação e UM MINI LIVRO DE RECEITAS DE PÃES E BISCOITOS CASEIROS NO FINAL!!!
Helo 18/02/2024minha estante
Que bom que você gostou Amanda! ?
Esse livro é um dos meus favoritos da Jenny Colgan! Você já leu algum outro livro dela?

Amanda S 19/02/2024minha estante
Não, esse foi o primeiro!? E me deixou aberta a ler outros dela!

Helo 19/02/2024minha estante
Ah que legal! Te recomendo "A adorável loja de chocolates de Paris" acho que você vai gostar!

Amanda S 19/02/2024minha estante
Obrigada, vou botar na lista!?

Thais459 20/02/2024minha estante
Aaah proximo livro delaa com certeza ?

Cris 03/01/2020

Que fofo!
Comecei sem nenhuma expectativa, pois não tinha gostado muito da Pequena livraria dos sonhos (da mesma autora), me surpreendi, que livro mais gostoso de ler!
Levinho, divertido, com um pouco de drama e muitas receitas.
Livro perfeito para as férias.
Recomendo
Vivi.Montarde 03/01/2020minha estante
Eu gostei bastante do primeiro livro, acho que vou gostar ainda mais deste aí então.

Cris 04/01/2020minha estante
Eu achei muito muito melhor Vivi.

Vivi.Montarde 04/01/2020minha estante
Obrigada pela dica, Cris :)
Adoro ler suas resenhas!

Cris 04/01/2020minha estante
Ah Vivi, fico tão feliz ao ler isso! Pq eu faço com muito amor e acho que ninguém lê, rs Obrigada!

Vivi.Montarde 04/01/2020minha estante
Acho que elas são bem objetivas e autênticas.
Mas o importante é gostar de fazer ;)

Aione 12/11/2019

A Padaria dos Finais Felizes é mais um romance de Jenny Colgan publicado na coleção Romances de Hoje, da Editora Arqueiro. Se até então os livros dessa coleção eram obras únicas — A Pequena Livraria dos Sonhos pertence a uma série de livros independentes entre si —, esse é o primeiro de uma trilogia, cujas sequências foram publicadas no Reino Unido em 2015 e 2016.

Depois de perder o namorado e o emprego, já que a empresa na qual ambos eram sócios faliu e colocou um fim no relacionamento, Polly Waterford resolveu se mudar para uma cidadezinha litorânea na Cornualha para se afastar da vida que tinha e pouco a pouco juntar os pedaços de sua vida — e coração — partidos. Dando vazão a sua paixão por fazer pães, o que começa como um hobbie logo vai modificando sua estadia e fazendo com que ela descubra novas maneiras de se viver.

Até certo ponto da leitura, a estrutura de A Padaria dos Finais Felizes é muito similar a de A Pequena Livraria dos Sonhos: uma jovem recomeçando a vida em uma cidade pequena, fazendo de seu hobbie uma profissão. E as semelhanças vão além, tendo também o desenvolvimento de um certo triângulo amoroso — com destinos de personagens quase iguais em ambos os livros — e uma das mensagens do enredo ser a de que não se pode julgar pessoas e situações de forma precipitada, já que cada uma carrega uma bagagem que pode ser desconhecida em primeiras impressões.

Apesar de autora fazer uso da mesma fórmula inicial para os dois livros, gostei mais da leitura de A Padaria dos Finais Felizes. A narrativa, também em terceira pessoa, talvez seja um pouco menos divertida do que no outro romance, mas ela me envolveu mais e, em consequência, foi mais fluida. Adorei o cenário da trama e as informações sobre a atividade pesqueira, bem como as personagens. Aliás, vale dizer que uma das minhas figuras favoritas do enredo foi o animal de estimação de Polly, cuja presença na trama tanto está ligada à reflexão sobre as coisas na vida que devemos abrir mão quanto, também, traz um ar maior de esperança para o enredo.

Algo que me surpreendeu foi como Jenny Colgan inseriu alguns acontecimentos trágicos na história, proporcionando passagens bastante delicadas na leitura. Não esperava por eles e acabei me emocionando; ainda assim, o livro como um todo é marcado pela leveza narrativa e não perde seu toque bem-humorado apesar dos momentos de maior melancolia.

