Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

sallyzinha 12/05/2023

Punpun precisava de ajuda, mas teve tarde demais
Esse volume final me trouxe um gosto amargo na boca e uma profunda infelicidade. Como disse anteriormente, Punpun se tornou uma pessoa sadomasoquista que fazeria tudo, mas qual era o objetivo de suas ações? Se matar? Machucar alguém pra sastifazer seu lado sádico? Ou um pedido de ajuda controverso? Não sei dizer direito, talvez no futuro quando reler saberei a resposta.
A vida do Punpun voltou ao "normal", talvez ele volte a ter um surto e aconteça tudo novamente, e poder ser aí que seja o fim de Punpun...
Essa história tem muitos gatilhos e cenas pesadas, mas que valeu cada segundo.

Thalita 03/05/2023

Por hoje é isso, boa noite punpun
Não sei como me sinto com o final desse mangá, demorei 3 dias para ler a saga completa, pois o mangá era tão pesado e me fazia pensar muito que tive que ter um tempo para respirar.

Adorei acompanhar o desenvolvimento de cada personagem que passou por esse mangá, o nosso protagonista é um caso que eu não sei se odeio ele ou só sinto pena. Acompanhar todo o desenvolvimento dele e como a cada volume ele foi se aprofundando mais na depressão e solidão. Eu sinceramente não imagina certas atitudes dele, em certos momentos fica com nojo e raiva das atitudes do punpun, eu sinceramente não acho que ele seja uma pessoa má mas também não acho que ele seja uma pessoa boa.
Falando agora da Aiko... Acho que ela merecia mais, fiquei com tanta dó da história dela, sinto triste por ver o que aconteceu com ela no final, ela não consegui lidar com todo aquele acontecimento como o punpun. Eu não senti tanto afeto por ela, e sinceramente eu não estava feliz quando ela reapareceu no mangá, desde do começo eu achei a relação dela e do punpun tóxica e explosiva, a gente vê que ele não amava tanto assim ela, além do comportamento tóxica e agressivo da parte dele, ver todo aquele sofrimento da aiko... No final eu estava certa, eles são o típico de pessoa que ao invés de trazer o melhor da pessoa faz ao contrário.

Aquele final do mangá não me deixou contente de verdade, não sei o que sinto sobre o punpun merecer esse final, eu sinceramente acho que ele merecia sofrer mais, e de novo eu falo, ele não é uma pessoa completamente má, mas não acho que ele merecia aquele final.

Não sei se um dia irei conseguir ler de novo, mas gostaria de que alguns anos reler esse mangá é ver se minha opinião continua a mesma.

mydiangeloromance 23/04/2023

Punpun é definitivamente uma pessoa horrível. Toda a vida dele foi triste, depressiva e vazia, ele passou por momentos de extrema dificuldade, momentos em que ele teve que passar sozinho, ele não tinha um apoio, ele não sabia colocar o que sentia para fora. Isso se repetiu em todos os volumes.
Nos sete volumes, foi difícil para mim dar continuidade a leitura. A história do Punpun é complexa e triste, e é muito possível você usá-lo de espelho para a própria realidade, porque a vida dele é toda previsível, ele é tão vazio e sozinho que é possível saber o que vai acontecer daqui para frente, isso deixou a leitura chata. Mas mesmo assim, foi difícil de ler, porque é uma história que toca a gente, toca na alma. Em cada volume eu tive um momento de reflexão sobre mim mesma, sobre o que eu sou, porque eu existo, o que eu estou fazendo da minha vida, entre várias outras questões.

O protagonista foi um completo imbecil em muitos momentos, e eu não acho que a vida conturbada dele seja motivo para algumas ações. Ele nunca teve alguém que o ensinou a viver, não teve alguém para perguntar oque era certo ou errado, ele teve que lidar com a vida dura desde criança. Infelizmente a realidade de muitos.

No final deste último volume temos q iniciação de um novo ciclo, provavelmente essa nova criança (primo de punpun) irá se tornar um monstro, igualmente ao Punpun, por motivos de que a história iniciada por esta criança é igual a de Punpun.

Boa noite Punpun me deu preguiça em vários momentos, mas continuo achando uma série incrível. Com certeza são livros para que você pare e pense em toda a sua vida.

@sak_silvio 23/04/2023

The End
Acredito ter sido o primeiro mangá que eu peguei firme, e que me destroçou a cada novo capítulo... as atitudes são questionáveis, mas a filosofia por trás estende muito que apenas alguns momentos desconfortáveis, é incrível, my favorite.

agatha_zimbrao 07/04/2023

Uma memória, opinião final
Eu fiquei lendo Boa Noite Punpun por uns 7 meses mais ou menos, cada um em um mês à medida que ia comprando. Ao terminar de ler o último volume me emocionei bastante.

Da infância do protagonista até a sua vida adulta, foi muito difícil acompanhar toda a carga emocional dos acontecimentos, ver o Punpun se tornando cada vez mais sombrio, a depressão....

O relacionamento com a mãe e o pai, a paixão dele por Aiko, e depois o final trágico. Mesmo a gente podendo acompanhar quem Onodera vai se tornando, fica complicado conseguir o defender diante do teor das situações.

O acumulo das emoções até entrarem em ebulição, e assim, a afetar as pessoas ao seu redor e cada aspecto do seu futuro. Como as coisas se encontraram, e depois de novo se desencontravam. Inio Asano, faz muito bem isso.

