O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Nessie 03/05/2011

PREFIRO O FILME
Pela primeira vez eu sou obrigada a dizer que o roteiro de um filme ficou mil vezes melhor que o do livro.
Ler O Diário de Briget Jones me deixou com vergonha de ser mulher. A autora coloca as fêmeas (sim, praticamente nos chama de animais) como burras, estúpidas, desesperadas, inseguras e tontas.
No filme, Briget é engraçada e meio boboca, mas no livro ela chega no limite da ignorância e seus devaneios são um aborrecimento.
O livro inteiro fala de seu romance com Daniel Claver e, de repente, Mark Darcy aparece e salva o mundo. Simples assim... No filme ele aparece com mais frequência e mostra sua falsa antipatia pela mulher que o seduz, porém no fim ele acaba admitindo o quanto ele a ama.
Helen foi muito infeliz ao mostrar os dois lados negros da vida de uma mulher. Se é solteira, ela se torna uma louca viciada e desesperada por um romance, fazendo bobagens infantis e sendo a pior babaca do universo. Se é casada, ela é uma tola sem futuro que precisa limpar cocô de filho espalhado pela sala da amiga.
Enfim, pelo filme, Briget ainda mora no meu coração =)
Susu 28/06/2011minha estante
Concordo plenamente Nessie!!!

Bruna.Descovi 15/08/2012minha estante
Acho que no livro ela mostrou bem os extremos, e sinceramente, conheço muitas pessoas que são exatamente iguais a Briget do livro... Mas achei bem divertido!

Jamy Jones 06/12/2012minha estante
Acho que voce interpretou mal o lado das solteiras. Boa parte das mulheres vai se identificar com alguns aspectos da vida de solteira da Bridget, mas não com todos. Por outro lado, Helen é bem realista em se tratando de mulheres casadas, na minha opinião é claro :B

Dani 19/01/2013minha estante
Sim,concordo.O livro fala como se as mulheres de 30 anos para cima tenham que ficar louca atrás de namorado.Isso é um pouco de...infantilidade,no filme ela me parece uma mulher e no livro uma adolescente.

Drica 04/01/2015minha estante
Li o livro há uns dois dias atrás. Já tinha assistido o filme há muitos anos atrás e claro que Mark Darcy e Bridget moram no meu coração S2!
Mas concordo com você! Eu ri muito do livro, pois era melhor que chorar de decepção.
Gostei da sua resenha!

Ziza 12/02/2015minha estante
E eu achava que era a única que tinha gostado mais do filme que do livro! Concordo com a sua opinião. Não é que o livro não tenha suas partes engraçadas mas a protagonista beira a total insanidade só pq é solteira!!! Depois de ler o primeiro nem tenho vontade de saber dos outros.

Carol 28/03/2015minha estante
Concordo plenamente!!! O livro é uma viagem.... não sei se pq o livro é antigo, mas achei totalmente "fora da casinha"!! Perfeita sua avaliação!!! Eu ainda seria mais critica!!!

Cristiane 26/11/2023

Sou simplesmente apaixonada pelas desventuras na vida da Bridget Jones, seja nos livros, seja nas adaptações para o cinema.
AndrAa58 02/12/2023minha estante
Gostei muito do filme mas nunca me interessei muito pelo livro. Me enganei, não é? ?

Cristiane 03/12/2023minha estante
O livro tem algumas cenas que não tem no filme... e o segundo livro, principalmente, tem muita coisa diferente! Vale a pena!

AndrAa58 03/12/2023minha estante
Obrigada

Cristiane 17/01/2024minha estante
Narinh4, quase nada... foca mais na comédia romântica mesmo

Naraliz 17/01/2024minha estante
Eu não leio livros que contenham hot e não entendi se tem ou não??

Liz 28/12/2011

Talvez contenha spoilers
Eu realmente quero saber o que tem de tão bom nesse livro que tanta gente gosta. Sério, nunca vi personagem mais chata e mais fútil na vida que Bridget Jones. Esse livro deve ter sido feito para me afastar completamente do gênero chick-lit, que já nem gostava muito.

Bridget Jones é uma mulher de 30 anos que quer parar de fumar, beber, e ficar magra. Também quer que seus amigos e familiares deixem de importuná-la com a sua falta de namorado numa idade em que supostamente já deveria estar casada. Ela então decide que tem que alcançar essas metas de uma vez e resolve fazer um diário para ajudar a se organizar em sua épica missão. Nele ela anota, além de suas interessantíssimas aventuras, dados como quantos cigarros fumou, quantas calorias foram consumidas, etc.

