The Ballad of Songbirds and Snakes

Resenhas - Untitled Panem

J 28/07/2020

Não sei o que pensar
Cara...
Gostei? Gostei. Podia ter sido melhor? Podia.
Desenvolvimento foi um pouco ruim, mas curti saber uns detalhes sobre o passado e como as coisas aconteceram. É só isso mesmo que tenho a falar. Não senti muita coisa. Os seres humanos são assim, alguns ruins e alguns bons.

Juliana3239 05/06/2024

Chato
Eu até entendo a autora ter feito esse livro, por mais clichê que seja fazer histórias de origem querendo ou não o Snow é um personagem interessante, pelo menos na história original.

Porém aqui, eu não consegui me conectar com nenhum personagem, nem os bons nem os ruins. Não comprei a ambiguidade do Snow, pra mim ele é podre do começo ao fim, as poucas vezes que faz algo bom por alguém além de si mesmo é pensando nos benefícios que aquilo pode trazer pra ele.

Mesmo quando ele justifica as ações pela família ou supostas pessoas amadas no fundo é tudo por interesse próprio. Eu não achei um personagem complexo nem interessante de acompanhar, apenas uma pessoa ruim, um sociopata fazendo sociopatices.

Mas o que pegou mais mal pra mim foi o texto chato. NADA era interessante, nem a parte dos jogos vorazes trouxe o mínimo resquício de empolgação.

Eu conheço a história dos livros originais apenas pelos filmes e acho muito legal, mas depois desse livro fiquei com medo de ler jogos vorazes, não vou mentir.

Nicole 04/08/2021

Complementa a série original
Achei o livro muito interessante, por trazer pontos de vista que não conhecíamos na trilogia Jogos Vorazes. Os bastidores dos jogos, a vida em Panem logo após a guerra, como vários ?itens? dos jogos foram sendo criados. Achei várias partes surpreendentes e ao mesmo tempo só me deparei com um plot twist, esperava mais.
Como um livro sozinho, não recomendaria a leitura, mas como um complemento à trilogia original, achei bem esclarecedor e intrigante.

Kamilla.Silva 11/02/2022

Amor e ódio (Love and Hate)
A Autora tem uma forma de criticar a socialidade, falar sobre política e fazer a gente refletir sobre a guerra e sobre o poder. Todos nós sabemos (os que leram a trilogia dos Jogos Vorazes) que o Snow é tirano e cruel. Mas tem partes que você até vê uma pequena parte humana nele. Eu me vi algumas vezes pensando: ?ok, ele é bom também?, mas depois lendo os pensamentos dele sobre as suas ações eu pensava ?esquece, estou errada?. Snow não só manipula as pessoas ao redor dele, mas também o leitor. Você se vê querendo que ele se torne uma pessoa boa, mas depois você percebe que isso pode não acontecer.

The author has a way of criticizing society, talk about politics and spark a reflection in our minds about war and power. We all know (who read the Hunger Games trilogy) that Snow is cruel and tyrant. However, we could see a small human side of him. I saw myself thinking: ?okay, he is nice too?, but then reading his thoughts about his actions I changed my mind quickly and thought ?never mind , I?m wrong?. Snow not just manipulates the people around him, but also the readers. You see yourself wanting him to be a good person and than realizing it may not happen.

nayanebrito 06/03/2022

Frustrante
Como fã da trilogia é claro que tinha altas expectativas, só que elas foram diminuindo ao longo das resenhas e opniões que foram saindo.

A narrativa da autora segue a mesma, mas a essência não. Se começasse esse livro sem saber quem era o/a escritor(a), jamais diria que essa história adveio da Suzanne Collins.

Não temos aqui um Snow protagonista da própria história, mas um telespectador. Incrivelmente passivo e sem características próprias. Se a intenção da autora foi tratar ele como um personagem comum, ainda sim ela errou. Primeiro porque ele não é nada comum; segundo porque tratamos de um homem com poder de persuasão gigantesco, um verdadeiro ditador. Infelizmente nada disso foi entregue.

