Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

_izz.1d 12/02/2023

Má noite, aiko
Acho que as expectativas que eu tinha foram um tiro no pé. é uma obra boa e tudo mais, mas eu tava esperando algo a mais...
o mangá tem varias coisas que eu gostei, como o novo bebê tambem ter aquele deus/"a mancha negra" no fundo dele, e aborda varios topicos realistas, sendo o volume3 o meu preferido. mas seila... talvez futuramente eu dê outra chance e releia, por enquanto nao me marcou nem nada

tenho q parar de ter expectativas pra livros

Jorge Possamai 05/02/2023

Nunca havia lido mangá antes.
Quando comprei o Boa noite Punpun 01, vários amigos me disseram que muita gente não conseguia ler ele inteiro, porque se tornava chato em alguns momentos.

E aqui estou eu, terminando o volume 7.

Esse livro vai ficar pra sempre marcado no meu coração! Essa trajetória foi dura, porém incrível de acompanhar.

Boa sorte, Punpun.

iara 31/01/2023

muito se fala das mulheres que se veem com personalidade da hello kitty mas pouco se fala do maior demônio da sociedade

as mulheres que se veem com a personalidade da aiko

Kariny 29/01/2023

O desfecho era esperado, era bem nítido que Aiko e onodera não faziam bem um.pro outro, eles traziam a tona a pior parte um do outro. A historia geral é ate boa mas, particularmente achei muito entediante em diversas partes, eu praticamente terminei arrastada

lina18 27/01/2023

foi incrível acompanhar o desenvolvimento do punpun e os demais personagens, é uma história q pretendo ler novamente quando for mais velha pq sinto q terá um impacto maior mas por agora eu amei demais (mesmo os temas abordados sendo bem fortes e tudo mais).
não consigo ver punpun como uma boa pessoa, me senti desconfortável com muitas das atitudes dele. de todos os personagens posso dizer que meus favoritos foram a sachi, seki e aiko.
em geral eu realmente gostei do mangá, da história e os personagens, gosto da forma em q o asano aborda os temas e passa uma certa experiência tensa e diferente para os leitores. o traço dele tbm é incrível e irei tentar ler várias de suas obras!

Heitor.Hissao 26/01/2023

Foi muito tempo de leitura. Ir acompanhando a história de Punpun de forma longa, aos poucos. Mas foi proveitoso, ir vendo a mudança das temáticas do mangá, mas mesmo com essas mudanças, as coisas não mudavam, e em algum momento, sempre voltavam.

Boa noite Punpun me surpreendeu completamente. Como o Asano faz essas situações absurdas soarem tão realistas? Não é como se aquilo fosse outro mundo em que coisas muito loucas podem acontecer, é simplesmente o nosso mundo. E talvez, no nosso mundo todas aquelas coisas acontecem. Talvez a gente só não perceba.

Eu gosto de como o Asano nunca foge da realidade, mesmo quando ele quer mostrar momentos de delírio, ele sempre volta para essas imagens fotográficas que captam a realidade dos prédios e das ruas japonesas. Não importa o quão inimaginável tudo que acontece seja para gente, é o nosso mundo que está ali, e tudo ali pode acontecer.

Provavelmente, tudo aqui pode acontecer. Nem tudo é verdade, mas tudo é passível de virar. A gente passa por tanta coisa que não é possível acreditar de qualquer jeito.

Não há mais muito o que falar sobre, bem que eu gostaria. Mas gosto de como esse realismo faz as coisas serem mais reais, porém menos tragáveis. É mais fácil aceitar coisas horríveis feitas em um mundo irreal do que em um mundo completamente real em que podemos nos identificar com os problemas e erros do protagonista.

Nós acompanhamos esse personagem desprezível em tantos capítulos. Nós não queremos o bem dele. Ele não merece, não merece mesmo. Mas talvez, a gente não receba a culpa merecível por tudo que fazemos e independente do que nos aconteça, que peguemos ou não pelos nossos erros, a vida continua. E nunca vai acabar. E saber que as coisas não tem sentido e que elas apenas continuam, faz nós até conseguirmos ficar felizes e se libertar.

Há pessoas como Punpun no mundo real, elas podem nunca receber o que merecem pelos seus pecados. Para isso serve a culpa, para nunca nos perdoarmos e por algum motivo, aprender e melhorar com os erros.

