O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Capitu.Jamaittes 16/04/2024

Tenho uma relação afetiva com esse livro, foi um dos primeiros de comédia romântica que li. Depois de mais de 10 anos, ainda me arrancou algumas gargalhadas, principalmente a mãe de Bridget. Tem problemáticas? Claro! mas qual livro da década de 2000 não tem?

Pietra 12/04/2024

Bridget Jones tem trinta e poucos anos, mora sozinha, trabalha em uma editora, é viciada em fumar e conta quantas calorias cada alimento tem. Ah, e ela lida diariamente com o sofrimento que é estar solteira.

58,5 kg, 14 bebidas alcoólicas, 22 cigarros e 5424 calorias. É assim que ela começa a contar como foi seu dia. Sua obsessão, misturada com seus pensamentos, se repete em todas as entradas do seu diário por um ano. É como um lembrete para quem está lendo não esquecer que essa é uma das suas principais características. Quem é Bridget sem controlar seu peso?

Quando em um momento ela decide tomar uma atitude e parar com os registros, cria-se uma sensação de desenvolvimento que rapidamente acaba e ela volta a ser a velha Bridget. Mas é importante ser você mesmo, não?

Ao longo de todo o livro O Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding, não existe desenvolvimento ou jornada interior da protagonista.

O arco da mãe de Bridget, que acontece em paralelo, chega ao fim da história mal resolvido. O romance com Mark Darcy, que mal aparece, é sem graça. São abordados temas interessantes e ainda atuais, como o machismo contra mulheres solteiras e casadas, mas que são deixados de lado.

O livro pode arrancar risadas com as confusões da personagem e algumas piadas britânicas típicas dos anos 90 que seriam censuradas hoje, mas ele é estático. A única graça é a referência à Orgulho e Preconceito de Jane Austen que aparece em alguns momentos, como é explícito entre Mark Darcy e Mr. Darcy.

Por ter assistido à adaptação cinematográfica antes, fiquei bem decepcionada com o livro. É impossível não comparar os dois. O filme adaptou certas cenas, excluiu outras e adicionou novas. Tudo na medida para deixar a história e o romance interessantes.

Diferente do livro, Bridget amadurece e ganha confiança conforme as coisas seguem determinado rumo, mostrando que ela é muito mais do que um número na balança ou quantidades de calorias.

Poderia até justificar que o livro é de 1996 e está ultrapassado, mas o filme foi lançado 5 anos depois. Tem algumas questões comuns da época, mas, na minha opinião, se tornou uma comédia romântica clássica.

Editora Paralela • Tradução de Beatriz Horta.

site: https://instagram.com/copodeliteratura

Marta 05/04/2024

“É uma verdade conhecida universalmente: No momento em que uma área da sua vida começa a dar certo, outra parte desaba espetacularmente em pedaços.”
Primeiro acho interessante falar porque li esse livro? Vinha de leituras “pesadas” com tanto sofrimento e pensei “agora preciso de algo bem leve” foi aí que resolvi ler O diário de Bridget Jones. O livro apresenta uma leitura sem compromisso, bem light e atendeu perfeitamente ao que desejava no momento. A história é realmente em forma de diário e acompanha a vida de uma mulher de 30 anos em seu dia a dia por um ano. Representa o retrato da mulher moderna solteira na faixa dos trinta anos com todas as suas aflições, compulsões e promessas. Com a virada do ano se aproximando, Bridget faz o que a maioria das pessoas faz: promessas de ano novo que não serão cumpridas. Parar de fumar, emagrecer, entre outras são as metas que Bridget começa a quebrar no momento em que recebe a oportunidade, mas, persistente, transforma seu diário em uma forma de controlar suas novas promessas. Bridget possui como meta mais importante o emagrecimento. A narrativa é leve e humorística, o que faz a leitura ser rápida. Com todas as confusões presentes na vida dela, descobre que seu amado, na verdade, pretende se casar com outra pessoa. Os encontros e desencontros entre Bridget e Mark são irônicos e engraçados, como se o destino estivesse os passando a perna. A leitura é “mamão com açúcar”. Apesar de sua representação cinematográfica ter conquistado milhares de pessoas com seus personagens hiper-caricaturados, ela não é um retrato fiel do livro, que por vezes é repetitivo e desinteressante, mas por outras vezes é hilário e bom para descontrair. Serviu bem ao propósito do momento. Recomendo para quem gosta de leituras leves e com um ligeiro toque de comédia.

Retalhos e Prefácios 29/03/2024

Fofo
Toda vez que paro pra lembrar dessa história eu me pergunto como sobrevivemos aos anos 90/00. Bridget Jones era considerada uma mulher gorda, totalmente fora de padrão. Vocês já viram o filme?
Me identifiquei muito com a personagem, pois, sofri muito por ser uma adolescente fora do padrão. Hoje, vejo fotos minhas da época e dá vontade de chorar com tamanha distorção de imagem - minha, e da "sociedade".
Bridget Jones só reforça a loucura que era essa época.