Sem dúvidas, a personagem que achei mais confortável foi a Sachi. Gostaria de ler novamente em outro momento da minha vida para reunir novas interpretações. Me fez refletir sobre muitas coisas.

umi minoris 01/04/2023

Tudo me tocou muito do início ao fim, sinto que vou passar muitos anos sem ler algo tão intenso e tão bom quanto Boa Noite Punpun.

Rebeca275 30/03/2023

Boa Noite Punpun 7
Eu terminei de ler a um tempinho e eu ainda estou muito pensativa sobre tudo que aconteceu. Principalmente pela Aiko.

Pinkmatch 27/03/2023

...obrigado."
Aqui temos o fim de uma trágica história vemos que punpun nunca teve controle de nada alguém sempre decide por ele ignorando completamente seus sentimentos.

Manuela.Bressan 22/03/2023

Boa noite punpun coleção.
Leitura pesada, contém muitos gatilhos em relação à problemas emocionais mas é muito realista e prende muito a atenção.
Personagens bem desenvolvidos, história muito diferente de todos os mangás que já li e o traço do Asano é impecável!!
Com plot twist muito foda.

Isa 27/02/2023

Esperava algo diferente mas também é bom
Eu já imaginei que o livro seria um livro bem sentimental e pesado com um estilo psicodélico, isso eu até curti bastante. A história do livro não é nenhuma novidade, é isso é proposital, o diferencial é como isso é lidado, o livro quer de fato mostrar como é uma vida miserável e como o protagonista lida com essas coisas, e grande parte das coisas horríveis de sua vida são apenas consequências de suas péssimas escolhas, fazendo até que você crie uma antipatia com o próprio protagonista e acabe gostando mais de outros personagens secundários; também achei GENIAL as questões religiosas do livro que também serve como uma excelente crítica social ( mas meio implicito). O livro faz você pensar e até refletir sobre questões da vida e ele também lida com a questão da puberdade e amadurecimento de uma forma muito realista, pode ser ruim mas é o mais comum.
Defeitos: pra quem facilmente possui gatilhos a certos traumas ou tem certas tendências depressivas eu genuinamente não recomendo, esse livro lida com muitas questões assim como abuso sexual e suicídio, e não é algo implícito ou Representado como ruim só tá ali na nossa cara mesmo kkkkkkkk eu achava muito desnecessário as diversas cenas sexuais da saga mas hoje até compreendo que noites de prazer carnal sem nenhum fim interessante ou amoroso e desrespeito do corpo e do espaço das pessoas é algo que faz parte de uma vida medíocre, que é o que o livro QUER mostrar. As vezes acho que ele foca tanto em ser uma crítica que esquece de ter uma história ( não que ela seja ruim, só podia ser mais trabalhada ) e também, eu sei que faz parte da história e tal mas eu achei tão chato aquele grupo maluco de "religiosos" com teorias da conspiração; eu entendi que esse grupo foi pra fugir um pouco da história meio monótona e até previsível da vida de punpun, mas podia ter feito isso focando nos outros personagens como fez com o Seki e o Shimizu, pra mim os momentos deles eram as melhores partes dos livros kkkkkkkk enfim, a saga é muito boa, mas é bem lento, se gosta de histórias mais empolgantes vc vai se entendiar e tome cuidado com possíveis gatilhos, mas se gosta muito de livros mais sentimentais você talvez goste, ele realmente atende a uma minoria de público, mas isso não o torna ruim

seeyouspacecowboy 26/02/2023

Bom dia, punpun
O autor basicamente criou uma bolha, e dentro dessa bolha ele colocou personagens que qualquer um acharia no mínimo abomináveis e isso deu certo.

Lucas.Rocha 23/02/2023

Chegamos ao fim, Boa noite Punpun
E pensar que imaginei que a história era leve e fofa por causa das capas. Amargo engano, é uma história pesada em que momentos de felicidade não duram duas páginas. De toda forma não consegui ler nada enquanto não terminasse essa obra. É envolvente, deprimente e revoltante. Não me arrependo da leitura, e recomendo a mesma somente quando estiver de mente tranquila pois é uma obra pesada e depressiva.

Julia 16/02/2023

A depressão em formato de livro
Apenas Oyasumi punpun. Por incrível que pareça, eu que sou de falar ou escrever muito quando falo de algo que me interessa, é extremamente difícil começar a falar de boa noite pun pun, isso provavelmente por todo o caos que a leitura te trás a cada volume ou capítulo novo.
O sentimento predominante durante os 147 capítulos foi raiva. Dentre todos os comentários possíveis e a maior ideia da interpretação principal o livro traz a realidade e obriga o leitor a enfrentá-la, algo que a própria personagem Sachi comenta sobre um mangá que a mesma quer produzir, isso se torna fantástico por representar o autor dentro da própria história.
Ele está ali, ele explica porque dói e porque punpun te prende mesmo sendo a coisa mais monótona possível! Foi uma experiência com muitos traumas rodeados e eu com certeza não repetiria, mas vou guardar todas as coisas que o mangá trouxe como ensinamentos, a vida é tentar, a vida é tentar e falhar as vezes, mas tentar. Ela também é injusta e dolorosa, porém, não é feita apenas por coisas ruins, a questão é, lidar com a vida sempre em sofrimento ou aproveitar as pequenas dádivas que ela tem e transformar a própria história em algo divertido e prazeroso? Por qual lado você enxerga?
Essa é a transformação que a leitura traz para quem a acompanha.