A perspectiva dele é totalmente entediante. A relação dele com a Lucy Gray é tão sem sal? sabemos que ele tem sentimentos, mas ao mesmo tempo usa ela para atingir seus objetivos, no entanto, nada disso atrai o leitor. Nada envolvente. Nada faz com que estejamos dentro daquele universo, com aqueles personagens pouco interessantes.

É frio e extremamente vazio. E entediante.

Lala_12 15/11/2023

O livro é perfeito, só um pouco lento em algumas partes, mas ajuda a entender melhor o universo de Jogos Vorazes e muitas coisas fazem sentido quando assisti novamente os filmes depois de ler.

Madu_o 01/12/2023

Gostei mt mas não superou as expectativas
Li todos os livros de Jogos Vorazes esse ano e por mais que em alguns livros eu tenha achado que ja tinha passado da fase de ler eles, tiveram outros que eu consegui gostar muito, como esse por exemplo. Gostei msm do livro, por mais que eu não simpatizase com o Coriolanus eu fiquei muito interessada com o que ele tinha pra dizer, mt provavelmente por conta disso as minhas partes favoritas do livro são a primeira e a terceira (vi muita gente falando que era entediante mas por mim podia ter durado até mais kkkkkk). Os jogos achei chatíssimos, não me importei com nada que tava acontecendo, mas assim, em nenhum dos livros os jogos foram a melhor parte pra mim msm ent eu ja devia imaginar que não ia gostar desse também kkkkkk

De qualquer forma, também gostei muitoo da Lucy Gray, mas pra mim não tem jeito o, Snow roubou muito a cena em todo livro. Eu ria em muitos momentos com os comentarios dele se achando melhor que todo mundo.

Tambem não posso deixar de comentar do Sejanus, nossa que insuportavel, ele é o novo Peeta e eu odiei ele da mesma maneira tambem 😍😍

Ju 14/07/2023

A cobra da neve
Achei bem interessante um livro que mostra um pouco do ponto de vista da Capitol poucos anos depois da guerra e de como foram os primeiros jogos.
Na trilogia original os jogos são um grande evento, cheio de glamour com os desfiles e entrevistas, mas no início os tributos não eram vistos nem como seres humanos, transportados em trens de caga, sem segurança ou conforto, eram colocados em exibição no zoológico e não recebiam nenhum cuidado, então era comum alguns tributos falecerem antes mesmo dos jogos, isso foi triste demais imaginar essas crianças nessa situação.
Ninguém tinha muito interesse em assistir mesmo, então a Capitol decidiu mudar isso e convocar um grupo de estudantes para serem mentores, a 10° edição foi a primeira com mentoria, um dos estudantes convocados foi Coriolanus Snow, que mais tarde viria a se tornar o Presidente Snow.
A familia Snow perdeu o prestígio após a guerra e luta para manter um status e a dignidade, é curioso porque quando você está sentindo dó deles, eles começam a atacar todas as minorias existentes, exceto a Tigris, a única decente nessa família, inclusive queria ter visto mais dela no final, saber o que a distanciou do primo já que eles eram tão unidos, senti muito falta disso.
Lucy Gray Baird foi a tributo do distrito 12°, com a ajuda de seu mentor Snow ela conseguiu se destacar bem nos jogos. Uma personagem misteriosa, inteligente e talentosa, mas também senti falta de saber mais sobre ela na reta final, mas acho que foi proposital para manter a história dela um mistério.
Snow é traiçoeiro, calculista e dissimulado, é impressionante como ele tenta arrumar desculpas para o que faz e se acha certo em tudo, conforme a história vai avançado dá pra ver ele se tornando o tirano que vimos na trilogia original, a personalidade se moldando.
O bom é que a pesar de ter demorado muitos anos, ele teve o final merecido.

