Boa Noite Punpun #7

Boa Noite Punpun #7 Inio Asano

Resenhas - Boa Noite Punpun #07

Ogaiht 14/07/2023

O Fim da Infância
Esta é uma resenha para a série como um tudo. Boa Noite Punpun, de Inio Asano, é uma série de mangás composta de 7 volumes, que acompanha o protagonista Punpun Onodera, ainda um pré- adolescente que começa a estória triste por que a menina de quem gosta muda de escola. Mas logo essa tristeza passa quando uma nova aluna chamada Aiko Tanaka entra na escola e os dois criam uma afeição mútua, porém não têm coragem de dizer o que sentem um ao outro. A partir daí a narrativa acompanha os personagens até o início da vida adulta.
Não se engane em achar que esta é uma estória boba de romance tipicamente japonesa ou que seja uma estória infantil por causa do título e da ilustração da capa. Boa Noite Punpun é um bela e ao tempo triste e devastadora estória sobre a perda da infância e de como más escolhas podem ter consequências terríveis na vida de alguém.
No primeiro volume o autor representa muito bem esse período da nossa vida que é a pré-adolescência, com os conflitos entre meninos e meninas, as paixonites, o despertar do interesse pelo sexo. Uma das melhores partes são os meninos assistindo um filme pornô escondidos. Por trás desse verniz de uma típica infância feliz vemos que cada personagem tem problemas pessoais. A mãe abusiva de Aiko faz parte de uma seita religiosa, o que a constrange. Há também um colega cuja a mãe morreu, mas este se nega a aceitar a realidade e vive em um mundo de fantasia. E, claro, temos o protagonista Punpun que é desenhado como se fosse uma pássaro, não apenas mas ele mas também sua família. Isso mostra como Punpun se sente diferente e deslocado no mundo. Sua mãe é uma pessoa muito tóxica e seu pai a agride.
Como podemos ver, todos os personagens da narrativa têm ambientes familiares problemáticos, além de estarem num período de grandes mudanças e estresse na vida que é a transição para adolescência.
Num determinado momento Aiko e Punpun combinam de visitar uma cidade vizinha, mas por problemas familiares Punpun não vai e a deixa esperando. Esse fato deixa uma cicatriz profunda nos dois, que param de se falam na escola. Punpun se torna mais retraído ainda, agora que os pais se divorciaram e mora só ele a mãe. Aiko está com outro rapaz mas ainda tem sentimentos por Punpun. Os dois se formam na escola e cada um segue sua vida. Até muitos anos depois os dois se reencontram na auto escola. Será possível que essas duas pessoas com todo esse histórico de vida conseguirão consertar os erros do passado e quebrar esse ciclo vicioso de más escolhas e auto sabotagem?
Esta série me fez pensar em como os pais têm a responsabilidade de amar, educar, mostrar o caminho certo e nos ensinar a ser pessoas melhores e fortes. Infelizmente nem sempre isso é possível, às vezes pela natureza da criança e outras vezes pela inaptidão dos pais. Neste último caso, é preciso ter noção da responsabilidade que é criar uma criança, pois uma educação ruim, abusiva ou tóxica pode causar sérios danos aos filhos, projetando uma imensa sombra na vida dessa criança pelo resto da vida e a condicionando para que repita os mesmos erros dos pais. Claro que é sempre possível quebrar tais ciclos, às custas de muito esforço e dor, mas muitos acabam não conseguindo e vivendo uma sucessão de escolhas equivocadas que causam sofrimentos a eles mesmos e àqueles ao seu redor.
É realmente triste pensar que uma criança que um dia foi inocente e que achava felicidade em tudo se torne um adulto triste, amargo, sem propósito, que se machuca e aos outros também.
Boa Noite Punpun é uma história que nos pega de jeito e desprevenidos. Nos mostra todos esses personagens bonitinhos e carismáticos para nós fazer acompanhar o quão devastador escolhas erradas podem de forma igualmente devastadoras afetar a vida de um ser humano.

Asleep 27/06/2023

Muito bom para perder a fé na humanidade
Se sentindo deprimido, sozinho, triste? Tente ler Boa noite Punpun e piore!!!