Em linhas gerais, gostei mais de A Padaria dos Finais Felizes do que de A Pequena Livraria dos Sonhos e, ainda que o livro tenha final e possa ser lido de forma independente, finalizei a leitura ansiosa pela continuação, de maneira a poder voltar para a cidadezinha onde Polly mora e acompanhar os desdobramentos futuros de sua vida. É aquele típico livro em que é melhor não lê-lo se estiver com fome — as descrições dos pães feitos pela protagonista são de dar água na boca —, mas que é uma leitura ideal para um dia tranquilo que pede um romance leve, divertido e despretensioso, capaz de aquecer o coração em suas passagens mais sensíveis.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2019/11/12/resenha-a-padaria-dos-finais-felizes-jenny-colgan/
Carolina165 12/11/2019minha estante
Será que as continuações serão lançadas no Brasil?

Aione 13/11/2019minha estante
Espero que sim!

Vanessa Pauli 20/11/2019minha estante
Essa capa é muito fofa.. esta na lista.

Michelle 05/01/2020minha estante
Tem continuação No?

Michelle 05/01/2020minha estante
Tem continuação Mi?

resenhasdajulia 03/02/2021

Foi meu segundo livro lido da Jenny Colgan e com certeza gostei muito mais do que A Pequena Livraria dos Sonhos!

Depois de perder o namorado e o emprego, Polly decidiu se restabelecer sozinha, em um pequeno apartamento na ilha de Mount Polbearne, na Cornualha.

O apartamento está arruinado? Está. Mas, ainda assim, é sua melhor opção. Ela é recebida por um grupo de pescadores que a ajudam a levar as coisas para seu novo lar. O capitão do barco, Tarnie, é muito amigável e fofo com ela. E é através desse contato com os pescadores que ela passa a conhecer melhor o lugar em que viverá.

O que se torna complicado é a relação dela com a proprietária da padaria local e do apartamento, Gillian Manse, uma mulher nada receptiva a pessoas vindas de outras cidades, mas, aos poucos, Polly consegue viver mais em harmonia com ela.

Então, Polly decide dar vazão a sua paixão por fazer pães, e isso faz muito sucesso na ilha.

Me envolvi demais com os personagens (especialmente o Neil). E shippei muito a Polly com um certo apicultor.

É um livro que me emocionou, mas também me fez rir e aqueceu meu coração.

Amei!
Henris Andrade 27/05/2022minha estante
Vou iniciar a leitura. Será também minha segunda leitura da Jenny Colgan.

resenhasdajulia 27/05/2022minha estante
Espero que goste!

Henris Andrade 27/05/2022minha estante
Eu amei a história, quando abri o livro estava anotado que encerrei em nov/2021. Já vou para o próximo da Jenny Colgan ??

Maria11244 28/11/2023minha estante
Eu chorei tanto com o Neil e a Polly com o apicultor ???, falo nada

Mayara Belém 30/08/2020

Esse livro é o ótimo! Uma história fofinha pra aquecer o coração. Amei
manu_menezes 30/08/2020minha estante

KKKKKKKKKK TU N EXISTE

Mayara Belém 09/09/2020minha estante
KKKKKKKKKK palhaçoko

Jéssi Lima 09/04/2020minha estante
Eu me decepcionei horrores com essa coleção... esperava uma outra vibe, achei que as autoras não tiveram muita noção de escrita nestes livros, parecia que eram pessoal alternadas escrevendo a história e pessoas que não tinham noção nenhuma de escrita ??

Jessica 09/04/2020minha estante
Exatamente, e eu vi tantas resenhas positivas que elevei a espectativa.

Danny 30/04/2020minha estante
Eu não li os outros da coleção, mas se são parecidos com esse não preciso de mais do mesmo.

Flahh 11/06/2021

Romances que adoçam a alma
Adoro esses livros leves que nos faz viajar e lavar a alma. ?
Em tempos de pandemia pra quê lermos coisas pesadas e tensas não é mesmo?
Maduu2 11/06/2021minha estante
sabe qual a classificaçao de idade??