busattovini 23/07/2023

SLOT
Muito bem escrito. A princípio (e até o penúltimo capítulo), eu me identifiquei com o jovem Snow, muito mais por sua postura obediente e submissa do que por qualquer outra coisa. Acabei me vendo em seu modo de (não) reagir ao mundo. A sua maior fraqueza talvez seja a necessidade de agradar àqueles que exercem poder sobre ele, à Academia e, acima de tudo, ao legado de seu falecido pai. A sede pelo sucesso, o medo de falhar, a visão animalesca do ser humano, os conflitos internos, o perfeccionismo; tudo isso somado desemboca nos eventos posteriores aos quais fomos introduzidos na trilogia. Neste livro, porém, temos a origem e a explicação de muitos elementos marcantes, tais como os "mockingbirds/mockinjays/jabberjays", a motivação por trás dos Jogos Vorazes, uma dose de amor (ou confiança), a doçura de Tigris e, sem dúvidas, a imponência de Lucy Baird, que atrai a nossa atenção desde o primeiro instante. É quase como se fôssemos seduzidos pelo seu canto. Sinceramente, não sei por que demorei tanto para começar a ler "A cantiga dos pássaros e das serpentes" ? só posso dizer que mal posso esperar pelo filme.

Uma citação para aqueles que pretendem ler a obra: "'People aren't so bad, really,' she said. 'It's what the world does to them.'"

Juschmr 05/12/2023

Não sei se li errado mas só consegui sentir raiva do snow do inicio ao fim ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

L 16/12/2023

Foi uma leitura eletrizante, gostei muito!

Apesar de ser um livro grande e te conter muito diálogo interno do Snow, apreciei imenso conhecer mais sobre a Capital e como os jogos se tornaram naquilo que conhecemos na 74ª edição com a Katniss no primeiro livro.

Nesta prequela, conhecemos os eventos principais que tornaram o Snow num ditador. Quem teve influencia nele e que momentos o puxaram para além da linha e o desumanizaram aos poucos. Gostei muito de conhecer a Lucy, ela nasceu para o espetáculo e espetáculo ela entregou. Adorei as músicas durante o livro, principalmente porque encontrei covers delas no youtube (link no final) pela Maiah Wynne - totalmente recomendo ler em conjunto.

Existem vários momentos em que vemos com a Capital não vê os distritos como pessoas, onde tratam os tributos como animais (literalmente). Na sua preocupação de tornar os jogos num espetáculo, distraindo os cidadãos da Capital e mostrar aos distritos a força e o poder do governo.

Gostava de ter um pouco mais desenvolvimento nos últimos capítulos, porque apesar de termos visto passagens do Snow onde ele nos demonstrava quem se estava a tornar, pareceu um pouco apressado e repentino.

Link para a música "Nothing You Can Take": https://www.youtube.com/watch?v=7iIS6BTgLgM&ab_channel=MaiahWynne
giulia¡ 22/12/2023minha estante
O inglês eh bom??? Ou eh muito avançado???

L 22/12/2023minha estante
Em comparação à trilogia original é um pouco mais difícil, mas acho acessível. Também me ajudou ouvir o audiobook (ainda está disponível no youtube, basta procurar)

giulia¡ 22/12/2023minha estante
mas pra quem está indo para o avançado é compreensível?

Carol 14/10/2023

Falem oq quiser, eu adorei hehe
Eu devorei esse livro em uma semana, adorei a leitura!! Pra quem conhece a saga, já sabe qual o futuro do Snow, mas mesmo assim, ler do ponto de vista dele tudo oq ele passou, mexe com sua cabeça. Ele não é em nenhum momento um narrador confiável, e essa pra mim foi a melhor parte. Snow desde sempre foi arrogante e ganancioso, mas com o decorrer da história ver ele se tornando pior a partir da narrativa dele mesmo, acaba sendo contraditório pro leitor. Snow é o antagonista da própria história, e ler do seu ponto de vista foi uma experiência única!

07/11/2023

Would?ve, could?ve, should?ve by taylor swift
Resolvi reler esse livro por causa do filme e lembrei o quanto eu AMO a lucy e o quanto eu AMO essa história.
Como no começo o snow consegue fazer q gente gostar dele, achar ele super inteligente até que do meio pro final ele começa a soltar certos pensamentos que faz a gente perceber que ele é um PSICOPATA.