Talvez seja bom imaginar o Punpun sorrindo.

Por hoje é só. Boa noite, Punpun.

Trindade 23/01/2023

Não leia em um dia ruim
Algo incrível que esta obra mostra são as diversas maneiras possíveis de se relacionar com o mundo.
Punpun cresceu e amadureceu (ao menos tentou), mas, com isso, também veio o peso da vida adulta. Tentou se proteger dela no sonho de infância, contudo nada pode impedir que paguemos o preço de crescer e entender que o mundo não funciona da forma que queremos.
A Aiko faz algo similar e acaba não suportando a bagagem que tinha que carregar sozinha. E Punpun, por mais que quisesse, não tinha como ajuda-la, porque ele mesmo precisava de ajuda.
Os personagens secundários vivem as próprias vidas e, da forma deles, tentam lidar com os problemas que enfrentam no seu próprio universo. O que mostra que o caminho de Punpun e Aiko não é o único. E, para mim, isso mostra a grandiosidade da obra.
No final, a sensação que fica é a de que o mundo está em paz (porque a tormenta acabou), no entanto, ainda há algo de errado, mas não conseguimos fazer nada sobre isso. É aquele tipo de final que não se superar, mas se aprende a entender.

anaA 14/01/2023

cheguei de paraquedas nesse aqui, por algum motivo minha irmã comprou logo o 7 e eu fui ler né, gnt que bagulho esquisito. Não gosto de sentir vibração via bluetooth mas esse aq foi impossível n sentir a vibe pesada

Julio 11/01/2023

Não sei o que dizer, apenas sentir...
Não consigo falar de livro em livro nesta série, só consigo vê-lo como uma única história, e que história. Sofrimento e depressão são os temas de todos os mangas, então esteja muito bem para ler.
Não sei muito o que dizer sobre, só lembro dos sentimentos ao ler a história, apesar do final eu ter ficado destroçado, e ainda assim não sei dizer se eu gosto ou não deste final.

Ligia.Edgleisy 09/01/2023

Que final!!!!! Adorei, uma leitura maravilhosa e surpreendente. Não esperava mesmo como a história iria se desdobrar

Lary 08/01/2023

Uma obra difícil de superar
Sabe quando você termina uma obra e fica com um sentimento estranho ao mesmo tempo vazio, Boa Noite Punpun me deixou assim.

Mas antes de tudo, queria ressaltar o traço do Inio Asano, eu adoro seus desenhos, as paisagens, os momentos que ele faz você parar em um página e refletir tudo o que aconteceu no último capítulo.

O autor explorou nessa obra a profundidade da psique humana, a realidade da humanidade, ao menos, sua parte mais sombria.

Nos deparamos com um personagem deprimido, sem objetivos na vida que apenas vai levando conforme as circunstâncias. Ele tem seus altos e baixos, mas é difícil até falar sobre. Punpun cresce com dúvidas e cheio de insegurança, mesmo que sua infância tenha sido difícil, ele é responsável pelos seus atos (tema recorrente na obra) ou seja, não há justificativa para não pagar corretamente pelas suas ações ruins.

Mas a vida real muitas vezes é assim, as vezes não há justiça, não há consciência, existe mentiras, pessoas que usam as outras e que machucam.

E mais, a forma como a religião é usada para manipular e destruir, ou como você já perdeu a fé e não existe mais ninguém para pedir por socorro, como o ser humano se conforta em tempos difíceis? Existe esperança?

É uma obra forte em diversos aspectos, sinceramente acho difícil não sair pelo menos um pouco deprimido depois dessa leitura, mas ela te faz refletir sobre muitas coisas, é o tipo de mangá que você aprende com ele e leva pra vida.

O desenvolvimento dos personagens é algo incrível e muito bem explorado. E com toda sinceridade, detestei o Punpun do início ao fim, infelizmente me sentia muito distante dele, não conseguia me conectar. Todas as esperanças disso mudar foram jogadas fora assim que ele se entregou.

Mais uma observação, queria que a Aiko tivesse tido um outro final, por mais complicada que ela fosse, não merecia isso.

Mas a vida real é assim, aceitar que não acontece tudo o que queremos.