Não entendi muita bem os simbolismos (não faço ideia do que aquele culto maluco significa) mas, eu gostei muito de ler esse mangá, especificamente os primeiros capítulos com o Punpun criança .

nanaths 20/06/2023

Morta por dentro
"São os nossos esforços diários que transformam coincidências em milagres."

Cara... que final. Que obra prima. Eu nunca mais vou ser a mesma pessoa depois disso.

nikolgolgol 18/06/2023

Eu li em três dias, fiquei uma semana processando tudo.
o quão cruel a sociedade pode ser, dependência emocional, frustrações entre outras coisas, esse mangá me quebrou

Davi 13/06/2023

"Boa noite Punpun"
A história do Punpun como um todo é extremamente pesada, mas nesses últimos 2 volumes eu fiquei enojado e incrédulo sobre o rumo que as coisas tomaram.

Me emocionei bastante nesse último volume e me surpreendi sobre a forma como o autor decidiu encerrar a história.

Gosto quando as obras não tem o "final feliz de conto de fadas", sendo mais pé no chão, talvez seja um pouco exagerado chamar esse final assim, mas 'conseguimos', de alguma maneira, resgatar o Punpun mais doce.

Não acho que seja culpa dela, mas as minhas ressalvas com a Aiko vinham desde o primeiro volume e se provaram, ele carrega toda a responsabilidade do que fez, mas com certeza ela é um catalisador negativo, tudo se perde com o retorno dela e pôde ser recuperado com sua partida.

Ponto negativo, ainda que não me faça diminuir a nota, é que achei desnecessário todo o desenvolvimento da 'seita'.

Falando da obra em linhas gerais, é uma leitura extremamente pesada, emocionante e poderosa, os volume 1-3 mostram o seu desenvolvimento até chegar a fase adulta de uma forma reflexiva e ao mesmo tempo divertida, os volumes 4 e 5 focam na vida adulta e na minha opinião são os que caíram um pouco de nível, os volumes 6 e 7 te levam ao inferno do que a vida do protagonista se tornou, são extremamente pesados e sombrios.

Eu particularmente amei a leitura, tive de parar pra pensar/digerir/assimilar vários momentos, além de me emocionar, a recomendação +18 é extremamente necessária e para além disso, não recomendo que leiam essa obra se estiverem em momentos difíceis.

gimmv 05/06/2023

Inesperado.
É inegável que li os mangás na base do ódio e por plena curiosidade sobre o final, mas admito que cada acontecimento para mim foi surpreendente ? até onde a humanidade consegue ir é assustador.
Foi uma leitura penosa, com o passar das páginas a história foi ficando cada vez mais pesada e diversos acontecimentos ficaram um pouco confusos, como se o autor tivesse confundido todas as mensagens que queria passar e isso, para mim, tornou a leitura um pouco cansativa.
O passado do Punpun, a forma como a vida dele e das pessoas à sua volta foram se entrelaçando e as dificuldades que cada um deles passou foi bem explícita e o autor acertou em cheio ao não ter desenhado o protagonista daquela forma, permitiu vermos a humanidade dele ? que ao decorrer dos capítulos ficava cada vez mais distante ?, ao invés do "monstro" que ele estava se tornando. Os pensamentos dos personagens eram cruéis, e suas ações eram tóxicas e diversas vezes, abusivas.
É uma leitura pesada, mas expressada da maneira mais suave o possível sem atrapalhar a mensagem.

Não posso afirmar que foi uma leitura prazerosa e tampouco dizer que leria novamente, mas teve uma mensagem importante e saber como a mente deles funcionava ? mesmo que minimamente ?, foi interessante.
São bons mangás, com história com um teor meio psicodélico por conta do psicológico dos personagens e que, por conta disso, receio que não seja para qualquer um.

Mari 29/05/2023

Ah, Punpun! Que viagem foi essa?
Não posso dizer que entendi tudo dessa saga, mas agora no final, o que mais peguei da estória foi que a vida é um ciclo e nós somos o que fazemos dela e não importa o que aconteça, o mundo continua girando.

