O Diário de Bridget Jones

O Diário de Bridget Jones Helen Fielding

Resenhas - O Diário de Bridget Jones

Clara3859 10/06/2023

Péssimo
Livro longo e muito chato. Não tem história e nem contexto. Em muitas partes você fica perdido e nem sabe do que a personagem tá falando, além dos assuntos sempre serem fúteis e sem importância.
Se fosse um livro rápido de 100 páginas até daria pra defender, mas são mais de 300 páginas.
Terminei a leitura apenas porque não gosto de deixar um livro pela metade, mas se soubesse o quão chato era, não teria nem começado.
Normalmente não sou de ficar criticando tão fortemente os livros, mas esse não teve jeito.
Não recomendo.
Lady Addams 14/07/2023minha estante
Tô lento e tendo a sensação de andar e andar em círculos . Sei que é um Diário ,mas deveria explorar melhor isso. Uma comédia romântica, o ambiente de trabalho, o triângulo amoroso ...

Clara3859 14/07/2023minha estante
Simmm, o livro inteiro é muito superficial e fútil. Tive essa mesma sensação de parecer estar andando em círculos pq passava páginas e mais páginas e não mudava nada.

Renata Arievilo 24/02/2020

Talvez o problema desse livro tenha sido eu ter assistido todos os filmes primeiro. Pensei em desistir várias vezes pois achei ele bem chato. Nada de divertido que vi nos filmes.
Aninha 08/04/2020minha estante
Ainda bem que não sou a única, to aliviada tbm prefiro mil vezes o filme e to achando o livro chato to até pensando em desistir pra começar outro

Renata Arievilo 08/04/2020minha estante
Eu demorei muito pra ler. Foi uma leitura arrastada mesmo. Sem chance de ler os próximos.

@laladoslivros 05/07/2020

A única parte boa é quando você acaba
Personagens chatos, o romance é "??????", história chata, drama do desfecho do final sem graça, muita esteriotipação mal feita.

Eu literalmente só terminei pra falar mal com propriedade.
alissonferreira.c1 05/07/2020minha estante
Eu amo uma crítica bem estruturada e com contexto. Kkkkkkkkk Eu também sou assim. Quando é muito ruim, mas dá pra terminar, eu leio tudo, só pra dizer que li e que preferia nem tet começado.

@laladoslivros 05/07/2020minha estante
Siiiim kkkkk aí, e eu tô tão puta aqui, pq achei que por ser muito famosa, essa história ia ser pelo menos engraçada ou gostosa de se ler, mas é ruim em todos os níveis! Quero nem ver o filme pra nn ter mais raiva

Drica 04/01/2015

Desilusão (mesmo assim ri muito)
Boa Tarde \o
Bem para começar deixe-me pontuar: estou decepcionada com o livro.
Não de todo, mas em parte, porque assisti o filme anos antes - assistirei novamente (kkkkk) - e li o livro a poucos dias, descobrindo que o filme foi melhor que o livro. Ç.Ç Isso sempre me deixa desiludida.
Nunca vi uma mulher se preocupar tanto com o peso como a Bridget! 58kg! Onde isso é ser gorda só se tu for muito baixinha para isso ser gorda! ¬¬ A questão de fumar.... Eu nunca fumei até então e essa questão do preconceito contra quem fuma em locais fechados... Isso foi ridículo, agora as pessoas tem que aturar os outros fumando ¬¬ essa é boa. Mas em fim o que me decepcionou foi a pouca valorização que ela se dá, claro a culpa é da mãe e das mulheres de sua vida, mas mesmo assim eu esperava mais de uma londrina de 30 anos independente! Claro que o livro foi feito muitos anos atrás e tals, e isso pode ter mudado.
Nunca vi tanta pressão para conseguir um status social de compromissada quanto nesse livro! ¬¬ 30 anos é velha demais para namorar??????!