Melissa 27/03/2024

Típica comédia romântica
Ótimo para ler antes de dormir, típica comédia romântica, parecido com aquelas séries que você assiste só para relaxar. Recomendo para quem está cansado kkk

André 24/03/2024

Bonzinho
Comecei sem gostar, já pensando em abandoná-lo, li mais um pouco e pah! Gostei. Bem gosto de lê, envolvente, nada engraçado. Mas é bom

Taciane 23/03/2024

Diferente das minhas expectativas
Sempre quis ler esse livro, pelo fato de o filme apresentar uma garota gorda (mais ou menos) pra uma adolescente gorda que não se sentia representada no cinema.
Depois muito tempo resolvi ler e me decepcionei com o fato da Bridget se achar gigante pesando 59kg (sei que o livro é ambientado nos anos 90, mas é triste mesmo assim), mas ainda me identifico com as inseguranças e medos da personagem.
Um livro bom tirando os poréns, vamos ver o que me espera no segundo.

Kamilly224 21/03/2024

Não diga ?o quê?, diga ?desculpe, como disse??
Ler um livro que se passa na visão de uma mulher solteira com 30 anos é realmente uma experiência engraçada. Como as pessoas conseguem ser tão CHATAS e intrometidas?????
O começo foi extremamente cansativo, tanto que enrolei MUITO pra continuar. Também não é legal ver tanta solidão em uma pessoa. A vida dela, ou melhor, sua felicidade se baseava em estar com alguém, oq sinceramente foi insuportável.
Mas tirando essa parte, a relação dela com os amigos é algo muito bonito. Eu achei muito fofo a parte em que o Tom chama eles de uma família, meu coração ficou cheio de alegria com isso!!
Pra encerrar? O que dizer do Mark Darcy???? QUE HOMEMMMMMM!!!!! Ele me lembra muito o Darcy de ? Orgulho e Preconceito? oq melhorou ainda mais o personagem. Incrível como tudo foi de caótico para um lindo romance.
AMO ELES!!!

MariDalNegro 15/03/2024

Bridget é
Confesso que achei a Bridget é uma chata de galochas. É uma história divertidinha, pra tirar do tédio. Mas o que mais me incomodou foi a questão dela com o peso. Sei que é um livro pensado no contexto dos anos 90/2000, mas isso pode ser gatilho pra quem está lendo. Ela se acha super gorda ao pesar 59 kg, isso é absurdo.

Resumindo, achei ela meio chatinha e não me conectei muito com ela, mas é divertindo, apesar dos pesares

camilla220 09/03/2024

Um livro legal mas que para mim,falta tempero
Nunca tinha ouvido falar deste livro ou desta autora (e muito menos sabia que tinha filme) então fui 100% sem expectativa de nada e recebi uma protagonista cheia de defeitos (e que mesmo assim gostamos dela) e outros personagens que nós faz sentir raiva ( cof cof Daniel) mas para mim ainda faltou algo (talvez mais desenvolvimento no relacionamento do Mark darcy pelo menos nesse livro),faltou um tempero alguma que me fizesse me apaixonar e dar 5 estrelas porém,recomendo caso você queira ler sobre as aventuras de uma moça solteira no auge dos seus 30 anos!!!

Willian 21/02/2024

Leve
Libro de escrita leve e do qual nos faz se apegar a personagem de forma fácil, um bom livro para horas vagas onde só queremos se distrair.

Luísa Anjos 16/02/2024

Me frustrei demais com essa leitura em todos os sentidos. Pensei que seria jogo rápido porque a escrita é fluida e divertida, os capítulos são curtos e tal? mas foi absurdamente desafiador entrar na mente e no diário de Bridget Jones. Porque ela é uma coitada digna de pena.

Ficava me perguntando como pode existir alguém assim e, ainda por cima, como esse alguém se tornou um ícone por ser tão ?relatable?: uma mulher com nojo de si mesma, sem capacidade para criar conexões verdadeiras, com os únicos propósitos de vida emagrecer e deixar de ser solteira, com as pessoas ao redor apenas fingindo que a aturam.

Todos os dias ela vive uma ?vida? que não a permite que ela saia de sua pior versão. Além de ser completamente influenciável e não conseguir largar seus vícios, não conseguir estabelecer uma rotina, não saber o que é uma vida saudável.

Esses aspectos me fizeram demorar demais na leitura e ainda por cima ficar com raiva. Ela escreve de uma forma meio ?Pamela? e isso também esgota a leitura rapidamente (narra os fatos na hora em que vão acontecendo, como se ela tivesse sempre com o diário e a caneta na mão, de uma forma meio compulsória). As referências literárias são interessantes. São elas, juntamente ao fato de que o livro acaba, que me fizeram dar a nota que dei. Que sufoco ler esse livro!

Isabela1966 11/02/2024

Diversão pra valer
Eu já li esse livro, pelo menos, umas cinco vezes, e me divirto todas as vezes que leio. Ele é muito divertido, e o formato de diário deixa a leitura mais fluida. Amo a Bridget, me identifico com ela demais!

Nicolly381 07/02/2024

Yapyy ?
Sinceramente, demorei bastante pra ler, no começo fiquei tipo:"tá e daí?". Tem que ter paciência pq é um diário e a personagem pensa muito antes de se desenvolver, mais foi uma leitura ok, legal, alguns plots, uns previsíveis, outros não, é bem a vibe de uma série americana msm, com uns pontos diferentes mais quase isso kkkk.

(Spoiler eu acho ??)
Obs: Fiquei meio confusa, pq ela simplesmente finaliza o livro com 6 dias de namoro, tipo "mana e se der errado?kkk".

- Não diga "O que?" querida, diga "desculpe, o que disse?".