Flahh 11/06/2021minha estante
Duda não achei isso oficialmente mas o livro é bem leve. Eu diria 14 anos tranquilamente.

Maduu2 11/06/2021minha estante
obrigada

Nina 20/07/2020

Bela surpresa
Peguei esse livro para ler logo que terminei A Pequena Livraria das Sonhos. Fiquei morrendo de medo de acabar lendo a mesma história, já que o mote é o mesmo: mocinha muito tímida e ruiva perde o emprego e se muda para uma cidadezinha bem pitoresca para viver do que ama.
Mas para a minha grata surpresa os livros são bem diferentes e, por incrível que pareça, gostei mais da padaria do que livraria, kkkk.
O enredo é muito fofo, a Polly apesar de não parecer, tem uma força gigante e, quando percebe isso, fica impossível largar o livro.
Gabrielle 26/07/2020minha estante
Tive o mesmo receio. Por um momento pensei em abandonar a leitura, mas o final foi surpreendente.

Nina 28/07/2020minha estante
Eu também gostei bastante do final, tanto que já engatei na leitura de A Adorável Loja de Chocolates de Paris

Gabrielle 28/07/2020minha estante
Esse ainda está na minha lista. ?

Carol 15/11/2020

Pães quentinhos e coração também!
Simplesmente AMEI. Perfeito do começo ao fim. Não conseguia parar de ler. História que surpreende a cada capítulo. Um dos melhores livros que já li!
fl.gil 15/11/2020minha estante

Tassio 15/11/2020minha estante
morro de vontade de ler, vi que tem outros da autora meio parecidos os temas, pode ler qualquer um ou é trilogia?

Carol 16/11/2020minha estante
Pode ler qualquer um. Eu comecei por esse! As histórias são independentes!

Michela Wakami 11/09/2020

Achei a história muito fofa, me apaixonei pela protagonista e pelo Neil.
Tem umas partes arrastadas, mas são poucas, a maior parte é bem fluida.
Uma leitura que deixa um quentinho no coração e com vontade de comer pães.
Lorena 22/09/2020minha estante
Mi, dessa autora eu li: A ADORÁVEL LOJA DE CHOCOLATE DE PARIS e gostei avaliei com 3,5.... Aí pus esse na minha lista de interesses, estava meio duvidosa. Mas agora, após ler sua resenha já sei que vou gostar !

Michela Wakami 22/09/2020minha estante
Espero que você goste, eu ainda não li A adorável loja de chocolate de Paris, mas está na minha lista.

ELB 19/09/2019

Nesse livro que é uma adaptação de uma palestra do TED que dá para ler em menos de 20 minutos, Chimamanda nos dá vários exemplos, da infância à vida adulta de como normalmente vivemos em bolhas sociais e nem percebemos o quanto reproduzimos histórias únicas.

Queremos aqui no ELB resenhar o máximo de livros da Chimamanda porque além dela ser maravilhosa, a autora aborda assuntos que normalmente teríamos pouquíssimo contato ou contato nenhum e a importância da literatura está exatamente ai!

Especialmente nesse mês, esse livro faz mais sentido ainda, depois do episódio de censura ocorrido na Bienal do Livro 2019, precisamos estar atentos a toda tentativa de nos fazer viver sobre a ótica de um único grupo ou história.

Como o livro é bem pequenininho se eu começar a exemplificar as situações que a autora narra, eu vou praticamente contar o livro todo, então vou deixar isso para que vocês mesmo descubram, mas gostaria de levantar a discussão exatamente como está exposto nas subcamadas, não há nenhum problema em percebermos o quanto estamos envoltos em diversas histórias únicas na vida, o problema está em se dar conta disso e ainda assim continuar perpetuando essas histórias.