Murillo Bertolini 27/05/2023

Finalização triste e condizente
O último volume de Boa Noite Punpun mostra a derrocada do personagem, sucumbindo à todos os demônios que o vinham pertubando, se transformando na pior versão de si mesmo. Esse volume possui cenas impactantes e tristes, além das conclusões para os principais personagens da série.

De maneira geral, o mangá Boa Noite Punpun me agradou, porém noto uma queda de qualidade entre os volumes 4 e 6, que pra mim, são mais fracos que o restante da série. Os primeiros volumes com o trabalho do desenvolvimento psicológico único de uma criança adolescente e adulto foram os ápices da trama, que ficou um pouco parada e desenvolvimento beem lento após isso. De ponto negativo, destaca-se as inúmeras e inúmeras páginas usadas para o desenvolvimento da seita que, no final, não agregou tanto na trama.

Por fim, a obra como um todo mostrando como traumas, medos, inseguranças e desatenção na vida de uma pessoa, em inúmeras fases de sua vida, podem vir a desenvolver adultos problemáticos, erráticos e por vezes perigosos.

.emii ;) 21/05/2023

Boa noite Punpun #7
Que experiência peculiar ler esse mangá. A arte é linda, mas linda de verdade, esbelta, espetacular e fantástica. Eu amei o traço do autor e a sua forma única de se comunicar por meio dela. A história é curiosa e em muitos momentos achei fora da caixinha e maluca, mesmo assim, consegue te prender de uma forma...

O foco principal, é claro, é o Punpun. Acompanhamos desde a sua infância até sua vida adulta. E que vida difícil ein!? Devo alertar que o mangá aborda assuntos EXTREMAMENTE pesados, e de forma crua, o que pode chocar e causar gatilhos em alguns leitores. Foi uma leitura bem difícil de digerir pois a cada segundo era um novo tapa na cara, e só quem viu meus surtos de perto sabe do que tô falando.

Foi muito bom ler a jornada do Punpun e ver o seu desenvolvimento, mas não esperava atitudes tão sem senso. Aqui, dificilmente você encontra algum personagem que não tenha algum tipo de fala ou atitude questionável, mas de certa forma, retrata muito bem a realidade e os seres humanos. Apesar disso, não estava preparada para a pessoa desprezível que o protagonista se tornou. Eu o odiei em vários momentos, para ser sincera.

Preciso comentar sobre o relacionamento da Aiko e Punpun, o que foi tudo aquilo? A partir do momento que ele reencontrou seu amor de infância tudo começou a desandar de uma maneira TÃO rápida e absurda que fiquei incrédula. A sequência de cenas e acontecimentos posteriores a isso foi de mal a pior. Pelo amor, como alguém consegue romantizar algo assim? O Punpun se torna uma pessoa extremamente manipulativa com ela e ela se torna dependente dele. Que relacionamento caótico.

E o final? Definitivamente esperava tudo menos aquilo. Mesmo não sendo o que eu esperava, gostei bastante de como acabou. Foi um pouco de paz e esperança em tanto caos. Parando pra pensar, por mais que seja uma obra caótica e violenta, acho que o autor conseguiu captar a forma mais crua e sensível do ser humano. Muito bom, mas leia com consciência.
hey_fireheart 21/05/2023minha estante
??????

Niko6 13/05/2023

Um final incrível, para uma história incrível.
Como um já costume de Ino asano, o final é confuso, eu mesmo tive que reler os últimos capítulos para o intender, mas ele não o faz um final ruim, longe disso, O final é incrível!
Ele consegue fazer um final fechado ao mesmo tempo que ele é aberto para muita história e interpretação por parte do leitor, então você pode tirar a sua própria conclusão do que seria esse final e o que fica mais explícito é que o Punpun não é uma pessoa boa, isso mágoa muita gente, mas é a mais sincera verdade! O Punpun é uma pessoa normal, ele não é um anjo, não existe depressão ou algo que possa justificar tudo o que fez, mas ele se arrepende e isso o faz ser alguém diferente.
Esse é um final melancólico, mas ao mesmo tempo otimista, pois mostra que finalmente, Punpun consegue sorrir livremente como se não houvesse preocupações e isso para quem leu é lindo!