Bom, é uma história tipicamente cotidiana, que poderia acontecer com qualquer um mesmo. Deve ter sido por isso que fez tanto sucesso. Mas eu realmente não gostei. Ficava muito irritada com o jeito que a autora descreve as mulheres, como se todas fossem idiotas e fúteis e só desse para ser feliz como uma se tiver muita grana e for magra. Além disso, Jones, que parece não conseguir pensar em nada mais a não ser em coisas do tipo, passa mais da metade do livro num rolo INSUPORTÁVEL com Daniel, seu chefe. Enquanto isso, eu lia esperançosa para ver Mark Darcy, um advogado ricaço com quem a mãe de Jones queria que a filha se casasse.

Pois é, eu só li mesmo porque me disseram que havia um tipo inspirado em Mr. Darcy. Um tipo que quase não aparece durante o livro, se encontrando com Jones pouquíssimas vezes. Então, na última página, eles viram namorados super apaixonados sendo que ela mal pensou no cara durante esse tempo. Desenvolvimento muito fraco.

Por fim, outra coisa que me incomodou foi que, muitas vezes, não parecia que estava lendo a história em forma de diário, mas simplesmente em primeira pessoa. Ninguém decora assim tantas falas durante o dia, e muito menos fica escrevendo nele a cada minuto quando não tem tempo a perder. Às vezes o estilo da escrita também me lembrava do twitter, muito mais do que um diário.

Só não dou uma estrela porque gostei de alguns dos personagens secundários, principalmente de Tom,o melhor amigo gay perfeito de qualquer mulher. Também porque, depois que Daniel se vai, finalmente aconteceram algumas coisas realmente engraçadas, além do dia em que Jones decide aprender a programar o videocassete – vou rir disso para sempre.

Termino a resenha com uma das poucas citações do livro que realmente gostei:

“Acho um tanto ridículo ser chamado de Sr. Darcy e ficar sozinho com cara de esnobe numa festa. É como se chamar Heathcliff e insistir em passar a noite inteira no jardim gritando ‘Cathy!’ e batendo com a cabeça numa árvore.”
Nadz 04/11/2011minha estante
Sabe, eu até curto o filme, um bom passatempo se eu ligar a tv e estiver passando. Mas não tenho a mínima curiosidade de ler o livro, sou do mesmo pensamento que você... hehehe

dani 28/12/2011minha estante
Realmente, concordo com você! Adoro chick lit, e tanta gente fala desse livro então comecei a ler super empolgada. Fiquei decepcionada, não sei se é por que eu esperava demais, massss...
O desenvolvimento do casal é muito fraco mesmo, das 316 paginas, ela passa 300 obcecada pelo Daniel, e se apaixona por Mark nas ultimas 16 páginas.
Acho o livro bonzinho, e só! Não entendo o alvoroço...

Pedro Bastos 06/01/2012minha estante
Do gênero chick-lit, esse foi o primeiro. Aliás, um dos primeiros livros "adultos" que li, pois tinha assistido o filme e surgiu a curiosidade de lê-lo. Gostei, achei engraçadinho, apesar da estória ser mais voltada para o público feminino. Depois disso, surgiu a oportunidade de ler outros do gênero, como "Melancia" e "Clara Hutt", e percebi que todas as heroínas de chick-lit são iguais, fúteis, neuróticas, previsíveis... Leia um livro do gênero e já saberás como são os outros.

Camila Justino 03/05/2012minha estante
Uma personagem deliciosamente carismatica e boba. Bridget e uma caricatura, apenas isso. Livro para rir, amamos Bridget do jeito que e mesmo com suas fraquezas e futilidades, ela e extremamente honesta. a caricatura acaba nos mostrando um lado verdadeiro, um lado nosso e que negamos.

Jamy Jones 07/12/2012minha estante
Concordo com vc em algumas coisas.. eu realmente gostaria que Darcy aparecesse mais no livro e que a autora não julgasse que as mulheres magras e ricas fosses as únicas felizes.
Algumas consideram Bridget fútil, mas eu concordo com a Camila Justino: ela ilustra um lado nosso que negamos. se vc olhar com outros olhos, é isso que a lógica do sistema impõe: que é necessário que sejamos magras e ricas para sermos felizes.
Mas apesar de tudo, amo a Bridget e me identifico com ela, e essa heroína sempre vai morar no meu coração :P

Liz 07/12/2012minha estante
oi, Jamy! concordo totalmente com você. deixa eu falar que também consegui me identificar muito com a Bridget. porém, o livro me irritou demais, e acabei só comentando o que não tinha gostado.

depois que assisti ao filme percebi as qualidades de uma mocinha como a Bridget (apesar de ainda achá-la irritante. não seria amiga dela XD).
a adaptação ficou bem melhor que o livro, teve menos mimimi por causa de Daniel e mais história desenvolvida, na minha opinião. consegui ver mais da Bridget em si e das críticas contra a ditadura da beleza.