Não nego que ri muito com esse livro, porque ela era patética! Achei patético a cena em que ela se olha no espelho e diz que está acabada! Com 30 anos! ¬¬ Isso se repete no livro 3 quando ela tem 50 anos ¬¬.
A questão do Mark Darcy... sim ele é perfeito até no livro. Mas é claro e óbvio que ele é uma parodia do Senhor Darcy de Orgulho e Preconceito. *-* O que me leva a pensar Bridget é a parodia moderna Elizabeth?! Isso seria o que a nossa heroína seria no século XXI?!

O que foi que aprendi: as mulheres aos 30 anos são patéticas (pelo menos as de Londres); as solteiras são desesperadas, burras e não tem amor próprio; as casadas são burras, não tem amor próprio e limpa merda de criança no chão (e fica discutindo quem faz a merda melhor!); Daniel é um cachorro manipulador e apareceu mais no livro do que Darcy que supostamente é o mocinho e ainda por cima fica assistindo criket na TV! Pelo amor de Deus é pior que assistir golf! ¬¬

Não digo que recomendo.... Mas se quiser rir fique a vontade para ler.
Beijos

Davi 22/02/2015minha estante
Li o livro primeiro, mas ainda assim também acho o filme melhor

Carol 28/03/2015minha estante
Ótima resenha!!! Eu nem rir consegui, pq ela é tão patética, q não sabia se ria ou parava de ler!!!

Lulukabooks 24/06/2023

Comecei a leitura desse livro com algumas expectativas e francamente não conseguiu supri-las.
A questão do peso da personagem ao invés de me envolver (sendo eu uma pessoa gorda) me fez ter raiva do enredo, dos personagens, da escrita.
Tentei várias vezes me conectar mas não teve jeito.
Achei muito raso.
Lady Addams 14/07/2023minha estante
Tô lendo e achando mto cansativo. Uma história que parece ter potencial, mas que não o exploram. É mto andar em círculos

Lulukabooks 14/07/2023minha estante
Concordo contigo. Fica em círculos em torno de coisas fúteis, sem sentido.

btrz95 13/05/2022

Esse livro se tornou o meu mais novo guilty pleasure. Guilty porque ele é absurdamente gordofóbico ("Ah, mas o livro foi escrito em 1996, esses assuntos ainda não estavam em pauta, não tinham a importância que tem hoje, etc" Ok, continua sendo absurdamente gordofóbico). A obsessão da Bridget pelo próprio peso ultrapassa quilômetros do aceitável para uma leitura de um chick lit (e eu sei que estou falando do livro que praticamente criou o gênero), mas ela não chega a pesar nem 60Kg e fala de si própria e de outros de uma forma super problemática e capaz de destruir a leitura de quem busca livros desse gênero. Reconhecendo e afastando esses momentos, a história é aquele filminho de sessão da tarde que passa rápido demais e te deixa com vontade de seguir acompanhando a vida da Bridget.
thamyris 23/05/2022minha estante
Mas essa não é a crítica do livro? Falar sobre como a sociedade da época cobrava as mulheres com um padrão de beleza absurdo?

btrz95 01/06/2022minha estante
Mas não é uma crítica meio rasa, sabendo que ela só tem esse questionamento no final do livro depois de um mísero diálogo? Ela se chamou até de obesa. Eu entendi que teve ali uma crítica (ou uma tentativa pelo menos), mas achei que foi tudo tratado de uma forma bastante superficial e problemática.

Li 12/02/2013

DESAFIO LITERÁRIO 2013 - FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR * LIVRO 1
Sinopse: Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.

Bom, eu gostei do filme, então pensei em aproveitar o DL para ler o livro também...