Reduzir toda a complexidade de um assunto, história de vida de uma pessoa ou até de um país é um grande desserviço, quanto mais discussão levantarmos perceberemos que a pluralidade é uma consequência que só pode nos acrescentar cada vez mais. Os exemplos citados por Chimamanda, nos leva desde a experiência da própria com a leitura enquanto era criança, passando por situações dentro de casa com relação a camadas sociais na Nigéria, o choque cultural após ir fazer faculdade nos USA até a critica literária de um professor ao seu primeiro romance, essa diversidade de exemplos ajuda a identificarmos nossas próprias histórias únicas.

Particularmente, no ano de 2019 aqui no Brasil, o cenário político pede que mais informações, mais discussões e que falemos quando tentam calar vozes de minoria, porque se permitirmos que cale duas ou três e que imponham suas histórias únicas porque aquela narrativa não tem nada haver com o seu aspecto de vida diretamente, quando por ventura algo lhe atingir, pode não haver mais ninguém para te ajudar a levantar a sua voz.

Caso vocês queiram assistir a palestra TED, ela está disponível no Youtube em alguns canais e até legendado em português. Mas sem dúvida esse é um livro para se ter sempre por perto além de ser um ótimo presente, definitivamente está na prateleira dos favoritos!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2019/09/resenha-padaria-dos-finais-felizes.html
efinco 28/09/2019minha estante
Então, essa resenha não é do livro a qual se refere o link, nem a página do skoob. =/

Rodolfo_Domingos 01/10/2019minha estante
Essa resenha veio parar no livro errado.

Karime 05/10/2020

Bem ruinzinho
Só segui com o livro porque tinha lido outro da autora e achado bonitinho, então fui na insistência, mas foi pura decepção. Sei lá.. tudo acontece rápido demais, então as cenas são corridas e rasas. E tem uns acontecimentos e personagens nada a ver, incluindo o cara que ela fica e os melhores amigos de ambos.
Josi.Novais 17/10/2020minha estante
Menina até os 40% tava bonzinho, mas aí a autora fez merda, atrás de merda. Que protagonista, boba, ingênua, fácil de ser feita de idiota e no fim super compreensiva com quem faz dela de boba. O outro livro da autora "Livraria dos Finais Felizes" e o do mesmo jeito, só muda o nome dos personagens, o mesmo tipo de triângulo... Aff desisto dessa autora.

Karime 29/10/2020minha estante
Exatamente @Josi.Novais!!!

Beta Oliveira 09/10/2019

Por meio da jornada de Polly, a gente entende a vida em Mount Polbearne, os laços entre os moradores, as metas, sonhos e sofrimentos deles. Ninguém é o que aparenta. Há uma história por trás e nem sempre é feliz. As pessoas sobrevivem e aprendem a seguir em frente. Algumas se reinventam e seguem em frente. E aprendem a encontrar significado e valor em momentos e pessoas diferentes do que imaginavam. O desconhecido sempre assusta. Mas Polly aprendeu a ter coragem em persistir quando tudo parece que está propenso a dar errado. É uma história que faz bem ler. Pelo menos foi assim que me senti quando terminei.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/09/cap-1625-padaria-dos-finais-felizes.html
Cris Paiva 11/10/2019minha estante
Também amei a história! O Neil foi meu personagem preferido! hehehehhe

Beta Oliveira 12/10/2019minha estante
Ah, em vários momentos, o Neil é o mais esperto de todos!

Nathi 05/09/2020

Decepcionante.
Não li a obra na sua língua materna, o que eu sei que faz muita diferença, portanto, vou dar minha opinião baseada nesta edição.

Que livro chato, meu Deus. Diálogos rasos, um monte de trechos que poderiam ser cortados sem causar nenhum prejuízo à história e a protagonista é um porre.

Em momentos em que ela precisa ser firme e decidida, age como uma pamonha. Em outros momentos, onde ela está ao lado de pessoas que pretendem ajudá-la, a mulher simplesmente distribui respostas sarcásticas e grossas nem NENHUM MOTIVO.

Este é um daqueles livros que não te acrescentam nada.
Josi.Novais 17/10/2020minha estante
Muito, mais bobo, chato e arrastado impossível.

Emanuelle Najjar 18/10/2020minha estante
Socoooooorro! #euri.
Acho que nesse caso a questão da língua não fez diferença. Sua resenha foi bem exata.