Anne Balbueno 20/02/2021

Icônico
Resolvi reler toda a série para poder contextualizar o último livro/filme, e não poderia ter acertado mais na minha decisão.

Como o livro é de 96, algumas referências são mais antigas mas faz parte. Bridget Jones é irreverente, engraçada e ainda por cima, continua atual mesmo depois de 20 anos.

Perfeito para quem ama comédias românticas.
NatyNatalia 21/02/2021minha estante
Eu li quando tinha meus 16 anos, mais ou menos. Mas lembro que gostava muito. Esqueci de muita coisa já.

Anne Balbueno 21/02/2021minha estante
Nossa enquanto eu lia eu percebi que as coisas que eu não esqueci, eu confundi com o filme hahahahah

NatyNatalia 21/02/2021minha estante
Kkk você está lendo físico ou no Kindle?

Anne Balbueno 21/02/2021minha estante
Kindle ?

???????

Renata CCS 17/02/2013

Muitas mulheres se enxergam através desta personagem
O DIÁRIO DE BRIDGET JONES foi o livro responsável pelo gênero chick-lit (romances leves e divertidos para mulheres) que tanto agrada o público feminino. Bridget Jones é a anti-heroína de trinta e poucos anos que mora sozinha em Londres, loira, gordinha e atrapalhada, sofre de um tipo de “diarréia verbal crônica”, tem um emprego do qual não gosta muito, um chefe meio tarado, uma mãe perua que quer casá-la que qualquer jeito e tem dois objetivos principais: ela quer emagrecer e arranjar um namorado. Ela também tem alguns objetivos secundários, como arrumar um emprego melhor, deixar de fumar e beber menos. Enfim, Bridget é uma mulher como muitas outras no mundo: se acha a mais feia e a menos desejada pelo universo masculino. A trama do livro é desenvolvida em forma de diário que começa em primeiro de janeiro e termina em 31 de dezembro daquele ano, e contém informações que a protagonista considera muito importantes tais como: a quantidade de calorias, bebidas e cigarros consumidos no dia. São relatos de encontros e desencontros com namorados, beijos, transas, traições, idas à balança, chocolates comidos em momentos de depressão, saídas com amigos, bebedeiras, etc. Repleto de rotina e paranóia feminina, ler este livro é como fazer uma nova amiga que possui uma vida com diversas semelhanças com a sua. Provavelmente esse é um motivo de Bridget ser um livro tão aclamado: ele fala conosco sem frescuras e delongas e faz lembrar-nos de nós mesmas em diversas situações engraçadas e vexatórias. A autora não teve a menor intenção de nos fazer refletir sobre absolutamente nada importante, não é nem de perto uma leitura essencial na sua vida: ele foi feito para divertir e cumpri esse papel razoavelmente bem. Confesso que, pela primeira vez na vida, gostei mais do filme homônimo do que do livro: a Bridget Jones do filme é infinitamente mais engraçada e carismática. Outra vantagem do filme é de vermos os outros personagens ganharem vida e voz próprias, não somente através dos perfis relatados no diário da protagonista. Mas seja livro ou filme, sem dúvida há uma identificação automática das leitoras com Bridget, e creio ser esta identificação a grande responsável pelo sucesso da história.
Joy 07/03/2013minha estante
Concordo com você. Eu também curti muito mais o filme do que o livro.

Dadá 03/05/2013minha estante
Achei honestamente ser este um caso raro de filme melhor que o livro. Os atores são ótimos, muito bem caracterizados, principalmente a protagonista, Bridget. Além disso, os demais personagens são hilários e no livro nos são apresentados apenas do ponto de vista de Bridget, assim não temos a oportunidade de os conhecermos realmente, como tivemos com o filme.

sonia 28/10/2013minha estante
O livro foi inspirado em Jane Austen, mas é claro que a protagonista Bridget está longe de ter as qualidade de Lizzy, antes é uma atrapalhada e confusa mulher moderna. Ganhei o livro de minha filha, e tb gostei bem mais dos filmes.