... Mas gostei mais do filme, admito.
Foi um dos livros mais difíceis para eu fazer resenha até agora, justamente porque terminei sem saber se tinha gostado ou não! Claro, o livro é um diário, nada complexo, mas cheio de problemas e inquietações que aposto que todo mundo nesta faixa de idade tem: Um trabalho que faz pois precisa, uma família meio pirada, amigos mais ainda, relacionamentos cheios de altos e baixos (seja você casado ou solteiro) e um oceano de inseguranças, quem nunca?!

O que me fez achar o livro meio chatinho foi que a principal inquietação de Bridget para mim não tem muito sentido...
O livro se resume a isso: o fato de Bridget não ter um homem é o centro da vida dela, com tudo mais orbitando ao redor. Muitas vezes ela divaga sobre os amigos casados, mas sempre volta ao ponto de que não vai ser feliz nunca sem um namorado, mesmo vendo todos as amigas que tem companheiros igualmente infelizes em dados momentos.
“Não adianta dizer que a grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa.”
Uma das coisas fundamentais para que eu goste de um livro é sentir o personagem, e não simpatizei muito com ela.

O livro tem seus momentos divertidos, mas a obsessão de Bridget cansa!
De qualquer forma, é bem interessante ler um livro em que os personagens tem minha faixa de idade, com problemas, dilemas e inquietações parecidas (mesmo que não muito, rs).
Indira 07/03/2013minha estante
Olá!
Gostei da resenha. Entretanto, esse genero de livro, meio auto ajuda maquiado, não me agrada.

Parabéns. Bjos.

Luiza 09/03/2014

Eu tinha um diário e não sabia!
Nossa, como amei esse livro! Sério, eu nunca me identifiquei tanto com um personagem. Quero dizer, caramba, ela também conta calorias de tudo!
Li muita crítica negativa sobre o O Diário de Bridget Jones antes da leitura, então não esperava tanto desse livro. E ele quebrou as minhas pernas, porque eu, como disse antes, amei!
Bridget é uma solteirona de 30 anos, que mora sozinha e trabalha em uma editora. No livro, ou melhor dizendo, em seu diário, ela conta sobre a rotina maluca de uma mulher solteira mas louca por um namorado, gordinha, com amigas loucas e fiéis, uma mãe pra lá de maluca e um vida muita atrapalhada. Mulher essa: Bridget (sério, Luiza?). Mas poderia ser qualquer uma, porque é impossível não se identificar, nem que seja um pouco, ou até uma amiga. Porque, além de tudo, ela é uma mulher normal, com suas crises e inseguranças e seu amigo gay.

"Como é que minha mãe pode sair com tanta facilidade de uma relação e entrar noutra, enquanto eu não consigo nem ter umazinha? Será que a geração dela é melhor que a minha para fazer com que as relações dêem certo? Talvez eles não vivam por aí paranóicos e inseguros. Vai ver que a melhor ajuda é não ler nenhum livro de auto-ajuda na vida."

A vida amorosa de Bridget não poderia ser mais confusa! Os relacionamentos que ela teve foram complicados. Eu amei junto com Bridget e realmente odiei e praguejei junto à ela.
Quem curte chick lit DEVE ler esse livro! Todos deveriam haha! Recomendo, de verdade!

PS: Vi que há mais dois diários da Bridget. Mas agora vou me decepcionar com o filme- ou não. :)
Jacy 18/03/2014minha estante
Gostei da sua resenha, só não entendi o porque do "gordinha" sendo que o peso dela geralmente fica na casa dos 57 ou 58 kg.

Luiza 03/06/2014minha estante
Às vezes, "gordinha" pode ser um estado de espírito, haha!