Luciana.Vieira 03/04/2022minha estante
Esse é um dos poucos casos onde gostei mais do filme que do livro.

Samara 07/01/2024

Poucas vezes ri tanto com um livro. Sim, a Bridget é uma vergonha alheia total e tem uma autoestima de centavos, mas se você procura um livro pra se divertir, o livro é esse.

Samara 17/01/2024minha estante
Não. Pelo o que eu lembro as cenas eram bem leves.

Muito obrigado!

Samara 18/01/2024minha estante
Por nada :)

Aninha 08/04/2020

Um pouco decepecionada
Essa era a segunda vez que tentatava terminar esse livro e pela segunda vez desisti. Sou muito fã dos filmes e comprei o livro achando que seria melhor mas achei muito chato, e em algumas partes com muita encheção de linguiça como por exemplo, passar duas páginas só falando oq tinha comido no dia, desisti de novo. Primeira vez que acho um filme superior ao livro.
Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Eu tinha lido o livro antes do filme. E o filme me conquistou surpreendentemente. Se alguém me pergunta, indica o livro ou o filme. Indico o filme. Ele envolve de um modo único, a Bridget no filme ganhou uma vida sem igual. E falo, se assistiu o filme, nem leia o livro.

Aninha 08/04/2020minha estante
É estranho acontecer isso pq geralmente é o contrário né? A gente fala aaah nem veja o filme pq o livro é infinitamente melhor! (Como percy jackson por exemplo) no caso de Bridget eles conseguiram deixar o filme perfeito comparado ao livro

Carolina.Teixeira 08/04/2020minha estante
Sim, Sim. "A pele em que hábito" é outro filme que não vale a pena a leitura do livro. O filme é infinitamente melhor.
A coleção dos "Para todos os garotos que amei" eu escolhi só assistir o filme e tem sido ótimo. Porque gosto da história dos filmes. (Apesar das reclamações) ;)

Aninha 09/04/2020minha estante
Eu só conheço os filmes de para todos os garotos que já amei, acho fofo e só ouvi falar em A pele que hábito. Mas um filme que acho tão bom quanto o livro é o primeiro filme de Nárnia, óbvio q no livro tem mais detalhes e queria muito que tivessem contado a história de "O sobrinho do mago" primeiro mas eu acho o filme incrível também e até hoje sou apaixonada pelo ator q faz o Edmundo, o Skandar Keynes ? kkkkkk

Bart 28/07/2021

*Helen Fielding*
Editora Paralela, 2016 - 322 pág.
Bora falar de livro!!
????e meia
Que livro gostoso, altas risadas em locais públicos, ainda bem que uso máscara kkkkkkk.
Lendo o livro agora, percebi que não tinha assistido ao filme todo, ou é porque o livro é melhor. Ri muito e hoje consigo ver coisas que me passaram batidas quando assisti ao filme!!
Bridget Jones é uma mulher recém trintona ? , sua solteirice é algo que sempre aflige seu ser kkkkk da forma que é descrito ... é a porta p/fim do mundo, trintona e solteira!! Isso por si só vai empurrar Bridjet nas maiores furadas, situações hilárias. Principalmente quando Mark Darcy, um cara que não está nem aí p/Bridjet mas ela (assim como muitos de nós) se coloca nessa necessidade de ser APROVADA pelo amor dele.
Toooodo capítulo começa com  com um resumo dela naquele momento...
"TERÇA-FEIRA, 3 DE JANEIRO
58,9 kg (rumo à obesidade. Por quê? Por quê?), 6 unidades alcoólicas (excelente), 23 cigarros (muito bom), 2472 calorias."
Você pode acompanhar a obsessão com o peso, se vai caber em determinada roupa... a escritora fez isso até o final do livro... é muito engraçado e interessante, ela pensou em tudo!!
Gracinhas a parte...
????O livro é de 1996, mas fala muito de como estamos hoje (mulher, homem), o quanto a aprovação do outro nos adoeceu, refletindo em nosso emocional, corpos e comportamentos, Bridjet é um arquétipo do "NÃO olhar p/si mesmo", e esse é "o mau e mal" do momento!
Quanto espero do outro, o amor que era p/vir de mim mesmo? Isso é porta p/uma lista de merdas que nos dispomos ... relacionamentos ruins, nunca estar bem consigo mesmo, dependência do outro... tem muita coisa!!????
Se eu pudesse falar com Bridjet... "em 1°lugar, você precisa começar a olhar p/o mulherão que você é,  pare de tentar se achar nos outros e comece a valorizar as suas capacidades, você não precisa da aprovação de ninguém, PARE de se anular perante a pessoa incrível que você já é!! Seja o seu MULHERÃO!!
Caramba dá p/fazer uma roda de debates!! É um Livraço, indico demais!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ??
Nati 29/07/2021minha estante
Você me deixou morta de vontade de ler esse livro.