Lindsey 02/03/2019

Eh...
Quando li na adolescência muitas coisas passaram batidas, mas achei bem mais divertido que hoje. Talvez por faltar identificação de vivência.. já explico. Esse livro é uma espécie de diário de uma mulher de 30 e poucos anos, solteirona, trabalhadora, que se acha gorda, é cheia e amigos, tem pais meio doidos e que sofre muito de ansiedade, por isso se pesa todo dia, fuma e bebe muito. Inclusive, se você sofre de ansiedade também, não recomendo ler, pois pode ser um péssimo gatilho. Apesar dela, até certo ponto, parecer ser empoderada, e não aceitar namorar com qualquer um, Bridget sofre com baixa autoestima e as vezes parece ter mentalidade de 15 anos. Por esse último motivo é que acho que foi mais divertido ler na adolescência. Penso que os homens talvez achem esse livro beeem chato.. se algum já leu, por favor, me diga.
Graciela.Freitas 07/03/2019minha estante
Este livro eu li, mas não me apaixonei por ele... E quando li a continuação... Odiei... Li de teimosa... Mas não me cativou.

Bruna.Sanchez 10/01/2022

Livro gostoso de ler pra passar o tempo.
Leve, engraçado e que você se identifica com a história da personagem em alguns aspectos.
Vale a leitura!
gabidonatello 10/01/2022minha estante
Amei ??

Mari_Finco_Favero 19/07/2020

Bridget
Esta que vos fala realmente não entende como esse livro conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, mas posso garantir que eu não fui uma delas.
Definitivamente foi uma luta conseguir terminar a leitura e ainda não sei como a Bridget foi apaixonada pelo Daniel por tanto tempo. Não pretendo continuar a série
Viquin 29/01/2021minha estante
Talvez não faça seu estilo, mas sinceramente, de vários romances e dramas, você não pode negar a originalidade e peculiaridade da personalidade de Bridget Jones.

Paola 29/04/2022

Expectativas frustradas com sucesso!
Por muito tempo achei que ia amar esse livro quando finalmente o lesse. Já que vi muita gente o elogiar e hoje tenho idade próxima da Briget. Mas não, eu não gostei. Para não mentir, curti alguns momentos, como quando a Bridget era atrapalhada, quando ela se reunia com os amigos, e sobre os trabalhos, mas é só. A mãe dela e o Daniel me faziam revirar os olhos sempre que apareciam, do pai eu sentia dó. E pelo menos 2 vezes por capítulo, enquanto a Bridget estava descrevendo suas compulsões e loucuras, eu só conseguia ver uma mulher frustrada e com problemas psicológicos.
Não achei o livro engraçado. O que achei, é que é extremamente machista e gordofóbico.

Se a pessoa não é como eu e não se incomoda com isso, acho que pode gostar desse livro sim, mas se esses pontos lhe incomodam, não recomendo nem um pouco.
Beca 31/05/2022minha estante
Concordo plenamente

Dilla.Martins 16/10/2021

Todas somos um pouco Bridget Jones
Faz um tempo que o livro foi escrito mas me espanta ser tão atual, nossa luta diária contra a balança pra se ter um peso padrão que a sociedade nos cobra tanto, usar os cigarros e bebidas pra tirar nosso estresse diário que inclui a luta contra a balança. Estou chegando nos 30 e chego a conclusão que tenho muito de Bridget Jones em mim, mas isso é bom não ao contrário.
Katiany 16/10/2021minha estante
Quero ler

Luciana Mara 18/01/2009

É um livro bacana, mas já li chicklit melhores.
A Bridget fica só reclamando do peso, bebendo e fumando.
Não fiquei empolgada ao ponto de comprar e ler o próximo volume.
Dri Ornellas 14/09/2010minha estante
Poxa, que pena! Eu adoro esse livro. É o clássico dos chick-lits rsrsrss

Mari 09/04/2011minha estante
Ah, eu também já li melhores, mas é O chick lit pois é o primeiro! Eu me identifiquei com a Bridget e gostei bastante do livro!

Raab 02/03/2017

O filme é melhor!
mpin 29/08/2017minha estante
Raro ouvir isso de um livro. Às vezes tenho a impressão de que ocorre algo semelhante com a Bela da tarde que o Buñuel levou aos cinemas, mas ainda preciso assistir para confirmar isso.