Bart 29/07/2021minha estante
Eu prefiro que vc esteja viva p/lê-lo kkkkkkkkkkk
Vai rir muito!!!

Nati 29/07/2021minha estante
Eu ri agora do seu cometário. Hahahahaha
Amo livros divertidos.

Bart 29/07/2021minha estante
?????

Mônica 02/02/2016

Abandonado, chatíssimo!
Vivi Martins 02/02/2016minha estante
Pela sinopse, esse livro só tem banalidades.

Mônica 02/02/2016minha estante
Pois é, eu queria ler pq achei o filme legalzinho, e como o livro é geralmente melhor que os filmes... mas nesse caso, não é.

Vivi Martins 02/02/2016minha estante
O mesmo aconteceu comigo no livro "E Se Fosse Verdade", chatíssimo, mas o filme é ótimo!

Aline164 03/11/2016minha estante
Achei que só eu estava achando chato!
Ainda não acredito numa protagonista de 30 anos que só pensa em emagrecer e em sair com homens.

JZ 01/08/2018

Irritante
Talvez eu tenha lido Bridget Jones na década errada, talvez eu não compreenda o pioneirismo do livro, eu não sei... o que eu sei é que, pra mim, Bridget Jones é uma pessoa extremamente fútil e vazia e me fez querer jogar o livro longe e nunca mais terminar a leitura.
Eu entendo que o pensamento hoje é muito diferente do pensamento da época em que o livro foi escrito, mas muito me admira que a própria Bridget se denominava feminista (em mais de uma passagem do livro) sendo que a narrativa inteira se resume em auto depreciação por causa de homem.
Fiquei esperando o momento em que a história enfim começaria. Terminei de ler e to esperando até agora. Não existe. O que existe é uma personagem que vive em função de conseguir ter um namorado, de se preocupar com o que os outros pensam e de emagrecer (e 55kg não é nem um pouco gorda, pelo amor de Deus!)

Me restou assistir o filme, porque, dizem, é melhor.
andressacms 09/08/2018minha estante
Concordo plenamente

Kacaw 04/09/2018minha estante
Achei que eu seria a única que pensava assim. Queria não ter lido kk

Rogeris.Barreto 21/09/2018minha estante
Concordo. Fui ler porque o livro foi indicado em uma lista. Agora está na minha lista de piores leituras da vida.

Iza Jaques 12/06/2020minha estante
Concordo tb... ñ consegui terminar...

Lucas A. 12/05/2021minha estante
Li esse livro uma vez. Kkkkkks. Não tinha o que ler e ele tava lá. Resolvi ler só por ler mesmo. Demorei uns dois dias pra ler. Deu pra rir muito ainda kkkkks.

Lucas A. 12/05/2021minha estante
Gostei da resenha. Não achei cansativa, e o fato de ser "estereotipado" passou bem pelo meu radar. Não me preocupei muito com isso. Queria mesmo era ver se ela arrumava alguém no final do livro ou não hahahahahaah.

Geovanna.Holanda 12/05/2021minha estante
Chato chato

Jamais

Alessandra 24/03/2019

Nao foi dessa vez
Parei de ler na página 200, pulei pro final e fim.
Eu amo um chick lit cheio de vergonha alheia e coisas exdrúxulas, mas esse livro não tem nada disso.
Na época em que foi escrito foi considerado feminista e diferentão, mas tbm não consegui entender porque a Hype que ele teve. As questões feministas estavam de plano de fundo, várias páginas passavam sem nada acontecer e os dilemas de Bridget realmente não eram tão interessantes assim. Dei pouquíssimas risadas e senti que esse livro era mal escrito.
Not today, satan, not today
Aninha 08/04/2020minha estante
Oi, tbm não to gostando do livro mas sou louca fã de carteirinha dos filmes, vc ja assistiu?

Alessandra 12/04/2020minha estante
Eu assisti há anos atrás, tanto que não lembro de quase nada, mas pretendo assistir kkkk se for melhor que o livro

Aninha 12/04/2020minha estante
É infinitamente melhor, pode assistir sem medo kkkkk

The guy on the train 26/11/2023

O DIARIO DE BRIDGET JONES - HELEN FIELDING
Ja perdi as contas de quantas vezes li e reli esse livro. Me identifico MUITO com a protagonista, oq faz essa vez ter sido especial ja que eu entrei nos meus 30 (idade q me causava ansiedade qnd eu tinha 23).
Continua divertido, embora algumas piadas e temas tenham envelhecido mal. Foi algo que marcou um periodo de amadurecimento pra mim e que eu guardo na memoria com muita nostalgia.

The guy on the train 17/01/2024minha estante
Tem não... é mais de comédia. Ela até fala de sexo em alguns momentos mas não é nada pesado

Muito obrigado!! ?

Tatiana 22/04/2017

Isso não deveria ser recomendado
Livro bem vendido com um sucesso surprendente, com direito a filme. Normalmente eu abriria a boca de surpresa, e dessa vez não foi diferente, exceto que foi de desgosto.
Vou começar me atendo as normas primeiro; A escrita não tem nada de especial ou envolvente, bem simples, tanto quanto a capa que não é de chamar muita atenção.

Ao entrarmos no contexto de enredo, é uma daquelas tentativas de transformar o cotidiano em comédia, fazendo-nos rir ao invés de atentarmos ao real drama que acontece.
''A protagonista é uma 'solteirona'.
Opa, primeira coisa! Qual é o problema dela ser solteira? Na história, ela mesma diz que tem medo de ficar sozinha e é carente. Isso já é uma questão a ser analisada. Ninguém merece se sentir assim e é um erro achar que isso é comum, e o livro indica isso como algo normal, além dos vários comentários como ''impossível não identificar-se'' que leitores e críticos carregam.

" ...vive contando calorias.''

A cada começo de capítulo, nos é narrado quantas calorias Bridget digeriu. Ela mesma acha que está acima do peso e reconhece que a mídia a manipula, mas diz ''o que posso fazer?''. Ou seja, ela reconhece seu erro mas se conforma e vitimiza-se! Ao invés de lutar consigo mesma e amar-se, ela coloca a culpa na sociedade que a transformou.

Ah, e claro, para completar o ciclo da 'mulher moderna' da trama, ela passa a história inteira correndo atrás de um pretendente. Vou deixar claro aqui que ela entra em relacionamentos conturbados com homens que a desprezaram, mas isso aparentemente é normal no livro. Não irei entrar em detalhes para evitar spoilers, mas saberão do que estou falando se por acaso se arriscarem a ler.

Outro fato importante é que há trechos em que ela se autodenomina feminista radical. E não tem nada coerente com seus pensamentos e ações, pois tudo que Bridget faz é beber e dizer que caras são todos babacas para logo depois correr e chorar por eles. Isso não tem nada a ver com o movimento e só suja a imagem.

Francamente, acho que a autora nem ao menos sabe a definição de feminismo.

Bridget Jones é a definição de rídiculo. Com esforço terminei o livro e tudo foi decepcionante.

?Impossível não se identificar?, ?Há muitas Bridgets Jones por aí?. Sinceramente, se você se parece com ela, você tem minha mais sincera pena, só espero que um dia você aprenda a se amar.
Mateus 06/04/2018minha estante
/militou

JC97 13/02/2019minha estante
Sinceramente, Tatiana....adorei tudo o que tu disse. Arrasou ! ?

JC97 13/02/2019minha estante
Sinceramente, Tatiana...adorei tudo o que tu disse. Arrasou !

@laladoslivros 05/07/2020

A única parte boa é quando você acaba
Personagens chatos, o romance é "??????", história chata, drama do desfecho do final sem graça, muita esteriotipação mal feita.

Eu literalmente só terminei pra falar mal com propriedade.
alissonferreira.c1 05/07/2020minha estante
Eu amo uma crítica bem estruturada e com contexto. Kkkkkkkkk Eu também sou assim. Quando é muito ruim, mas dá pra terminar, eu leio tudo, só pra dizer que li e que preferia nem tet começado.

@laladoslivros 05/07/2020minha estante
Siiiim kkkkk aí, e eu tô tão puta aqui, pq achei que por ser muito famosa, essa história ia ser pelo menos engraçada ou gostosa de se ler, mas é ruim em todos os níveis! Quero nem ver o filme pra nn ter mais raiva